O que penso da vaia chula de ontem da Elite Branca Brasileira à presidenta, e o que Dilma deveria ter feito e não fez!

Todas as críticas à Abertura sem graça da Copa do Mundo (responsabilidade Exclusiva da Fifa) se apagam, diante do vexame dado pela Elite Branca Brasileira. Da falta de educação. Da falta de modos. Falta de respeito com a própria família brasileira presente, ao cantar um “hino” chulo, bradando ofensas contra a Chefe do Estado Brasileiro, eleita pelo povo. Vexame planetário!

Se a elite é assim tão baixa, como agirão os iletrados, os desfavorecidos, os que não tiveram acesso à instrução e a uma boa formação no Brasil? Devem ter pensado os mais de um bilhão de estrangeiros que assistiam à transmissão direta da abertura da Copa do Mundo.

Mais da metade dos presentes ao Itaquerão era convidada dos patrocinadores. Gente das multinacionais, do mundo financeiro. O high society. O creme do creme. The top of the top. Bradando em coro contra a presidenta da República a pior das ofensas que pode ser feita a uma mulher.

Lamentei que a presidenta Dilma, ex-aluna do Colégio Sion em Belo Horizonte, tenha mantido os bons modos. Não tenha reagido. Tivesse ela tomado o microfone e, à primeira vaia, antes do início do jogo, dissesse com todas as letras e energia o que guardava na alma naquele momento, faria do limão uma bela limonada. Algo do tipo:

“- Quero agradecer a vaia da Elite Brasileira aqui presente. Porque, infelizmente, o alto custo dos ingressos imposto pelos realizadores do evento impede que aqui esteja o povo, não autoriza que aqui compareça pelo menos uma parcela mínima daqueles 30 milhões de brasileiros, que ascenderam socialmente, saindo da zona de miséria, ou daqueles outros milhões, que, graças ao Pró-Uni, puderam concluir seus cursos universitários, ou mesmo daqueles tantos milhões, que, enfim, alcançaram o almejado sonho da casa própria. Tudo isso devido ao esforço e às metas de 12 anos de nossos governos, ao qual a Elite Brasileira, que com isso parece não se conformar, aqui ofende, através de minha pessoa, com palavras chulas. Palavras que envergonham a Nação, porém não toldam a beleza deste espetáculo e o esforço da nossa Seleção, que aprendi, desde menina, a chamar de Seleção Canarinho. Pois voem neste belo gramado, Canarinhos nossos, e deem o exemplo de nossa pujança! Estou torcendo por vocês, pelo nosso país, assim como estão todos aqueles brasileiros que nos assistem: os que estão do lado de fora do Itaquerão, por não poderem pagar, e os aqui do lado de dentro, pagantes ou convidados dos patrocinadores. Pois, a despeito das diferenças políticas, somos todos brasileiros ansiosos pela vitória de nosso país. Muito obrigada. ”

dilma abertura copaDilma lá atrás, entre Blatter e a filha, Paula

Lamentei também que a presidenta Dilma estivesse sentada lá atrás, parecendo acuada. Presidenta, mostra a tua cara. Não permita aos seus opositores a impressão de que a truculência deles a intimida. A coragem é a marca dos vencedores.

719 ideias sobre “O que penso da vaia chula de ontem da Elite Branca Brasileira à presidenta, e o que Dilma deveria ter feito e não fez!

  1. Amiga Hilde
    Mesmo não sendo fã da Dilma,somos levados a pensar e eu a concordar com você.
    Complicado explicar p os turistas estrangeiros e as crianças o significado do xingamento.
    Se estava presente o “creme do creme dos brasileiros” era creme azedo.
    bjs. nas Lindinhas

      • querida,
        democracia não é, nem de longe, prerrogativa para se fazer valer de grosseria.
        francamente!
        beijinho no ombro pra tu, tatu!

        • Parabéns Renata, essa Alessandra deve ter a alma e espírito podre como toda aquela gentalha da elite que expôs o que carregam em seu interior.

          • Engraçado esses moralistas e hipócritas!.. Quando acertaram uma picareta no ônibus do então Presidente Jose Sarney ou acertaram pauladas no Governador Mario Covas NADA fizeram.. Calaram e comemoraram intimamente a manifestação da ‘vontade popular’!.. Agora, estão revoltadas por causa de um xingamento, como se xingamentos não fossem o NORMAL em qualquer estádio do mundo!.. Imaginem a histeria se tivessem arremeçado bananas ou sapatos na direção da Presidente, cada vez mais impopular em TODAS as classes sociais!..

          • CAROS PARTIDÁRIOS DO PT, não adianta QUERER TENTAR TAPAR O SOL COM PENEIRA. CHEGA DE PT. PASSOU VEZ DO PT e de seus personagens. NÃO SUPORTAMOS MAIS. SE FOSSE COMPETENTE SERIA APLAUDIDA. Este partido é uma decepção, uma VERGONHA. Da próxima manda o LULA, ZÉ DIRCEU e ou GENUÍNO, o xingamento será mais forte. CHEGA DE PT…CHEGA..p.s. Quem vai em estádios sabe que este tipo de xingamento, que não aprovo, é um mau hábito e também ocorre jogos com o ingresso a R$ 5,00.

          • Também não concordo com esse tipo de manifestação, deveriam ter respeitado pelo menos o cargo que ela ocupa.Se não estão satisfeitos, deixassem para se manifestar nas urnas, no dia 3 de outubro.

          • “Blá, blá, blá” é um bom argumento pra que não tem argumento nenhum. Quase infantil. Infantil não, burro. Pessoa vazia, do tipo que diz amém a mídia e não sabe questionar.

          • Você devia concordar com o que aqui está sendo exposto. Não importa se quem nos represente é do PT ou de outro partido. O que aconteceu na abertura da copa foi uma falta de respeito pelo Estado. Nós estamos recebendo em nosso país outros Estados. Como é que queremos respeito se não damos o bom exemplo. Você mandaria seu pai ou sua mãe tomar naquele lugar? Dilma não é uma pessoa comum. Ela representa o nosso País. Se estamos insatisfeitos com a forma como ela e os que também nos representam (demais políticos) temos que a dignidade de ir às ruas e nos manifestarmos, de responder nas urnas. Naquele momento em que ela foi xingada de uma forma desrespeitosa e chula estava nos representando. Também quero lhe dizer que ela fez muito pelo Brasil. Há muito erros e corrupções dentro do Governo, nós sabemos, mas não é assim que devemos mudar o nosso país e você e todos sabem disso. Como se educa um filho? Gritando e xingando ou lhe mostrando como se comportar de forma correta? Então, se o Brasil está sendo o anfitrião da Copa, que tal mostrarmos que somos educados e respeitosos?

          • Cara Alessandra, estamos aqui justamente falando de falta de educação. Talvez não te desse conta disso (o teu blá,blá, blá…) demonstra isso. Ou talvez te identifiques com o “grande feito” da elite branca, o que é lamentável. Esse debate inclui valores, moral, ética, cidadania e sim, consiciência política. E claro (desculpe a ironia) alguma vontade de refletir.

          • Alessandra Finozzi….você é bem desqualificada…..lamentavelmente…!!!

          • Alessandra bla bla bla é a tua réplica?
            Lamentável!!!

            Prezada Hidelgard, concordo com todas tuas palavras, aquela baixaria de uma parcela de torcedores, doeu como se fosse para mim que estava a km de distância de São Paulo assistindo pela TV, lamento também comentários nas redes sociais de pessoas que se dizem tão esclarecidas defendendo a atitude daquelas pessoas.

          • Bom Dia, Alessandra, Suzi
            É muito triste ler comentários evasivos como o seu “blábláblá”. Convivo com meu filho há 4 anos, ele tem só quatro anos, e há 2,5 anos não ouço ele dizer blá blá blás.
            Hoje nós já conversamos e ele tem opinião formada, respeitando as limitações da idade….
            Mas se você quer entrar em uma discurso usando a palavra democracia, sugiro que tente entender seu significado, magnitude e intensidade.
            Seja digna de usá-la. Da maneira que você se comportou noto que ficou envergonhada em fazer parte da “Elite” Branca….
            Sobre o artigo de Hilde, Agradeço por publicá-lo.
            Sejamos conscientes de nossas responsabilidades para termos posturas coerentes.
            Deixemos de considerar blablablas como “comentários”. Podemos considerar que isso vem de pessoas tão conscientes quanto os que estavam atuando no vexame histórico.

          • Falou por mim …desejei do fundo do meu Coração ás lágrimas que Dilma tomasse a Palavra e falasse exatamente isto.Espero que no ENCERRAMENTO DA COPA ELA SEJA OVACIONADA ,MUITO APLAUDIDAdepois que discursar e que TODO o Maracanã cante NOSSO CARINHO POR ELA,,, COM O HINO NACIONAL!!! gritado ,chorado de EMOÇÃO!!! APLAUDIDO PELO MUNDO!!!

          • É lamentável um povo que gosta de posar bonitinho, fazer belas caras e bocas, seres do politicamente correto, os de boa aparência, não aproveitarem a oportunidade de mostrar ao mundo o quanto o Lula mentiu ao dizer que as manifestações de junho de 2013 eram a favor da Dilma, que o povo só estava feliz demais por poder expressar sua democracia. Aliás, ele disse que o problema era excesso de democracia. Globalizou o mundo esquizofrênico do PT como verdade que só os petistas iludidos acreditam. É lamentável os bonitinhos, os que querem um mundo sem corrupção sem sujar as mãos nem a boca, só porque atinge a aparência, preferem condenar os que por mudança lutam. Os que lutam mesmo ficando mal na fita dos politicamente corretos e covardes que no fundo torcem pela mudança sem se comprometerem, sem levar cacetadas, sem perder o olho por uma bala de borracha, sem cheirar o gás da injustiça, do desrespeito, do descaso e da humilhação. Os que mostram universalmente que o governo é autoritário, covarde, que nossa sociedade está desprotegida e nosso país está sendo subtraído por excesso de corrupção. É lamentável que os VIPs preocupados em serem aparentemente ALFAS, preocupem-se com a imagem e não com os fatos, com o próximo. Precisamos do conhecimento do mundo pelo o que estamos passando, precisamos da ajuda e dos olhos do mundo pelo momento que estamos vivendo e o momento é este. No mais, elite do SION, alfas, covardes e lindos de aparência, vão tomar CORAGEM!

        • super chique e elegante e de uma pessoa supereducada chamar a outra de tatu. esse é o povo brasileiro. não me surpreende o reflexo no estádio.

        • Parabéns pelo teu comentário , afinal protestar tem jeito e não precisa ser desta forma, quem tanto critica deve estar com saudades dos tempos dificeis do sofrimento do povo Brasileiro minoria ignorante sem cultura, maior fiasqueira do mundo proferir estas palavras de tão baixo escalão a uma chefe de estado, ainda mais se tratando de uma mulher!

        • Foi vexamoso mesmo esse corinho e só pra constar, nunca existiu unanimidade em governo algum. Foi mesmo uma grande falta de educação, não aquela que as escolas se obrigam a dar, mas aquela que vem do berço!!!

        • Meu DEUS! o nível da discussão não é mais baixo por falta de atmosfera. Invocar trechos filosóficos da composição da “poposuda” … sem comentário.

        • Como brasileiro, me senti envergonhado com as vaias proferidas por quem, em tese, deveria ter modos mais educados. É esse o exemplo da elite brasileira para o mundo.

      • Parabéns, Hildegaard. Essa brucutu aí de cima nem sabe o que é democracia. Nós que lutamos por ela, que perdemos amigos e entes queridos por ela, que, como Dilma, fomos torturados (eu tive parentes torturados e um amigo morto na tortura), temos autoridade para pedir a essa ignorante: Respeite VOCÊ a democracia pela qual não lutou, mas nós – Dilma inclusive – lutamos muito! Era a elite branca SIM, não queira tapar o sol com a peneira! Como disse o Paulo Henrique Amorim, negros ali, só no gramado. Recolha-se à sua ignorância cívica e respeite a Hildegaard, a democracia real, não a das suas fantasias fascistas (só fascistas acham que ofensa é igual a protesto), e a Presidenta ELEITA DEMOCRATICAMENTE PELA MAIORIA, que continua a apoiá-la majoritariamente, como mostram todas as pesquisas.

          • Parabéns Roberto Vital Anau, faço minhas suas lindas palavras!!!

        • Roberto, Renata, e outros aqui, é impossível argumentar com estes preconceituosos, intolerantes e ignorantes, jamais irão entender pessoas como a Dilma, Hidelgaard, que vivenciaram de modo impressionante, um momento fundamental, dolorido e triste da, historia do país, figuras como estas que orgulham qualquer um de nos brasileiros, e as quais devemos a democracia que vivemos, com todos os seus limites, muitos naõ sabem o que foi viver na ditadura, que dira ser torturado ou ter um ente querido morto ou desaparecido. Somente a ignorância, o reacionarismo e o fascismo podem permitir tal comportamento, uma insensibilidade e uma cegueira elitista para não perceber uma enorme transformação que contempla uma legião de deserdados, com todo os seus limites, de não enfrentar a concentração de renda, e outras questões estruturais, como a reforma agraria, os ricos não podem se queixar, a desoneração fiscal, por exemplo, ja alcança 200 bilhões, a sonegação na casa dos 500 bilhões, e o serviço da divida já ultrapassa 1 trilhão, não creio que sejam os ricos, de fato, que estão reclamando, creio que é um extrato da classe media alta, sem analise, tipo um grupo dos artistas da globo, que estão reacionários, o mesmos que reclamam de Belo Monte, por questões ambientais, e riscam os céus do Brasil, onde cada decolada consome 8 toneladas de querosene, mas isto pouco importa, vazios, insipidos e descompromissados com o seu povo, vivem em torno do seu umbigo.

          • HILDEGARD,ROBERTO,ANTONIO E TANTOS OUTROS QUE MANIFESTARAM
            AQUI DEMOCRATICAMENTE A SUA INDIGNAÇÃO COM ESTA CORJA ,QUE MOSTROU TODA A SUJEIRA QUE TEM DENTRO DE SI E QUE NÃO ACEITA OS AVANÇOS NA MELHORIA DE VIDA DOS
            QUE SEMPRE FORAM ESQUECIDOS!!
            OBRIGADO A VOCES PELA LUCIDEZ DAS COLOCAÇÕES!

        • Tem umas pessoinhas ai , baixando o NÍVEL…
          Respeitar a opinião dos outros, respeitar as diferenças é uma grande virtude, pense nisso antes julgar ao seu semelhante…!!! Ñ estamos aqui pra sermos julgados.

        • Todo mundo agora é um filho da ditadura, foi torturado, viveu horrores que ninguém viveu… Vá viver com um salário mínimo para saber o que é. A vaia foi mais que merecida e se não respondeu à altura como foi dito que deveria é porque sabia que a vergonha seria maior e vai pagar o preço nas urnas. E, essa demagogia barata é coisa de gente que não têm auto-confiança..

        • Engraçado esses moralistas e hipócritas!.. Quando acertaram uma picareta no ônibus do então Presidente Jose Sarney ou acertaram pauladas no Governador Mario Covas NADA fizeram.. Calaram e comemoraram intimamente a manifestação da ‘vontade popular’!.. Agora, estão revoltadas por causa de um xingamento, como se xingamentos não fossem o NORMAL em qualquer estádio do mundo!.. Imaginem a histeria se tivessem arremeçado bananas ou sapatos na direção da Presidente, cada vez mais impopular em TODAS as classes sociais!..

        • Obrigada Roberto, vc lavou a minha alma! Não tenho o dom da retórica pra escrever tudo q eu gostaria p/ tipos como essa Alessandra. Isto sim nos envergonha no Brasil.

        • Concordo com a Hildegard. Elite financeira que nao consegue imaginar outros seres humanos melhorando de vida, sentem eternamente ameacados seus privilegios. Esperar o que dessa turma? Educacao nao se compra em lojas de grife.

          • Quem votou em branco ou anulou seu voto abdicou do direito de escolher seus representantes. Ou não?

        • Onde tem vai, leia-se vaia. E Roberto Vital Anau, meu post é pra você, que alega ter lutado pela democracia e , sem conhecer, tira a possibilidade de outrem tê-lo feito. Você me envergonha. Por causa de pessoas como você, que usam o seu sofrimento como desculpa, é que o PT ajudou a engrossar o caldo de lama desse país. Hipócrita.

          • Pouco comentário e mais vaidades que agora estou lendo…uma pena, se apegam a coisas pequenas pra contestar, deixem alessandra comunicar ao modo dela, mas que foi triste os palavrões isso foi, mas assim como esta triste a maquiagem da qual se reveste nosso pais pelos que o representam.Devemos refletir sim, me mostrem onde de fato melhorou, salário do professor? atendimento a saúde? transporte? quero que me apontem de fato o discurso do PT antes de 2003 e o que temos hoje…me expliquem sobre privatizações, portos, Petrobras, cartões corporativos, Zés e outras mais se forem bastantes ousados. Não sinto melhoras em nada muito pelo contrário esta pior, sou professor, negro e não procurei comprar ingresso para jogos, mas gostaria de ver os negros (não estrangeiros) nas arquibancadas tb torcendo. Me preocupa inclusive não ver os movimentos negros protestando quanto a isso, afinal não se é uma democracia? mas assim é o meu país, temos que olhar as mudanças e ver se é isso ai que queremos.

          • Antes do Governo do PT o sonho dos trabalhador era um salário mínimo de US100,00. Precisa dizer mais alguma coisa? Eu vivi nos tempos da ditadura e dos governos inimigos do Povo. Eu vivi a História recente. Foi horrível.

          • Antes do Governo do PT o sonho dos trabalhado era um salário mínimo de US100,00. Precisa dizer mais alguma coisa? Eu vivi nos tempos da ditadura e dos governos inimigos do Povo. Eu vivi a História recente. Foi horrível.

          • sinto muito, mas seu caso parece de depressão. o problema é que explicar a quantidade de conversa de boi dormir que você listou exige muita saliva. prefiro ir ali torcer. procure ajuda. força na fé, irmão! um forte abraço!

        • Roberto, não concordo nem com você nem com a jornalista! Todos temos o direito de nos manisfestarmos! Como você pode falar que era a Elite Branca com tanta certeza? Onde estão os 30 milhões que ascenderam com os programas sociais do governo? Quer dizer que em 12 anos estes brasileiros não poderiam comprar ingressos para estarem naquele evento? A vaia foi pra todos, governo, oposição, preto, branco, rico, pobre e inclusive para mim e para você, que não conseguimos fazer deste país, um país melhor! Pense nisso!

        • vem cá,no Brasil existe democracia,vocès estâo em qual Pais,nâo sejam alienados……..PAIS DA CORRUPÇÂO,DA IMPUNIDADE…………

          • Antonio, sua pontuação é difícil de entender. Do que entendi, você acredita que Democracia não combina com Corrupção e Impunidade, entretanto, é possível viver numa Democracia que tenha os dois, onde apenas fica garantido teu direito de lutar para reduzi-los.

          • E também da falta de Educação pelo visto, Sr Antonio. Lamento, não dá para concordar com a humilhação do povo brasileiro em rede mundial, mostramos ser um povo extremamente ignorante, estou vermelho até agora.

          • Isso aí ANTÔNIO.
            … já que estamos falando em ” … branca”, queridos não sabem o que estão falando. Já vivemos uma DITADURA BRANCA ou se preferirem PSEUDO DEMOCRACIA em que pessoas também são afastadas do convívio ou alijadas dos seus postos funcionais, pois suas verdades não convém aos seus planos. A história vai contar. Aguardem.

        • ainda bem que hj temos as redes sociais para não ficarmos reféns da mídia que, em nome da dita liberdade de imprensa, só dá voz para a elite branca e conservadora.

        • Infelizmente a interpretação de educação cultura e conhecimento no Brasil estão mal feitas, pensam so porque estão frequentando a escola e trazendo diplomas ja sao educadas e nao precisam respeitar os outros nem seus representantes. Isso se chama em meu entender analfabetismo em nivel superior. Parabens Roberto Vidal

        • Esta elite brasileira sempre foi e continuará sendo calhorda. Não gosta de ver um governo trabalhando pela igualdade do povo. Fica incomodada ao ver um pobre no aeroporto, num carro próprio, numa universidade e não sendo seu escravo.Está ligada aos partidos: PSDB e DEM. Eliana

        • Sou uma senhora de setenta anos, descendo de Italianos ; Que veiram para o Brasil em 1917 ,que trabalharam na terra , subistituindo os escravos , que ajudaram esse pais ser oque é hoje ;Democrata ; só que ; infelismente é a elite , que trapaceia e rouba ;nós não somos milonários ; mas todos nó temos casas ; carros ; terras que produzem , para matar a fome dessa elite Branca ; como disseram .;não estou fugindo do sentido dos comentários não ; Só quero dizer que realmente , o preço não permitiu que gente pobre , pudesse ir nos estádios ; nem por isso a maioria féz oque fizeram no campo ;o povão comemorou nas ruas , onde é livre para se manifestar , desde que em ordem ;quanto aqueles que não estão satisfeitos com a presidenta vem ai as eleições ;;; porque não se candidatam , quem acha que pode governar esse pais que ;;;;tem estado moior que muitos paises ;;; Nós somos o pais mais rico do mundo , temos de tudo ; mas infelismente ; tem a banda PODRE :mas agora vamos ao que interéssa ; A copa ; e se DEUS quizer séra nossa .

          • Há.!e tem maismesmo pobre eu eduquei meus filhos , e eles não fazem oque esses ,olha me falta até palavras , para chamar essa corja que vai pra rua destruir as coisas dos outros ;;;;trabalhem , lutem e vcs. terão na medida do possivel oque as pessõas de bem tem .DESABAFEI . !!!!!!!!!!!!.

      • A democracia elegeu a presidente que esse bando de ignorantes não quer aceitar. Isso sim é democracia, e não, a PresidentA ter que aceitar ser xingada pra contentar a escória burguesa!

        • Foi merecido, e os estrangeiros não são tão burros ao ponto de pensar que brasileiros são sem educação, e sim que estão revoltados com esta pessoa , que não deveria nem ter aparecido no dia da abertura, pois não é digna de ser brasileira e de comemorar com a gente.

      • Mas me perdoe, Alessandra! mas não vamos confundir as coisas… Na Democracia o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes.. O que eu vi no estádio nesse dia, foi uma total e absoluta falta de responsabilidade e de educação do povo por sua Presidente, escolhida pelo voto popular, não se esqueça disso. Além do que, se não estiverem satisfeitos, troquem… terão a oportunidade pra isso. Mas desrespeitar as famílias, as crianças e a própria presidente daquela forma, é no mínimo nojento.

        • SO TENHO ISSO A DIZER SOBRE OS XINIGAMENTOS O MESMO QUE NELSON ‘A maior desgraça da democracia, é que ela traz à tona a força numérica dos idiotas, que são a maioria da humanidade.
          Nelson Rodrigues

        • Com certeza!! Democracia é uma coisa. Desrespeito à autoridade maior de um país, é outro. Foi demonstrado para o mundo, a falta de educação do povo brasileiro, representado por poucas pessoas de baixo nível.

          • Desculpe, não foi mostrada a falta de educação do povo brasileiro como refere e, sim, como diz a Hildergard Angel, a falta de educação da “elite branca brasileira”. Eu sou portuguesa e não tenho essa impressão do povo brasileiro e a mensagem que me foi passada é a de uma “elite” sem noção de proporções que é o que de pior o Brasil produziu até hoje. Uma elite e uma classe média alta cujo padrão de referência e êxtase civilizacional é fazer compras em Miami!
            É uma gente sem educação que não quer saber do Brasil nem de democracia. O povo brasileiro em geral não tem essa postura nem de perto nem de longe!

        • Foi o atestado dado ao mundo que: se a nossa chefe de Estado é tradada por seu povo daquele jeito a verdade é que temos o governo que merecemos! !!

      • Lá, como certeza era a elite branquíssima, mas imunda! Democracia? Democracia vai ser vc ter que respeitar as urnas em outubro. Isso sim é democracia. Aquilo lá é uma cambada de marginal que ainda bem que tem dinheiro para comprar perfume!

      • Rainha das colunistas! TE AMO ! vc sempre está certa e desta vez mais uma vez mostrou que nossa presidenta tem apoio tb na elite intelectual desde pais !a qual vc faz parte !os demais são escórias de uma sociedade injusta e desigual !não nos abate ou impressiona, apenas repudiamos e ignoramos nas eleições ,como é feito a uma década ! linda! bjs

      • Democracia não se mistura com palavras pornográficas de baixo calão. Envergonhado pelo seu comentário. Não sou PT e não voto na Dilma, mas ouvir a minha filha perguntar pq estavam mandando ela tomar no cú foi a pior pergunta que já enfrentei.

      • Alessandra, não é por estar insatisfeita que pode chutar o pau da barraca mostrando tamanha falta de educação. A insatisfação pode ser mostrada em outubro, nas urnas.

      • Alessandra Finozzi, você deveria saber a diferença entre democracia e respeito, mas parece que não sabes. Independente de paixões partidárias concordo com o excelente texto. E a presidente fez bem em não se manifestar, pois não da pra discutir com ignorantes. Eles vão sempre ganhar neste quesito e vamos perder nosso tempo.

      • SOU UMA SENHORA DE OITENTA ANOS E JÁ VI MUITA COISA NESTE PAÍS E POSSO GARANTIR MINHA CARA QUE ISTO NÃO PODE SER EXPLICADO COMO DEMOCRACIA , MAS PURA FALTA DE EDUCAÇÃO , DE BERÇO. ESTA MULHER QUE LÁ ESTAVA FOI ELEITA PELA MAIORIA DOS BRASILEIROS E ESTAVA NO ESTÁDIO CUMPRINDO SUA OBRIGAÇÃO DE ANFITRIÃ . NINGUÉM É OBRIGADO A GOSTAR DELA MAS QUE RESPEITASSEM A PESSOA QUE ELA REPRESENTA NESTE PAIS. UMA VAIA TERIA BASTADO MAS NÃO ERA SUFICIENTE PARA AQUELES QUE COM CERTEZA AINDA SÃO ALGUNS DOS PRIVILEGIADOS DESTE PAIS. TIVE VERGONHA PERANTE OS ESTRANGEIROS DE SER BRASILEIRA. FELIZMENTE ESTES NÃO FALAM PELA MAIORIA ISTO EU TENHO CERTEZA.

      • Então você esta dizendo que em nome da democracia devemos sair por aí xingando todo mundo, vai virar no quê? Ou que não estivermos satisfeitos com alguma coisa, temos que sair quebrando o pau! Você e outros tantos não sabem o que é respeito!

      • Estamos sim num momento de revolta, indignação, mas foi sim vergonhoso a forma como foi dita, poderiam ter usado; Governo, Sistema, Estado, Brasil… mas nao, direcionaram a pessoa física a uma mulher.

        • Ahhh, por favor, já é bem sem futuro essa discussão, agora ressaltar que ofender uma mulher é o pior dos comportamentos é muito machismo! Quer dizer que se fossem ofensas direcionadas a um homem melhoraria a situação? Tenha dó!

          Foi pura falta de educação com efeito manada e pronto. E a presidentE Dilma deve estar muito bem orientada pra ter tido a brilhante ideia de ficar quietinha, porque qualquer coisa que resolvesse dizer só pioraria a situação, a vergonha própria e a alheia.

      • Democracia não significa que todos estão satisfeitos, num país em que os desmandos desta elite branca mandou e desmandou, que esqueceram dos mais pobres dos negros e da grande maioria da população, e que continuam querendo todos os privilégios para si. fica muito difícil agradar a todos. O caminho é duro e a elite branca brasileira privilegiada vai ter que aprendera a dividir, goste ou não goste.

