E Hildezinha internacional informa que o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça, fez palestra sobre Joaquim Nabuco, neste ano de seu centenário, na Brazilian Endownment for the Arts, BEA, em Nova York. É sua segunda palestra sobre o tema nos EUA. Na semana passada Vilaça discorreu sobre Nabuco na Library of Congress, em Washington D.C.
O imortal Vilaça, no evento de Nova York, também conferiu uma medalha honorária da ABL ao presidente da BEA, Domício Coutinho, por seu trabalho continuado de pr0moção da cultura brasileira em New York…
A memória de Joaquim Nabuco está mesmo “causando” nos Estados Unidos. Em outubro, houve um congresso de três dias sobre ele, com palestras na Americas Society, na Columbia University e na West Point Academy, com nosso ministro da Defesa, Nelson Jobim, indo especialmente para proferir palestra…
Informação cultural: “causar”, uma gíria do momento, quer dizer fazer sucesso, arrasar, abalar “fechar”. Assim: fulano está “causando”, em vez de dizer fulano tá arrasando…
Fotos de Denise Monteiro
Marcos e Maria do Carmo Vilaça e Domício Coutinho, ladeados pelo assessor da ABL e o representante do
Consulado do Brasil em NY
Marcos Vilaça entrega a medalha de honra a Domício Coutinho, presidente Brazilian Endownment for the Arts
Vilaça e Maria do Carmo com a escritora Denise Monteiro e a artista plástica Maria B.