Aproveitando nossa rápida passadinha por São Paulo, não poderíamos deixar de conferir a primeira exposição, no Brasil, sobre a carreira de Pierre Cardin, no Shopping Iguatemi. Através de 70 looks, “Pierre Cardin – Criando moda revolucionando costumes” nos faz entender o quão especial e inovadora é a moda deste grande mestre ao longo dos mais de 60 anos de sua carreira. Quem olha não diz que muitas peças expostas possuem mais de 40 anos, pois o Estilo Cardin sempre esteve à frente de seu tempo. E isso é bastante perceptível em sua moda cheia de influências futuristas, característica que começou a aflorar na Era Espacial da década de 60…
Suas roupas podem ser caracterizadas por modelagens com formas geométricas e detalhes incríveis, além do uso e da mistura criativa de diferentes materiais, sem que isso pareça caricato demais a ponto de fugir do âmbito da moda. Cardin encontrou a perfeita harmonia entre o clássico, o atemporal e o surpreendente. E é por essas e outras que entrou para a história…
Algo muito bacana a ser observado nessa exposição é a organização das peças por famílias, de maneira muito bem coordenada, fazendo com que o visitante, até mesmo o mais leigo, entenda a essência do Estilo Cardin. Boa parte desta divisão é feita por cores marcantes e detalhes importantes das peças, como golas, assimetrias e cortes. A ambientação também é maravilhosa! A geometria da estrutura e dos cenários complementam a ideia do que é a moda de Cardin…
Quem ama moda, design ou qualquer coisa relacionada à arte, certamente vai ter vontade de ficar lá a tarde toda, observando com atenção cada roupa ali exposta. Não foi à toa que, quando visitamos a exposição, ela estava repleta de estudantes de moda com seus caderninhos e máquinas fotográficas querendo registrar os mínimos detalhes…
E é claro que nós também fotografamos e fizemos a seleção das peças mais marcantes da expo para vocês. Vejam abaixo…
Acima, visão geral da Coleção Cosmocorps, a mais conhecida de Cardin. Lançada nos anos 60 e com nítida influência da Era Espacial, revolucionou a moda daquela década…
Mini saia de couro com recortes geométricos, criada por Cardin na década de 60. Aliás, mini saia preta de couro é uma das grandes tendências para este inverno. Só para vocês verem como a moda de Cardin continua atual!…
O preto é uma das cores mais usadas por Cardin, especialmente em vestidos de noite. Estão vendo o vestido de crepe de lã com o colar de aço? Ele foi criado em 1966 e faz parte da série Robes-Bijoux, em que as jóias são parte integrante das roupas…
O que dizer desses vestidos de noiva maravilhosos? O primeiro, de 1992, foi feito com forreau de renda bordada com vidrilhos e a capa, cheia de ondulações, é de organza sintética. O segundo modelo, de 1989, é de crepe de seda e o véu, de tule. O vestido ainda possui um laço de cetim enorme na parte de trás…
Amamos os acessórios! Eles seguem a mesma linha das formas criativas das roupas, especialmente os chapéus! Alguns deles são feitos de feltro, super fácil de ser moldado.
Vejam que interessantes as mangas recortadas desses dois vestidos. O primeiro lembra a manga de um quimono japonês.
A parte das roupas vermelhas é uma das mais impactantes! O primeiro casaco de lã faz parte da linha Computer, da década de 80. O detalhe das costas é inspirado nas lâminas de refrigeração dos computadores, que naquela época eram bem maiores que as de hoje. A terceira peça da montagem é uma das mais antigas da exposição, de 1952. Trata-se de um casaco de lã Plissé Soleil, cujo plissado é feito com tecido cortado em godê guarda chuva. Na época, foi algo inovador. Cardin teve que convencer o fornecedor a adaptar o maquinário especialmente para isso…
Os looks masculinos de Cardin, obviamente, não poderiam ser esquecidos! O estilista vestiu os homens segundo a sua própria silhueta: alta, esbelta e bonita. O ternos Cardin são bastante valorizados. Vocês sabiam que ele também os desenhou para os Beatles?…
O círculo é um dos elementos preferidos e mais usados por Cardin. Em suas próprias palavras: “O círculo é o símbolo do infinito. Eu sou um Pierrô lunar, fascinado pelo cosmos. Eu amo o círculo. A lua, o sol, a terra são puras criações, sem limites, sem começo, meio e fim”…
A gola é um outro elemento que o estilista costuma valorizar em suas criações. O casaco caramelo, acima, de 1989, possui uma gola inspirada em folhas de bananeira rasgadas pelo vento. Bacana, né? Tudo pode ser inspiração e se tornar algo concreto nas mãos de quem tem talento…
A exposição ainda possui uma área dedicada à presença de Pierre Cardin no Brasil, com croquis originais do estilista na época em que esteve no país, entre 60/70, fotos, além de jóias de prata da brasileira (pernambucana) Clementina Duarte, que foram utilizadas por Cardin em seu desfile Primavera/Verão 1967, e que na mesma época criou jóias para Zuzu Angel…
E aí, gostaram de nosso tour pela exposição? E olha que esse é apenas um gostinho do que vocês vão ver por lá! Mas corram logo, porque “Pierre Cardin, criando moda revolucionando costumes” vai até o dia 29 de maio! É uma oportunidade única de ver tantas peças inspiradoras e históricas reunidas deste grande gênio da moda!
Exposição Pierre Cardin Criando Moda Revolucionando Costumes
Local: Espaço Iguatemi – 9º andar do shopping – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232 – São Paulo
Horários: segunda a sábado, das 12h às 21h e aos domingos, das 14h às 20h
Até 29 de maio
Entrada gratuita