      • Senhora, como fala em democracia, permita-me o direito de descordar de sua afirmação. O estado democrático de direito tem que ser respeitado, não é justo nem correto que se agrida uma pessoa por não concordar com seus pensamentos ou postura, no máximo pode-se expor nosso contraditório e recorrer aos meios legais para corrigir o que não concordamos e se tiver em desacordo com a lei. Jamais por não concordar com seu posicionamento iria lhe dirigir a ofensa que foi dirigida não a Dilma, mas sim a nossa presidente da república, não tenho esse direito.

        • Concordo perfeitamente protestar e criticar sim ofensa e falta de boa educaçao basica e respeito as familias. Erasim a elite financeira e seus convidados da classe media que servem e bajulam esta elite desprezivel….

          Juvenal marques

      • Pelo que eu saiba, democracia nunca foi sinonimo de falta de respeito…..essa elite branca privilegiada não me representa.

        • Falta de educação realmente é o que esses governantes estão fazendo com o nosso país e com o povo brasileiro. Temos que manifestar nossa insatisfação nas urnas, mas sem iludir os mais carentes, com bolsa família, bolsa leite, bolsa tudo…para calar a voz dos que realmente não sabem o que esta acontecendo na política brasileira. Iludem os menos favorecidos, para tentar se reeleger, porque normalmente buscam seus votos dessa forma e não mostrando o que realmente são.

          A elite…o povo em geral já não aguentam mais. Essa manifestação foi o resultado de um governo que não se interessa em investir na educação do seu país!

      • Querida, diga-me quem satisfez a todos. Ou ao menos diga-me como fazê-lo.
        Diga-me, já que sabes este tão perseguido segredo.
        Digaaaaaaaaaaaaaa-meeeeeeeeeeeeee.
        Ou não diga mais bobagens que fiquem a meu alcance.

      • querida a minoria é quem não está satisfeita ,pois esse pais possui a maioria de pessoas que lutam todos os dias para matar um leão e que contam com a ajuda do governo..esses não reclamam , mas…..a Nata Azeda….além de ter muito, ainda não pagam pra entrar em eventos como o da copa…e tiram as vagas dos menos favorecidos nas escolas Federais…bjim no ombro pra vc…

      • elite branca é um conceito, e não estão satisfeitos memso, como disse a danuza leão, uma represente desta elite, “qual a graça de ir a paris e encontrar o porteiro la?”
        é com isso que a elite não se conforma, e era ela que estava la´!

      • Respeite você, que deve fazer parte dela, dessa gente que só quer achincalhar o Brasil e mostrar o que deior ele tem, gente sem vínculo com a nossa bandeira. Ridículo o que fizeram .parabéns Hildegard,concordo com tudo.

        • Eu concordo plenamente.e faço minhas as palavras de Renata e Hildelgard, so acho meus companheiros que o que a Dilma deveria fazer e não fez exatamente por ser a ELITE, se fosse a classe pobre negros indio e etc … com certeza a Policia tinha caído pra dentro com porrada bomba de Gás e outra formas de repreensão, como foi a elite do Brasil que a cada dia deixa bem claro a sua insatisfação pelo crescimento que o nosso pais alcançou dentro destes 12 anos, não vou nem enumerar, basta ele olhar para traz e lembrarem o que era o nosso Pais a 502 anos atrás. De uma coisa eu sei o Verdadeira protesto devemos demostrar é nas URNAS especialmente contra os Deputados e Senadores, que essa elite coloca com o aval do nosso povo que com certeza agora no m^res de Outubro se tivermos vergonha deveremos dar a nossa resposta, expurgando essa corja de Ladrões, que representam eles e não o verdadeiro povo brasileiro. AVANTE COMPANHEIRA DILMA responderemos a essa minoria de apedreutas no dia 04 de Outubro. Um abraço a todos

          • Como vc é inocente. Não vou querer tirar vantagem de sua pouca idade. PENSE !

      • Será? A unanimidade é burra, quem desrespeitou a Democracia foi a elite branca, que deseja certamente a volta dos muitos dias sombrios que tivemos num passado recente e que nunca mais voltem..Amem

      • Até parece que insatisfação autoriza grosseria contra se próprio país. Sim, porque um Presidente da Repúbica é a representação maior do país. Mesmo quando não é eleito, imagina quando democraticamente investido. A Presidência da República é uma instituição nacional. Insultá-la é crime em muitas nações desenvolvidas, a começar nos Estados Unidos.Pode-se criticá-lo, mas não se pode mandar o país tomar…. Os governantes são o ícone mais ostensivo de um país. Obama, nos Estados Unidos, Angela Merkel, na Alemanha, Evo Morales, na Bolivia e Kim Jong-il, na Coreia do Norte. Nem os membros do Tea Party agiriam assim com Obama. Isso é coisa de elitista mesmo. De quem sente saudades da senzala para lhe justificar o sentimento de superioridade. Esse é o lado aprecio nos governos do PT (porque o PSDB não moveria palha para aprovar a lei das domésticas que começa a libertar as escrafas contemporâneas das senzalas que são as celas de empregadas em que mal cabe uma cama, sem sequer a dignidade de uma janela. Mas não estou nem um pouco satisfeito com a condução da economia. Sem contar que ela é a antipatia encarnada. Mas Lula – e ela – finalmente acuaram os órfãos da ditadurta. E é isso que move essa elite agressiva: o sentimento de resgate do esplendor da Casa Grande.

      • Jamais todos vão estar satisfeitos com tudo o que acontece. Devemos observar é se a maioria está satisfeita, e respeitar essa maioria. Como disse o grande Nelson Rodrigues, “toda unanimidade é burra”. E a unanimidade nunca vai ocorrer. O que temos de fazer numa democracia é respeitar as decisões da maioria. E a maioria já decidiu por 3 vezes, DEMOCRATICAMENTE NAS URNAS, em favor de Lula e Dilma. Os adversários de Dilma dizem que o Povo Brasileiro é burro e atrasado por terem votado nela. Será que o Povo votou na Dilma e a elegeu pensando no seu próprio mal? Nas pesquisas eleitorais mais recentes a presidente está com praticamente o dobro das intenções de votos do segundo colocado. Isso de nada vale? Só vale a opinião desse pequeno grupo de revoltados e sem educação?

      • Em qualquer democracia, sempre haverá insatisfeitos. Isso faz parte do sistema. Porém, insatisfação política não justifica falta de respeito e educação.

      • Alessandra, ainda bem q reconhece ser uma democracia, se fosse uma “ditadura” como pateticamente repetem todos aqueles que se espelharam naquela corja pseudo-rica presente no estadio, vc e eles estariam todos “desaparecidos” nesse momento. Abraços.

      • Nem Jesus satisfez, ou satisfaz, a todos (as)! Portanto jamais será possível que um governo, em qualquer parte, do mundo, o faça. Em, assim, sendo, é uma minoria, retrógrada, reacionária, e desinformada sobre os avanços do Brasil, ou despeitada em relação aos mais carentes que resolveu tornar pública a sua arrogância, e descontentamento.

        É uma minoria, sim! E que não sabe separar o sentimento patriótico, e os interesses polítoco-partidários.

        Todos com Dilma, em 2014! E adiante!

      • O povo brasileiro é politicamente analfabeto. Não sabe o que é uma Democracia muito menos uma manifestação para revindicar seus direito na hora e no lugar certo. Se ela foi eleita e porque teve a maioria dos votos da população.

      • Unanimidade nem JESUS consegue, imagine uma Presidente. Mas a atitude é no mínimo desrespeitosa ao povo brasileiro, pois ali não está somente a Dilma que muita gente admira e respeita, mas o próprio país.

      • Me poupe com seu comentário querida Alessandra, democracia para você é Isso, você não entende nada de política.
        É uma ignorante!

      • Alessandra, primeiro, você precisa abrir sua cabeça para entender o outro lado, se tiver honestidade. Segundo, entender dinâmica de grupo, grupos, e em especial torcidas, são irracionais. Um fulano começa a gritar: Dilma Vai Tomate Crú, o vizinho acompanha, daqui a pouco todo o estádio está gritando, sem significar o menor posicionamento político, simples curtição de torcida, que era, de fato, formada majoritariamente pela Elite Branca.

      • A democrazia é um espaço livre aonde cada um se exprime com a própia imagem de como deve se viver: Uma presidenta de uma nação que se exprime neste modo depois de um comportamento “barbaresco” típico de arena romana a favor dos leões!: “Quero dizer agora, com muita tranquilidade e segurança, mas também com uma forma serena. Vocês podem perceber eu não me abato, não fico deprimida, posso ficar triste, Acho que todos nós sabemos que devemos ter o perdão sempre. Perdoar não é esquecer, não é discutir, não é aceitar que isso se repita, ou compactuar. É não deixar que ele deixe o seu coração com ódio. É esse veneno que não podemos deixar entrar”, disse Dilma. Uau! Mesmo não sendo completamente de acordo com seu plano de desenvolvimento econômico. Sinto um grande respeito e pena por Dilma. Que foi vaiada próprio por aqueles que querem este tipo de desenvolvimento econômico. Com isso, me pergunto… será que realmente todos os brasileiros estão em sintonia sobre os valores pelos quais combaterem? Estes torcedores que estavam no estádio, se realmente fossem indivíduos de valores! Deveriam ter-se privado dos próprios lugares na arena a favor dos seus valores cívicos pelos quais covardemente protestaram com vaias. Será, que este povo é realmente consciente? A cada dia que passa não me sinto brasileira, mas sim, parte de uma nação de pessoas que não precisam se identificar através de uma nação geográfica limitada por mesquinhos mecanismos. Vejo no planeta inteiro, pessoas que morrem sem saber o porque ou do quê. Sofrimento de mães, pais e filhos que se despedem desesperados. Fome, sede e violência. Será que naquela vaia, naquele estádio havia um mínimo dessa dor? Será que aquela vaia era composta 100% de pessoas que respeitam os direitos dos seus empregados? Pessoas que pagam seus impostos? Pessoas que não ignoram um carente na sua porta? Ou talvez somente esta vaia represente um atávico senso de poder , típico de “Bands”, “Clãs”, “Cosche” , “Religiões”, Exércitos…. Que quando se sentem fortes por ser maioria em um espaço delimitado… atacam com ferocidade! Que o Brasil esteja ainda longe de ser uma nação com direitos humanitários reconhecidos e aplicados, é uma certeza. Mas o que cada brasileiro (com um ou quatro carros
        na garagem, os filhos na escola, no balcão de atendimento publico, médicos, enfermeiros, artistas, tios, mães, pais…) não faz ou faz, para que isso seja realidade é também uma certeza. A hipocrisia é uma certeza, o vitimismo é uma certeza, racismo é uma certeza… Imagino que ao menos 50% dos presentes naquele estádio tenha acesso a internet e a sua rede informativa. E por livre escolha fazem parte daqueles 200 milhões que visitam um site de uma “Popstar” rebolando. Ou que procuram o melhor preço! E ignoram sites que discutem questões sociais e que revelam realidades inconvenientes. Pessoas que querem se distanciar da origem pobre do seu passado e da pobreza do seu presente, vaiando com os polegares virados para baixo! Retornou-me em mente a imagem de pais e cidadãos na região de Recife (PE) que devolveram no dia seguinte os objetos saqueados de lojas em um dia de caos… Este fato me levou a uma definição: não é pobreza o mal a se combater. Mas sim, a riqueza obtida com a pobreza. Aquela vaia para mim ressonou como um eco para quem a realizou.

      • “Se todos estivessem satisfeitoS.”
        Não há como todos ficarem satisfeitos, darling. Se o povão passa a ter direitos e para de trabalhar em troca de um prato de comida, isso consequentemente fará essa tal elite branca ficar raivosa. Eles falam de “bolsa esmola” com tanta raiva, porque eles é que queriam dar esmolas em troca do suor do povo.

        • Dilma é a representante do nosso país, eleita pelo povo. Democracia é fazer valer o que a maioria quer, e, a maioria, elegeu Dilma.

          A presidente tem razão quando diz que o povo não se prestaria a esse papel. Realmente!!! O povo brasileiro jamais faria isso!!!

          Esse bando de miseráveis que proferiram esses xingamentos a nossa soberana, cultivam uma suposta indignação moral tão falsa, quanto seletiva. Muito cômodo, não??? Reclamaram, contudo, estavam lá, presentes!!! OS HIPÓCRITAS E SUAS VIDINHAS SEM PECADOS.

      • Fácil e rasa essa opinião.
        Cresce e amadurece sua cidadania como brasileira. Insatisfeitos (as) é retórica de cidadãos (as) infantis. O se tem sido construído por outros adultos insatisfeitos? Continuam burlando com o jeitinho brasileiro os princípios da regra fundamental da democracia: o respeito ao outro.
        O dia que fizermos em nosso cotidiano o que não gostaríamos que fizessem conosco, acredite que votaremos melhor nas urnas para representantes.
        Insatisfeitos (as) é choro de gente acostumada com rédeas curtas impostas pelos capitães do mato do Brasil Colônia.

      • Dilma é a representante do nosso país, eleita pelo povo. Democracia é fazer valer o que a maioria que, e, a maioria, elegeu Dilma.

        A presidente tem razão quando diz que o povo não se prestaria a esse papel. Realmente!!! O povo brasileiro jamais faria isso!!!

        Esse bando de miseráveis que proferiram esses xingamentos a nossa soberana, cultivam uma suposta indignação moral tão falsa, quanto seletiva. Muito cômodo, não??? Reclamaram, contudo, estavam lá, presentes!!! OS HIPÓCRITAS E SUAS VIDINHAS SEM PECADOS.

      • Nada justifica a baixaria a que esse grupo chegou. Nem o ódio, nem o desespero ante a derrota nas urnas. Desde a década de 1950 acompanho os acontecimentos políticos, mas nunca vi um grupo desesperado descer até esse ponto. Talvez cada um deles seja acostumado a ouvir em casa o que disse no estádio.

      • Democracia virou a desculpa para grosseria… quer fazer valer o que acredita ser sua verdade? Argumente, em voz baixa ou normal. É letrado? Publique um blog, em revistas, em sites, em jornais. COM EDUCAÇÃO. Vote no seu candidato, faça campanha para o que está de acordo com seus valores. Antigamente gente de valor não se permitia falar palavras de baixo calão, ainda mais a uma autoridade, ELEITA DEMOCRATICAMENTE, mãe e avó. Falta de noção!

      • Em qual país no mundo existe uma população plenamente satisfeita com seus governantes. Para o bem da humanidade não existe unanimidade.
        Há 70 anos acompanho a politica no brasil e mundo afora. Aqui, no Brasil, qual governo fez tanto para o Brasil e para os brasileiros como nos últimos 12 anos?
        Para responder essa questão, gentileza pesquisar as estatísticas que aí estão disponíveis a quem interessar possa.
        O brasileiro deve estar sempre atento a uma “IMPRENSA FASCISTA, CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA”. Gente que quer a todo custa manter seus privilégios. Logicamente, mantendo um governo neoliberal que os protege, eximindo-os de impostos e por outro lado, omitindo os crimes praticados pela direita. Veja os crimes praticados contra o país nos anos 1995 a 2002. Leia os livros: “A PRIVATARIA TUCANA”; “O PRÍNMCIPE DA PRIVATARIA”; e, “OPERAÇÃO BANQUEIRO”, autores: Amaury Ribeiro Jr; Palmério Dória e Rubens Valente, respectivamente. Dos 45 escândalos, nenhum processado, nenhum julgado, nenhum preso.
        REALMENTE, O BRASIL NÃO FOI, NÃO É, E ESTÁ LONGE DE SER UM PAÍS SÉRIO. Processar, julgar e prender só quem é da esquerda, da direita? jamais.

      • Democracia e boa educação são duas coisas distintas. Elite branca ou pobreza negra, se tem bons princípios, reagem da mesma forma em qualquer situação.

      • Isso não é democracia, é falta de educação.
        Aliás, por que você não aproveita os incentivos do governo para estudar um pouco, principalmente História?

      • A SUA INSATISFAÇÃO VEM DE QUE MOTIVO.
        A SUA POR CERTO DEVE PORQUE O GOVERNO DESTINA MAIS VERBA PARA OS POBRES DO QUE PARA SUA CLASSE SOCIAL.

      • E quem não o está se não a elite branca que perdeu privilégios como o de ter duas ou três escravas a baixo custo? Quem se não esta mesma elite que tem que sentar-se ao lado de negros e favelados nos bancos das universidades e nas poltronas das aeronaves? Os que não puderam pagar ingressos, em sua maioria absoluta, são contra este tipo de agressão e votam em Dilma, como eu, que sou branco, em 2014!

      • Para vivenciar uma Democracia e um Estado de Direito é preciso antes ter “boa educação”, e respeito às instituições e a qualquer outro cidadão!

      • “se todos estivessem satisfeitos” – quanta “ingenuidade” Alessandra!
        Onde você já viu ficar satisfeita uma elite invejosa, egoísta, petulante, burguesa, aristocrata e mal educada, quando vê dezenas de milhões de pessoas saírem da faixa da pobreza e ocupar posições mais confortáveis, – o que ela, a elite, jamais deixaria acontecer (se ainda estivessem no governo)?

      • A DILMA NAO DISSE QUE ESSA FOI A COPA DA INCLUSAO? ENTAO NAO ERA SÓ A ELITE QUE ESTAVA E XINGOU, FOIA ELITE QUE VAIOU A DILMA NA COPA DAS CONFEDERAÇOES?

      • Realmente estou embasbacado até agora, não sou partidário de nenhum lado nem muito menos satisfeito com o mandato de nossa presidenta, mas o que esperar de um país cujo a falta de educação para com uma autoridade além de ser uma dama vêm do coro daqueles que tiveram os melhores colégios e faculdades para se empenhar na construção de um país mais digno, esse coro elitizado de pessoas que sentaram gratuitamente naquela arquibancada e usaram palavras chulas sem respeito à famílias que lá estavam não me representa, a Globo não transmitiu o ocorrido e pela primeira vez sou obrigado a concordar com o canal mesmo que digam que foi por manipulação da realidade, eu como educado que sou prefiro achar que foi por bom senso e respeito a todos que os telespectadores que assistiam a transmissão pelo televisor em suas casas.

      • Mas essa mesma elite vaiou o Hino Nacional Espanhol na final da Copa das Confederações.
        Desde de o descobrimento do Brasil o país é governado pela Elite branca que sempre explorou, escravizou , roubou, e continua roubando os brasileiros.O que são as tarifas bancários senão ROUBO dentro da lei.Quem sonega e corrompe os políticos, são os donos do capital.
        Talvez você esteja muito mal informada, porque os três últimos governos fizeram em 11 anos o que os outros levaram 100.Construíram 365 escolas técnicas e 18 universidades.FHC não construiu nada, só destruiu, só vendeu.Proibiu, inclusive , de se construir escolas técnicas.
        o Brasil não se resume a Rio e São Paulo.Tem mais de 5 mil municípios.Mas a elite só olha entorno do próprio umbigo.

      • Cara Alessandra, terei que me valer de um clichê para lhe responder: “nem Jesus conseguiu agradar a todos”. Mas o que se mostra no momento é a inconformidade dos abastados agradados durante 500 anos verem a mudança de foco para os degredados durante 500 anos.

      • Respeito começa se dando. A elite branca podre pede respeito mas não dá. Não sabe, não aprendeu na sua própria familia.

      • Alessandra,
        Nunca em nenhuma democracia do mundo TODOS estarão satisfeitos, querida. Isso não existe nem em Utopia. rs
        Mas oposição com xingamentos, com falta de respeito não pode ser admitido nunca. E lembre-se esse povo q tava tendo a oportunidade de aproveitar uma Copa no seu país, na sua cidade, foi responsabilidade do governo que ela faz parte desde 2003.
        abs

      • Mas pq não é elite branca??? Por acaso um assalariado tem condições de comprar um ingresso a 1000 reais? Fala sério ae!!!

      • A democracia tem feito absurdos nesses país, já dizia um grande sábio “Liberdade quantos crimes a humanidade tem cometido em teu nome”
        A educação vem do berço e não da escola, na escola encontramos muitos educadores que de educado não têm nada. É muito bom ganhar, mas, clássico mesmo é saber perder, coisa que os ricos não sabem.

      • É difícil que todos estejam satisfeitos, mas se a maioria não estivesse, Dilma não teria sido eleita e não será reeleita, é isso que chama democracia e não vaiar a presidenta eleita legitimamente.

      • A democracia deverá ser sempre respeitada, o que não se pode aceitar é que a insatisfação de uma pequena minoria sobreponha a vontade da maioria esmagadora. Manifestações realizadas por 1000 ou 10.000 pessoas, não podem ser vistas como legitimas num pais com 198 milhões de habitantes. Democracia é respeitar a vontade da maioria!

      • Respeitar o que? sabes lá o que é democracia!!! vandalismo moral é espetáculo podre, tanto quanto quem ainda reluta em ter esse direito em nome de democracia. Que asnice.

      • Os romanos colocaram,como suporte da DEMOCRACIA,as palavras LEI E ORDEM.Que ninguém me venha usar,levianamente a palavra DEMOCRACIA para justificar um ato moralmente ilegal e de extrema desordem social.

      • Se todos estivessem satisfeitos, TODOS teriam se manifestado , o que não foi verdade.
        Durante 500 anos o Brasil foi governado pela elite e para a elite, senão as coisas não foram teriam chegado ao ponto que chegaram.

      • Pois é, parece que os insatisfeitos são poucos mesmo, só aqueles que conseguiram os ingressos pagos pelos patrocinadores.

    • Já era esperado – uma chefe de estado não fez nenhum pronunciamento na abertura. Entrou quieta, por que seria? E o pronunciamento dela na noite anterior? Foi para qual país? Porque o que a classe média vive, é muito diferente deste que ela disse existir. Engarrafamento para todos os lugares que se vá. Hospitais degradados e leitos sem infraestrutura. Escolas de faz de contas – computadores que não funcionam. E os BRTs que são inaugurados operando pela metade, vide o que liga a Barra ai aeroporto ainda em obras e etc… é só dar uma volta na periferia das grandes cidades e verificará que o país da Dilma é diferente da classe média. E as mentiradas dos depoentes das CPIs do congresso, é chamar a classe média de idiota e outros adjetivos. Será que a classe média tem que ficar quieta e achar bonito o discurso que está longe da realidade? Quando a classe média é agredida verbalmente, o que deve ser feito?

      • Você Francisco nem se identifica. Pelo seu comentário deve ter sido um dos desprezíveis que proferiu merda. Inescrupuloso e sem caráter.

      • Francisco, meu xará no nome, mas não passa de mais um enganado pelo complô das grandes mídias ressentidas pelas perdas de verbas públicas de propaganda, pulverizadas pelos meios nanicos do interior. A Dilma é a grande costureira que fez este novo país chamado Brasil. Apesar de você, vamos nós, o Brasil, adiante. Os cães ladram, a caravana passa.

          • Francisco, como citou o Marcos, vc é um descontente, um merda que fala e deve fazer muita merda. Idiotas, repito e acrescento, idiotas e bandidos como vc fizeram o que este país foi até 2002. Vc provavelmente é muito burro (e põe burro nisso, quase um retardado) ou muito esperto. Burro porque acredita nos que querem voltar ao poder e continuar o que estava bom para eles e esperto pelo mesmo motivo – e vc é um deles. Vá para o inferno que te carregue!

        • Vejo tantos comentários aqui horríveis. Engraçado, o povo está escaldo com a corrupção nesse país, onde vemos pessoas indignadas com as notícias das mídias e querem tampar o sol com a peneira. Só me respondem uma coisa: É legal uma presidenta emprestar dinheiro para outro país sem passar por todo o processo e ainda deixar o povão sem escolas descentes, sem saúde, sem segurança? É normal isso? Alguém aí pode responder?
          Outra coisa esse pessoal que soltou os palavrões de classe média, não precisam do SUS, nem das escolas decadentes , então porque eles fizeram isso. Eu também sou contra a falta de respeito com nossa presidenta ainda mais diante de todo mundo.. Isso foi muito constrangedor . Mas quero dizer que O PT já deu o que tinha que dá, por toda corrupção entre eles, do partido. Desde o início , já vimos nosso dinheiro ir para cuecas de uns e para contas em ilhas paradisíacas. Nunca vi um partido que cometesse tanta corrupção e aí está a história, ninguém viu, ninguém sabia, neguinho assinava documentos sem ler para ferrar com uma nação.. Espero que isso tenha um final feliz e que sabemos que por trás de todo o comportamento desse partido la vem chumbo.

        • A caravana realmente passará!.. A partir de 2015 essa corja que está encastelada e mamando no poder será desalojada de lá!.. Papuda nelles!..

        • Dilma, ex assaltante de bancos, ( e de residências tb , governador adhemar de barros soube bem disso na época , )sequestradora , assassina , ( Mario Kozel Filho que o diga ), que supostamente estava lutando pela democracia com seus grupos terrorista , na qual era uma das líderes ( VPR , COLINA , VAR-Palmares) mas na verdade queria instaurar o comunismo nos moldes de Cuba, vem querendo dar exemplo de alguma coisa, se não fosse a lei de anistia era para ter puxado 30 anos de cadeia. SR Lula, o cara que era o chefe do mensalão mas dizia ( não sei de nada ) e agora somente agora começa a ser investigado, o cara que publicamente elogiou sugeriu que as FARC ( terroristas/criminosos ) da Colômbia se tornassem partido para concorrer ao governo, que inclusive já foi investigado por receber em sua campanha dinheiro deles ou seja, proveniente do narcotráfico, esses dois ai que perdoaram dívidas de regimes autoritários de países africanos em que seus presidente já foram acusados de crimes contra a humanidade, esse partido que arrumou um jeito de doar dinheiro dos nossos bolsos para CUBA com esse famigerado mais médicos ( é gasto 10 mil por médico, 7 mil vai direto para o governo castro e somente 3 mil para o médico, que alias alguns tem desertado por acusações de condições de trabalho analogo a escravidão ), alias essa familia castro vive num luxo incomparável enquanto o povo se f… só ir a cuba e ver as condiçoes … Dilma, Lula, vão !@#$%

        • Nunca ouvi falar de vc… mesmo pq nao me perco em futilidades… so tive o conhecimento da sua pessoa pq alguem compartilhou seu comentário PTista em minha rede social… Não é apenas a burguesia e sim todo o povo brasileiro que está indignado cm esse governo, os únicos contentes são pessoas que compartilham de doação do governo através das ” bolsas da vidas” e de pessoas como você, quw tenho certeza que faz parte da burguesia branca que se referiu, mas que tenho certeza que recebe algo parecido com as bolsas dos 30 milhoes de pessoas que vendem seus votos e com isso elege nossa presidenta… lamentável essas pessoas que acham q o Brasil esta bem…

        • Pois é Francisco, infelizmente o povo tem razão… é preciso EDUCAÇÃO, só não entendem ( e nem pode) é que é da educação que eles não tem, daquela que vem de casa, que independe de ter ou não um estudo. Esses mal-educados que são capazes de querer ridicularizar o seu país, devem ser os pobres de espírito, que estão sendo manipulados pela “grande mídia”, quem sabe até recebendo ou “trabalhando” para eles, e ainda quem sabe até causando esses vandalismos pelo país. Apenas um registro: não consigo esquecer da vergonha que senti no Maracanã, no Pan, quando vaíaram nosso presidente. No entanto, foram mais quatro anos.Quem sabe…

        • Ou como diz o grande Mário Quintana em seu Poeminha do Contra:
          “Todos estes que aí estão
          Atravancando o meu caminho,
          Eles passarão.
          Eu passarinho!”

      • NÃO PRECISA FICAR QUITA COMO NÃO PRECISA TAMBÉM USAR DE BAIXARIA PARA MANIFESTAR INSATISFAÇÃO!!!

      • Meu Caro,
        Tu te lembras quando há 12 anos atrás o PT recebeu este governo? Tu te lembras da falência, praticamente decretada, da classe média? Tu estás te remetendo à classe média alta? Eu não estou entendendo. Pelo menos reconheces que a classe média voltou e ainda nasceu a chamada classe média C ? Não, não é? Não aguento mais as pessoas que insistem em enxergar somente o seu quadrado. O teu? Deve ser bem pequenininho como pequeno é o teu espírito!

        • Cara Rosana, você está esquecendo somente de uma coisa. De lembrar-se que em toda a história, nunca vimos se quer falar de tanta corrupção, tanto assalto, tantas lambanças e talvez por isso continua a defender o PT. As pessoas que são contrárias ao seu ponto de vista, não são piores ou melhores que você, independente do quadrado que você diz. Talvez o quadrado de alguns sejam bem maiores que o seu quadrado. Não subestime a inteligência das pessoas , por não concordar com as corrupções absurdas do seu partido.

      • De qual classe média você está falando, Francisco-que-apóia-a-baixaria? Dos 30 milhões que chegaram à classe média graças a Lula e Dilma é que não é! Deve ser daquela classe média ressentida porque agora a faxineira tem carro e os filhos dela frequentam a mesma faculdade dos filhos deles! O que você e essa gente merecem é muito mais do que devolvermos o palavrão que você justifica cinicamente. É darmos o troco reelegendo a Dilma e deixando vocês loucos de raiva!

        • Você pode até defender o Governo Sensacional realizado pelo Ex-Presidente Lula. Mas dizer que a Dilma deu continuidade as maravilhas de seu antecessor é querer tampar o Sol com a Peneira. Não estive num estádio proferindo palavras chulas assim como também sei da indignação da maioria da população que tem possui uma maior escolaridade e podem interpretar os dados políticos, econômicos e jurídicos desse país. Respeitar a opinião do próximo é a base da democracia.

          • O bom da democracia, caro David, é que mesmo com toda a escolaridade que você tem/possui, o seu voto vale o mesmo do que o seu porteiro e acredite, o Brasil tem muito mais porteiros (que melhoraram muito de vida nos últimos 12 anos) do que sujeitos do seu gabarito, “estudiosos” de dados políticos, econômicos e jurídicos. O problema de tipos como você é que mesmo toda sua “escolaridade” não lhe dá discernimento suficiente para compreender que o Brasil é muito maior que o seu condomínio, repartição (sou capaz de apostar que você é daqueles funcionários públicos, que brada contra os gastos do governo) e ciclo de amizades. Ainda bem que seja assim, pois isso nos garantirá mais vários anos de governo do PT.

          • Como respeitar a opinião de quem não tem respeito pelas pessoas, e se julga no direito de sair proferindo palavrões?

        • Com certeza, quem elogia a Dilma não utiliza o SUS, não utiliza o transporte público, não mora na periferia. Não recebo bolsa. Acordo às quatro e retorno às onze horas toda noite. Trabalho honestamente e ganho o meu salário, que no final, não vale a pena. Não sou classe A, B ou C, sou um brasileiro que sugere a todos vocês fazerem o meu dia a dia. Antes de agredir, de julgar, se coloquem no lugar do outro, quem quer que seja. Números e estatística são manipuláveis e não se comparam a realidade. Corrupção existe em qualquer partido, qualquer época, qualquer país. Será que o Pt conseguiu roubar mais mesmo ou a oposição conseguiu descobrir mais falcatruas? Acho que as duas coisas. Mentiras são ditas a cada discurso. É hora de pensar no todo, e não no seu quadrado? Bem, o meu quadrado é o que sei, o que habito. E ela está muito ruim… Em quem votar, eu não sei. Mas, com certeza, não será neste atual.

          • Colocação perfeita Eduardo. Quem fala que está satisfeito e fala que está tudo perfeito nesses 12 anos de governo petista não utiliza os serviços básicos públicos (saúde, educação, transportes). Não faço parte da elite branca, e sim da classe média massacrada por esse governo nefasto, que gasta bilhões com obras faraônicas. Não sou PT, muito menos PSDB, PMDB e etc…. Sou um brasileiro, sem partido político, apenas indignado com tantos desvios de dinheiro público, dinheiro esse que eu contribuo pagando os impostos devidos como pessoa física e jurídica. Sou um brasileiro indignado por ver os condenados pelo maior esquema de corrupção já descoberto nesse país, pedirem prisão domiciliar, alegando doença. Pra roubar não estava doente mas para cumprir a pena a que foi CONDENADO, não pode, tá doente. Sou um brasileiro indignado por um STF tendencioso, por um Congresso onde poucos dignos de serem votados. As vaias e os xingamentos sairam do tom, mas foi um grito dessa parcela da população que faz esse país crescer, que cria empregos, que paga impostos e não fica esperando esmola do governo.

          • Eu uso o SUS, uso o trasporte público e sei que os problemas desses sistemas não vieram com esse governo. E sim tenho meus elogios pois embora tenha muito a mudar e melhorar e a combater, fez uma diferença em relação aos demais. Ainda é pouco e cheio de concessões – talvez esteja muito ruim para vc, para mim também, mas muitas familias tiveram acessos nunca antes visto na história dese país. Uma classe antes totalmente isolada passou nessa geração a ter acesso a universidade – e isso daqui a alguns anos fará uma diferença ainda maior. Crianças que precisavam trabalhar para completar os salários da familia passaram a ser obrigadas a frequentar a escola e seus pais terem condições de gerir isso. Também trabalho de sol a sol e penso que não estamos bem, mas ja estivemos muito pior.

          • Eu não acredito que essa pessoa seja classe D, nem pensar, e outra coisa quem é responsavel pelo SUS em Sampa é o governo do estado, que esta terceirizando o HC, e assim os pobres como voce vão se ferrar se é que por esta grafia voce seja mesmo pobre kkkk

          • Perfeito Eduardo! Eu sou uma das milhões de pessoas que um dia já votou no PT e promete nunca mais cometer o mesmo erro! Mensalão, petrobras e outros absurdos. Sou brasileiro e não desisto nunca.

          • Muito simples vote nessa direita que a cada momento tem demostrado sua insatisfação com o pouco mais importante a avanço das classes que sempre foram humilhada nesse nosso PAIS, e continua porém com varias melhoria como na moradia, nas faculdades e etc…

          • entendi sua loucura, quem vota no PT anda de avião e de limousines, tem convênios médicos e não sabem o que é o SUS,,, dá licença, volta a uns 15 anos atras e vê direito o que você falou , ou então amigo, vota no retrocesso , seja feliz e cala-te depois….

          • Disse o suficiente, Isolda! resta saber se o nível de compreensão da turma vai atingir! Também utilizei o SUS e, eventualmente os transportes públicos, pois pra mim sai mais em conta ir de carro até minha lojinha aqui no Rio. Qualquer pessoa sabe que os serviços são carentes, mas também têm que saber que não são da esfera federal estes serviços. São das esferas Estaduais e Municipais. fiquei internado por 30 + 15 dias no H. M. Miguel Couto e foi excelente todo o processo, desde cirurgias até o acompanhamento ambulatorial.

          • Perfeita colocação Eduardo! Estava assustada com os outros comentários. Todos falando em democracia e educação, mas a maioria respondendo com grosserias as opiniões contrárias. Concordo quando falam de 12 anos atrás, realmente no início do Lula na presidência as coisas melhoraram (pior que estava também era difícil), MAS do mesmo modo, HOJE em dia as coisas também mudaram. O caminho não se seguiu o mesmo de 12 anos atrás, nem o Lula é o mesmo gente! As idéias e a trajetória mudou e é isso que devemos pensar.
            (Lula= leia-se PT).

        • Roberto Vital

          Você tem toda razão, mas onde fica nossa responsabilidade ?Precisamos fazer campanha, Dilma precisa ganhar. Ela precisa de nossa força. Vamos responder esta vaia com reeleição da Dilma, vamos lá meus amigos, não podemos perder mais tempo.

      • Eu apoio a vaia mas não os palavrões.
        Só q depois de ler o quanto vc foi ofendido logo abaixo, apenas por estar revoltado (e com toda a razão do mundo), só posso dizer q esse povo hipócrita tem dois pesos e duas medidas mesmo!

      • Faça o seu protesto nas urnas, mas não mostre a sua falta de educação para o mundo. Independente dela estar certa ou não, o que fizeram foi muito escroto. Me deu vergonha.

      • Ué? Mas não era justo esta classe que criticava o bolsa família a dizer que temos de andar com as próprias pernas, aprender a pescar? Então por que não trabalham e pagam hospitais, escolas e segurança de qualidade? E mais, antes de tudo pesquise de quem é a competência para administrar os serviços públicos da sua região que você critica. Jogar o ônus inteiro na presidenta é esquecer que também existe prefeito e governador.

      • Vergonha alheia quando alguém reclama que o governo federal deixa de providenciar o que é de responsabilidade dos Estados e dos municípios… Que tal pesquisar?
        Interessante, também, é quando se diz que a classe média vive pessimamente e para comprovar essa tese recomenda-se uma “volta nas periferias”.
        Francisco, complicado, hein?!
        Concordo com o teor do texto. Só observo quanto ao trecho “se a elite é assim tão baixa, como agirão os iletrados, os desfavorecidos, os que não tiveram acesso à instrução e a uma boa formação no Brasil? Devem ter pensado os mais de um bilhão de estrangeiros que assistiam à transmissão direta da abertura da Copa do Mundo”: só a própria elite brasileira pensa que tem uma boa formação ou que é melhor que os demais cidadãos. Ninguém mais compactua com esse pensamento. Nem aqui nem lá fora. Bem pelo contrário, aliás.

      • Concordo, a presidente parece que estava esperando essa
        atitude, pois se esquivou do microfone…e também pela situação em que estamos vivendo, de calamidade…na saúde, educação, segurança e principalmente a CORRUPÇÃO!!!!

      • Concordo com você, Francisco. Quando a coisa é contra eles, ficam cheios de mimimi. Mas mentir e tripudiar sobre o povo pode. O PT devia ser processado por falsidade ideológica e propaganda enganosa.

      • FRANCISCO, A MELHORA DO PAÍS, NÃO DEPENDE SOMENTE DA PRESIDENTA NÃO, DINHEIRO, VERBA, RECURSOS ENTRAM SIM, VC DEVERIA DAR UMA OLHADA NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA E ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO SOBRE AS VERBAS QUE OS MUNICÍPIOS RECEBEM PARA MANTER-SE SÓLIDO. SE NÃO TEMSO HOSPITAIS E ETC, É PORQUE SOMOS NÓS OS CULPADOS, QUANDO NÃO PARTICIPAMOS DA POLITICA PÚBLICA NAS REUNIÕES E NÃO GRITAMOS PELOS NOSSOS DIREITOS. O PAPEL DA PRESIDENTA É DAR SUBSÍDIOS PARA O AVANÇO DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS, INFELIZMENTE TEMOS UMA CAMBADA DE DEPUTADOS E SENADORES QUE NÃO TRABALHAM PARA O BEM COMUM DA SOCIEDADE, POIS QUANDO UM MUNICÍPIO PRECISA DE UM HOSPITAL, ELES VEM COM A SUGESTÃO DA CONSTRUÇÃO DE UM PRESÍDIO, PRECISAMOS DE PRESÍDIO TAMBÉM MELHOR SERIA SE NÃO PRECISÁSSEMOS. MAS A NOSSA PRIORIDADE É A SAÚDE E A EDUCAÇÃO. ENTÃO OS MAIORES RESPONSÁVEIS SÃO OS DEPUTADOS QUE AO INVÉS DE TRABALHAR PELA SOCIEDADE, FICAM INVENTANDO E ASSINANDO MERDA ( LEI DA PALMADA ) PARA ENGANAR E MOSTRAR SERVIÇOS INEXISTENTES. NÃO QUE EU APOIE O ESPANCAMENTO, MAS HOJE OS PAIS NÃO TÊM MAIS DIREITO SOBRE SEUS FILHOS. E QUANDO ELES SE DESVIAM PARA O MUNDO DA DROGA, DO CRIME, AINDA DIZEM QUE A CULPA É DOS PAIS, QUANDO AS AUTORIDADES COM TODOS OS DIREITOS DÃO OUSADIA E LIBERDADE PARA ESSES ATOS E INFRAÇÕES.

        • Penso como você. Já trabalhei em serviço público e vi verba da saúde sendo desviada para outros fins no município.

          • NO MUNICÍPIO, você disse! Dilma não é sua prefeita, senhora!

          • Marlene, só depois que postei eu li o comentário ao qual comenta! Então corroboramos o mesmo pensamento, me parece!

          • O desvio de hospitais ocorre pela máfia de branco. Uma elite que sempre estudou em bons colégios, fez universidade paga, passa em concurso, e vai roubar porque quer recuperar o dinheiro e manter o status, quer morar em condomínio de luxo.

        • Realmente é impressionante a falta de educação desse grupelho. Importante frisar que isso aí não é o povo brasileiro! Por duas razões: primeiro por que a maioria dos brasileiros tem educação e sabe respeitar as autoridades, mesmo que não concorde com elas; segundo porque o Povo brasileiro, na sua grande maioria, como de resto todo o País, teve melhoras muito significativas nesses 11 anos e meio de Lula e Dilma. E já demonstrou sua gratidão em 3 eleições, dando a Lula em duas eleições e a Dilma em 2010 quase 60 milhões de votos! A mídia e os opositores da presidenta têm a péssima mania (muito conscientemente, é claro) de tomar esses grupelhos de bandidos como sendo o Povo Brasileiro. Deus nos livre! Se a maioria dos brasileiros fosse tão sem educação nosso País explodiria. Vade retro Satanás! Xô ELITE REVOLTADA, SEM EDUCAÇÃO E EGOÍSTA!

      • Apoiado Francisco! Pelo jeito ela era santa e não sabíamos!!! Foi “injusto”!!! Certo mesmo é o desgoverno dessa Sra!

      • Realmente tem engarrafamento para todo lado, pois hoje carro não é privilegio de uma pequena burguesia branca.

      • Acho que os gastos com a copa só se justificariam se o Brasil tivesse hospitais que honrassem a saúde pública, boas escolas púbicas e professores bem renumerados, e políticos que não maculassem a imagem do país. Enquanto tiver pessoas morrendo por falta de médicos e hospitais, crianças fora das escolas e marginais corruptos o Brasil não está preparado para sediar uma copa do mundo

        • Os estádios custaram 8 bi com recursos do BNDES, que são empréstimos.
          Entre 2010 e 2014 o Governo Federal gastou com saúde e educação mais de 800 bi.
          Nem tudo o que acontece é culpa do Governo Federal. Nem o Brasil se resume a RJ e SP.
          Você deve ser mais um desinformado , manipulado pela mídia, que vê a TV e acredita em tudo.
          tem muitos assim por aqui.

      • Concordo que pagamos muitos impostos: a classe media, assalariada. Quem xingou Dilma, fez baixaria, foi a turma que ganha muito e paga pouco. Por que não taxar as grandes fortunas com imposto que reflita o que cada um ganha? A classe media que trabalha muito deveria apoiar Dilma para fazer reformas. Apoiar a grosseria de quem quer continuar a ter privilégios é um pouco equivocado. Mas essa turma só sabe ganhar no grito, no tapetão, na baixaria, fazendo golpe. NAO ME REPRESENTAM e portanto não vou descer do salto, como Dilma não desceu… Foi educada… Também quero continuar a ser educada como ela…

      • O impressionante é que as pessoas se tornam presas de sua própria boçalidade, ou seja da ausência de valores, estar ou não satisfeito com o governo é da democracia e por isso os mandatos são temporários, só que atribuir a um único mandatário todos os problemas existentes é no mínimo ignorância, ausência de conhecimento, não de escolaridade, mas agressão é a ausência de argumento, de racionalidade e de senso democrático. Ficou provado que dinheiro, escolarização e boas condições sociais estão longe de significar civilização.

      • Caro Francisco, finalmente achei um comentário sobre o qual vale a pena fazer uma reflexão. A Sra. Hildegard, tem razão quando censura a forma de protesto que a plateia presente ao jogo de abertura da copa fez, usando termos ofensivos à autoridade máxima do país, num evento mundial, visto por pessoas do mundo inteiro, além da pessoa ser uma mulher ou senhora. Realmente foi execrável a atitude de quem expressou sua insatisfação por meio de xingações, criando uma sensação desagradável e distorcendo a importância do evento que o Brasil sedia bo momento. Contudo suas impressões e opiniões sobre a atitude da plateia são coerentes com o que realmente ocorre nos bastidores da política brasileira que afeta diretamente a economia e o principalmente o custo de vida para a maioria da nação brasileira. Há um contrassenso entre o Brazil que tem uma das mais elevadas taxas tributárias do planeta e o Brasil cuja população em sua maioria ganha menos que três salários mínimos por mês. O Brazil que administra a Petrobrás, os abundantes recursos naturais e negocia a exportação de alimentos para o exterior, parece ignorar que os impostos não servem apenas para pagar folha de pessoal, verbas de representação do Congresso e de outros setores como segurança, educação e saúde. O que sinto a cada dia, como aposentada é que meus proventos a que fiz juz após 25 anos de exercício docente, está cada vez mais comprando menos. E nem se cogita em reajuste para as classes trabalhadoras. É de fato um reflexo da política externa do país. Disto resulta a insatisfação e até manifestações de repúdio ao governo vigente. Em 2010 fiz a revisão da tradução de um texto sobre o governo Lula pela Universidade de Harvard “Brazil Under Lula” que afirmava que o Brasil não estaria no topo da economia em 2050 por três razões. O governo não havia cuidado do tripé da sociedade, Educação Saúde e Segurança. Afinal do que é que o governo cuidou nesta década e meia? Curiosamente, a China foi prognosticada pelo mesmo tipo de estudo a ser a primeira economia do mundo em 2050. O protesto da “elite” no Itaquerão é mais um alerta ao governo pois o senso de injustiça se aguça quando a sentimos na própria pele.

      • Engarrafamento onde? Em Londres, em NY? Japão? Ah, em Paris. Querida, vai viajar, vai para fora, viver a vida de um cidadão comum e perceba que não é privilégio da classe média paulistana. Más escolas? A classe média estuda em escola pública desde quando, em SP? Ah, paga porque o ensino público é ruim, mas desfrutam da bolsa-universidade mais tarde, onde um aluno custa R$ 10.000,00/mês do dinheiro dos impostos que todos pagam!!! Ah, claro, mas isso é só no Brasil, universidade pública de qualidade E DE GRAÇA. Agora romper a barreira para chegar lá ninguém luta por… há décadas. É mais conveniente. Ninguém fala das bolsas de estudo universitário que permitem a um desclassificado que estudou a vida toda em escola pública fazer uma PUC! Sério, isso acontece? Vá se informar, sabe onde? Na PUC, nessas universidades que sempre foram reduto da elite. Problemas no SUS? Desvio de verba? Mas peraí, quem comanda o SUS não são os próprios médicos e senhores doutorados que coordenam os gastos e vez ou outra aparecem em manchetes de jornal com desvio de dinheiro? Ah, mas o governo dá margem, o povo é desonesto TAMBÉM por causa do povo. Assim sendo, O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE. Graças a Deus este governo tem feito um pouco mais. Não pela classe média que se acha intelectualizada mas quando sai para viajar fora mal visita um museu ou um gueto para saber como a vida é. Preferem fechar os olhos e apelar ao vitimismo… tenha dó!

      • Caríssimo Francisco, é justamente o contrário, a classe média é que vem agredindo um governo de esquerda e defendendo um governo neoliberal que devastou o patrimônio público, vendendo 70% dele e os bilhões de dólares para onde foram? A resposta está no livro “A PRIVATARIA TUCANA”.
        Procura-se uma grande obra realizada no período de 1995 a 2002. A não ser quebrar o país por três vezes, comprar votos de parlamentares a C$200.000,00 para se reeleger em 1998. Vender a Vale por 3,3 bilhões, quando sua avaliação é de 940 bilhões. Entregar o nosso patrimônio para os americanos.
        Quanto aos 12 anos de um governo de esquerda,a resposta está nas estatísticas.

      • Francisco, Francisco, vá reclamar dos engarrafamentos para seu prefeito, e da saúde e educação para seu governador. Deixa de ser analfabeto político, homem. E mais, se é que vc é de classe média, levanta da tua cadeira e faz alguma coisa. Onde vc estava há 12 anos? Descobriu só agora as mazelas do país, foi?

      • Chico!
        engarrafamento é sinônimo de desenvolvimento. É um sinal evidente de que as pessoas melhoraram vida, com aquisição de um grande número de automóveis, sonho que não era possível realizar antes.

    • Não sou eleitora da Dilma, mas foi de péssimo gosto a manifestação de ontem. Lamentável!!!

    • Olha só, claro que eu concordo que o comportamento dos torcedores, foi, é e sempre será repugnante, mas ressalvo que o preço do ingresso deveria ter sido discutido antes de aceitar a Copa no Brasil.
      Falar agora que é uma elite branca que frequenta os estádios é em primeiro lugar um erro de avaliação dos que batalharam para que a copa e as olimpíadas viessem pra cá….

      • Quem se utilizou deste termo foi o Juca Kfuri. Não disse que só a elite branca frequenta os estádios, mas que foi a elite branca quem promoveu xingamentos do mais baixo calão à pessoa da Presidente da república, uma mulher que se não conseguem respeitar por seu presente, o que é um erro, deveriam pelo menos respeitar po seu passado de lutas contra a tirania da qual foi vítima, inclusive sofrendo torturas e estupro.
        Imagino que as mulheres que aqui se manifestam devem fazer ideia do que isto signifique!

        • Alexandre, o jornalista Juca Kfouri colocou no ar o post dele usando o termo Elite Branca, 50 minutos após a publicação deste post neste blog usando a expressão, inclusive no Título. Pode ter sido uma coincidência, mas pode ter sido também uma inspiração do jornalista tida em decorrência de sua leitura deste artigo.

    • Não existe dinheiro nenhum nem elite branca nem letrados.Educação vem de berço.
      Vergonha eu tenho de ouvir esses xingamentos a maior autoridade do país.

    • A frase, de tão baixo nível, reflete a incivilidade e nível de politização e de educação do nosso povo, naquele momento traduzida por uma “elite”. Não gosto de PT nem de PSDB, mas Dilma é presidenta de todos os brasileiros e todos nós devemos respeito às autoridades que nós mesmos constituímos. Mesmo amortizando um pouco, dado o efeito “manada” que se produz ante multidões, ainda assim, restou comprovado o que tem naquelas almas, individualmente: torpeza e ignorância. Como diria meu sábio avô, já falecido: “cada um dá o que tem para dar…”. Não se trata de ideologias, partidos ou posicionamentos, trata-se de respeito ao ser humano, neste caso, a chefe de estado dos próprios cidadãos ali presentes. Envergonhei-me com a atitude, afinal “o meu povo” fez isso para o mundo inteiro ver e tirar conclusões daquilo que eu não sou. Digo “eu” porque aquela gente ali me representa, os presentes àquele estádio representam todos nós ali para o mundo. É uma COPA DO MUNDO!!

    • Democracia não é nunca será agradar a tds e ética é um conceito universal. De fato pouco me aflige o q gringos vão pensar até pq os esclarecidos conhecem melhor o Brasil do q nós mesmos.

    • Achei que vc fazia parte da “elite branca”, pois você com certeza tem acesso a tudo que aconteceu e sabe perfeitamente porque o pais reagiu dessa forma. Os altos impostos dos estádios (que era privado, depois virou público e nunca ficou pronto), que impediu o povo brasileiro de comparecer, veio de quem?
      Se as coisas tivessem sido feitas meio certo, nao precisava nem ter sido perfeito, o resultado teria sido diferente. Isso mostra a insatisfação do povo com a presidentA, que nada mais é do que uma marionete. E como ficar feliz diante de tudo isso? Para a “elite branca” é fácil, só ir para Paris comprar uma bolsa que tudo se resolve, afinal comprar aqui é carinho né?! Isso soa um pouco hipócrita nao?! Ja parou para pensar o que diz seu texto com o que realmente você faz? Mas isso é tópico para uma outra conversa, afinal #vaitercopa
      Uma dica, você, como parte da “elite branca”, com certeza tem canal a cabo, entao faz o seguinte, quando tiver jogo do Brasil, muda de canal!

    • O argumento do PT é sempre o mesmo quando são atacados são pelas elites os coitadinhos miseráveis que recebem bolsas esmolas esse não fariam isso com a infeliz esses não teria dinheiro para ir lá e mesmo utilizando todos os benefícios que recebem se fossem iriam bater palmas para ela por não precisarem mais trabalhar por contribuírem pela diminuição do desemprego fazendo parte da classe que não procura mais emprego aliás pobre procurar emprego só se for muito burro mesmo pois recebe mais se ficar parado. Aí essa presidente enche a boca pra dizer que há menos desempregados lógico que há não precisam mais trabalhar. Aliás isso merece um tema os aposentados pelos benefícios do governo.

    • Não foi elite branca, pois esse comentário eh preconceito e racismo. Foi o povo mesmo. Depois de tanta corrupção ainda o povo tem q ser elegante com os que os engana continuamente. Sem essa. Quando xingam o Juiz a Hilde escreve esse discurso bobo? Fique calada, vc não eh opinião do geral, ou se não quer ficar calada, fale menos porque vc curte e desfruta dos algozes de uma época, vc desfruta dos comes, bebes e glamour de pessoas q te bajulam para sair em comentário de coluna social. Deixe o povo gritar eh só isso q nos resta por agora. O povo mal educado eh consequência de mal feitos dessa “elite branca”. Vamos mudar em outubro.

    • Eu achei a postura da Presidenta correta, naquela situação tentar fazer um bate boca com ignorantes, não vale a pena. O que vale a pena é a resposta da maioria da população brasileira, no qual ela vê e tem tentado atender todos os dias. A grande maioria do povo brasileiro estava lá fora do estádio, em sua maioria feliz e se divertido, apesar de não poder comprar ainda um ingresso para assistir do lado de dentro. Gente que representando estas mesmas empresas que fazem falcatruas, que compraram ingressos a peso de ouro para por pessoas deste tipo dentro do estadio, e dar o vexame mundial da mal educação. Gente que teve todas as oportunidades na vida e não aprendeu nem mesmo um minimo de educação e respeito e nem é mesmo a Dilma, mas ao país que ela representa, me desculpe, estas pessoas não vale a pena.

    • Parabéns Hildegard pelo excelente texto.
      Só discordo quando falas que a Presidente deveria estar em posição de destaque e não ficar acuada. Acho que a posição que ela ocupava nas cadeiras era de destaque e a presença dela já é um destaque. Talvez devesse ter assumido a palavra e soltado e ter falado o que escreveste, por outro lado, mostrou uma posição de estadista que não se abate por qualquer coisa. Nós todos perdemos com aquele vexame, uma vergonha para o país.
      Abraços do Gilson

    • Mostramos ao restante do planeta o nosso desrespeito por um chefe de estado. A luta contra a corrupção é constante, vamos esperar os estrangeiros irem embora para lavar nossa roupa suja.

    • Ela não é minha presidente e não me representa.Não votei nela. Queria ver a população pobre no estádio…a vaia seria muito maior.Agora entendo porque não havia ingressos a preços populares.Ela pensou que indo só a elite ela estaria protegida…Inocente…não sabe de nada…E não seja tão ignorante…ela é vaiada até pela TV,quando os apartamentos piscam as luzes no momento em que ela fala em rede nacional.Vaia é pouco.

