Coluna da Hilde faz um tour pela expo de Pierre Cardin

Aproveitando nossa rápida passadinha por São Paulo, não poderíamos deixar de conferir a primeira exposição, no Brasil, sobre a carreira de Pierre Cardin, no Shopping Iguatemi. Através de 70 looks, “Pierre Cardin – Criando moda revolucionando costumes” nos faz entender o quão especial e inovadora é a moda deste grande mestre ao longo dos mais de 60 anos de sua carreira. Quem olha não diz que muitas peças expostas possuem mais de 40 anos, pois o Estilo Cardin sempre esteve à frente de seu tempo. E isso é bastante perceptível em sua moda cheia de influências futuristas, característica que começou a aflorar na Era Espacial da década de 60…

Suas roupas podem ser caracterizadas por modelagens com formas geométricas e detalhes incríveis, além do uso e da mistura criativa de diferentes materiais, sem que isso pareça caricato demais a ponto de fugir do âmbito da moda. Cardin encontrou a perfeita harmonia entre o clássico, o atemporal e o surpreendente. E é por essas e outras que entrou para a história…

Algo muito bacana a ser observado nessa exposição é a organização das peças por famílias, de maneira muito bem coordenada, fazendo com que o visitante, até mesmo o mais leigo, entenda a essência do Estilo Cardin. Boa parte desta divisão é feita por cores marcantes e detalhes importantes das peças, como golas, assimetrias e cortes. A ambientação também é maravilhosa! A geometria da estrutura e dos cenários complementam a ideia do que é a moda de Cardin…

pierre cardin10 Coluna da Hilde faz um tour pela expo de Pierre Cardin

Quem ama moda, design ou qualquer coisa relacionada à arte, certamente vai ter vontade de ficar lá a tarde toda, observando com atenção cada roupa ali exposta. Não foi à toa que, quando visitamos a exposição, ela estava repleta de estudantes de moda com seus caderninhos e máquinas fotográficas querendo registrar os mínimos detalhes…

E é claro que nós também fotografamos e fizemos a seleção das peças mais marcantes da expo para vocês. Vejam abaixo…

Cardin11 Coluna da Hilde faz um tour pela expo de Pierre CardinAcima, visão geral da Coleção Cosmocorps, a mais conhecida de Cardin. Lançada nos anos 60 e com nítida influência da Era Espacial, revolucionou a moda daquela década…

Pierre Cardin1 Coluna da Hilde faz um tour pela expo de Pierre CardinMini saia de couro com recortes geométricos, criada por Cardin na década de 60. Aliás, mini saia preta de couro é uma das grandes tendências para este inverno. Só para vocês verem como a moda de Cardin continua atual!…

Pierre Cardin8 Coluna da Hilde faz um tour pela expo de Pierre CardinO preto é uma das cores mais usadas por Cardin, especialmente em vestidos de noite. Estão vendo o vestido de crepe de lã com o colar de aço? Ele foi criado em 1966 e faz parte da série Robes-Bijoux, em que as jóias são parte integrante das roupas…

Pierre Cardin3 Coluna da Hilde faz um tour pela expo de Pierre CardinO que dizer desses vestidos de noiva maravilhosos? O primeiro, de 1992, foi feito com forreau de renda bordada com vidrilhos e a capa, cheia de ondulações, é de organza sintética. O segundo modelo, de 1989, é de crepe de seda e o véu, de tule. O vestido ainda possui um laço de cetim enorme na parte de trás…

Pierre Cardin4 Coluna da Hilde faz um tour pela expo de Pierre CardinAmamos os acessórios! Eles seguem a mesma linha das formas criativas das roupas, especialmente os chapéus! Alguns deles são feitos de feltro, super fácil de ser moldado.

Pierre Cardin9 Coluna da Hilde faz um tour pela expo de Pierre CardinVejam que interessantes as mangas recortadas desses dois vestidos. O primeiro lembra a manga de um quimono japonês.

Pierre Cardin2 Coluna da Hilde faz um tour pela expo de Pierre CardinA parte das roupas vermelhas é uma das mais impactantes! O primeiro casaco de lã faz parte da linha Computer, da década de 80. O detalhe das costas é inspirado nas lâminas de refrigeração dos computadores, que naquela época eram bem maiores que as de hoje. A terceira peça da montagem é uma das mais antigas da exposição, de 1952. Trata-se de um casaco de lã Plissé Soleil, cujo plissado é feito com tecido cortado em godê guarda chuva. Na época, foi algo inovador. Cardin teve que convencer o fornecedor a adaptar o maquinário especialmente para isso…

Pierre Cardin71 Coluna da Hilde faz um tour pela expo de Pierre CardinOs looks masculinos de Cardin, obviamente, não poderiam ser esquecidos! O estilista vestiu os homens segundo a sua própria silhueta: alta, esbelta e bonita. O ternos Cardin são bastante valorizados. Vocês sabiam que ele também os desenhou para os Beatles?…

Pierre Cardin6 Coluna da Hilde faz um tour pela expo de Pierre CardinO círculo é um dos elementos preferidos e mais usados por Cardin. Em suas próprias palavras: “O círculo é o símbolo do infinito. Eu sou um Pierrô lunar, fascinado pelo cosmos. Eu amo o círculo. A lua, o sol, a terra são puras criações, sem limites, sem começo, meio e fim”…

Pierre Cardin5 Coluna da Hilde faz um tour pela expo de Pierre CardinA gola é um outro elemento que o estilista costuma valorizar em suas criações. O casaco caramelo, acima, de 1989, possui uma gola inspirada em folhas de bananeira rasgadas pelo vento. Bacana, né? Tudo pode ser inspiração e se tornar algo concreto nas mãos de quem tem talento…

A exposição ainda possui uma área dedicada à presença de Pierre Cardin no Brasil, com croquis originais do estilista na época em que esteve no país, entre 60/70, fotos, além de jóias de prata da brasileira (pernambucana) Clementina Duarte, que foram utilizadas por Cardin em seu desfile Primavera/Verão 1967, e que na mesma época criou jóias para Zuzu Angel…

E aí, gostaram de nosso tour pela exposição? E olha que esse é apenas um gostinho do que vocês vão ver por lá! Mas corram logo, porque “Pierre Cardin, criando moda revolucionando costumes” vai até o dia 29 de maio! É uma oportunidade única de ver tantas peças inspiradoras e históricas reunidas deste grande gênio da moda!

Exposição Pierre Cardin Criando Moda Revolucionando Costumes
Local:
Espaço Iguatemi – 9º andar do shopping – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232 – São Paulo
Horários: segunda a sábado, das 12h às 21h e aos domingos, das 14h às 20h
Até 29 de maio
Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *