E porque hoje é sábado, dia de gosto bom de Beth Winston na boca, a receita que a festejada chef do high carioca vai hoje revelar para nós é o Lombinho à Carmem Mayrink Veiga, homenageando a aniversariante da semana, nossa Carmen “Hall of Fame” de Mais Bem-Vestida do Mundo.
O motivo da escolha do prato em relação à homenageada tem a ver com: 1- o sabor genuíno, franco e intenso desta carne, tal e qual a Carmen é, franca, intensa e genuína; 2 – seu molho bem temperado mas também levemente adocicado, o que também Carmen sabe, o tempo todo ser: uma mulher agridoce; 3 – A sofisticação que mistura Cogumelos de Paris e mostarda Dijon ao nosso simpático Lombinho – aí reside o encanto de Carmen: nesse sofisticado mix de sofisticação e autenticidade. Sacaram o motivo?
E aí vão os ingredientes pedidos por Beth Winston, anotem:
1 Lombinho
½ Peito de frango pequeno
4 castanhas do Pará amassadas
1 cebola pequena picada para o recheio
1 cebola grande para o tempero do lombinho
6 dentes de alho amassados
1 molho de cebolinha (parte branca p/ o recheio)
½ maçã vermelha picadas para recheio
2 maçãs cortadas em quatro para guarnição
4 colheres (sopa)Maple Topping (usar para pincelar o lombinho ao retirar o papel alumínio)
2 colheres (sopa) Mostarda Dijon
2 colheres (sopa) Ketchup Hellmans ou Sadia
3 colheres de Sakura (tampa amarela)
Sal
Pimenta do reino (facultativo)
1 Pão francês
4 colheres (sopa) açúcar mascavo
Leite (o suficiente p/ desmanchar o pão francês
Temperos a seu gosto
Manteiga c/ sal
Creme de cebola para temperar o lombinho e o molho
1 caixinha de Cogumelos de Paris
Vinho Branco
Agora, a própria chef Beth Winston ensina e mostra, em fotos de Marco Rodrigues, cada passo de sua PREPARAÇÃO:
Alho, sal, cebola, pimenta do reino e 2 colheres de creme de cebola, ½ xícara de vinho branco (de preferência aquele mesmo que você irá usar para acompanhar o seu prato).
– Após 10 horas, abri-lo com uma faca e colocá-lo sobre um pano de prato limpo e seco. Então, abri-lo deixando sempre uma parte com mais carne (você escolhe o lado). Depois de aberto, colocar outro pano de prato limpo e umedecido. Bater com o batedor de carne com a parte lisa para não machucar a carne. Prepará-lo para que fique bem mais fino, mas não muito. Aí então, ainda com o pano de prato, retempere-o com os mesmos ingredientes. Vamos rechear o lombinho:
2 (dois) dentes de alho amassados
½ cebola picada
½ peito de frango bem picadinho.
Adicionar 3 (três)unidades de castanhas-do-pará picadas.
1 (um) pão francês dissolvido no leite e ½ maçã vermelha s/ casca picadinha, sal e pimenta-do-reino. Refogar e reservar.
– Com este recheio pronto, colocar no centro do lombo. Agora vamos fechá-lo, enrolando como um rocambole, auxiliando com o próprio pano de prato. O recheio não poderá sair pelas extremidades.
– Empurre as extremidades para dentro. Feche com agulha de sapateiro e linha com duas voltas. Depois de todo ele costurado frente e extremidades, retempere-o com os mesmos ingredientes.
– Com o forno pré-aquecido colocá-lo em um tabuleiro ou refratário com um pouco de azeite, 1 xícara de vinho branco, untá-lo com manteiga como se fosse uma cobertura. Lembre-se de que a parte da gordura deve estar sempre virada para baixo do refratário. Acomodá-lo então nesta “cama” de temperos e vinho.
– Cubra-o com papel alumínio e leve ao forno por 1 hora.
– Após este tempo retire o papel alumínio mantendo a mesma temperatura do forno.