    • Concordo que o grito poderia ser diferente, com sentido que representasse ainda mais o desejo de quem estava lá, algo como “Fora Dilma!!!”. Agora, acho tão errado quanto a falta de educação, a distorção dos fatos aqui exposta de modo a retratar este governo como “bom para o país”. Os 16 anos de governo de FHC e Lula podem ser assim classificados, mas os últimos 4 foram ridículos.

    • É necessário refletir.Gostei do seu comentário.Parabéns,pela sua coragem em dizer o que pensa.DILMA é nossa presidenta,eleita por milhões de brasileiros.O que houve foi um desrespeito contra todos que nela votou.

    • Gente que elite branca é essa? Prá mim aquele era o povo ao qual eu pertenço. Não gostei, nem da abertura, nem das vaias, nem do comportamento da presidente nem desta estória de elite branca, como se as pessoas que estavam lá pertencesse a uma classe de brasileiros privilegiados, se havia uma lá estava no camarote com a Exma Sra Dilma

    • Gente que elite branca é essa? Prá mim aquele era o povo ao qual eu pertenço. Não gostei, nem da abertura, nem das vaias, nem do comportamento da presidente nem desta estória de elite branca, como se as pessoas que estavam lá pertencesse a uma classe de brasileiros privilegiados, se havia uma lá estava no camarote com a Exma Sra Dilma.

    • Esses mesmos escrotos que xingaram a nossa presidenta tambem destrataram o grande craque Maradona. Em que pese a rivalidade com os argentinos, Maradona e um icone do futebol mundial e um ser humano que merece respeito

    • Sinto vergonha de fazer parte de um país que têm gente sem respeito e educação. Pessoas que deveriam dar o exemplo, mostrar para o mundo que apesar de nossos problemas internos o Brasil têm gente inteligente, educada, respeitosa, mostrar que o nosso país apesar dos problemas é lindo, é o celeiro do mundo. O ignorante falar bobagem é perdoável, mas o letrado se comportar como um imbecil é lamentável e vergonhoso. .

    • Boa noite,! Graças a Deus temos pessoas como HILDEGARD,para transformar em palavras o sentimento de milhões de BRASILEIROS.Fiquei envergonhada com essa atitude realmente,baixa e chula dessa ELITE BRANCA BRASILEIRA! RESPEITO,RESPEITO é o que faltou e falta para “OS ESTUDADOS”,como diz o povo mais simples,porem EDUCADOS.! Obrigado,HILDEGARD!

    • Acredito que as vaias não foram mais que um tiro no pé dos opositores da presidente. Perderam o controle e algo que eles mais querem…….

    • Vaia é algo vindo desde as arenas Romanas, até ai´ toleravel, mas xingamentos a aquela que foi eleita pelo povo , é total falta de vergonha no focinho

    • Não concordo com os palavrões. Deveriam ter somente vaiado longamente: Foraaaaa Dilmaaaaa! Era o suficiente! Este texto desta Jornalista é outro inócuo e não sei a quem possa interessar.

      • Maria, o texto me interessou e interessou a muita gente. Se você não entendeu o escopo do texto, continue tentando. Pare de assistir tv e saia um pouco pelas ruas. Um pouco de leitura ajuda bastante. Conviver com pessoas mais educadas do que os intrépidos representantes da “elite branca brasileira” também ajuda muito.

    • Excelente sua publicação e esclarecedora para as pessoas de pouco conhecimento. Parabéns

    • Me desculpem todos os críticos de todos os lados, mas estou profundamente cansado desse papo de cotas para negros injustiçados, elite branca, parece que a cada dia arrumam algum pretexto para fomentar o preconceito seja ele de cor, credo ou classe social. Se for culpar a Elite branca pela falta de educação, devemos então culpar a nossa Presidenta e todo o sortilégio de legisladores que permitiram que esta copa fosse realizada do jeito que foi, e desde o início, se a Presidenta estivesse preocupada com a Elite que iria aos estádios, ela que fizesse um melhor acordo para permitir aos menos abastados uma boa cota de ingressos populares para que todos os demais que não são Elite branca pudessem apoiá-la neste momento difícil em que atravessa nosso país com escândalos e mais escândalos de corrupção, maquiagem em números para justificar incompetências governamentais e tudo o mais. O dia que acabarem com esse degrau colorido para carimbar as pessoas e enxergarem nosso país como uma Nação onde todos trabalham para uma sociedade mais justa e melhor, não necessitaremos de mais nada para caminhar a passos largos para ser verdadeiramente uma potência mundial. Não de deve justificar a atitude grosseira e desrespeitosa, muito menos delegar a uma única parcela da sociedade a culpa pelo ocorrido, pois assim como achei o ato desrespeitoso, achei também um desrespeito a Comandante em Chefe da Nação não dirigir uma única palavra na abertura de um evento que ela mesma denominou de a Copa das Copas.
      Em tempo, não faço parte da Elite branca.

      • Você expressou bem com propriedade sua opinião e foi incisivo na crítica feita à autoridade máxima da nação.Faço suas minhas palavras. Você é grego ou descendente mas escreve muito bem expressando-se com clareza e coesão.

    • Penso que a Presidenta fez bem em não trocar farpas. Quanto aos termos “elite” e creme de la creme aplicado a essas pessoas, aí eu discordo. Ainda bem que não assisti a essa torpeza.

    • CONCORDO, mas não importa se é elite branca ou não, a questão é que existe uma linha divisória entre a liberdade de expressão constitucionalmente garantida e a prática de crimes contra a honra – calúnia, injúria e difamação – previstos penalmente, e foi ultrapassada essa linha divisória. Querem combater algum suposto desmando ou corrupção da administração da nossa presidenta, ou de qualquer outro administrador público? então com as provas nas mãos COMBATAM, mandem manifestações para ela, expondo sua reclamação e denúncia e assine embaixo, denunciem ao Ministério Público Federal, tome atitudes formais. O QUE NÃO É ADENTRAR A SUA HONRA PESSOAL!. Não se corrige, um crime , em tese, com outro. EXECRAR internacionalmente, em momento de Copa do Mundo, a Presidenta do Brasil, INSULTANDO-A, constrangendo-a e encurralando, desonra a Nação brasileira, expõe a ela e a coletividade de brasileiros a situação extremamente vexatória, embaraçosa, a demonstrar ainda está tal conduta permeada de misoginia, de discriminação sexista. Não consigo perceber o mérito dessas agressões morais, desses xingamentos e a sua utilidade!!!

    • Felizmente aqueles que vaiaram a Presidenta, são minoria, são os “coxinhas” que bradam contra a corrupção, mas são os primeiros a furar fila, a dar propina ao guarda para não ser multado, na realidade um bando de idiotas.

    • Do que adiantou, para q adiantou estudar em Harvard, visitar o coliseu, conhecer toda a EUROPA ter Obras de Joan Miró em suas mansões, assistir peças de Shakespeare mais famosas e aclamadas pela crítica em Gran Teatre del Lice, ler Umberto Eco ser poliglota…??? Eles não existem sem perfume Frances!! Já dizia CAZUZA: “A burguesia fede” tá explicado cazuza! Obrigada CAZUZA! Eles tiraram a mascara de black bloc!
      Meu Nome é Agna 40, brasileira, casada, filha, irmã, tia, amiga, autônoma, trabalhadora, nordestina(mora em Belém-PA) (não conheço os EUA não tão pouco a EUROPA) eleitora da DILMA Rousseff, desculpe-me, mais sentimos realmente vergonha de vocês naquele dia, tais não nos representa, não entendem de gente e muito menos de BRASIL! Eu sou povo sou gente, amo a pátria amada chamada BRASIL!
      Desculpe o desabafo Hildegard Angel, usei o seu espaço porque tenho convicção do que represento, nunca ouvia um palavra(pornografia) da boca da minha mãe(78) nem do meu pai(89). Eu sou povo sou BRASIL!!!!
      Obrigada!

    • Independentemente de quem esteja no cargo de presidente, o estado brasileiro foi atingido. Pior ainda, em cada canto do planeta, os narradores das tvs tiveram q explicar de forma envergonhada e ao mesmo tempo inedita, inesperada para uma abertura de copa do mundo. Os canadenses q estavam do meu lado num pub ficaram abismados

    • Jura que você acha mesmo que ela deveria falar algo no microfone? Poxa, se nem nas platéias devidamente selecionadas ela consegue se fazer entender? O xingamento eu achei de mau gosto, já as vaias fazem parte da democracia sim. E motivos não faltam para este governo medíocre.

    • Infelizmente o que fez esta minoria mostrando ao mundo a ignorante classe abastada que temos acabou por generalizar , como se o país fosse assim. Não sem tempo os comentaristas do mundo todo estão percebendo que o que se diz do Brasil os PIGS não é bem o que aqui acontece.

    • EU QUERIA DIZER que acho que nossa Presidente teve sua capacidade de raciocínio de certa forma alterada pela longa permanência em Brasilia. Como pode desejar que os jogadores não sejam “exportados” ? Primeiro lugar eles não são mercadorias, são pessoas e como pessoas tem todo o direito legal de viver num país que lhe deem melhores condições de vida. Se ela tivesse um mínimo de conhecimento do país que preside, não teria expressado tamanha insensatez :

      “Eu queria dizer que o Brasil não pode mais continuar exportando jogador. Exportar jogador significa não ter a maior atração para os estádios ficarem cheios”, afirmou, na entrevista.

      “Renovar o futebol brasileiro é perceber que um país, com essa paixão pelo futebol, tem todo o direito de ter seus jogadores aqui e não tê-los exportados.” CNN 06/07/2014.

      Afinal, que tipo de vida um jogador bem sucedido teria no Brasil ? Morar encastelado em condomínios de alta segurança ? isso se o time em que estiver contratado pagar seu salário em dia, o que raramente ocorre nessas bandas. Comprar aquele carro de seus sonhos ? Nem pensar. Com a segurança existente no mínimo teria que blinda-lo antes de sair da concessionária e fazer um seguro milionário contra acidentes porque as estradas com algumas exceções, são verdadeiras armadilhas.
      Não vou comentar mais razões para que nossos jogadores escolham países de primeiro mundo porque penso que todos já saibam. Menos a Presidente, é claro.

  2. Hoje estaremos subindo a hashtag #DilmaTeAmamos no Twitter. Poucos políticos têm o apoio autêntico e espontâneo que ela e Lula têm. Os que a vaiam talvez tenham aplaudido Médici em 70, mas não assumem hoje de público os seus partidos e os políticos que ajudam ou tentam eleger.

    • Aplauso para a atual política social do PT vem principalmente daqueles que agora estão comendo do fruto do trabalho da ex classe média que trabalha 5 meses para pagar impostos sem destino conhecido Quando acabar essa receita será o dilúvio,

    • Perfeito seu comentário Flavio, quando diz que poucos políticos recebem tantos apoios espontâneos Como Dilma e Lula, ao contrário de outros que se envergonham de suas posições. Abraços!

    • Flávio sou contra a baixaria e acho que o Brasil ficou mal com essa atitude de alguns. Mas quero lhe dizer que as pessoas não vaiam porque aplaudiram o Médice, mas pelas corrupções seguidas, desde que PT tomou posse.. Lembra-se do mensalão? Foi corrupção uma após outra. E ainda a postura de ditadora. Emprestar dinheiro para outro país é coisa séria. Se o dinheiro não é seu, você tem por obrigação a pedir consentimento e fazer o que é certo.. Ou não? Isso mostra onde quer chegar o PT.
      Sem contar que nosso país não está nenhuma maravilha e, pessoas diariamente morrem em filas de hospitais, faltam médicos. faltam remédios, falta atendimento completo. O Sus marca consulta com clínico para 6 ou 7 meses, então não tape seus olhos porque se tem dinheiro nos cofres esse dinheiro seria para investir na saúde, educação segurança, moradia. Ou seja.. Esse dinheiro teria que que ser investido aqui e olha que ainda iria faltar. Porque são muitas as necessidades desse país.

    • A isso chamamos de fanatismo!.. Acreditam muito mais numa liderança do que nas idéias pregadas.. PT sem Lulla, não existe!.. Será que morreriam também por eles, à lá Jim Jones?.. Rss.. Vcs são membros patéticos dessa seita!..

    • Eu quero mais é que a Dilma e todos os petistas aqui presentes se explodam, não sou um dos presentes no estádio mas achei bonito!! O feio é não ter infra estrutura ( hospitais, meio de transportes, segurança pública) para os turistas!

  3. O mais interessante é que eu só soube da vaia e xingamentos à Presidenta quando coloquei na Globo após o Jogo. Assisti ao jogo pela Band e acompanhei todo o tempo pelas redes sociais, e ninguém comentou nada. Só às noite, com a fala do Galvão Bueno, é que isto virou o tema como se tivesse sido amplificado!
    Fiquei chateada ao ver que tanta gente nas redes sociais gostou deste desrespeito.
    Outra coisa, mesmo quem estava lá, disse que foram poucas as pessoas que fizeram isto. Hj perguntei a outras pessoas que também não viram vaia alguma, e outras nem sequer sabiam do ocorrido, pois não tem o hábito de entrar nas redes. De qualquer forma concordo que faltou à Presidente o posicionamento assertivo de que vc fala. Tá na hora de mandar esta elite para o seu lugar. São minoria e não representam o povo brasileiro. Que aplaudiu, cantou e fez festa.

    • Eu assisti a partida pela canal francês TF1, porque estou na França, e pude ouvir claramente as vaias e xingamentos… Mesmo por cima dos comentários do locutor francês.

      Se a presidenta levou uma vaia num estádio de futebol é porque, assim como jogador de futebol, alguma coisa ela fez de errado e a torcida não gostou.

      Por sinal, ao mesmo tempo que a torcida vaiou a presidenta, na seqüência ela também cantou o hino todo, mesmo depois da banda parar, com toda paixão e dedicação. Foi lindo! Viva o Brasil!

      Esta é uma das poucas oportunidades que o público que paga imposto no Brasil tem para expressar pessoalmente a sua opinião sobre o serviço público prestado pela presidenta, sendo que o povo que a elegeu não pôde pagar pelos ingressos e estava nas ruas protestandos por melhores hospitais e escolas.

      A Presidenta tem mesmo que ser colocada numa posição de desconforto e vergonha, quem sabe assim ela começa a entender o tamanho da decepção da parcela economicamente ativa do Brasil. E, com um pouco de sorte, talvez ela perceba que precisa mudar suas políticas.

      • Eduardo, volte já da França. Pois se você tem essa mesquinha mentalidade da democracia refugia-se numa ilha distante num oceano qualquer. Democracia não é prerrogativa para praticar insultos de baixo calão e expor crianças e famílias a essa podridão. Ou você está acostumado a viver em submundos podres onde só vivem abutres? Já que nem viajando consegue adquirir cultura e civilidade, volte já, e isole-se.

        • O Lula foi tão educado e bonzinho durante sua juventude né?! Eduardo, nao volte! Você esta certíssimo em correr atrás da sua vida para que de certo. Aqui é terra de ninguém onde as coisas nunca vai dar certo! Que nojo desse debate PTista, achei que as pessoas estavam debatendo com a cabeça mais aberta…

          • Bem isso Também gostei do seu comentário. Povo sem educação exigindo democracia.

        • Gente como você é que me envergonham, porque reflete a falta total e completa de educação. Por mim pode ficar por aí porque por aqui não vamos sentir tua falta!

      • Parcela economicamente ativa do Brasil! Você se denunciou aqui, seu preconceituoso. Não são os trabalhadores, que não puderam pagar os ingressos, é a elitezinha que quer continuar desmandando e mamando por aqui. Esses é que você chama de parcela economicamente ativa. exatamente como os senhores de escravos no Império! Foi isso que a França te ensinou? Tem razão o colega. Volta já, nem viajando você perde esse ranço escravocrata.

      • Faço suas, as minhas palavras, é hora de repensar a politica e a maneira como os governantes consideram seus eleitores, porquê, Governo bom, é aquele que pensa em todos, e não em apenas uma parcela da sociedade. O Brasil é um país “democrático”, pq as pessoas que lá estavam, não poderiam manifestar sua insatisfação com o atual quadro do País??? onde está a liberdade de expressão, tão defendida pelo partido de nossa Presidente??????Nas ruas parece que todos os protestos e depredações, são dignas de respeito pelos demais, mas basta uma manifestação apenas verbal para que a mesma seja considerada insulto???? apesar das expressões, diga-se de mal gosto, haveria melhores maneiras de protestar, fica a pergunta, Porquê a Sra. Presidente não se manifestou?????

        • Por que assim como você deveria ter feito Berenice, tem horas que é melhor se calar.
          Não por não ter o que dizer, mas por ser o melhor a ser feito!
          No seu caso, para não dizer besteira!!!

          • Boa André!!! E o outro que está passeando na França, deve fazer parte da elite branca. Desce daí, meu filho!

        • Meu pai, e meu irmão faleceram de câncer no SUS e minha mãe está com câncer agora! Só eu sei o que estou passando para dar condições para ela agora, sofro o pão que o diabo amassou com a saúde pública nesse país coordenado por uma presidente corrupta, mentirosa e nefasta! O que aconteceu com ela no estádio do Itaquerão é muito pouco com o que ela está fazendo com a nação, Ela merece ser desmoralizada e e desmentida! Fora Dilma! Vc não me representa!

        • arre égua!! liberdade de expressão é mandar tomar .. … ???? já imaginou todos nós nos expressando dessa forma? agressão verbal é crime, Berenice! artigo 140 do Código Penal.

      • Eduardo, a manifestação é livre, mas precisa ser naquele nível? Existem outras formas, civilizadas, de protestar… existe o voto, que é a melhor e mais eficaz ferramenta de mudança pra quem está descontente.
        Mas no caso de ontem, foi uma total falta de respeito e de educação com todos os presentes no estágio e com o mundo todo que assistia pela TV, não acha?
        O que você diria pra sua filha de 4 anos quando ela te perguntasse: “Pai, o que eles estão gritando?”

      • Parabénas pelo comentário! Concordo em genero ,grau e número! Vergonha é ser brasileiro e precisar dos serviços públicos de saúde e educação!

      • Quem vaiou foi a elite branca SONEGADORA de impostos que ocupava a área vip do estádio com ingressos a 990 paus.

      • Publico que paga imposto? Aquele é o público que mais corrompe e sonega neste país, querida, vc está equivocada. Continue aí na frança, neste país falido! Depois, vc volta, com rabo entre as pernas, e quem sabe não recebe o apoio do atual governo com seus programas sociais…

      • E eu espero que vc continue na França. Não foi desconforto a manifestação, foi um desrespeito. Eu não estive no estádio, mas se quisesse até poderia e ajudei a elegê-la, por tanto, sou uma eleitora que optou por não estar no estádio. Quanto a política que ela faz no Brasil e para o Brasil, estou bastante satisfeita e com certeza ela terá meu voto.

      • Vc esta fora e não sabe de nada para opinar. Os protestos são políticos. E quem xingou palavrão a presidenta não usa serviços públicos e são a elite deste país.

      • QUEM VAIOU FOI A ELITE QUE LÁ ESTAVAM, PARA SE PROMOVEREM, JÁ QUE É UM ANO DE ELEIÇÃO, ALGUNS PAUS MANDADOS. PORQUE OS POBRES ESTAVAM TRABALHANDO, E OS ARRUACEIROS NAS RUAS QUEBRANDO E DESTRUINDO OS BENS PÚBLICOS. QUEM QUER MANIFESTAR DE VERDADE E VER MUDANÇA NO PAÍS, NÃO DESTROEM, PORQUE MAIS CEDO OU MAIS TARDE OS RECURSOS PARA A CONSTRUÇÃO DE TODO O CAOS, SAIRÁ DOS BOLSOS DE TRABALHADORES QUE NEM SEQUER PUDERAM ASSISTIR UMA PARTIDA DE FUTEBOL.

      • Assisti pelo canal LaUne aqui da Bélgica. Admito que nem percebi as vaias e insultos proferidos a presidenta, mas depois quando acabou e foram comentar o jogo, acho que só viram isso. Até fiquei envergonhada, muita falta de respeito…

        Acho que o objetivo da copa é mais promover o país que outra coisa.Tanta publicidade que aparece na TV daqui; reportagens sobre cidades, cultura, festividades… E Amazônia claro. Fazem com que tantos estrangeiros vão e gerem mais lucro para o país.
        Ta certo que gastaram muito dinheiro mas tudo isso contribuiu para o “despertar” do povo, essa reviravolta vai trazer muitas mudanças boas. Isso se continuarmos lutando.
        Nunca fiquei tão orgulhosa quanto no ano passado com aquelas manifestações enormes, aqueles gritos liberais, aqueles desejos de mudança… Foi de arrepiar! Participei das manifestações que tiveram aqui, mas sem comparação né…!

        Ta certo que faço parte de uma classe mais alta mas nem sempre foi assim. Moro aqui há 10 anos com minha família, mas nunca vou esquecer os primeiros 8 anos da minha vida que passei no Brasil. Para uma criança passar dias sem comer, dormir abraçado com sua família no chão só com um cobertor e uma lona por cima por que está chovendo dentro de sua “casa”, viver em hospitais com qualquer tipo de infecção e ter que ir embora sem ter sido atendido… Coisas assim não se esquece. Meus pais souberam o que fazer para melhorar nossa vida; economizar, comprar passagens e ir embora do país. Mas para aqueles que não podem fazer isso, tudo que quero é lutar por eles. Por isso terminei meus estudos aqui e estou indo embora para o Brasil com idéias diferentes. Sei que sou jovem e tenho idéias grandes demais, mas sei também que vou achar muita gente com esses mesmos desejos de mudança. E espero que faremos a diferença! *_*

      • Concordo 1000% com você. Quem não se dá o respeito não o merece. Nós que lutamos no dia a dia, pagamos impostos astronômicos e somos lesados por esse bando que hoje tem o poder, podemos e devemos protestar… e da maneira mais contundente para que o resto do mundo saiba que o “Brasil do PT” não existe, é apenas uma fábula

      • Estranho quando a blogueira cubana aqui esteve e foi agredida de todas as formas por petistas de plantão não vi ninguém dos que agora se dizem chocados pela manifestação de ontem contra a presidente. Aonde estavam? Ofender e agredir uma cubana que luta contra os ditadores cubanos pode? Manifestar repúdio a presidente que nos desgoverna não pode? Dois pesos para uma medida… só é ofensa quando a pessoa em questão é querida… Belo exemplo democrático! Que Deus nos livre da democracia que vocês querem para o nosso país!!!

      • Parabéns pelo seu comentário Eduardo Moreira. Essa senhora desrespeita diariamente os direitos básicos do cidadão.
        ” o artigo 196 da Constituição Federal, ao tratar que a saúde é um direito de todos e deve o Estado, prestar assistência ao cidadão de qualidade e com eficiência. Diante do exposto a não atuação do Estado na prestação eficácia revela uma afronto ao nosso bem maior que é a saúde e a vida, pois a saúde nestes aspectos é eivada de aplicabilidade imediata e eficácia plena, e deve ser respeitada como tal, uma vez que se consubstancia como um direito publica subjetivo, tendo em vista na Constituição um direito fundamental e social. ” e “A Constituição Federal , no seu artigo 6º, bem como no seu artigo 196, estabelece que seja deve do Estado atuar na efetiva aplicação da saúde seja esta preventiva ou curativa, e como foi suscitada anteriormente, esta aplicação deve ser imediata uma vez que ditames da nossa Constituição nos levam a essa compreensão. Esta, portanto o Estado a exercer juridicamente ações e serviços de saúde que viabilize a construção de uma nova ordem social, cuja função seja o bem-estar e a justiça social, uma vez que a Constituição lhe garante este direito.

        Assim sendo o direito a saúde é reconhecida como um direito originário a prestação, tendo em vista a sua característica de direito subjetivo exprimindo a prestação material para proteção da qualidade de vida, isso posto é decorrente diretamente da Constituição Federal, consubstanciando em uma exigência inderrogável de qualquer Estado que exprime que nos seus pilares básicos a dignidade da pessoa humana é justiça social.

        O dever do Estado no que desrespeita a saúde, é impreterivelmente a pilastra positiva da relação com o cidadão possuidor de direto, o Estado tem a obrigação de efetivar o direito a saúde, seja através da prevenção seja através da recuperação do sistema de saúde que funcione de forma a atender as reais necessidades que tanto almeja a nossa sociedade.”

        Essa senhora desrespeita a Constituição e vcs ainda querem que a população abaixe a cabeça? Vcs sim,devem ser a “elite branca” criada pelo partido do T que não é do trabalhador,( pois não estão e nunca estiveram preocupados com essa parcela da sociedade, porém são ótimos ilusionistas. 🙂 ) e como sempre adoram desviar o foco do problema.

    • Feliz por ler um texto inteligente e justo… parabéns. A falta de educação e o comprometimento dessas pessoas com os patrocinadores, talvez fosse empecilho para Dilma ter qualquer chance de reação…sinto por ela e pela má repercussão internacional…

    • Eu assisti pela ESPN e ouvi sim o xingamento. Minha TV tem a tecla “torcida” e o som mais alto fica na torcida. Foi um ato baixo? Foi. Mas merecido.

      • Merecido nada! Falta de educação, falta de ética pois quem estava lá eram pessoas que se dizem ricas, a nata da nata, só que azeda, todos merecem respeito e o povo nunca teve na história do Brasil um governo voltado para a classe dos miseráveis.

    • nojenta é a sua incapacidade de raciocínio! então.. você é uma das que educa pelo péssimo exemplo, as crianças da sua família? imagine os professores escutando isso: vai tomar no ..!!!! imagine você cometer um erro no seu trabalho, e o teu gerente mandar você tomar no ..!! pense na “liberdade de ser grosseiro”, e todo mundo se expressar mandando tomar no ..! gente, pra que descemos das árvores!

    • Para todos aqueles que foram contra as vaias , achando que foi falta de respeito e educação.
      Na verdade não vaiamos somente a Dilma:
      VAIAMOS em ver crianças fora da escola por não ter vagas ou melhor não haver mais escolas.
      VAIAMOS ver pessoas morrendo nos corredores dos hospitais por não haver leitos, ou melhor, não haver mais hospitais.
      VAIAMOS em ver pessoas morrendo todos os dias nas estradas esquecidas com tantos buracos que mais parece um queijo suíço. VAIAMOS as imagens das TVs em mostrar para o mundo políticos com dinheiro na cueca.
      VAIAMOS os nossos governantes ajudando com dinheiro nosso os portos de cuba.
      VAIAMOS os Bilhões que foram rasgados em estádios e deixando para trás as obrigações de grande importância.
      VAIAMOS a impunidade dos políticos que zombam da lei e nunca são punidos com seriedade.
      VAIAMOS os ignorantes, burros e idiotas que querem tapar o sol com a peneira!
      ESTAMOS NAS RUAS! Nesse momento estamos lutando por aquilo que acreditamos. Mesmo com a omissão dessa mídia comprada.
      Dane-se quem é PETISTA e está feliz da vida com o poder nas mãos. Ontem era o PSDB, hoje são vocês.
      Pensem nisso. Acorda Brasil!

    • Belo texto e muito inteligente. Concordo plenamente e lamento que palavras tão ridículas tenham sido proferidas para uma senhora que é presidente do nosso país. Lamentável! Uma falta de educação insuportável.

  4. Parabéns pelo ótimo texto, me conforta nesse momento de tristeza aonde a elite tenta aproveitar a crise do papel do politico perante a população para usar muitos inocentes como massa de manobra. Mal sabem eles no vespeiro que estão se metendo.

