Ricardo Espírito Santo Salgado, presidente da comissão-executiva do Banco Espírito Santo, o maior grupo financeiro de Portugal, estará presente amanhã no Museu Histórico Nacional, na abertura da exposição O BESNumismática e o Brasil, como parte das comemorações do Ano de Portugal no Brasil.
Afinal, será a primeira vez em que peças da valiosíssima coleção de numismática do Banco Espírito Santo serão mostradas em público. Sequer em Portugal, onde está a coleção, o público já viu tal raridades!
Assim, através das moedas e barras de ouro, peças raríssimas, o visitante brasileiro conhecerá mais sobre nossa própria História do Brasil. Em alguns casos, o exemplar é único no mundo!
A mostra de 150 peças é um recorte da mais completa coleção de moedas de ouro do Brasil — que soma dois mil itens e integra a grande coleção BESNumistática consistindo em 13 mil itens…
São 150 moedas e barras de ouro e peças relacionadas à numismática, balanças de precisão e sacos para o transporte de moedas, além de projeções de vídeos.
A mostra vai até 20 de junho…
Fazendo as honras da casa, a luso-brasileira Vera Tostes, competente diretora do museu mais celebrado do Rio de Janeiro…
Peça de 1822 – Coroação Rio de Janeiro
Barra de ouro, Goiás, de 1790 (Maria I). Única. Dimensão 15,5 x 1,7cm.
Barra de ouro, Rio das Mortes de 1796 (Maria I). Três conhecidas no mundo. Dimensão 8 X 2 cm