O convite era para as 14h. Meia hora depois chegou o chef paulista sensação, Alex Atalla, na companhia de Geisa Rabello, do grupo BR Malls, administradora do São Conrado Fashion Mall. Apressado, Alex Atalla foi logo para a cozinha onde sua equipe o aguardava para o toque final no almoço-desfile da Sara, a nossa haute joaillerie…
Foi diante do mar de Ipanema, em casa de Denise Leão Dubugras. Do lado de fora, a vista para as Ilhas Cagarras. Dentro do apê, a vista para as telas de Adriana Varejão, Ernesto Neto, Cildo Meirelles e um lindo papel pintado pelo artista chinês Wallasse Ting…
Cadeiras de acrílico lado a lado e, para dar clima “show” ao ambiente, os irmãos Laja e David Zilberman elegeram Ovídio Cavalleiro. Orquídeas roxas e brancas com mais de um metro de floração despencavam como cascatas. Em outros arranjos, umas flores tropicais da Mata Atlântica. Um espetáculo!…
As convidadas começavam a chegar e o mau tempo lá fora anunciava tempestade. Céu preto e um festival de raios sobre o mar produzindo faíscas só comparáveis ao lusco-fusco dos brilhantes que as vendedoras ofereciam, como tentações, às clientes gulosas. Uma equipe chiquérrima, todas de vestidos “wrap” em tom violeta, e neste time a recém-contratada e muito bem relacionada Rutinha Magalhães, pois de brilhantes raros os irmãos Zilberman entendem…
Quando veio a chuva, o céu adquiriu um tom entre o verde esmeralda e a turmalina Paraíba, foi mesmo uma tarde joia… Em pouco tempo, os garçons já serviam Moët et Chandon rosé geladíssimo com as delícias assinadas por Atalla. Dica de Ana Cecília Lacerda, das primeiras a chegar: “Mesmo gelado, um champagne rosé com uma pedrinha de gelo é ainda melhor. Meu drink favorito”. Já eu prefiro o champã geladíssimo e bem borbulhante. Gelo dentro deixa a bebida choca, apesar de agora ter meio que virado moda. Mas sou tradicionalista. Gosto não se discute, não é, Ana Cecília?…
Polvo ao vinagrete, ceviche de namorado, pastel de vatapá e de camarão, escondidinho de abóbora com carne seca. Uma perdição. Eis que chega a estrela do catálogo, Antonia Frering, de Chanel, com sua filha, Maria Frering, que está naquela idade em que a marca é totalmente dispensável. Mas uma bolsa Birkin jamais é. A de Maria era preta. A de Antonia, branca…
E como a gente sempre espera pela melhor figura, antes de começar o desfile chegou Carmen Mayrink Veiga, toda de branco, e o show pôde começar, com direito à explicação antes da Laja: “A coleção é inspirada no Espelho. Naquele momento particular entre a mulher e ela mesma. Aquele momento único conosco vistas através do espelho. Esta foi a minha ideia para o catálogo e para isso contei com a ajuda de Fernando Torquatto que entendeu exatamente o que eu pedi”…
A partir de longos brancos e pretos, os produtores Vini e Antonio Araújo criaram moulages, tornando os vestidos bufantes e dando-lhes volume, servindo de “tela” ao desfile de brilhantes, esmeraldas, rubis, turmalinas Paraíba e tanzanitas, que, definitivamente, voltaram com força total. Rivieras, pulseiras-molas cobertas de brilhantes, brincos-gotas de brilhantes e aneis navettes. Brilhantes amarelos, azuis e muitas safiras, pedra das monarquias europeias, em fabulosos colares. A joalheria brasileira não deve nada ao mundo todo. Como disse Anna Clara Herrmann, “a Arábia é aqui”. Um parque de diversões de brincar de poder e glória…
Ao final, Alex Atalla voltou para os aplausos, não antes de servir um maravilhoso risoto, que apagou da memória de todas o leve atraso do chef e as deixou sonhando em comer o risoto do Alex todo dia. Ele, simpático, posou para as fotos e disse que está procurando um lugar no Rio para abrir seu restaurante Dalva e Dito, especializado em cozinha brasileira contemporânea. Inclusive contou que, antes de chegar na casa de Denise, passou no Fashion Mall com Geisa Rebello para ver uma loja. E todas entenderam e perdoaram seu atraso mais do que justificado: Atalla vem para o Rio, viva!…
A DJ do desfile foi Scarlet Love, que fez uma linda trilha misturando Amy Winehouse e Florence and The Machines. Já as poderosas sandálias de Angelita Feijó faiscavam com muito strass. Também brilhava, o make up feito por Danniele, assistente de Fernando Torquatto…
O desfile das joias
Belas: Maria e Antonia Frering
Poderosas: Denise Leão Dubugras e Carmen Mayrink Veiga
Talentosos: Alex Atalla, Angelita Feijó, Alessandra Bernstein e Laja Zilberman
Marcella Birman e DJ Scarlet Love
Andréa Rudge exibe o seu anel
Angela Hall e Geisa Rebello
Fotos de Sebastião Marinho