RIVER PHOENIX, O MITO REBELDE DOS ANOS 90!

Nascido River Jude Bottom, mais conhecido como River Phoenix.
Em 2013 completam-se 20 anos da morte do jovem e talentoso ator, que aos 23 de idade deixou uma legião de fãs em choque com sua partida prematura, em decorrência de uma overdose de drogas…

9d3503f795615800a33778db2bbf8337

O sobrenome “Phoenix” adquiriu no final da infância – em referência à ave fênix, aquela que ressurge das cinzas – quando seus pais, desiludidos com a vida de missionários que levavam em Caracas, na Venezuela, decidiram regressar aos Estados Unidos para começar uma nova vida…

River se dividia entre duas paixões, a música e a atuação. Quando criança, tocava nas ruas ao lado de sua irmã, Rain, para ajudar a família. Na juventude, teve uma banda de Rock, a Aleka’s Attic. Mas foi com seu talento de ator que despontou para o mundo. Revelado em meados dos 80 no filme Conta comigo (Stand By Me), logo se tornaria um jovem e promissor ator, indicado ao Oscar de Melhor Coadjuvante, aos 18 anos, por sua atuação em O peso de um passado (Running on Empty), de 1988…

Phoenix também era engajado. Foi ativista dos direitos dos animais e ambientalista, era vegetariano e membro da PETA. Além de seu talento, era de uma beleza cativante! Rosto perfeito, sobrancelhas pontiagudas, olhar misterioso e madeixas loiras despenteadas caindo sobre o rosto, feito Kurt Cobain, ajudaram a definir seu look galã rebelde da época, influenciando milhares de jovens que a partir dali vestiriam camisas xadrez, jeans surrado e coturnos. Não é preciso ser uma expert para notar grande semelhança na trajetória de River Phoenix e James Dean. Posso até dizer que River foi o James Dean da década de 90, não só pela pinta de galã rebelde e pela atuação espetacular, mas, também, pelo fato de suas vida e carreira terem sido interrompidas de maneira precoce e trágica, contribuindo, de certa forma, para a construção do mito da juventude eterna…

As novas gerações continuam a encantar-se pela magia de River. Além de mito, o ator é, também, ícone de estilo. Selecionamos para vocês alguns de seus looks mais icônicos, capturados em fotos ao longo de sua carreira!…

Get the look! 😉

river phoenix 1

river phoenix 2

7 ideias sobre “RIVER PHOENIX, O MITO REBELDE DOS ANOS 90!

  1. Linda homenagem a River, ele é sim irmão do Joaquim Phoenix e esteve no Brasil a convite do Milton Nascimento que fez a canção carta a um jovem poeta em sua homenagem. River também foi indicado ao oscar quando tinha apenas 17 anos pelo filme running on empty

  2. River encantou muito Milton Nascimento também, ficaram amigos e na época o cantor compôs uma música para ele.

  3. Cara Hilde,
    O Milton Nascimento compôs uma linda canção em homenagem ao River. A letra e a melodia são de uma sensibilidade ímpar. Não tenho certeza, mas parece que o ator esteve no Brasil visitando o Milton. Abraço

  4. Hilde desculpe o post aqui, mas preciso saber ou ate mesmo pedir pra vc escrever algo sobre a vergonha de tanto dinheiro publico gasto a toa nos terrenos de Jacob Barata em Pedra de Guaratiba, alias so ele lucrou, espero que vc se posicione sobre este fato lamentavel das Autoridades, Prefeito e Governador.
    Bjs!

  5. Cara Hilde, nada a ver com este pobre jovem….outra vitima das drogas, porem, penso ser relevante que se discurse aqui, a afirmacao das africanas de que nao existem gays em Africa. E uma profunda e nefaria mentira: como voce tao bem informada dever saber, exitem milhares. POREM – again – os talibangelistas americanos, sob ordens expressas do louco Pat Robertson, tem enviado “missionarios pentecostais” para influenciarem os governos – Nigeria, Uganda principalmente – a declararem que gays devem ser destinados a morte. E assim tem sido. Noticia que NUNCA sai na maioria conservadore e dona 100% da media americana. Mas que a midia independente – blogs – tem denunciado diariamente. Semana passada, um jovem foi torturado horrivelmente, e, assassinado por ser gay! Assim como estes felicianos e que tais, isto precisa ser combatido.Muito obrigada. Tati

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *