Como já dizia Marilyn Monroe no filme Os homens preferem as louras: “Diamonds Are A Girl’s Best Friend” – Os diamantes são os melhores amigos de uma garota.
E não só os diamantes… os rubis, as safiras, as esmeraldas….
Essa é para vocês, meninas. No próximo dia 27, a mais famosa casa de leilão do mundo, a Christie’s, irá leiloar uma coleção privada de 40 parures em Dubai. Nunca antes um número tão grande de parures foi oferecido em um leilão! Dentre os designers que assinam as jóias estão: Chatila, Jahan e Mouawad. Todas as peças vêm acompanhadas com um certificado de autenticidade dado pelo próprio designer. Estima-se que os preços possam variar dos 40.000 aos 450.000 dólares! Ao todo, são mais de dez mil rubis, esmeraldas, safiras e diamantes! É de deixar qualquer mulher à beira d eum ataque de nervos, socorro!
É claro que vocês todas sabem o que são parures. Mas não custa dar uma lembradinha…
As parures são conjuntos de jóias tradicionalmente compostos por gargantilha, bracelete, anel e brincos. O termo “parure” vem do verbo “parer”, que em francês significa algo como “adornar”, e foi usado pela primeira vez no século 17. Mas elas existem há muito mais tempo. Há registros de parures no Antigo Egito (é claro que Cleópatra teve as dela!) e no Império Romano (idem, a Lucrécia Bórgia). No entanto, foi no período Neoclássico (1760-1830) que a moda das parures atingiu seu auge, principalmente no reinado de Napoleão Bonaparte (1800-1814)… Josephine Bonaparte, primeira mulher de Napoleão, era doidinha por parures e tinha várias. Naquela época, ter um conjunto era o símbolo máximo de status para as mulheres e quanto mais enfeitados eles eram, com diamantes, rubis e esmeraldas, mais valorizados eram – tanto os conjuntos de joias quanto o homem que os presenteavam. Nenhuma mulher podia ser considerada completamente feliz e socialmente bem sem suas parures, ai, ai, ai…
A Imperatriz Josephine usando sua parure, no quadro pintado por François Pascal Simon Gérard. Neste caso, a coroa também faz parte do conjunto.
Já no século 20, no pós-guerra e nas décadas de 40, 50 e 60, o high society e as grandes atrizes de Hollywood promoveram uma grande volta das parures. A princesaGrace Kelly, Elizabeth Taylor, Marilyn Monroe eram vistas com parures capotantes em festas famosas, como o Baile da Rosa, em Mônaco, e nas entregas do Oscar, emLos Angeles…
Ainda hoje, as parures são um símbolo de luxo extremo, tendo em vista que um conjunto pode custar alguns milhões de dólares!
A Rainha Elizabeth II e sua luxuosa parure cravejada de diamantes e pérolas.
Como sempre, estão sendo epseradíssimos nesse leilão de parures da Christie’s Dubai, vários sheiks árabes. Mas para eles, convenhamos, esses preços são uma mixaria…
E fica aqui um conselhinho básico para nosso Eike sétimo-mais-rico-do-mundo arrematar uma parure desse leilão para a bela Flávia Carvalho. Afinal, ela merece!
Confira abaixo algumas das peças que serão leiloadas:
Parure de diamantes, pelo joalheiro Elie Chatila
Parure de esmeraldas e diamantes, por Elie Chatila
Parure de safiras e diamantes, por Jahan
Parure de rubis e diamantes, por Jahan