Queridos, vamos falar de um aniversário de um príncipe que não teve festa nem bolo nem dança, mas mereceu homenagens de alguns dos mais talentosos nomes da moda. Falo de O Pequeno Príncipe, livro escrito por Antoine Saint-Exupéry, que esta semana, no dia 6, completou 68 anos de sua publicação, um dos livros mais lidos de todos os tempos e traduzido para mais de 200 idiomas! E sabem o que é mais incrível? Depois de tanto tempo, o livro continua a ser super atual, a cada dia, novos leitores descobrem a história do principezinho, repleta de metáforas e mensagens bonitas que valem para nossa vida inteira…
Não é só isso! Volta e meia, as artes, o design e, claro, a moda buscam inspiração na obra mais famosa de Saint-Exupéry, e inclusive na vida do autor, que também era aviador e publicou diversos livros com essa temática…
E, para provar que o Pequeno Príncipe influencia e inspira designers até hoje, selecionamos algumas coleções recentes de moda, tanto de roupas como de acessórios. É a nossa homenagem a um dos livros mais encantadores desse mundo!…
Jean-Charles de Castelbajac, em sua coleção primavera/verão 2011 (hemisfério norte), trouxe para a passarela looks inspirados no livro de Saint-Exupéry, como acima, e looks inspirados no universo do autor, com referências à aviação e a África, por onde Exupéry passou em suas expedições… – Fotos via Elle.com
As bolsas da Furla trazem estampas pop com personagens e elementos marcantes do livro, como a raposa, a rosa, as estrelas, os pés de baobá, além da cor dourada, que remete ao espaço sideral, e, claro, o próprio Pequeno Príncipe…
A coleção da Iceberg reinterpretou o universo do livro de maneira mais streetwear e moderna, adaptada às tendências de moda, para um homem contemporâneo. Estrelas, jaquetas de aviador, oxfords, coroas, cachecóis, alfaiataria com toque street e roupas com aspecto desgastado. Tudo isso, de certa forma, remete ao figurino do principezinho e a elementos do livro… – Fotos via Style.com
A Melissa vem apostando nas estampas fofas do Pequeno Príncipe em suas últimas coleções. E as sandálias têm feito sucesso arrasador! Aliás, vocês sabiam que as ilustrações clássicas do livro foram feitas pelo próprio escritor?
Jóias lindas, como pingentes e braceletes, da marca francesa Monnaie de Paris
E, para terminar, uma das inúmeras frases marcantes de O Pequeno Príncipe: “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”