  5. Hilde, ela não tinha muito o que fazer naquele momento. Se tomasse o microfone teria sido pior. Ela agiu com elegância e deu a resposta depois. O que Dilma e o governo deveriam ter feito era ter defendido a Copa antes, de forma agressiva e proativa. Falhou a comunicação, em todos os aspectos. A Lei de Medios deve ser colocada em pauta com urgência. A mídia, afinal, é a grande responsável por insuflar o ódio contra o governo e contra a presidenta. Esse desrespeito que temos visto deve ser creditado, em grande parte, à campanha raivosa dos meios de comunicação.

    • Vc tem razão. Do lado do governo faltou comunicação para defender as verdades por trás da Copa que a Fifa realiza. Não se faz limonada sem limão. De outro lado sobrou manipulação politico partidária por parte da Midia corrupta usando e abusando de concessão do direito de uso de um serviço público. Conseguiram envenenar o espirito que deveria ser festivo da Copa por interesses desses poucos mal educados agarrados aos privilégios conquistados por décadas de governos elitistas e entreguistas. São os mesmos que incentivaram, insuflaram e deflagraram o golpe contra os avanços democráticos que se anunciavam em 64. Eh o mesmo veneno da mesma serpente que vive e patrulha o país até hoje.

    • Sem essa Bruno, nada q suspire censura à imprensa. A gente vai se achando, as coisas estão aí, só ñ vê quem ñ quer. Vamos em frente!
      Os pessimistas protestam e a Caravana passa …

      • Sem essa Ronaldo, nada que suspire censura ao cidadão que critica a imprensa. Ela não é sagrada nem está acima da crítica. Democracia é poder criticar todo mundo, inclusive – e principalmente – uma imprensa dominada por seis famiglie.

    • Eis o pensamento da ditadura de esquerda terceiro mundista: censura da imprensa. Muito embora, não vejo porque censurar a imprensa, se ela é totalmente vendida ao governo. Pior cego é aquele que não quer enxergar.

  6. Mas a elite branca adora a dilma. Eike e os banqueiros ficaram bilionários nesses 12 anos. Tanto que o PT é o partido que consegue mais financiamento privado nas campanhas segundo dados do TSE.

    Só quem se deu mal nesses 12 anos foi a classe media

    Ricos ficaram mais ricos. Pobres menos pobres. E a classe media continuou igual

    • Eu fiquei muito triste. Depois de tudo que já foi dito, só sei dizer que lamento muito por todos os motivos já citados inúmeras vezes. Cadê a religiosidade do nosso povo? Será que só se é CRISTÃO dentro das Igrejas e Templos?

      • Essa gente não tem nem fé. Só freqüenta shoppings e ñ querem ser incomodados no trânsito, estacionamento, aeroporto, etc .. Por isso, estão irados ….

      • Concordo plenamente com você. E por que não dão educação ao povo? Porque povo sem educação não sabe votar e se permite enganar.
        E não é esse o maior desejo de quem almeja se perpetuar no poder?

        • Prezado, educação didática é na escola sim , mas a educação no caso em questão é aquela que vem de berço. No caso aí os assoberbados não tiveram nenhuma.

        • NEIDE E VERA, vcs precisam , numa boa, estudarem a verdadeira história do Brasil, e pesquisarem investimentos em educação nos tempos de FHC e do Lula pra cá. Não falem sem terem pesquisado, selecionem melhor os veículos que leem, a falta da verdadeira informação é que faz as pessoas como vcs serem partidárias. Enquanto não pararmos de defender partidos e procurarmos defender o que dá certo e punir os erros nada irá a frente. Dai a Cesar o que é de Cesar. Vcs devem ter menos de 20, pois se tiverem 30 em diante saberiam o quanto o Brasil melhorou, perfeito está longe, mas que as oportunidades foram estendidas a pobreza isso foi. Não falem sem conhecer em profundidade a realidade. Vamos melhorar mais e mais.

      • Neide, participei de muitas passeatas e protestos com o povo e te digo que ele tem educação, pode não ter a formal. Nada a ver o que tu falaste pois quem exprimiu o que tem na sua alma foi a elite “educada”.

      • Essa educação vem de BERÇO, sua anta. Se aprende em casa. Mandar uma pessoa, principalmente uma mulher tomar….é um desrespeito imenso. Envergonha uma nação inteira diante dos olhos do mundo e os que são a favor devem, com certeza, ter o hábito de mandar, mãe, irmão, esposa e filha tomar naquele lugar. Gentinha.

      • Ô sábio, esse tipo de educação vem de berço familiar e não dos ensinamentos escolares.Tá confuso em?

      • Nunca vi tanto papo furado junto, estéril e irrelevante. Todos nós sabemos que se essa senhora for reeleita com os votos dos beneficiados pelas inúmeras bolsas, não leva, vai ser reprise de 64…

    • sou de classe media e me orgulho muito de ter Dilma como presidenta,minha mãe dizia quem desdenha quer comprar e eu digo isso tudo é despeito por querer ser como como ela mais mais não tem capacidade dai vem a bronca esses infelizes da da nossa presidente

  7. Francisco Andrade
    Agora mesmo ·
    Dois momentos emblemáticos… novo
    sex, 13/06/2014 – 09:21
    Tumulto na rua, … black blocs quebrando tudo, …. câmeras de reportagem registrando tudo,…. de repente, a equipe de reportagem foca num pai indignado tirando o filho, fantasiado de black bloc, da bagunça. O pai, indignado, chamava a atenção do filho dizendo….”quando você estiver trabalhando e ganhando o seu dinheiro, pode fazer o que quizer, …. mas agora não “….. e dizendo isso, afastou o filho da confusão, usando a autoridade e o exemplo de um pai. …
    Dentro do estádio,…. uma grande parcela do público, devidamente instalada na área VIP, por diversas vezes puxou um coro ofendendo uma senhora de 61 anos, … mãe, … avó, …. e Presidente da República.
    O filho de um trabalhador, … ou talvez um pequeno comerciante, … mas, com certeza, um cidadão, … foi corrigido em público pelo exemplo e pela autoridade de um PAI. No estádio, os filhos da elite que, ofendendo uma senhora que havia viabilizado a festa que estava acontecendo, destilavam todo o preconceito, a falta de educação, e o ódio de classe, resultado da baixa qualidade humanística e moral empregada na sua formação como seres humanos. Sentado no meu sofá, junto dos meus filhos, … ví aquela matilha uivante e pensei que a maioria daquela matilha, provavelmente nem sabe direito quem é o seu pai….
    Coitados,….

    • Parabéns Francisco, muito oportuno e digno seu comentário. Esse pessoal que vaiou, essa elite branca paulista, só revelou a podridão que ela carrega em suas entranhas, expeliu o ódio, preconceito, e o esgoto que se encontra nas profundesas de sua alma e espírito. Seu interior é lama e podridão. Pena que a natureza não possui um mecanismo de seleção impedindo que venham ao mundo seres tão infames e desprezíveis.

      • Não entendo o medo daqueles de esquerda em simplesmente ver o q há de fato.
        Amigo, vá a um posto de saúde q sua empregada doméstica tenta usar; pergunte a um pobre o livro preferido.
        Faça isso e verá q seu repúdio é, em verdade, verdadeira dor de cotovelo.
        Sou procurador federal, filho de sargento. Consegui atingir a podridão como classe média?
        Se estivesse lá, mesmo sendo um privilegiado, gritaria tb,sem medo da tal democracia sob medida.
        A minha vida com ou sem Dilma certamente não mudará significativamente, mas o do pobre coitado sim.
        Os q ainda defendem Dilma ainda defendem um ideal de romantismo sem querer acreditar que tais ideais são meramente a manutenção no poder sob forte corrupção, q na cabeça de vcs significa ato de heroismo.

        A maioria q defende essa gentalha do Pt não passa de beberrões com voz alta e uma rede pra se deitar.
        Acordem, Cuba foi um sonho.

      • Marcos, não é a elite branca PAULISTA que vaiou a Sra. Presidente, lave a boca e os dedos para falar dos paulistas.
        Foram pessoas da área VIP e ali estavam, atores globais, muitos cariocas, que não vem ao caso a naturalidade de cada um. Entre outros VIPS nacionais, escolhidos a dedo pelo Palácio do Planalto e seus patrocinadores. Fale da tal ELITE BRANCA, mas não fale dos PAULISTAS, que fazem parte do maior Estado da Nação e a LOCOMOTIVA, ainda.

      • Quem xingou foi o Povo Brasileiro. E vaia não mata. Todos só reclamaram depois da copa praticamente definida. O que não devemos é quebrar justificando a copa. E todos estão quebrando. Pois o dinheiro já foi jogado fora. O PIB vai para 1,5%. Brincadeira falar de classes A,B,C,D, E. Nós todos estamos na classe F… .

    • .Engraçado esses moralistas e hipócritas!.. Quando acertaram uma picareta no ônibus do então Presidente Jose Sarney ou acertaram pauladas no Governador Mario Covas NADA fizeram.. Calaram e comemoraram intimamente a manifestação da ‘vontade popular’!.. Agora, estão revoltadas por causa de um xingamento, como se xingamentos não fossem o NORMAL em qualquer estádio do mundo!.. Imaginem a histeria se tivessem arremeçado bananas ou sapatos na direção da Presidente, cada vez mais impopular em TODAS as classes sociais!..

  8. Prezada, concordo e a parabenizo pelo texto. Agora, quem esteve presente, não foi a elite branca brasileira e sim o mequetrefe mal educado que desde o anúncio do pais sede da copa veio acumulando migalhas para comprar o ingresso. Penso que a elite branca a que se refere e que esteve presente ficou quieta e com respeito. O restante, e inteligentemente, foi a um belo restaurante ou ficou em casa confortavelmente bebendo um belo uísque.
    Para concluir, educação não pode ser confundida com poder aquisitivo.

    • Sorry, periferia. As vaias partiram da área VIP, cujos assentos tratavam-se de cortesia, disponibilizada a patrocinadores e seus convidados. Gente endinheirada, porém, grossa e vulgar.

  9. Não a elite branca não esta feliz com o governo do PT, uma vez que não conseguem aceitar ver filhos de pobres nas mesmas faculdades de seus filhos.
    A elite branca não só mostrou toda a sua falta de educação, como mostrou quão suja é.
    Mas isso nós já sabíamos, alguns apenas parecem ignorar, não sei se por ignorância ou por interesse.

  10. Prezada Hildegard, se antes sempre admirei você, por tudo o que você é e sempre foi, e pelos momentos difíceis que a sua família teve que enfrentar num passado deplorável que este país experimentou, agora mais ainda a admiro pela coragem de vir a público em defesa da presidenta Dilma e representar a maioria da população brasileira,que, mesmo humilde e iletrada, não faria parte daquele episódio mais que lamentável, transmitido em cadeia mundial. Nota zero para essas pessoas, que só devem ter olhos para os próprios umbigos e “não estão nem aí” para a parcela da população que ainda está em exclusão.. Nota dez para você, que sintetizou a indignação dos verdadeiros brasileiros, que não envergonhariam o seu país frente a câmeras de todo mundo, numa performance tão deselegante, selvagem e desumana contra a Presidente/a do Brasil, eleita digna e democraticamente pelo voto do povo!!!!! O absurdo é tanto que conheço não apoiadores do PT nem da Dilma que ficaram revoltados e indignados com ato público tão vil, perpetrado pelos membros da nossa elite, “refinada e educada”…

  11. quando eu era jovem e achava que devia ajudar a arrumar o mundo eu bati panela, panfletei em porta de fabrica, tive de trancar matricula na faculdade, gritei,
    chorei… sempre com a cara descoberta. ontem eu descobri que existe uma nova mascara, alem da que cobre a cara dos covardes do black bloc,: a mascara da elite canalha, nojenta, arrogante. ontem eles se expuseram, não conseguiram conter o ódio.

    • Que belo jogo de palavras! O desrespeito por acaso se refere ao Minha casa, minha Vida? Aos empregos que não param de crescer? Ao PRONATEC que está dando a milhões de brasileiros formação profissional adequada? Você, que defende uma ofensa chamando-a de vaia (foi muito mais que isso), quer que acabe tudo isso? Quer que pare esse desrespeito ao povo que se chama aumento do salário mínimo? Que acabe o ProUNI e destruam as 14 universidades públicas que Lula e Dilma construíram? Quem você acha que engana? Trouxa!

      • Muito bem apontado, Roberto Vital Anau! De fato, não sei ao que esse tipo de pessoa se refere quando fala que “se a Dilma quer respeito, que respeite o povo”. Será que essas pessoas são tão alienadas e mal-informadas, ou não têm a mínima noção de história, para deixarem de apreender que o povo brasileiro (pobre) nunca foi tão respeitado e exaltado como nestes últimos anos??? Se mais coisas não estão dando certo é porque nem tudo depende do governo federal, mas sim da cooperação (muitas vezes inepta e corrupta) de dirigentes municipais e estaduais… Afinal, isto é uma democracia…

      • Roberto, você usa o SUS, ou paga plano de saúde?
        Seu filho estuda em escola pública ou em particular?
        Você mora na periferia de alguma cidade ou de alguma capital?
        Você conhece ou viajou pelo Brasil? Não para as Capitais e polos turísticos, mas pela periferia deles?
        Você conhece os Países desenvolvidos e os benefícios que eles dão ao seu povo?
        Você tem essa cultura toda de saber o que tem de ruim no seu País, ou só vê o programa político do PT?
        EM QUE PAÍS VOCÊ VIVE?

        • Caro Sanches, as perguntas não foram dirigidas a mim, mas gostaria de respondê-las. Eu utilizei e utilizo o SUS tanto no interior de Minas Gerais quanto na capital BH e sempre fui muito bem atendida. Estudei em escola pública minha vida toda e consegui meu diploma em Relações Internacionais graças ao governo Lula e Dilma com o ProUni. Me esforcei e viajei para países “Desenvolvidos” nos quais os governos oferecem GRANDES benefícios como a opção de morrer ou pagar por atendimento médico, já que saúde pública é coisa de país “Subdesenvolvido”, como também para países que são realmente pobres como Uganda. Talvez você é que precisa adquirir alguma cultura e conhecimento, quem sabe viajar e ver e ouvir o que o mundo é e o que pensa do Brasil.

      • Não quero que acabe tudo isso, quero acabe as cuecas, os desvios, (roubo), não e a Dilma e nem os 20 centavos, e a corja que se instala , não e o Pt, são todos, e o povo, que não estuda, e pelo jeitinho brasileiro, o descaramento,, além dos salários absurdos do congresso, as regalias, enfim. Entra Pedro ou entra Paulo, sempre será a mesma coisa.

    • RM-SP, por acaso você dissertaria sobre o desrespeito ao povo que ela comete, sem ter que colar da veja, FSP, Globo, etc…?

  12. Cara senhora, a quem tenho grande admiração, pelo seu DNA , sua historia e sua corajosa posição politica, ousei dar um ctrl C ctrl V ( perdoe-me copiei ) e o coloquei na pagina DILMA ROUSSEFF no FACEBOOK, caso não concorde, por favor envie-me um comunicado, que eu retirarei da pagina na internet, atenciosamente.

  13. Vendo hoje tantos jornalistas dos jornalões da direita repreendendo o ato da elite, chego à conclusão que o Marcelo não foi o único a fazer um gol contra ontem… a direita deu um tiro no pé.

  14. Hildegard Angel não se esqueça de que foi esta mesma elite branca, o high society, que apoiou os generais que mataram seu irmão Stuart e sua mãe Zuzu Angel. Esta gente não tem limites ou algo que o valha. Tudo que querem é dinheiro nem que para isto tenha que matar e massacrar inocentes como sempre fizeram e claro que se valem de uma claque, de uma escoria, como são estes abestalhados atores e apresentadores da Globo, esta gente que aceita ficar ao redor da mesa se servindo do que cai ao chão.

  15. Cara Hilde,

    Lindo texto! O silêncio da nossa Presidenta não ajuda. Aliás, o silêncio de toda a esquerda, do PT, a falta de uma reação, criando um jornal de alcance nacional, um canal de TV, ou uma rede de TVs comunitárias, respondendo no mesmo tom aos ataques da mídia canalha, toda esta ausência vai criando um clima para o fascismo, as elites vão criando coragem para este acinte, esta agressividade estúpida, e vão se associando aos black-blocks de importação para acabar com a paz no Brasil, para promover golpes de estado, separar a sociedade de maneira cada vez mais sangrenta, semeando ódio. Dilma declara hoje que não se intimidará, mas não basta, é preciso que fale ao povo brasileiro muitas vezes, com o seu estilo alto, digno, intocável do ponto de vista ético, moral, de compromisso com o nosso povo! Não esmorecer, jamais! ¡No pasarán!

  16. O que acontece é que a elite (?) tem medo de repartir sua riqueza com os brasileiros que vivem ainda submersos na legendária pobreza, em detrimento do enriquecimento ilícito de meia dúzia de políticos e asseclas ladrões e vampiros do erário brasileiro, perpetuando no Brasil o mesmo cenário das capitania hereditárias e senzalas. Urge o implemento da lei de medios, e que se puna esse tipo de manifestação espúria e prevista na lei civil e penal.

  17. Hildegard, concordo com quase tudo que disse, exceto o fato de da posição da Presidente na tribuna. Ela não está atrás, acuada, mas no lugar mais alto, no lugar onde as grandes estadistas e mulheres ficam e merecem.

    • Grande exemplo deram a seus filhos, esses mal educados. Palavras do meu filho de 11 anos. Senti vergonha, perto dele, das minhas sobrinhas. Vergonha dessa elite escravizada pela mídia, poder e dinheiro.

  18. Não foi no govrno PT que surgiu esta elite podre e fabricada de eikes e dantas, Sr Ramon! O primeiro vem da Ditadura, filho do ministro de minas que lhe regalou todas as minas descobertas e poços de petróleo rentáveis enquanto a petrobras, quase vendida pro mesmo como Petrobrax pelo governo anterior ao PT. Aliás, chegaram a afundar, criminosamente, uma plataforma que valia, naquela época, o mesmo que este escarcéu feito com a refinaria de Pasadena!… E o outro, bandido internacional, foi cria de um governo elitista e privatista que depauperou o Brasil, dando de mão beijada nossos maiores bens e valores!

  19. Nada pode ser mais preconceituoso do que seus comentários. Todos e cada brasileiro deveria poder se expressar diante do que pensa sobre os modos políticos a que vivemos. Falta de educação é a doença cronica de nosso país, que diante de políticos sem moral e sem determinação ao bem publico só coloca a mente dos despreparados em valia de pedinte. Aquela vaia saiu da alma, e saiu do consciente de quem quer evoluir e é barrado pela má intenção dos poderosos. levar este país aos modos corretos com seu povo entendendo que de seus valores podem e devem ir além, diante de seu entender o que é a vida e não deixando sempre o mesmo refrão a frente dos vagabundos de plantão. Puxe o saco de seu povo e de a mão a quem quer ser em ser Brasileiro de corpo alma e coração.

  20. Hilde, mesmo sendo parte de uma classe privilegiada, como eu, você mostra, com seu belo texto, formação humanista, sensibilidade e consciência política, características que dizem muito sobre você e sua família. A raíz escravocata, autoritária e pouco republicana de nossa elite está a mostrar a sua cara. Lamentável que não tenhamos ainda conseguir fazer deste país um lugar mais justo e democrático!

  21. Incrível a sua capacidade de expressar tão bem -e de modo tão convincente- os seus argumentos!!! Bravo, Hilde: concordo com cada ponto que você mencionou!!!

  22. Com todo respeito, mas o fato é que sou pobre e não gosto da Dilma. Da mesma forma que nenhum dos meus amigos, também pobres, aparentam gostar dela. Portanto, acredito que o argumento de que a Presidenta apenas foi vaiada por causa da elite social, para mim, é inválido.

  23. Mas Hilde, foi o próprio partido dela que consentiu que a FIFA nos humilhasse ao extremo, mudando até o código civil. Acho que se ela realmente quissesse o povão nos estádios não deveria ter se curvado tanto a essa gentalha capitalista. Ela recebeu o que foi plantado pelo mentor dela o Sr. Lula da Silva. A vaia foi até pequena vista por essa ótica. Se faltou educação…bem esse é um plano para manter o status quo dos governantes desde há muito tempo e parece que o partido dela não fez muito para mudar essa realidade..
    Paulo

  24. ATITITUDE INFELIZ E DESRESPEITOSA À NOSSA DÍGNA PRESIDENTE. NOTAMOS QUE A POLÍTICA NACIONAL ESTÁ PARTINDO PARA AS OFENSAS E PARA O ÓDIO A QUEM DEFENDE AS PROPOSTAS DO PT , PRATICA-SE O EXERCÍCIO DA DOENÇA PTFOBIA . QUEM APROVA AS IDEIAS PETISTAS
    ESTÁ SUJEITO A SER MOLESTADO E ODIADO PELOS P´TFOBOS.
    QUEM LUTA´EM FAVOR DE UMA AMPLA E URGENTE REFORMA POLÍTICA COM O AVAL DA SOCIEDADE PARA MORALIZAR NOSSO CORRUPTO PODER LEGISLATIVO , TAMBÉM ESTÁ SUJEITO Á INTOLERÂNCIA DESSES INVETERADOS DOENTES .
    ESPEREMOS O RESULTADO DAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO E VEREMOS QUEM TEM RAZÃO .O POVO NÃO É BURRO .

  25. Prezada,
    Estou aqui pensando se já li, alguma vez na vida, um texto tão ruim. Preconceituoso e cheios de erros de português. O mesmo português dos xingamentos, o mesmo português falado por todos esses líderes que fazem um governo desastroso como esse que estamos vivendo.
    A senhora perdeu a oportunidade de se calar.

    • Absolutamente de acordó. Estamos em transicao, o q se deixa para tràs vai levar muito tempo para melhorar. Uma vergonha, muitos crimes, tanta lama.

  26. Eu acredito que independente de partidos políticos, de ideologias ou realidade (que depende sempre do observador), o respeito é algo que deve ser preservado, não importa se é adversário, inimigo ou desafeto. O que nos difere dos animais irracionais (e tem cada um tão bacana…rs) é a postura civilizada. Sem isso somos o que?
    Fiquei triste ontem com a demonstração de intolerância e falta de educação. Não se resolve nada dessa forma, vontade de fazer algo feio ou errado sempre há, somos humanos mas, é a decisão sobre o que fazer é que nos faz diferentes, especiais.
    Que sejamos mais determinados nas atitudes e nas nossas escolhas e assim teremos um Brasil melhor.

  27. Oras , faça-me o favor ! Respeito ???
    E por acaso esse governinho xulo tem respeito pelos brasileiros de qualquer classe, pela família brasileira, por sua origem esquecida ??? Pois mais elite do que demosntram estar , impossível .
    Vamos ser minimamente lúcidos .
    Como Vovó já dizia : RESPEITO NÃO SE PEDE, SE CONQUISTA . Podiam todos estar aplaudindo … OU NÃO ?! #ForaDilma #BandaPodre

  28. Amiga, em certos momentos, o silêncio e a postura estadista, fala mais alto, que qualquer pronunciamento, que concordo, seria a melhor(porem a menos protocolar)resposta. Certamente, você, eu, e mais de 50 milhões destes brasileiros, que não fomos presenteados pelos nossas empregadores, nem podemos pagar os altos preços dos ingressos deste jôgo, feito para os ricos e turistas endinheirados, somos gratos à adm. Dilma, e às conquistas que ela trouxe ao Brasil, e no dia 5 de outubro, mostraremos quem decide o que queremos.

  29. Pessoas grotescas, se agem assim com uma presidente, imaginem como devem tratar as pessoas mais simples!

  30. O xingamento pode ter sido desnessario, poderiam ter falado um :” fora Dilma “, mas quando vc fala de elite branca , acho que vc está fazendo uma propaganda enganosa! Tentando dizer que se fosse uma classe mais baixa , estariam aplaudindo a Dilma ! O xingamento só vem pela revolta de como as coisas acontecem nesse pais , onde só se inventam desculpas e não assumem suas atitudese não tentam corrigir os erros !
    Nem os meus amigos petistas conseguem defender o governo atual!
    Não é a elite branca que não gosta da Dilma , é a classe média , a classe trabalhadora , a classe que vê seus impostos altos saírem de suas contas e não ser revertida em benefícios da população !

    • Amigo Cassiano, como muitos aqui neste espaço não votei na Dilma e, bem provável, que não vote no PT nestas eleições. Mas o episódio serviu para mostrar o quanto nossa visão é limitada. Se fosse o Aécio discursando para um Itaquerão lotado de corinthianos e flamenguistas a vaia talvez não seria a mesma? Espero que sinceramente que não porque a educação básica não é dada nas escolas, mas vem de berço. Falar que existe uma boa parcela descontente com atos do governo é uma coisa, mas acho que o foco principal aqui da discussão é avaliar a atitude de uma elite branca sim. Esse episódio, por mais que os tucanos não estejam envolvidos, vai ser um tiro pela culatra na campanha do PSDB. É difícil para algumas pessoas entenderem que o perfil do brasileiro não é representado por aquelas pessoas que estavam no estádio. O brasileiro é pobre, afrodescendente e não tem curso superior. E só para encerrar: experimente a sensação de ser ser convidado para uma festa onde o marido e a mulher estejam quebrando pau em meio aos convidados.

  31. Eu votei na Dilma, pois a minha candidata Marina Silva infelizmente não concorreu no segundo turno. Sou contra a forma de governar atual do PT, entre outras coisas…Mas, sinceramente não gostei da forma com que a elite brasileira agiu com a Presidente. Foi completamente deselegante. Ninguém merece ser tratado dessa forma. Isso não é vaia, é falta de respeito a autoridade máxima do nosso país, eleita democraticamente. Aquele povo que estava na Abertura da Copa não representa o Brasil. O povo sofrido que estava fora do Estádio tentando mostrar através de suas manifestações o quanto a Fifa e alguns políticos mal intencionados usaram o dinheiro suado da nossa nação para satisfazer a ganância de poucos, foi reprimido e maltratado pelo Governo de São Paulo. Sem falar nessa Abertura vergonhosa, infantil…

  32. Eu lamento muito a opinião dessa senhora branca que escreve o texto acima querendo discriminar o povo que assistiu a abertura da copa em São Paulo de elite branca brasileira e a outra que classifica no comentário de elite paulista.
    Eu não fui na abertura da COPA mais não fiquei ofendido pelas vaias a presidenta o que me ofende e morar num pais onde o CRIME compensa e pior ladrões são nossos governantes e são homenageados pelo povo. O BRASIL nem suas instituições são do governo, o governo devia servir ao pais e não se apossar dele.

  33. Hildegard, muito sensato seu texto. Também senti falta da fala da presidenta. Poderia ter feito uma bela limonada ou até uma caipirinha, mas preferiu se calar… Uma pena! Com ou sem vaia, deveria ter falado. Quanto ao sentar atrás, um gesto de gentileza para com os convidados que ocuparam os melhores lugares. Faço essa leitura, porque assim procedo com meus convidados. Formadores de opinião como você, como eu, sou professora, devem se manifestar sempre. Pena que Dilma não tenha falado…

  34. Se bobear, estrangeiros sabem mais da História do Brasil do que a ‘elite’ que lá estava. Aliás elites não são os ‘melhores’ em algo ? Aquela casta lá representa elite de quê ?

  35. Um absurdo essa falta de respeito.
    Tenho certeza que esse coro que xingou a Presidenta, representa uma parcela da população que faz parte da elite mais preconceituosa e racista do país.
    O povão mesmo, com toda certeza, tem muito mais educação e classe do que essas criaturas.

