Os 90 anos da professora de dança Enid Sauer, dona de uma das academias mais festejadas de dança moderna nos anos 60 (onde 10 entre 10 “garotas da sociedade” aprendiam a dançar e sapatear), foram comemorados com muita emoção, no findi, na Academia Sauer Danças, no Jardim Botânico, hoje sob comando de sua neta….
Uma festa-espetáculo das ex-alunas dançarinas da professora Enid que se organizaram para prestar-lhe grande homenagem. Tudo no maior segredo, sem que Enid sequer pudesse supor: as 45 bailarinas ficaram escondidas na casa em frente. Os convidados foram avisados de que deveriam chegar no máximo até as 16 horas e foram todos pontuais. Depois de a “enidete” Sylvia Leimann relatar o roteiro do show para os espectadores, deu-se a entrada triunfal da aniversariante, Enid, com o neto, Betto Serrador…
Portões fechados, deu-se início ao surprise show, com o mesmo tema musical do Balé Enid Sauer, dos áureos tempos em que a escola se apresentava no palco do Theatro Municipal. E foi aí que aconteceu o grande momento de emoção para a aniversariante: abriram-se os portões e entraram, duas a duas, de mãos dadas, todas as suas antigas alunas-bailarinas, que atravessavam o pátio e cumprimentavam Enid. Muitas delas emocionadas e chorando. Rosane Castro Neves foi uma. Enfim, ao som da música Hello, Detroit começou o show coreografado. Os músicos Paulo Cesar Corrêa Lopes e Alceu Maia acompanharam as “enidetes”, lembrando músicas que cantaram na viagem “histórica” do grupo à Europa, em 1972. Várias discursaram: Lilian Casaes, Denise Pozas, Alice Cardia, Virgínia Renha e Elena Sauer. Depois da dança, os comes, com rodízio de crepes e um bolo em forma do sapato de sapateado, das aulas de Enid, confeitado pela Celina Leal. Não bastassem tantas emoções, Enid também ganhou das ex-alunas um quadro produzido por Lilian Casaes, com a foto das bailarinas, as assinaturas de todas elas e uma placa de prata, no centro, com seu nome…
Fotos de Sebastião Marinho…
Fui aluna de D.Enid Sauer durante 5 anos,bela por dentro e por fora,simpática,delicada e dedicada às suas atividades sem retoque.Sinto sua falta,sinto falta de pessoas como ela,discreta e tratava a todos com o mesmo amor e atenção.Suas filhas Helena Cristina ,elegantíssimas iguais a mãe querida. Onde estão.?