– Pincelar com este molho:
1 colher sobremesa de manteiga,
2 colheres de ketchup,
1 (uma) colher de mostarda Dijon
4 (quatro)colheres de Sakura de tampa amarela,
¼ de maçã vermelha picada,
1 colher de açúcar mascavo e sal
Depois de pincelá-lo, ele volta para o forno, lembrando que é a hora de colocar as 2(duas) maçãs cortadas em quatro neste mesmo refratário. Pincele também as maçãs com o molho.
Agora é só esperar ele dourar por pelo menos 20 minutos
Servi-lo fatiado juntamente com as maçãs ao dente e os cogumelos de Paris caramelados
Retirar os caules e passar os cogumelos numa frigideira com um pouco de manteiga c/ sal e azeite (não deixando murcharem).
Quando estiverem ao dente e dourados, colocar uma colher de calda de pudim, sal e pimenta a gosto.
Espero que gostem!
Beth”
1 – Cortar o lombinho
2 – Colocar sobre o pano de prato sempre limpo e umedecido
3 – Usar a parte lisa do batedor de carne pra não machucar
4 – Usar panela média para preparar o recheio, colocar um pouquinho de manteiga c/ sal e azeite, 2 (dois) dentes de alho amassados, ½ cebola picada, ½ peito de frango bem picadinho, 3 (três)unidades de castanhas-do-pará picadas etc.
5- Com este recheio pronto, colocar no centro do lombo
6 – Retirar os caules e passar os cogumelos numa frigideira com um pouco de manteiga c/ sal e azeite
7 – Colocar 2 (duas) maçãs cortadas em quatro no mesmo refratário, pincelar as maçãs com o molho.
8 – Com este recheio pronto, colocar no centro do lombo
9 – Enrolar como um rocambole, o recheio não poderá sair pelas extremidades, feche com linha de sapateiro
10 – Lembre-se de que a parte da gordura deve estar sempre virada para baixo do refratário. Acomodá-lo então nesta “cama” de temperos e vinho.
11 – Molho para pincelar o lombinho: 1 (um) dente de alho, 1 colher sobremesa de manteiga, 2 colheres de ketchup, 1 (uma) colher de mostarda Dijon, 4 (quatro)colheres de Sakura de tampa amarela, ¼ de maçã vermelha picada, 1 colher de açúcar mascavo e sal
12 – Pincelando o lombinho.
13 – Depois de pincelado, o lombinho volta para o forno, lembrando que é a hora de colocar as 2(duas) maçãs cortadas em quatro neste mesmo refratário
1 – O Lombinho dourou por pelo menos 20 minutos junto com as maçãs
A chef Beth Winston, com make-up de Ronald Pimentel, diante de sua obra-prima deste sábado, o Lombinho à Carmen Mayrink Veiga
Carmen Mayrink Veiga encantada com o “Lombinho à Carmen Mayrink Veiga”, com que foi homenageada pela chef Beth Winston neste sábado de seu aniversário. E como tudo que é de Carmen, ela tratou de dar o seu toque pessoal, colocando sobre o lombinho, especialmente para a foto, um gatinho, daqueles que decoravam a mesa, ontem, de seu almoço de aniversário, oferecido por Beth Winston, no Satyrincon. Mesa de 10 amigas apenas, mas daquelas sinceras, que valem por 1.000…
Foto de Sebastião Marinho
A chef Beth Winston está à disposição de vocês. Se tiverem perguntas e dúvidas façam nos Comentários deste blog, que ela prontamente responderá, aqui mesmo. A receita do último sábado bateu recorde de acessos e de Comentários. Sucesso total!
O “Lombinho à Carmem Mayrink Veiga”, já pegou, segui a receita passo à passo. E o resultado foi uma delícia. Irei reproduzi-lo no meu restaurante.
E fico feliz em conhecer a origem desse prato, que daqui a alguns anos, praticamente ninguém saberá como surgiu e quem o inventou.
Parabéns.