  36. Prezada colunista social (e, agora, também política). Concordo imensamente com o que motivou a sua reação de indignação. Entretanto, afetuosamente, discordo em parte do conteúdo. Não se peita xingamentos. Ao fazer isto, você se nivela aos agressores. Quanto a isso, a presidenta reagiu bem. Não me pareceu acuada, mas soberba, acima das mesquinharias. Outra coisa, não é surpresa a baixaria e a grosseria vir da elite dominante e endinheirada de nossa sociedade. E isso, acredito, os estrangeiros, principalmente europeus, sabem de cadeira. Mesmo por que, desde Karl Marx, que, além de genial cientista do materialismo histórico e dialético, era um agudo analista de costumes das classes sociais, sabemos que a índole moral dos endinheirados é o que de mais rude e tosco nos aproxima da barbárie e da selvageria. Já nos dizia, e provava, Marx que só quem possui escala verdadeira de valores é o proletariado. Que a incúria, a boçalidade, a safadeza, a desfaçatez, em suma, toda e qualquer imoralidade, aproxima umbilicalmente os mais endinheirados (ou seja, a mais alta burguesia) com o que existe de mais miserável no lupensinato. O que muda, é apenas um quê de “sofisticação” no cinismo e na hipocrisia. Assim, moralmente, a diferença entre os grandes capitalistas e os mais miseráveis está apenas no disfarce e no locus. Ou seja, o que os miseráveis bradam e praticam nas sarjetas e esgotos das cidades a luz do dia, os ricaços cochicham e praticam nos cantinhos escondidos dos salões e das alcovas. Entretanto, em situações em que se agudizam fortemente as contradições da sociedade, o verniz destes últimos desbota e acabam deixando cair as máscaras. Me desculpe. Respeito a sua dor e a história de sua família. Porém sei que a senhora vive profissionalmente de cortejar os salamaleques desta mesma “alta e culta sociedade”, o que é uma impropriedade, já que erudição (ou, até mesmo, pseudo-erudição) não é, nem nunca foi, sinônimo de cultura, e, portanto, não poderia me furtar de lhe dizer algumas verdades. Portanto, prezada Hilde, deixe essa burguesia imoral e fedida de lado e venha logo para o lado do povo trabalhador brasileiro. Será bem recebida! Sua família tem história que nos honra.

    • Prezado Romualdo, li seu comentário. Sem delongas você foi perfeito em suas colocações. Parabéns!

  37. Parabéns pelos comentários. Não sei até que ponto todas essas manifestações são interessante! Algumas situações já passam dos limites e deixa nós brasileiros preocupados com a segurança e bem estar da nossa sociedade. É um país democrático sim! mas estudei e sei que na escola, na família e em nossos lares aprendemos educação. Estou muito feliz pelo Brasil, é um momento impar na nossa história por isso vamos viver… ser feliz…e vamos lutar por dias melhores com educação, saúde, assistência de qualidade mas com respeito ao próximo porque todos merecem, inclusive a nossa Presidenta por mais que tenhamos nossa posição política…não é com essas atitudes que venceremos…mas são atitudes como a que aconteceu que ficaremos marcados e por causa de poucos muitos vão levar o nome de mal educado.

  38. Lindo teu texto. Era esperado esse gesto. Era a oportunidade perfeita para aqueles que gostam de se esconder na multidão e precisam desse aparente anonimato para tirar as máscaras de bom mocismo. Se pudesse falar algo para a Dilma eu diria para ela ir à todos os jogos que quiser, gritar gol com toda a vontade, por todos aqueles que amam futebol e que não podem estar no estádio, por todos nós que ficamos envergonhados pela falta de educação daqueles que põe a educação apenas no discurso fácil de que a educação é a saída para todos os males. Espero que ela não se sinta acuada, pois há mais brasileiros solidários à ela do que apoiando cenas como a de ontem.

    • Vamos da troco a essa elite branca de classe média alta, votando na Presidenta Dilma e mostra ndo que nós o povão brasileiro,que tivemos nossa vida melhorada em muitos pontos nesse governo,vamos lutar juntos com honradez e transparecia , não ao vandalismo, não a politicagem.

  39. Concordo plenamente,foi uma falta não só de respeito mas, de educação e vergonha na cara de um bando de sem noção e sem repeito a nação.Vergonha de ser brasileiro é ter um povo fulo e mal educado que pensam nos representar.

  40. Então pede pra ela ir num Corinthians e Flamengo a preço popular e vamos ver no que dá. hahaha Vejo ela falando todos os dias em todos os jornais. Vc realmente acha que ela precisa de mais tempo de resposta? Não força vai…

  41. Olha, eu ate’ concordaria. Exceto que voces moram num pai’s onde fazer protesto e’ risco de ser espancado pelo estado. No estadio, foi uma das raras oportunidades de protestar sem correr risco de violencia.

    Isso para mim foi o maior vexame, precisar explorar essa oportunidade, ao inves de livremente pelas ruas.

  42. Eu assisti o jogo pela globo e não ouvi nada, nada mesmo. O Galvão comentou que houve uma hostilidadco e muito passageira, mas se ele não tivesse comentado, nada saberia. Que feiúra São paulo, Que feiúra artistas globais, que feiúra público não pagante, endinheirado. Vocês desrespeitaram o público que votou na Dilma e que viu suas vidas se transformar sobretudo nós, os nordestinos que vocês queriam ver eternamente em suas cozinhas, limpando o cocô de seus filhos.Isto serve para eu militar em favor da nossa presidenta.

    • Você como nordestina deveria entender que o povo de São Paulo sofredor de todas as torturas de receber a todos e a qualquer um deveria ter o direito de reclamar, e se não gosta do que faz deveria estudar porque em São Paulo quem quer pode e faz, diferente de outros estados deste país que apenas esperam o dinheiro que daqui vai, e colocam como sempre os ladrões e impróprios no poder por qualquer migalha. Pense bem! Se é tão a favor das canalhices politicas volte ao seu território e bem viva.

      • Você, Marcia, repete o refrão da elite paulista que diz isso aí há um século. Preconceito é com vocês mesmo. São paulo recebeu muito mais do Nordeste do que você supõe. Esta aqui é a maior cidade nordestina do Brasil! A riquexa desta cidade foi construída pelos nordestinos, inclusive os prédios e mansões onde vive essa elite preconceituosa contra o Nordeste. E isso porque as elites nordestinas mantinham o povo na fome e no cabresto. Agora que um nordestino de São Paulo mudou isso, o Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e onde mais melhoraram os indicadores sociais. Mas os seus tataranetos vão continuar esse discursinho besta que o bom é aqui e os outros só mamam de nós. Que lástima! Cito Talleyrand para você, referindo-se aos Bourbons: Nada apreenderam, nada esqueceram!

      • acho que tenho que rir, entra no site da transparencia e veja o quanto São Paulo recebe, sofredor é que nunca foi, graças ao povo nordestino São Paulo cresceu e muito, que feio né Marcia, além da falta de educação no estadio, ainda mostrar que discrimina nosso povo, é ruim hein. E olha que sou paulista e fiquei envergonhada com tanta falta de educação.

        • É sempre assim: discuta com eles e na segunda frase eles demonstrarão todos os seus preconceitos e recalques.

  43. Parabéns pelo brilhante texto. Fiquei envergonha com essa da elite brasileira ter se posicionado vaiando a presidente, afinal de contas, ela é a autoridade maior deste país e merece todo o nosso respeito. Essa elite é minoria, não representa a nossa gente.

  44. Lamentei profundamente.. nunca vi tristeza maior no rosto de Dilma Roussef. Ofensa pesada, aquela gentalha sequer tem noção de que no Brasil, ofensa verbal é crime. Ponto!!! mas foi pra eles que o PT realmente governou, foram eles que concentraram renda.. as migalhas citadas por você não passaram disso: migalhas.. mas o foco aqui é a profunda falta de educação daqueles homens e mulheres que não se importaram sequer com as crianças que os acompanhavam. Depois cobram respeito dos jovens.. de que forma? educação é exemplo.. protestar contra o governo é trabalho diário, e estava longe disso aquela demonstração de selvageria como a que se viu. Elite financeira JAMAIS foi a elite da evolução humana, muito menos aqui no Brasil.

    • Tristeza na cara de Dilma.?? Tristeza é uma mãe ver seu filho morrendo nas salas de espera de hospitais, ou ver seu filho sem escolas dcentes ou seu filho não vir prá casa devido a violência urbana…Tristeza é.?? Me poupe….!!

  45. Não precisa concordar com a Presidenta, precisa somente respeitar a instituição que ela representa. Fiquei roxa de vergonha!

  46. A lei da ação e reação. Se você não gosta do que esta recebendo, analise o que você esta doando, ofertando, fazendo, agindo, etc etc etc
    Tudo que vai, volta. Quer queira, quer não queira.

  47. Senhora Hilde é lamentável este seu comentário, porque a elite com certeza não estava lá, quem tem grana não se mistura nem a porrada, nem com classe media, porem é oportunista; ate porque a maioria acredita nestes comentários de que a elite burguesa é culpada de tudo, é mais pratico o discurso dos demagogos, que já vem colando há décadas. agora fale sobre quem realmente manda neste pais explique porque: a copa por onde passou custou no Maximo 10 bilhões e devolveu 5 bilhões de impostos, e aqui no Brasil a copa esta custando mais de 35 bilhões e o governo isentou de impostos a FIFA, será por que? Claro para poder comprar o resultado, o Brasil será campeão. Isto sim é vergonhoso.

    • É bom lembrar que todos que vaiaram, se realmente quisessem protestar contra a copa não deveriam ter comparecido ao evento. E outra coisa fundamental, que deve ser lembrada, é que as universidades públicas e privadas abriram as portas para a população de baixa renda no governo da presidenta Dilma, isso nos governos anteriores jamais havia acontecido, pois universidade pública era somente para uma elite folgada e que agora se sente ameaçada em perder suas regalias, antes exclusiva, e somente fala mal dos governos Lula e Dilma pessoas que nunca souberam o quanto dez reais vale muito quando não se nem um centavo no bolso para se comprar um litro de leite para dar para os filhos crianças em casa. Eu falo baseado em fatos, mas somente conhece estes fatos quem já os vivenciou, tenho certeza, tem milhões e milhões de brasileiros que são socorridas pelos planos de combate a pobreza, coisa que no tempo que meus filhos eram pequenos eu não tive, nos governos Color e Fernando Henrique. O Brasil precisa de “N” coisas a serem mudadas, mas quando chega as eleições os mesmos que criticam são capazes de vender o voto ou ajudar na compra de voto, trabalhando para políticos ricos por interesse em levar algum tipo de vantagem financeira em detrimento da ética da moral e do amor a pátria. Temos uma ruma de políticos de carreira que estão governando Estados, em Câmaras Municipais,Estaduais e Federais e no Senado Federal isso sim tem que ser mudado, sem contar que temos empresários inescrupulosos financiadores de campanha política. Um pais só muda com um povo bem educado e acima de estudioso, em todos os sentidos, pois somente assim se consegue desenvolver um nível de consciência que possa realmente mudar para melhor uma Nação Grandiosa como o Brasil. De uma coisa eu tenho certeza vaiar uma pessoa com palavrões é coisa de gente atrasada e mal educada.

    • ah tá.. os pobres é que tem R$ 990,00 só para o ingresso.. que é isso! a elite financeira do Brasil em sua maioria, é grosseira: grita, maltrata empregados, paga mal, larga sujeira pra todo lado, rouba, passa em cima e se expressa exatamente assim, de forma grossa e baixa. Só fingem que tem educação, é uma casquinha de verniz, basta cutucar pra máscara cair.

    • Claro que se mistura, quando ganha ingresso em área VIP, não ve no carnaval do povão, tem área VIP com direito a champanhe etc , ou acha que se misturam simplesmente no meio da arquibancada? que é quer tapar o sol com a peneira?

  48. Eu vi o jogo no Fox Sports, e em nenhum momento, eles comentaram sobre a vaia. Fiquei sabendo no Jornal da Band e depois no JN, que aproveitou para alardear uma duas vezes. O PIG não perde a oportunidade. Aquela “massa cheirosa”, como disse uma jornalista da Folha em menção aos eleitores do PSDB, pode até ser cheirosa e com instrução, mas não têm educação. Prefiro acreditar que pela falta d’água em SP estejam com a boca suja…. Como já dizia o Ibrahim Sued: “os cães ladram, e a caravana passa”

  49. Obrigado, Hildegard Angel. Saber que esse texto está sendo lido e possivelmente compartilhado por tantos leitores que seguem sua página é de LAVAR A ALMA!

  50. Cara Hildegard, belo texto, sensibilidade e sensatez, sempre.
    A grosseria, agressividade e falta de auto-crítica da elite pobre (de espírito e provavelmente ameaçada da riqueza material) que puxou o xingamento, só emblematiza o poder da mídia e o pavor dos velhos corruptos em perder espaço para esse Brasil que combate a desigualdade social e realiza, lindamente, as mudanças necessárias. Se eles vaiam é porque o governo popular incomoda. Se eles ofendem, é porque se sentem ameaçados. A velha ameaça, conhecida pela história, da descentralização do poder das mãos da minoria para atender a maioria. A carruagem passa…

  51. Dilma, governe mais e mais para os pobres. Os ricos “educados” já mostraram o que tem para dar.

  52. Hilde, a agressão que nossa Chefe de Estado sofreu por esta elite branca, demonstra o despreparo e a ausência de projeto para o Brasil.
    O brado raivoso reflete a mesma orientação da elite branca da Venezuela, que a todo custo transcendeu, sem qualquer escrúpulos, o estado demicrático de direito

  53. Boa noite Hildegard! Concordo com sua opinião e publiquei-o nas redes sociais. Por mais que o nosso país passe por muitos problemas como a justiça lenta, corrupção e desvio de verba pública as vaias não justificam nada! Sempre ouvi de meus pais que devemos respeitar as pessoas e em meu primeiro estágio no magistério uma professora disse diante de mim e dos alunos que não somos obrigados a gostar de alguém, e sim respeitá-la. Nada contra a Dilma mas esse xingamento foi uma falta de respeito tremenda! A impressão que fica é que algumas pessoas não tem educação e a repercursão em outros países deve ter sido a pior possível. Lamentável!

  54. É, falam que Lula é analfabeto, que o PT é o partido da desordem, no entanto, a presidente manteve a linha; são os filhos da casa, contra as coisas da casa! É uma pena! A Dilma, está na presidênca, porque a grande maioria a colocou lá – e há de colocá-la outra vez!… Faltou a educação mínima, para respeitar a vontade da maioria. Ou não estamos num País democrático? Cadê a educação da elite branca, dos doutores, dos sábios?! Pelo que se percebe, não estão demonstrando nada disso!… Que vergonha e falta de postura! Mas, isso é bem o estilo de quem perdeu a mamata, e não se conforma por ter perdido as benesses que o poder oferece. A Dilma, está dando conta do recado neste mandato e dará no próximo, sem dúvida; os que estão com dor de cotovelo, que se cuidem!

  55. Na minha opinião, esses xingamentos só aumentam a vantagem de Dilma com seus opositores nas próximas eleições. Será um tremendo “Tiro no Pé”. Assim acho que a Elite Paulista, tão nojenta, que a nossa querida filosofa, Marilena Chauí, se irrita com a classe média paulista, porém mostra claramente o porque ela quer ter os mesmo hábitos da elite paulista: Falar Palavrão e ser mal educada.

  56. Hilde,
    As vaias partiram de quem paga impostos e viu suas contribuições serem saqueadas por essa quadrilha que está conseguindo se perpetuar no poder às custas de esmolas disfarçadas de programas de Governo, desvio de muitas verbas que auxiliariam o crescimento REAL do país e a já esperada propaganda massiva e milionária que os “caixas-dois” e grandes empreiteiras afoitas por obras financiam. De pedra, o PT virou vidraça e se esqueceram da transparência que caracteriza uma BOA gestão. Sendo assim: FORA !!!! #jádeu

  57. Quem é essa “Elite branca brasileira” que os falsos moralistas estão criticando? Serão os banqueiros que a cada dia ficam mais ricos ou funcionários de multinacionais que se aproveitam do jeitinho brasileiro de fazer negócio (vide caso petrobras)? Ou será a classe média que não aguenta mais pagar a conta do país do futebol e que vê em uma paixão o símbolo da robalheira? Não é pela copa. É pelo mensalão, recessão na economia, desvios de verbas públicas entre políticos de todos os partidos e muitos outros problemas enraizados na vida do brasileiro. Quem emprega está cansado de ter um sócio guloso (governo) abocanhar lucro sem saber se a empresa vai bem ou mal. Ou aquele trabalhador que paga seus impostos em dia e percebe que trabalhou quatro meses do ano para pagar impostos. Essa “Elite branca Brasileira” quer mudança ! Tenho filhos e realmente foi feio de se ouvir “Dilma vai tomá no ….” Mas como disse uma pessoa que aprendi admirar o Sr. José Mujica – Presidente do Uruguai “O que não pode ser feito é continuar como está se não fizermos algo diferente como vamos explicar aos nossos filhos que não tentamos…” Para mim o xingamento no estádio foi um tumor de insatisfação que sai pela nossa boca e espero que mesmo sem opção se reflita nas eleições futuras.

    • É, pode ser que ali não era totalmente a elite branca. Mas seus lacaios e puxa-sacos a seu serviço. O que dá no mesmo.

  58. O estranho e que alguns dias atrás no show do Raper Falcao, onde não estava a “elite branca”, toda a platéia vaiou quando o Raper fez críticas ao governo e a este mar de corrupção que vemos espelhada diariamente os meios de comunicação. A propósito qual e a cor de sua pele Hidelgard e onde você reside. Sou trabalhador e classe média,portanto estou sentido na pele os efeitos deste desgoverno desta senhora, que está jogando no lixo todas as conquistas do plano Real. Sou de uma geração que só conheceu o valor da moeda com o Plano Real, portanto dom na alma ver toda essa conquista ser jogada no lixo.

  59. Se houveram vaias, elas foram expôntaneas, não vejo nada de ruim nisso. E se preocupam com a visão do país lá fora, deviam se envergonhar dos bilhões gastos com esta copa, num país que está em meio ao caos na segurança pública, na saúde e na educação. As vaias são reflexo da má administração e da corrupção vergonhosa que assola esse país. E seu texto, minha querida, nunca li nada mais surreal, parece escrito por alguma socialite desprovida de realidade.

    • Parece que é só a Dilma que governa o pais, cadê os governadores, prefeitos , deputado , senadores? Ora bolas, se ela mandasse sozinha , fosse rainha má, ah como é duro as pessoas querer comentar e não entender nada de politica, só assistir televisão

  60. Penso que a Dilma é muito corajosa, pois enfrentou sozinha uma turba que foi envenenada nos últimos anos por uma campanha sistemática da mídia brasileira contra o evento! Florestan Fernandes Jr. postou um texto em que foi ao ponto com relação aos demais políticos que quase se esbofetearam pela Copa, em 2009: “Onde estavam ontem os políticos que festejaram a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014? Onde estavam: Lula, Sérgio Cabral, Eduardo Campos, Aécio Neves, José Serra, Jaques Wagner, Yeda Crusius, Cid Gomes, Carlos Eduardo de Sousa Braga, Wilma de Faria, Roberto Requião, José Roberto Arruda, Blairo Maggi? Onde estava Marina Silva que queria uma sede no Estado dela, o Acre? Onde estavam os prefeitos, senadores, deputados, ancoras de televisão e rádio que queriam tanto a Copa do Mundo? Onde estavam os prefeitos e governadores responsáveis pelas obras exigidas pela Fifa? Ontem, coube a uma única mulher receber toda a agressão de uma torcida rica e privilegiada que conseguiu ingressos para o jogo de abertura em São Paulo. Uma elite raivosa que não perde a chance de destilar seu ódio de classe, seus preconceitos e sua falta de educação. Parabéns, presidenta Dilma, você não se escondeu nos palácios da República como fizeram os governadores.”

  61. O Xingamento tinha que acontecer, isto era inevitável. Qtas mortes de trabalhadores ocorreram para que fosse feito as pressas, as trapalhadas dos estádios, qtos milhões gastos, Que tanta importância a esta copa e que tanto descaso a saúde e educação. Educação é tudo!
    Saúde: o que é isto, vejo de perto, poucos funcionários, carga horária de 40 h. semanais, para funcionários que lidam com mães chorando a perda de filhos, dando o ombro para pessoas chorarem a tristeza de verem o câncer se espalhando dentro de seu corpo, a perda de cabelo, o cansaço de sair às 4 h. da manhã de sua cidade para virem a capital de SC para consultarem e nas cidades dos interiores deste Brasil, tão rico e com pessoas tão pobres, tão sofridas, tão abandonadas. Que Brasil é este que esquece dos doentes, que esquece de gente que cuida de gente, que esquece que também ficamos doentes no meio de tantas tristezas. Que interessa esta copa? jogadores ganhando milhões, enquanto um enfermeiro que cuida de vidas e acompanha o sofrimento das pessoas e tem que cumprir uma carga horária de 40 h, semanais e trabalhar em dois empregos para poder sobreviver e tem um salário de dois mil reais. Que interessa esta copa que os problemas do Brasil ficam esquecidos.
    Só falei um pouquinho da realidade da Saúde de SC, do Brasil. Que me interessa um gol do Neymar? O que interessa para mim é que não falte medicações para os pacientes, vagas nos hospitais, que tenha funcionários suficientes para que não fiquem doentes pelo excesso de serviço e pela tristeza que emerge das pessoas.
    Que importância tem esta copa e quantos hospitais poderiam ser feitos, em vez de estádios de futebol? Que descaso com os funcionários da saúde, que descaso com os pacientes, que descaso com a vida?
    Enfermeira Rita de Cássia de Souza, funcionária do Centro de Pesquisa Oncológicas- CEPON-SC e da Prefeitura de Fpolis – Centro de Saúde Lagoa

    .

    • Rita,
      Discordo do que dizes, apesar de lamentar as mortes ocorridas.
      Concordo com o Presidente Lula. Em que pese as inúmeras trapalhadas no governo petista, elas sempre ocorreram em outros governos também (peemedebistas, colloridos e pessedebistas). A Presidência da República é uma de nossas Instituições e, como tal, deve ser respeitada, por amor à Democracia e ao Estado de Direito. Se fosse um dos ditadores militares queria ver se tinha neguinho com coragem para mandá-los tomar no … Ia sobrar “porrada”, torturas e muitas mortes somente por causa disso. E olhe que muita gente morreu sem saber até por que morria. Dou testemunho disso, do que falo. Quanto a vaiar, tudo bem, numa boa… É uma boa forma de protestar. Mas ofender a Instituição, aí não dá pra conceber. Até porque, se não mudarmos o sistema, NÃO ADIANTA. Você pode por quem quiser na Presidência!!! O sistema nosso, clientelista, (Já dizia um deputado paulista, felizmente, falecido: é dando que se recebe ___ e não era São Francisco. de Assis!!), certamente o consumirá. Portanto, temos de pensar em reformas institucionais, eleitorais etc. .. Ah… a propósito: ia me esquecendo… Foi o J. Figueiredo que disse que gostava mais de seus cavalos do que de pobre… Por outra feita, afirmou que, se ganhasse salário mínimo, dava um tiro nos miolos. E eu nunca vi manifestações contra ele nesses moldes.

  62. Cara colunista. Não sei em que mundo você vive, mas ficar impressionada com um palavrão dito pela ELITE BRANCA (cuida com o preconceito) e Pq nunca ouviu um funk ou algo do tipo… lindas apologias ao sexo e a violência… lindos exemplos de bundas raspando em bundas… Indignação é ouvir de uma pessoa culta como a senhora que a elite branca faltou com respeito. Será que o governo nunca faltou com respeito? Será que sempre e o povo que tem que tomar no …? Ah mas e os estrangeiros??? O que vão pensar? Eles sabem a bastante tempo o que é o Brasil.

  63. Não sou paulista, nem muito menos “elite”. Sou da classe média sufocada de tantos impostos e não aguento mais tanto desrespeito com o povo. Se vc não acha que mortes por violência que hoje assola o Brasil não é desrespeito; se o descaso com a saúde não é desrespeito; se investir o minimo na educação não é desrespeito… e por ai vai. Me desculpe mas acho que não vivemos no mesmo País.

  64. Achei um vexame a presidente do Brasil e o presidente da Fifa nao se apresentarem
    como representantes daquele momento.
    Acuados, medrosos, sem coragem pra enfrentar o que viesse.
    As vaias , os xingamentos tem muito sentido. Ou por que será que estao todos protestando ou reclamando?

  65. Estes coxinhas que ofenderam e chingnaram a Dilma não foram educados dentro de um lar e sim, criados na chocadeira da rede globo de televisão….

  66. Parabéns, Presidenta Dilma! O silêncio muitas vezes dizem mais que palavras! Vc não precisou abandonar o PT, criar partido, abandonar, tentar criar outro partido e também não conseguir e ter que se filiar a um outro determinado partido, para tentar ser candidata a presidência. Continue fiel aos seus princípios e aos princípios de nossa amada Pátria, Brasil! Parabéns ex-presidente Lula, Parabéns presidenta Dilma, pela Copa das Copas! A copa trás união entre os povos, como foi na África. Não somos melhores nem piores que eles, e merecemos também ter nossa Copa, resgatar o amor do povo brasileiro ao Brasil e ao seu lindo Hino Nacional! Foi emocionante ouvir o povo cantá-lo! Quando eu era estudante, participava de paradas de 7 de setembro e sabia cantar o Hino Nacional Hino á Pátria de cor! Hoje para é gay, hino é “funk”. Triste. Mas tenha coragem, porque terá mais 4 anos para enfrentar essa burguesia do “contra”!

  67. HILDE, ainda bem que temos pessoas como você, Infelizmente, existem pessoas letradas sim mas, sem educação, covardes que se vestem e se infiltram no meio de pessoas comuns, que no fundo não o são, se aproveitam da situação; bando de covardes que muitas vezes não fizeram e não fazem nada pelo País. Claro que tem o direito de protestar mas, a falta de educação e desrespeito aquela que é a representante de seu País, mostra que essas pessoas foram a escola um dia mas não aprenderão nada. Um desrespeito a nossa presidenta(representante legal do povo Brasileiro) e um desrespeito a todos nos Brasileiros. Nós 30 milhões de brasileiros que ascenderam socialmente, saindo da zona de miséria, ou aqueles outros milhões que, graças ao Pró-Uni, puderam realizar e concluir seus cursos universitários, ou mesmo aqueles tantos milhões, que, enfim, alcançaram o almejado sonho da casa própria. Agradecem.

  68. Ricos em outros governos, em tantas décadas, sempre estiveram muito bem… E classe média é quem?? Médicos, advogados, dentistas, empresários que sonegam impostos e depois falam do MEU DINHEIRO pra os vagabundos??? Quem paga impostos sobre suposta renda é funcionário público, é professor, é assalariado que não tem como esconder o que recebe. E eu sou uma destas e nunca reclamei dos impostos pagos sobre a minha aposentadoria de servidora pública. E hoje está muito comum ver a tal classe média usar bolsas pra estudar, pra ir pro exterior fazer intercâmbio, pra pagar o contador da sua pequena empresa, pra financiar com juro baixo a sua casa que não é bem aquelas de quatro por oito metros ,quadrados. O que realmente incomoda a classe média é ver que de baixo da pirâmide tem gente começando a subir e ocupar espaços que antes eram cativos daqueles que viam os de baixo como inferiores. Pisando nos de baixo pra subir, a classe média era o cinturão que mantinha os miseráveis no seu lugar e deixando os ricos sossegados. Mas as extremas desigualdades estão produzindo uma população que começa a invadir o espaço confortável dos mais favorecidos e seria a hora de, ao invés de condenar politicas de justiça social, fazer tudo pra que isso continue , do contrario o preço a ser pago poderá se tornar uma catástrofe. Isso não é demagogia, mas uma atitude racional e imprescindível..

