Ruth e Arnaldo Niskier, que foram fazer uma pesquisa sobre a presença judaica em Portugal, voltaram impressionados com o que encontraram nos mosteiros, conventos, sinagogas e quintas que visitaram nas regiões do Alentejo e do Ribetejo. É muito forte a presença judaica no país, como puderam se certificar pelas preciosidades contidas nas sinagogas de Lisboa, Belmonte, Tomar e Castelo de Vide – todas conservadas como monumentos históricos. Dos hotéis, os Niskier contaram que o que deixou melhor impressão foi o do Convento do Espinheiro. A comida por lá, eis a dica, é simplesmente divina!…
Foi uma semana percorrendo, de carro, cidades históricas como Guimarães, Belmonte, Tomar, Évora e Obidos. Na Península Ibérica, encontraram grande influência judaica desde o século 12. Visitaram sinagogas, conventos e museus históricos e importantes, que guardam muito da presença judaica. Entre as descobertas, o fato de que a mãe de Pedro Álvares Cabral era Gouveia de solteira e certamente cristã-nova. Nas listas de sobrenomes dos novos judeus, outros, além de Cabral, bem conhecidos entre nós como Paes, Lopes, Dias, Mendes, Nunes, Rodrigues, Cardoso, Torres e Vaz…
Ficaram hospedados em antigos conventos transformados em hotéis de charme, com claustros enormes e ajardinados onde se encontram os quartos. O Convento do Espinheiro, na região do Douro, tem até um SPA 5 estrelas. No Convento Belmonte a sacristia foi transformada em um bar. Tudo lindo e que remete ao passado…
Em outra parada, os Niskier se hospedaram numa quinta cercada de vinhedos e com toda aquela paisagem em tons outonais que vão do marrom ao amarelo, coisa espetacular!…
Enfim, voltaram recarregados pelo belíssimo passeio e com a bagagem recheada de ótimas informações que estarão em um próximo livro de Arnaldo, com certeza…
Abaixo, alguns desses flagrantes momentos de pura história…
Sala de jantar do Convento do Espinheiro, monumento de seculo XV, em Évora, patrimônio histórico da humanidade
Ruth no claustro em torno do qual ficavam os quartos dos padres, agora transformados em quartos de hóspedes
Eles no Convento dos Ossos, em Évora
Ao fundo, o Templo de Diana em Évora
A sala de estar do Convento do Espinheiro com o parlatório
Conhecendo a sinagoga de Tomar, do século 12, a mais antiga de Portugal
Museu Judaico de Belmonte
As tábuas da lei (TORAH) encontradas numa antiga residência de Belmonte
Os nomes e sobrenomes de cristãos novos em Belmonte e Tomar