  69. Não voto no PT, nem concordo que um contigente de trinta milhões de pobres tenha ascendido à tão sonhada classe média. Porém, discordo plenamente da atitude do público com a nossa Presidenta.
    Se vaiassem, quando seu nome ou do Presidente da FIFA tivessem sido anunciado (o que não foram), teria ainda representado um gesto de repúdio ao desperdício, incompetência e super faturamento na preparação do Mundial. A maneira como a trataram foi totalmente inadequada, pela ocasião, com a presença de diversos chefes de estado e transmitida para todo mundo.

    Não podemos culpar apenas a FIFA pelos desmandos, corrupção e mesmo pela distribuição dos ingressos para as partidas deste mundial. O Brasil foi o único país candidato a sediar a Copa do Mundo de 2014, logo, poderia ter imposto suas condições. No entanto, não só concordou com todas as regras ditadas pela FIFA, como abriram mão da gestão dos preparativos da Copa. Vale a pena rever o Roda Viva com o Juca Kfouri.

    Não dá para eximir os governos de Lula e Dilma, da responsabilidade pelo desperdício e corrupção havidos na preparação deste Mundial.

    Por outro lado, tenho certeza que a verdadeira elite, presente no estádio nos camarotes dos patrocinadores estava festejando, com muita champagne francesa e caviar, os últimos doze anos de governos petistas. Nunca ganharam tanto dinheiro.

  70. Tinha mais elite branca do lado da Dilma que no resto do estádio . Os iletrados e ignorantes em geral vão continuar a votar na Dilma, no lula, no maluf no Hugo Chaves, no renan Calheiros, no sarney e em qualquer populista ou coronel que aparecer!

  71. Quem foi torturada nos piores anos de DITADURA não se intimida com palavrões vindos da mesma elite que torturou….sÓ MOSTRA O ENFRAQUECIMENTO DE QUEM ANTES ESTAVA NO PODER E AGORA SÓ PODE XINGAR!!!!!!

  72. Vergonhoso o acontecido,precisamos educar melhor os nossos jovens,ensinando lhes os valores de respeito e civilidade….

  73. Perfeito comentario,meus parabéns pelas palavras muito bem colocadas, as vaias ,foram da elite brasileira.

  74. Ao fazer suas palavras em defesa de nossa Presidente .mostrou toda sua dignidade e de sua família . Zuzu Angel uma mulher inteligente e a frente de seu tempo . Um irmão que deu a vida por este país . Fico muito triste que cada vez menos existam pessoas com luz , sabedoria e respeito !

  75. Acho que sou cego, não consigo ver esses 30 milhões que sairam da miséria. Com esse salário ridiculo de 700 e poucos dinheiros, sairam da miséria e ficaram na pobreza e aí ficarão, pois deles é que saem os votos para o grande projeto petista que a “grande mídia” não quer reconhecer. Acorde cumpanheira..

  76. Hilde, me permita chamá-la assim, concordo contigo e realmente adoraria ver essa limonada espremida na cara destes reacionários postulantes a pensadores e deformadores de opinião! Porém seria considerado campanha eleitoral antecipada acredito. Obrigado por ter opinião tão lúcida e estamos juntos com Dilma 2014!

  77. Parabéns Hilde, senti as suas palavras saindo da minha alma, da minha garganta, as suas palavras acabou sendo o meu grito…

  78. Não pode protestar no estádio contra a presidente, mas quebra quebra na rua em protesto pode. Não entro no mérito de quem estava lá, mas a sua generalização é bem feia. Me estranha o fundo desse blog ser branco e não vermelho…

  79. O que a elite paulistana, e a brasileira, não engole, na verdade, é que estavam acostumados a assistir as copas passadas, na Espanha, no México, na Itália, nos Estados Unidos da América (foram quase todos!), na França, no Japão, na Alemanha e, até, na África do Sul, sem o povo brasileiro por perto. Preferia uma copa realizada na Europa, durantes as férias de junho e julho de 2014. Não queriam o “Itaquerão”, queriam ir à pé de casa ao Estádio, no Morumbi. E o pior é que essa gente, que não representa o povo brasileiro, vai continuar sendo, em maciça maioria, o público presente nos Estádios (esperem Brasília). Aliás, não vale o hino puxado pelos jogadores…alguém ouviu algum grito de guerra típico das grandes torcidas de times brasileiros? Da torcida do Corinthians, dono da casa…só vi faixas…ouvi o manjado “sou brasileiro com muito…” tímido, de gente pouca acostumada a campo de futebol. Boa parte daquele público, que nenhuma ou pouca importância deu para a cerimônia de abertura (preferiu a festa dos bares) é o mesmo que ao vaiar Neymar (em outro jogo da Seleção), motivou-o a desistir de jogar no Brasil. O coro (ou os gritos?!?), com xingamento à Dilma Rousseff, partiu da área VIP, de gente que, mesmo com o muito dinheiro (o ingresso é bem caro nesta área) que possui, nunca vai conseguir comprar o respeito e o fair-play.

  80. Esse país maravilhoso que a senhora se refere fica onde?
    pq o nosso BRASIL é bem diferente, eu mesma estou vivendo um terrível pesadelo, minha filha de 3 anos fez tratamento de câncer e agora estou a 4 meses numa fila de espera no HOSPITAL SÃO PAULO ,por quê está em falta uma medicação chamada BIMG ,que é um simples contraste radioativo , e no SUS MARAVILHA náo tem, simplesmente pq nossos ótimos governantes não se preocupam em importar a medicação,,,sabe pq querida? no SÍRIO LIBANÊS não falta………..

  81. Lamentável pessoas saindo em defesa do desgoverno dessa senhora que chamamos de presidenta do Brasil, não se toca que nada esta indo bem nesse governo,Pib medíocre, educação falida Saude entregue as baratas Segurança já não basta bandidos de rua a tirar o sossego diariamente queimando ônibus explodindo caixas eletrônicos ate em pequenas cidades do interior do brasil no congresso metade dos que estão la estão envolvidos com crime organizado usando aeronaves no transporte de drogas, acabaram com metade do patrimônio da Petrobras so se debate e não aprova nada naquele antro de vagabundos, a classe media não aguenta mais sustentar tantas bolsas e outras regalias de quem não vai a luta , acabou em outubro sera dado o basta para recomeçar um Brasil descente..

    • De Acordo. Hà pessoas mais sensatas que imaginei. O rei, a rainha estao nus e burlando do povo “e elites” como diz os precoinceituosos nouveau riches.

  82. Detesto iniciar argumentos explicando o porque da minha resposta, então tentarei resumir dizendo que , independente das divergências , não podemos sem argumentos , mostrar uma incivilidade deselegante como a que vi hoje através do site UOL, que não vi ontem quando assisti o jogo via globo.
    Se aceitamos isto como natural( incivilidade) então reconheçamos , tá acontecendo sentimentos bárbaros de aceitação de barbárie . Amarremos nos postes os que não são adaptados ao sistema.

  83. Eu estou tão triste quanto a presidente Dilma, mas estou tão certo que ela vai reverter este quadro. Envergonhado pela atitude dessas poucas pessoas desrespeitosas. Dilma vai continuar lutando e quem a colocou lá vai repetir a “dose” em outubro próximo e a elite que se dane. É Dilma, é repúdio para o ato que a constrangeu.

  84. CLARINHA VAI À ABERTURA DA COPA COM SEUS PAIS!!!
    Para Clarinha tudo era lindo, todos felizes, sorrindo, cantando…la la la la
    -Clarinha, agora vamos cantar o hino nacional!!!
    -Papai, mamãe, vocês estão chorando?
    -Filhinha, é muita emoção, a copa é em nosso Brasil!!! Vai Brasil!!!
    O jogo começa, o Brasil esta perdendo..
    -GooooooLLLLLL, Brasil!!!
    -Dilma vai tomar no **, Dilma vai tomar no **, Dilma vai tomar no**!!!
    Clarinha olha para seus pais e pergunta:
    -Papai, mamãe, vocês estão xingando a presidente???
    – Clarinha, não gostamos da Dilma!!!
    O Brasil marca o terceiro gol…
    -Gooooollllllllll, Brasil!!!!
    Agora Clarinha e seus pais, e muitas pessoas na arena gritam:
    -Dilma vai tomar no**, Dilma vai tomar no**, Dilma vai tomar no **!!!
    -Papai, mamãe, o jogo foi muito legal, adorei tudo…
    Dia seguinte,
    -Bom dia Clarinha, hora de ir para o colégio…
    -Bom dia crianças!!! Depois da chamada faremos uma prova surpresa!!!
    Clarinha levanta…
    -Professora vai tomar no **, professora vai tomar no**.
    -Clarinha, pare com isto, vou ter que lhe aplicar uma advertência!!!
    -Por que professora???
    Clarinha chega chorando em casa, e mostra a advertência aos seus pais.
    – Clarinha, o que você fez??? Irá ficar um mês sem assistir televisão!!!
    -Papai, mamãe, por que? Eu apenas fiz o que vocês me ensinaram ontem…
    A comparaçao pode ser tonta, desnecessária…mas educaçao começa em casa, exemplos são dados em casa…e assim por diante…

    • Pensa assim, os pais de Clarinha gastaram suas economias para ver o jogo do Brasil com Clarinha, felizes após o jogo vão para casa, no dia seguinte Clarinha não pode ir a escola, pois não tem onibus, estão em greve, ela passa mal e vai ao pronto socorre e quase não a medicos e ainda existe fila para atendimento, vai comprar um remédio e ele é caro, ai os pais vem que o dinheiro que gastaram para ver o jogo agora esta fazendo falta, pois em seu País não a SAÚDE, EDUCAÇÃO NEM TRANSPORTE EM CONDIÇÕES.

    • Engraçado é que só se copia o que não presta né amigo? Porque Clarinha não imita o coleguinha que estuda para ser alguém na vida, ou o vizinho que trata com respeito os animais? Exemplos não faltam, mas escolher qual o melhor é o problema! Será que Clarinha, ao chegar a escola depois do jogo, iria pedir à professora para aprender o hino nacional? Será que Clarinha, depois do jogo, ia entender que Fred é um pilantra que forjou o penalti, apoiado pelo juiz honesto (Ninguém falou na Interpol aqui, Hildegard)? Como será que Clarinha iria processar essa informação? Todos dizem pra Clarinha que mentir; enganar e roubar é errado mas guando o Brasil joga e o Fred mente; engana e manipula o resultado, todos (inclusive eu, diga-se de passagem) minimizam querendo convencer a Clarinha que ser honesto é circunstancial… Sabe o que vai acontecer com a Clarinha? Ela será uma cidadã Brasileira adaptada à realidade do País. Beijinho no ombro

  85. Elite Branca Brasileira ….tsc
    Falar de educação, de crianças de família para defender a Dilma. Vc só pode estar de brincadeira. O governo mais podre da história! Quem estava elogiando a Dilma é exatamente aquilo que eles criaram! Que educação nós temos hj? Crianças dançando rala-rala, beijinho no ombro, e coisas do tipo tomaram conta do país que esses vermes estão construindo. Querem acabar com a Familia tradicional, proibir comemoração de dia dos país e das mães, retirar do documento o nome dos país, aprovaram o fim da família com essa lei da palmada, aborto que a Dilma sancionou, mudança de sexo a partir dos 14 anos, e vem falar em educação?

    • Quanta asneira!! Aproveita para ter um pouco de instrução, vai estudar os processos políticos que envolvem a governança de um país e de quebra aproveita para ler a Constituição Brasileira, sim nós temos uma que deve ser respeitada e entendida. Ademais argumentos pobres como estes são dignos apenas de deboche!

    • A educação que temos hoje é fruto de uma ditadura de 20 anos de propaganda mentirosa, a mídia poderosa atingiu a família de forma impiedosa e inescrupulosa, com uma programação voltada a destruir a família, as crianças e impor uma vontade politica que nem sempre foi o melhor para os brasileiros.

  86. Querida Hilde, esse é o legado da educação q os políticos tem deixado para a população há décadas. Quanto ao q os turistas estrangeiros vão pensar, saiba q ontem em Copacabana, qdo Dilma foi vaiada tb, eles engrossaram o coro das vaias, ou vc acha q os estrangeiros não sabem sobre a situação da corrupção q tá gritante neste país? Te digo mais, eles são mais antenados sobre as coisas q acontece no nosso país do q muitos brasileiros. A mídia dos países lá fora, os mantem bem informados. Ao contrário da nossa mídia, q trabalha para alienar cada vez mais o cidadão e q oculta propositalmente as informações por interesses, digamos assim, um tanto quanto capitalista

  87. Li quase tudo, mas me incomodou o conceito de elite…talvez endinheirados ou privilegiados ficasse mais adequado aos comentários. Gostei também do comentário do Sr. Moreira..que viu por outra emissora lá da França…muito pertinente e com uma visão que me agrada . Quanto as palavras do público? Inadequadas…mas acho que os iletrados se estivessem EDUCADOS talvez entendessem o motivo e acompanhariam em coro.

    • Realmente, pois acredito que a maioria deles não tiverem a educação apropriada. Mas também acredito que eles não tem 10 nem 20 anos e dessa forma coloco em debate que a educação faltou sim, mas vale lembrar que foram “educados” antes do governo atual.

  88. Site e colunista claramente patrocinados pelo PT
    Sei que nao vai ser divulgada minha participaçao
    mais vvcs leram.
    E tem Mais, DILMA OUVIU POUCO,,,,

    • Este blog (não é site) não tem patrocínio nem anúncio de ninguém, Jonas. Falar o que penso é luxo exclusivo meu.

      • Sra. Hildegard, luxo de falar o que quer, até papagaio fala. Não seja indelicada e leia o que os outros escrevem, sem grosserias. Afinal a Sra. faz parte da ELITE BRANCA deste País e como tal está se portando, sem educação com seus leitores. Isso é reflexo dos últimos anos de Governo Petista desde o semianalfabeto até a garotinha do colégio sion. Me poupe dessa sua pseudo intelectualidade esquerdista.

        • Não vi grosseria nenhuma da parte dela grosseiro é você,,,,,sabe nada inocente…elite branca ou político de oposição

        • Sanches. a sra. Hildegard em momento algum foi indelicada. Se manteve no salto, como de costume, apesar das declarações raivosas do sr.Waltrick. A elite branca paulistana é jeca e desinformada. A pouca instrução acadêmica do presidente Lula, não impediu que fosse reconhecido internacionalmente como uma das maiores lideranças do mundo. A garotinha do Sion tem feito um governo que tem aprovação da maioria dos brasileiros – Todas as pesquisas apontam que será reeleita no primeiro turno.

    • Apoiado Jonas, fazer discurso hipócrita deitada em 1000 fios egípcios, sempre é muito fácil!!!

    • Concordo plenamente com sua manifestação. Acrescento ainda que a elite branca que estava no estadio pediu à segurança que nao fosse filmada e nao teve coragem de se pronunciar na abertura da Copa. Tal comportamento nao condiz com a Presidencia da Republica. Esse governo é mal-intencionado e covarde.

  89. A podre manifestação dessa turba covarde e mal educada, que não representa nem de longe a visão da maioria do povo brasileiro, terá uma resposta efetiva nas eleições de outubro. Aguardem! A resposta virá.

  90. Achei de grande valia este texto. Mostra, realmente que é fruto de uma pessoa que sabe pensar. Parabéns!
    Foi lamentável o que aconteceu. Mostrou a falta de educação de uma pequena minoria inconformada! Muito triste!

  91. Discordo da ideologia da Sra. Presidente da Republica, porem como brasileiro que se esforça ( como tantos outros ) em respeitar as leis vigentes no país, quero apenas lembrar que os xingamentos chulos contra a Sra; Presidente, mancha a todos nós brasileiros perante a nação e as outras nações no mundo. Enfim, o meu singelo comentário, é apenas para dizer que os símbolos da Nação Brasileira são 3: a Bandeira do Brasil, as Armas da Republica e o Presidente ou a Presidente do Brasil, em outras palavras, ofender qualquer um deles é ofender o próprio Brasil. Lamentável em todos os sentidos.

    • Concordo com você, porém os petistas são críticos seletivos às atitudes anti-sociais como esta. Cito como exemplo, a maneira como a blogueira Yoani Sanchez foi hostilizada ao chegar em Feira de Santana, para assistir a estreia de um documentário sobre a falta de liberdade em Cuba. O próprio senador petista Eduardo Suplicy, que a acompanhava,foi hostilizado pelo grupo.
      Na época,” o Palácio do Planalto admitiu nesta segunda-feira (18) que um servidor recebeu da embaixada cubana informações para desacreditar a blogueira. A denúncia foi publicada no final de semana pela revista Veja.” Jornal O Globo de 18/02/2013

  92. Meu Deus, me recuso a crer que pessoas tão cultas estão defendendo essa”senhora” que “representa, manipula, envergonha, e afunda o nosso país”.
    Imagino que nenhum de vcs seja “favorecido” pelos tantos projetos Bolsa da Sr. Dilma.
    Vcs acham mesmo que ela fez subir as classes sociais?
    Ela fez sim. Fez aumentar o nível de pobreza e humilhação dos brasileiros, oferecendo valores vergonhosos àqueles que se contentamcom pouco e que não tem e continuam não tendo discernimento algum pra entender, o que acredito ela faça questão, que isso não os leva a lugar nenhum, muito menos a uma melhor condição de vida.
    Por favor… usem suas inteligencias para além de seus umbigos escondidos sob calças e blusas de marca.

    A VAIA FOI MAIS DO QUE MERECIDA.

    E lembrem-se o slogan do país é: “Brasil, um país de todos”…

  93. Ainda bem que nós negros não estávamos lá, se tivessimos a culpa cairia sobre nós. Esses brancos das classes altas se manda uma tomar no c… é porque devem saber que é bom, é tudo boiola.

    • Comentário tendencioso, o porquê de elite branca? Na verdade ali estava presente todos os torcedores do Brasil, na representação mais popular deste país, o futebol

    • Que pena que a justiça não é cega no Brasil; ela enxerga cor. Se fosse um branco ofendendo os negros, você certamente iria querer processar porque sente-se humilhado. Felizmente, não julgo pessoas pela cor da pela, razão pela qual entendo que você apenas deve ser uma pessoa profundamente insatisfeita consigo. Talvez tenha algum trauma de infância. Isso pode justificar sua amargura em relação às demais pessoas. Quem sabe você esquecesse um pouco sua cor e fosse estudar? Espelhe-se no Joaquim Barbosa, que tornou-se elite por méritos próprios.

  94. Mesmo não concordando com essa atitude desrespeitosa para com a nossa presidenta, eu me senti envergonhado de ser brasileiro.
    Tenho consciência que aquelas pessoas não representam a maioria brasileira, mas, esse constrangimento que senti, também foi como se alguém da minha família fizesse algo errado em minha casa quando eu estivesse recebendo visitas.
    Aquela agressão moral dirigida à nossa presidenta não atingiu somente à Chefe de Estado, mas atingiu de forma ainda maior ao povo brasileiro em relação ao mundo.
    Esqueceram que foi aquela mesma mulher, que “comeu o pão que o diabo amassou”, suportando dores físicas e morais em prol do ideal de liberdade com responsabilidade, para ser covardemente hostilizada por uma minoria irresponsável ao ponto de cometer uma atitude tão medíocre como a que presenciamos.
    Essa tão grave agressão, em muitos países, essas pessoa seriam severa e exemplarmente punidas.
    Em, 13.07.2014.
    Russas – Ceará – Brasil.
    Bismarck Gondim.

  95. Sou fã de Hilde desde muito antes da maioria aqui postante ter nascido. Mas me sinto mal vendo-a falar da elite branca. Afinal ela ganha seu pão justamente a promovendo. Eu tbm queria fazer parte dessa elite porque se vcs não sabem caviar é muito bom e com champanhe melhor ainda.

    • Há elites e elites. Muitas das minhas amigas e das personagens que noticio não comungam de minhas opiniões políticas. Respeito suas opiniões, assim como elas respeitam as minhas. E eu sei bem que elas não vão para estádio de futebol berrar baixarias desse gênero com suas famílias.

  96. Faltou! Educação, Saúde, Transporte… Moralidade !!!!! Em um partido que veio para agir com ética e faz descaso da justiça aninhando e protegendo os seus – independente dos erros cometidos! O problema de Dilma e PT e que a Elite Branca ( lógico q deveriam fazer um charme de defensores dos pobres e oprimidos ) e que estão assistindo com ingressos comprados, o Brasil caminhar sem projetos! Não venha me falar que Dilma defende os pobres porque deu 0,3% do PIB para projetos sociais e 0,7% do PIB para ajudar os banqueiros e Grandes empresários!

  97. É inadmissível um povo vaiar seu próprio representante. É bem verdade, que Muitas críticas devem ser feita a esse governo, mas com civilidade. A impressão que os visitantes vão levar de nós é aquela que realmente eles têm. E foi a elite branca “bem eduacadaqu” que fez isso, imagina os outros.

  98. Bem definido o pensamento desses ‘que se dizem’ a personificação da mudança, de uma nova esperança…Mais pra pouca vergonha! Hipócritas!!

  99. É inadmissível um povo vaiar seu próprio representante. É bem verdade, que Muitas críticas devem ser feita a esse governo, mas com civilidade. A impressão que os visitantes vão levar de nós é aquela que realmente eles têm. E foi a elite branca “bem eduacada” que fez isso, imagina os outros.

  100. Esse pessoal que xingou a Dilma, eles não xingaram somente a ela, mas a todos os brasileiros e brasileiras que em outubro de 2010 a elegeram presidente.
    Xingam a mim que a elegi e a reelegerei!

  101. 99% dos brasileiros estão insatisfeitos com a forma como a Copa foi organizada. Todos esperando o cumprimento de promessas infundadas como o trem-bala, revoltados com o pronunciamento da presidente dizendo que estava tudo bem. O país todo em clima de protestos. Aí a Fifa, já não bastasse tudo o que fez, ainda põe uma belga pra fazer aquela cerimoniazinha de abertura que envergonha o país do carnaval. Aí elas (a presidente e a Fifa) se escondem, já sabendo que iriam tomar vaias. O povo, sem poder vaiar, xinga as duas: presidente e Fifa. E aí vem gente que se diz não-preconceituosa, me dizer que foi coisa da “elite branca” da área vip?? Ah, faça-me o favor…
    Tá certo que foi desrespeitoso, que é desconcertante ouvir algo assim em alto e bom som (som MUITO alto pra vir só da área vip, vale dizer) com a família reunida em frente à TV. Mas é a voz do povo nos estádios – que já xingaram também o Aécio, dizendo que o Maradona “cheirava mais que ele”, lembram? Chulo ou não, não vi nada ali que não representasse a voz do povo, que teria sido diferente com preços de ingressos mais baratos. Basta ver a voz que estão reprimindo nas ruas.
    Tenho amigos (de variadas cores de pele, vale dizer) adoradores de futebol que, com muito esforço, conseguiram comprar ingressos para realizar o sonho de ver um jogo da copa do mundo. Concorde ou não com o que eles gritarem, por favor, pense duas vezes antes de referir-se a eles como “elite branca”… Senão quem passa vergonha é você.

  102. O que tenho para dizer? apenas uma pequena frase: pena que os nossos militares não terminaram o “serviço”…porque se o tivesse não teríamos um desgoverno expondo o país a vexames jamais vistos tanto interna quanto externamente…

  103. Quem é Hildegard para fazer esse discurso hipócrita? Uma mulher que só viaja de classe Executiva e se hospeda em hotéis 5 Estrelas… Esquerda festiva, o País naufragado em deficiências na educação, saúde, segurança e transporte e essa galera ainda se acha no direito de defender essa esculhambação: NUNCA SE ROUBOU TANTO NESTE PAÍS!!!

  104. Olha, acho que está havendo um erro em falar que a elite é que estava xingando, hoje a elite está vivendo um dos melhores momentos financeiros que já viveu em outras épocas, sonega imposto facilmente porque a concorrência é grande,já o pobre tem descontado no salário, não tem como sonegar,o rico tem carro importado e brindado para não ser importunado,tem aplicação bancária acima de 1% enquanto o povo tem poupança a 0,56%, viaja para o exterior na classe executiva ou 1 classe porque o povo agora pode viajar mas de econômica, não quero nem falar de segurança , saúde e educação , porque aí já é apelação. Agora você acha que a elite vai chingar!!!!! To achando que tinha um monte de pobre vaiando a Dilma, porque ainda não tem acesso a bolsa família.

  105. Caríssima… tenho que discordar. Respeito é algo que se conquista e esta presidente não tem conseguido com sua cara lavada, mentindo diariamente, descaradamente, nos chamando de burros por tabelas. Mandar ela tomar no cú só deixou claro que os brasileiros estão pelas tampas, pois nenhuma atitude de educação elevada rege mais as atitudes deste governo que nos rouba dia após dia e agora, mais ainda, associados a esta instituição evidentemente corrupta, a FIFA. Dizer que esta é uma atitude de elite é hipócrita porque faz crer que os pobres estão satisfeitos com este governo, mas posso afirmar que não! Não tiramos esta déspota de lá porque perdemos o poder por falta de dinheiro mesmo e por falta de educação e acesso à informação. O Brasil está com vergonha desta mulher que foi a primeira a subir em tão alto cargo e está sendo, de longe, a que mais nos faz passar vergonha. Quando ela finge que não sabe o que está acontecendo, demostra sua hiprocrisia, eu, se pudesse, lhe daria um belo pé na bunda desta vagabunda fingida, pois a falta de modos que ela demonstra é infinitamente maior do que um “vá tomar no cú” que se usa por aí tão comumente, me atacando como cidadão, como pagador de impostos, como pessoa que trabalha e sou OBRIGADO a dar meu dinheiro na forma de impostos para esta mulher fingir que não sabe da vontade do povo e investir tal dinheiro onde ela bem quer: no bolso de políticos corruptos. Muito me espanta pessoas que se dizem cultas, reclamarem da falta de respeito a uma ladra descarada como esta, que tem a audácia de falar em bom governo quando formos roubados em 80% do valor gasto nesta copa que merece ser chamada de “circo” que está acontecendo.

  106. Perfeito o comentário do José Marques. Discordância de ideias faz parte do jogo democrático. Falta de respeito à Presidente do País é desrespeito ao Povo Brasileiro que ela representa porque foi eleita democraticamente por ele. Não acho que a presidente deveria responder, ali, naquele momento à tamanha grosseria. O que aquela parcela que a vaiou queria era estragar o espetáculo e gorar a abertura da Copa. Pois bem. Não conseguiram, pelo contrário. A presidente Dilma venceu com o seu silêncio. Portou-se à altura do cargo que exerce e isso muito me orgulha. A Elite Branca e Preconceituosa portou-se à altura da sua indignidade de sempre.

  107. Causa-me espécie que uma pessoa inteligente como você interprete uma vaia uníssona dentro do estádio algo que um grupo comandou. Não houve isso. O estádio inteiro mandou a presidentA (outra invencionice do PT). Essa palavra não existe. A correta é PRESIDENTE. Foi bom ela ter ido lá é mostrado para o mundo inteiro o quanto o povo brasileiro gosta dela. Dela e da turma der bandidos e ladrões do PT que hoje ocupam os cargos públicos do Brasil, sugando sem parar as tetas de onde jorra o dinheiro público.
    Dito isto, eu proponho que você cale a sua boca. Se não quer xingar a mulher, fique calada. E deixe o povo xingar, é um direito dele.
    Tenho muito dó de pessoas como você.
    P.S.: E ela que apareça de novo, em qualquer um dos estádios onde haverão jogos. Se for isso, com a intenção e assistir ao jogo, que vá vestida de palhaça, pois assim não será reconhecida e não será vaiada. Se for identificada, sofrerá outra vaia estrepitosa. Ela que experimente para ver. Mentirosa.

  108. Não sei o que é mais chocante, uma classe média altíssima, branca, grosseira, mal educada, ignorante, provinciana e boçal mandando uma mulher (e Presidente do pais) “tomar no c*” ou um bando de pé rapado, grosseiro, mal educado, ignorante, provinciano e boçal apoiando e repercutindo com orgulho esta atitude deplorável aqui e no Facebook.
    Isto sim dá vergonha de ser brasileiro.

  109. Estou com vc presidenta…nao concordo com muitas coisas do governo seu erro na minha opiniao esta nos seus colaboradores,deputados,senadores,prefeitos a saude politica da saude que os comandante municipais repassar para quem vsi dar mais votos mas assim mesmo admiro PT e a vc presidenta …agora que grita critica…..com certeza nao conseguiria administrar um pais tao lindo como nosso BRASIL ergue a cabeca e vamos em frente….

  110. Moça, o que acontece é o seguinte: quem tem meio quilo de dinheiro defende quem tem quilo inteiro e pronto, mais nada há que refletir, pensar e que dizer.

  111. Reclamações sobre a falta respeito à presidente? Fala sério!!!! Respeito é algo que se conquista e esta presidente não tem conseguido, com sua cara lavada, mentiras descaradas, nos chamando de burros por tabela, conquistar nenhum merecimento de respeito. Mandar ela tomar no cú só deixou claro que os brasileiros estão “pelas tampas”, pois nenhuma atitude de educação elevada rege mais as atitudes deste governo que nos rouba tanto, mais ainda agora, associados a esta instituição evidentemente corrupta, a FIFA, que também conseguiu nos roubar de forma recorde. Ganharam tanto aqui que podiam deixar de fazer umas 2 copas, se não fossem tão gananciosos… claro. Dizer que esta é uma atitude de elite é hipocrisia porque faz crer que os pobres estão satisfeitos com este governo, mas basta ter uma dor de dente e procurar o nosso sistema de saúde para perceber que as coisas não são nada boas! O melhor posto de saúde de Curitiba é o ouvidor pardinho e eu já estive lá. Com certeza estes esquerdistas idiotas nunca pisaram lá ou em qualquer lugar que o equivalha. Deviam ir pra ver. Experimentar o tratamento. Entrar numa fila. Não tiramos esta déspota de lá porque perdemos o poder por falta de dinheiro mesmo e por falta de educação, acesso à informação e principalmente por falta de leis que nos protejam contra bandidos! O Brasil está com vergonha desta mulher que foi a primeira mulher a subir em tão alto cargo e está sendo, de longe, a que mais nos faz passar vergonha. Quando ela finge que não sabe o que está acontecendo, demostra sua hipocrisia, sua alta capacidade de se adaptar à realidade que só é cruel para os que estão fora de sua “turminha de vermelho”. Ela desmerece repeito, pois a falta de modos que demonstra é infinitamente maior do que um mero “vá tomar no cú” cantado pela torcida brasileira. Sua falta de modos, seu fingimento e proposital falta de resposta aos nossos questionamentos, me atacam como cidadão, como pagador de impostos, como trabalhador e saber que sou OBRIGADO a dar meu dinheiro na forma de impostos para tais pessoas fingirem que não sabem onde eu gostaria de investir o dinheiro que TRABALHO pra ganhar e ver estes imbecis investirem nosso dinheiro onde bem querem, no bolso de políticos corruptos, sem sequer pensar na vontade dos verdadeiros donos do dinheiro, é revoltante! Muito me espanta pessoas que se dizem cultas, reclamarem da falta de respeito a esta mulher descarada, como se a mesma demonstrasse algum respeito por mais de 200 milhões de pessoas! Respeito indica reciprocidade e esta senhora não demonstra nenhum por seus ex-eleitores! 55.752.092 de eleitores arrependidos, exceto pelos que fazer parte do time de salafrários. Eu estou arrependido desde o primeiro voto no Lula. MUITO ARREPENDIDO. Sra. Presidenta, tome onde quiser, mas saia do governo porque nós queremos ver a senhora pelas costas, mas dê suas costas longe de mim, pois eu, pessoalmente, teria imenso prazer em lhe chutar a bunda. É o máximo que suas atitudes irresponsáveis merecem. E quanto aos hipócritas e trouxas, vão lá assistir a copa COM ELA e a FIFA. E se o Brasil ganhar, finjam que somos os mais competentes e que esta copa não representa, desde já, umas de nossas maiores derrotas.

  112. Seus trouxas, sabem quem esta sentado abaixo da ANTA da Dilma, to falando do careca, seus bando de idiotas……

  113. Falta de respeito tem a Presidente Dilma com:
    a saúde, educação do povo Brasileiro
    Hospitais Públicos que são verdadeiras casas de Terror
    Professores mau pagos, escolas precárias. etantas coisas mais que precisria de um pergaminho para citar todas

    FALTA DE RESPEITO tem a Presidente de saber das roubalheiras existentes na Petrobrás, nas Obras Públicas onde empreiteiras pagam propinas para terem contratos e se enchem de dinheiro com obras Super faturada e seus valiosos “aditivos”
    A Senhora é esposa de um Empreiteiro

    E vem falar de falta de respeito com a Presidente?

    De um povo que não tem direito a uma Boa Educação só podia se esperar isso mesmo.

  114. Sempre votei no PT por ideologia. Não que concorde com o atual momento conturbado, os altos custos dos estádios, mas mineiro que sou, e meu pai o Sr. Gentil Angelo, gentil até no nome, em toda sua simplicidade mas, íntegro, me ensinou a nunca me direcionar a uma mulher, muito menos uma autoridade máxima do meu país com palavars de baixo calão e muito menos com um xingamento destes. Xingar em um estádio é legal. faz parte do jogo , xingar sim, , eu xingo até diante da tv, não o homem, mas o árbitro pois é folclórico, faz bem pra alma e podemos colocar a culpa da derrota nele.
    Será que aqueles que xingaram têm feito algo para melhorar nossa imagem perante o mundo, será que viram as mensagens dos espanhóis? Ou fizeram aquilo pq querem também continuar na zona de de conforto.? Será que ali tinha pelo menos um colaborador que trabalhou na construção do estádio ou privilegiados? Que falta e educação. Vamos xingar sim , o árbitro, pq aqui faz parte do espetáculo, única e exclusivamente durante o o espetáculo, mas a manifestação deve ser nas urnas e não mostrando ao mundo que ainda temos a síndrome do vira -latas. Que falta de educação, e alí não era o povão e sim a elite.

  115. Concordo parcialmente com seu texto. Acredito que foi uma selvageria intolerável que a elite branca brasileira fez no dia 12, no entanto, acredito que o modo com que a Dilma se comportou foi absolutamente correto, uma vez que não se rebate a ofensas como estas. O governo, durante esses últimos meses, se manifestou inteiramente contra política na copa do mundo, o que eu concordo plenamente. A campanha da copa não é política, é nacional, a copa é de todos nós brasileiros e não de um partido em específico. Portanto, acredito que a bravura que ela teve de escutar todos os chingamentos e a “frieza” de esperar o momento certo para o rebate, faz dela a presidente que espero nós próximos quatro anos.
    No entanto, “justificando” o comportamento da elite branca, trago alguns dados “intoleráveis” que foram frutos dos 12 anos de governo petista: 1) o Brasil tem hoje o maior salário mínimo brasileiro de todos os tempos, chegando a, aproximadamente, US$325 dolares em 2014, visto que no último ano de governo do PSDB chegava a US$64 dolares; 2) temos hoje no país o menor índice de desemprego que o Brasil já conseguiu alcançar; 3) temos como reservas internacionais US$400 bilhões de dólares, enquanto em 2002 os dados mostravam que o país era devedor do FMI, tendo que realizar emprestimos para obter reservas de dolar; 4) graças ao PT, há uma grande queda da mortalidade infantil de +/- 58 mortes a cada 1000 nascidos de 0 a 5 anos em 2002 a 18,5 em 2013, ou seja, há hoje cerca de aproximadamente 5.000 crianças vivas graças ao bolsa família; 5) a inflação em 2002 fechou o ano com 12% enquanto em 2013 com 5,84%; e o último e não menos preocupante, 6) os restaurantes, shoppings, aeroportos estam cada vez mais cheios, pois o povo agora está ganhando a oportunidade de ter uma vida social que antes era roubada deles. REALMENTE BRASIL, ACORDA. ELES QUEREM SOMENTE O ATRASO DO BRASIL, APESAR DOS DADOS MOSTRAREM QUE O PAIS AVANÇA, ELES OFENDEM A NOSSA PRESIDENTE COMO SE O PAÍS ESTIVESSE NA BEIRA DO PRECIPÍCIO. Infelizmente, a nação brasileira tem que carregar o fardo de termos a elite mais burra e gananciosa da mundo.

  116. Falta de respeito, e o que a Presidenta com sua turminha fazem com a Nação. Com a maior corrupção já vista, e o pior desempenho como governo, não sei se a senhora conhece a situação dos hospitais, escolas, estradas, etc, poderia ficar aqui enumerando as diversas carências do povo brasileiro.
    Não estamos preocupados com o que pensa a elite mundial, sobre nossa conduta, who care, if you think that I give shit about, you fucking wrong.

  117. Olha aqui,
    sou da classe pobre deste vergonhoso país, essa classe que vocês ACHAM que está satisfeita e feliz e que ama cegamente a presidente. Não vivo de bolsa família porque ME RECUSO a compactuar com roubalheira, tornando-me refém de um partido corrupto, vergonhosamente corrupto. Não tenho absolutamente nada contra a classe média, quero mesmo que eles cresçam economicamente para que eu também possa crescer, são eles que pagam a conta desse país e pagam as minhas contas também, me empregando e me dando trabalho. Ninguém cresce com bolsa família, cresce com trabalho digno e oportunidades reais de melhora de vida. Estou na esperança de que meu filho possa se sair melhor na vida e que ele não passe por tudo que eu passo, porque eu já passei da idade de buscar outra profissão. Conheço uma mulher que recebe 20 reais de bolsa família, 20 REAIS. É essa a grande maravilha que o PT faz as pessoas saírem da miséria? Conheço muita gente que mora na rua e que não tem bolsa família, sabe porque? PORQUE NÃO TEM TITULO DE ELEITOR. Estranho isso não é? Porque o PT foi o único partido a votar contra na institucionalização do bolsa família? Eu que não tenho nem segundo grau, entendi bem direitinho o motivo, vocês que são tão instruídos não conseguem entender não? Que inferno, vocês, doentes mentais estão destruindo o meu país defendendo tanta corrupção. Ontem eu fui ao posto médico com a minha vizinha e o filho dela não recebeu atendimento pois a resposta foi que não havia recursos para atendê-lo. Que inferno de país é esse? Pobre está tendo vez nesse país? MENTIRA! Estamos sendo usados por esse partido corrupto. E vou falar a bem da verdade, sou pobre MESMO, não tenho casa própria, não tenho carro, não tenho celular de última geração, nada disso que vocês vivem falando que todo pobre tem, mentirosos. Tenho um computador que me permite sim, buscar informações políticas sobre o meu país e só o que eu vejo são declarações da presidenta desenhando um país bonito e em crescente progresso que NÃO CORRESPONDE ao que eu vejo nas ruas, ônibus e metrôs lotadoooooooooooooossssssss todo dia, trânsito caótico, insegurança pública, saúde zero e educação abaixo de zero. Leis e decretos são colocados a torto e a direito, sem me perguntar o que EU acho disso, não há plebiscito pra nada, as decisões são tomadas sem consultar o povo, EU não quero certas leis e decretos como o 8243 que ela assinou recentemente. NÃO QUERO!
    Vocês devem estar se perguntando: ela escreve bem, está usando a internet e se diz pobre? Sim! Sou pobre MESMO. Tem um computador que foi da minha patroa e uma internet que parece um pendrive que ela me dá de bônus pelos anos e anos que trabalho na casa dela, pois ela sabe que eu procuro me informar de todas as maneiras, leio muito, me atualizo, por que não quero ser enganada por político nenhum. EU SEI LER e leio muito porque estudei num tempo em que o PT nao estava no governo, porque as crianças de hoje não sabem ler, não sabem interpretar e não sabem nem fazer contas. Fácil, muito fácil manipular pessoas assim. Mas que covardia sem tamanho fazer isso com o povo, que covardia inominável. Sei muito bem em quem votei na última eleição para presidente, senador, deputado e também na última para prefeito e vereador, guardo até hoje os panfletos com as propostas não realizadas por este bando de vigarista que só sabem roubar TODO o povo brasileiro, que paga as mais altas taxas de impostos do mundo e não recebe o equivalente em troca. Os que eu votei e que estão eleitos não cumpriram nada do que tá no panfletinho. Oportunistas, quando é época de eleições eles aparecem aqui no bairro pedindo votos, abraçando todo mundo, depois nunca mais pisam aqui e a gente nao consegue chegar perto deles e quando chegamos perto nos ignoram cercados de um monte de gente em volta que nos afastam desses representantes. A Dilma não escuta o povo por bem, ontem escutou por mal então. Ela escutou agora né? Escutou sim, porque ela falou num vídeo que tá lá no site da uol, dizendo que não se deixará amedrontar. Bom eu já fico feliz que ela tenha escutado agora, porque de outra forma ela nao escuta nada do que o povo diz ou do que o povo manifesta nas ruas. Essa presidente governa sentada de costas para o povo.
    PELO amor de DEUS, vocês são cegos ou o que?
    Vocês não estão vendo que esse governo do PT fez com que todo o país se tornasse refém deles?
    Em TODOS os cantos do país tem manifestação de um povo inconformado e insatisfeito com o governo e vocês querem me dizer que o povo esta feliz? Povo feliz não vai pra rua ganhar spray de pimenta na cara dos outros que ELA mandou ser truculentos e conter a manifestação. Ela é MUITO democrática né?
    Não acho nada bonito as palavras que disseram nos estádios ontem, também não acho bonito o quebra quebra que fazem nas ruas. E também não acho bonito que diante de tanta insatisfação GENERALIZADA, porque eu sou pobre, negra, mãe solteira e TAMBÉM estou muito, mas muito insatisfeita MESMO. A minha classe TAMBÉM está insatisfeita.
    Se vocês estão satisfeitos com este governo, sinceramente, vocês vivem num mundo de ilusão, cor de rosa, que não é, de forma alguma correspondente ao Brasil que eu vejo TODO OS DIAS, o Brasil real, que está SIM em guerra civil. E eu não posso SEQUER ir embora desse país. Corro o risco de ver meu filho morto por um menor de idade e amargar que nada acontecerá com ele. Se eu tivesse uma só chance, apenas uma de ir embora eu iria. Mas que jeito né? Sem dinheiro e sem formação vou ter que ficar presa aqui. Uma brasileira que quer ir embora do país que nao aguenta mais viver aqui, essa BRASILEIRA sou eu. E eu estou dizendo a vocês. NÃO ESTÁ BOM, ESSE PAÍS QUE VOCES ESTAO PINTANDO DE ROSA NÃO EXISTE.
    Parem com isso, parem de falar que eu e minha classe estamos felizes e satisfeitos com esse governo, nós nao estamos. PAREM de nos usar em seus discursos de ilusão. PAREM de me usar, parem de nos usar. CHEGA DISSO!

    NÓS DA CLASSE POBRE NÃO ESTAMOS FELIZES.

  118. Em primeiro lugar, não é ‘presidentA’ e sim “presidente”, porque o contrário, além de não existir, é de muito mau gosto. Segundo, parem com essa babaquice de dizer… “a Elite branca”, porque independente do saldo bancário de cada um, todos os que estavam ali cantando e vaiando em uníssono palavras de baixo calão à esta senhora, é porque podem se dar o direito de não serem comprados pelos “bolsa-qualquer-coisa” desse governo tão corrupto.
    Quanto a ela estar ali escondidinha, acuada, é porque já era sabido que sua presença não seria aceita (melhor faria ter ficado em casa vendo o lixo da abertura pela sua tv de zil polegadas).
    #Valeu Elite Branca!

  119. Não gosto de discussões pela internet, sejam em posts, blogs, redes sociais e etc., pois acredito que muitas vezes são mal interpretados. Contudo, lendo os diversos comentários aqui feitos não pude deixar de me expressar.

    Em primeiro lugar, qualquer pessoa tem direito de se expressar, dar sua opinião e ser respeitada em seu ponto de vista, seja ela rica, pobre, preta, branca, amarela, alta, baixa, magra, gorda, etc, etc, etc. Muitos posts que estão sendo feitos “em defesa” do ocorrido estão sendo alvos de outras postagens tão ofensivas quanto o sonoro grito de “Vai tomar no c*” endereçado à presidentE Dilma. Por isso, “defensores da democracia”, exerçam tal democracia sabendo também ouvir (ou ler, nesse caso) opiniões contrárias as suas, sem desrespeitar, menosprezar e/ou diminuir o próximo.

    Agora, como muitos, vou expressar minha opinião sobre o assunto, esperando ser democraticamente respeitado. Não creio que ali estivesse uma parcela que representa inteiramente a sociedade brasileira, uma vez que cerca de 51% eram moradores do estado de São Paulo. Eu, como Nordestino, Norte-riograndense, tenho plena consciência que meu estado não estava representado lá na mesma proporção (em grau, gênero e número) de importância e representatividade que possui no Brasil. Contudo, é justo afirmar que ali estavam mais de 50 mil Brasileiros, dos quais uma grande parcela demonstrou sua insatisfação! Eles também fazem parte do Brasil!!!

    Quanto à forma de demonstrar a indignação, a insatisfação, essa realmente foi ofensiva. No meu julgamento, porém, muito mais ofensivo que um grito como este proferido é a situação em que o nosso país está. Escândalos de corrupção, falta de estrutura em diversos setores fundamentais como saúde, segurança e educação (principalmente a básica)… Não que seja total culpa da presidentE Dilma, mas assim como em um time de futebol, o principal exaltado pelas vitórias e culpado pelas derrotas é o técnico, por mais que este tenha herdado problemas de gestões anteriores e etc. E ao assumir tal posição, sabe-se o risco que se corre e a carga que se tem que aguentar.. São ossos do ofício!

    Enfim, minha opinião..

  120. Sempre me intrigou o fato de tao poucos brasileiros participarem do ‘Grand Monde’. Extrangeiros do jet set, trend setters ,autoridades vem ao Brasil, adoram , mas termina por ai. A resposta foi dada. Falta lustro e boa parte dos endinheirados daqui, mesmo de familias tradicionais, ficaram no meio do caminho. São pedra bruta e falta muito para virarem diamante.
    Na verdade old money não se mistura a esse tipo de gente.

  121. Que delírio absoluto. A pessoa Dilma, mãe, chefe de família ficou em casa, quem recebeu claras manifestações contrárias às suas decisões foi o povo há um ano atrás na maior passeata pacífica que o Brasil já teve, e não venha ser racista, Hildegard Angel, na ocasião o Brasil foi representado pela imensa maioria ou somente eu que vi ? Quando a Sra Dilma sequestrou um embaixador americano e furtou um cofre em residência ela assumiu o risco, agora enquanto representante do povo, ela também assumiu esse risco, que arque com as consequências. Só lidera quem é admirado, ponto final. O comentário xulo de Hildegard Angel, não exprime sequer 20s de raciocínio lógico. Não se trata de PT ou PSDB, rico ou pobre, o grande discurso aqui é porque eles tiram 40% do meu esforço, se apropriam indebitamente para nomearem 41 ministros que não precisamos, sei lá eu quantas centenas de aspones, deputados, que se aposentam com salário integral e nós, PT, PSDB, PCdoZ sei lá mais o que, com 900 míseros reais. Uma nação educada, confiante e sem dívidas não se governa, não é passada para trás com bolsas, se o governo dá R$ 150, porque não R$ 1.500 ? Se dá benefício de minha casa minha vida, porque não me dá a casa ? Esse dinheiro é fruto do nosso trabalho Não é mérito deles, eles são gente como a gente, não podem ter benefícios por nos representar, o povo tá de saco cheio disso. Que delírio de apedeuta achar que é briga de rico contra pobre, que argumento fraco. Existe um elemento na cabeças desses governantes que as pessoas precisam obedecer ordens e ficarem controladas e para isso o governo assusta as pessoas, as desmoralizam, feito isso, o povo acha melhor ficar em casa assustado e obedece as ordens.

    Faça me o favor Hildegard Angel, hoje internet custa R$ 0,75 centavos por dia, as notícias são mundiais e queira o governo ou não, está se criando nesse país gente com massa cinzenta que vai cobrar cada vez mais de forma mais contundente. Há um ano o Brasil inteiro deu seu recado, não foi atendido, a tendência é só piorar e seu discurso vago, amoroso, fica restrito as esses parcos leitores brancos ricos, moradores do leblon do Rio.

  122. Não assisti a abertura e nem ao jogo, mas antes mesmo deste evento já achei que usariam desta grosseria com nossa Presidenta, visto o que fizeram com o Lula anteriormente. Ouço e leio a queixa da “corrupção do PT”, mas me parece que esta palavra vem sendo, no mínimo, mal interpretada porque até o presente momento não vejo ninguém se queixando da CORRUPÇÃO da direita que sempre governou este país e que NUNCA foi investigada e julgada!! Alguém aí insiste em não querer saber sobre o processo que corre em segredo de justiça contra o FHC e sua tucalhanada em relação às “privatarias” e outros roubos que assolaram com os cofres públicos?! Infelizmente não me parece que essas queixas e esse ódio fomentado ao PT sejam por uma causa tão nobre quanto o combate à corrupção! Mas sim sejam pelo velho, sujo e nojento conflito de classes!!! Esse momento de fundamentalismo e intolerância em que vivemos vem atualizando e intensificando essa visão distorcida de que os pobres e negros devem continuar na senzala de ontem…Falam de justiça, mas os filhos da “classe média” que batem em empregada doméstica, que violentam meninas e que consomem suas drogas servidas em bandejas de prata, estes, devem continuar soltos por aí…afinal são só adolescentes não é?! Enquanto os filhos de pobres, estes são “menores” e que merecem a redução da maioridade penal…. Dilma lutou pelo nosso país!!! Sofreu todos os tipos de torturas para que todos nós pudéssemos estar aqui exercendo este direito de fala!! Sou da primeira geração pós-ditadura e sofri os seus efeitos de uma nação sem memória, de uma nação sem fala!!! Pasmem, minha fala, meu grito, só pôde ser exercido na campanha pelas diretas já… e de lá para cá não abro mão dele!! Querem criticar, exercer o direito da democracia?! Então vão estudar política para compreenderem o mínimo que são as responsabilidades de cada poder…. E para finalizar, a que corrupção estão combatendo?! Só a do governo?! E aquela corrupção chamada sonegação IR?! Ou a da gorjetazinha para não ser multado ou para conseguir permanecer com o carro na vaga de deficiente quando se não é?!

  123. por quê esses falsos moralistas não esculacham quando a torcida manda os juízes tomarem no mesmo lugar, em todos os jogos, em todo o Brasil? E a Dilmanta merece muito mais do que eles, afinal, ela e o molusco puseram, fundo, no brasieiro, no mesmo lugar de destino….A vaia foi pouca e merecida..Não tem nada de elite… isto é a indignação manifesta de quem quer um basta..

  124. Achei um desrespeito e falta de educação! Se não estão satisfeitos, demonstrem nas urnas! Xingamentos não levam a nada, não alteram situações. Porque a população não manifestou, não protestou, quando o Brasil foi escolhido para sediar a copa de 2014? Naquela época é que deveriam ocorrer os protestos demonstrando que o país precisava de outras coisas mais importantes do que uma copa! Respeitem, se deem ao respeito, não vamos passar uma imagem mais feia do nosso país. Isso mesmo! Muitos estrangeiros falam horrores do nosso país! Querem mudanças? Não estão satisfeitos? As eleições estão chegando! Deixem para as urnas as suas indignações, os seus protestos.

  125. O desespero de “alguns” é que quanto mais batem e se debatem mais afundam os ditos “da oposição”. Contra vitórias reais do nosso Brasil não há quem consiga trocar a paternidade, está no DNA. Dilma: “Faça como o velho marinheiro que durante o nevoeiro leva o barco devagar”.

  126. Nao concordo com vc nos seguintes pontos:
    – Acho que vc taxa bastante as pessoas (ex: elite branca, iliterados, high society, top of the top, creme do creme…)
    – “O/A chefe de estado, parlamentares, governadores, etc” sao servidores publicos que tem a unica funcao de trabalhar p/ a sociedade. Eles nao sao autoridades.
    – Se a Dilma tivesse reagido aas criticas, elas estaria reinforcando ainda mais o comportamento daqueles que a criticavam.
    – Fotos podem ter mil significado. So pq ela estava sentada conversando com uma outra pessoa ao lado, com as maos juntas aa sua frente significa que estava acuada? Isso e inferir aa algo e nao necessariamente a fato.

    Espero que melhore a questao dos julgamentos e preconceitos em questao das classes sociais. Todos tem uma nocao que pessoas “brancas”, “que possuem posses/dinheiro”, com “nivel superior”, tenham “berco”, tenham “abilidades sociais” p/ o bom convivio na sociedade. Vimos que nao e o caso. Que educacao hoje em dia nao esta necessiariamente ligada a essa descricao.

  127. Esse povo que xingou nossa presidenta que não representa o povo brasileiro, é o mesmo que não gosta de negro, nordestino, é o mesmo que é contra o PROune, bolsa família, é o mesmo que é a favor da pena de morte, é o mesmo que quer a volta da ditadura, povo fascista que externou apenas um pouquinho das qualidades que tem em seu interior, ódio, intolerância, falta de educação e preconceito.

  128. Acho que quem trabalha, tem condições de comprar um ingresso para ver um jogo, e pelas roupas de alguns vemos que não eram A ELITE BRASILEIRA LÁ, tinha trabalhadores que pegaram o dinheiro de suas ferias e economias para ver o jogo do brasil. como acontece em amistosos quando os valores são um absurdo,

  129. o mais interessante em ver comentarios aqui postados é que da para se notar que a MAIORIA é da elite, a mesma elite que foi comentada pela colunista, kkkkk, é ate meio cômico.

  130. Então quem discorda da Hildegard é desprezível e tem a alma podre? E acho também que o título do seu artigo da “Elite Branca” não poderia ser proferido por você já que fazer parte dela também!

  131. Gostei muito do que li neste artigo! Apenas, quanto ao último parágrafo, discordo. Para mim, a Presidenta mostrou sua cara! Cara de coragem! Inclusão incomoda muito uma elite acomodada e enfadonha!!!

  132. Eu me incluo entre aqueles que independente da ideologia, da coloração partidária, toleram alguém que pensa diferente (tenho amigos que querem a volta da ditadura, que preferem Aécio, Eduardo Campos, Marina…), permito que se expressem, desde que também me permitem me expressar. Com relação aos xingamentos à Presidente Dilma Rousseff o que houve foi falta de respeito primeiro com a instituição Presidência da República Federativa do Brasil (é grave!), segundo, ocupada por uma mulher, tinha que ser mais respeitada. Quando vaiaram Lula no Rio de Janeiro, a falta de respeito teve a mesma conotação, mas com uma mulher?!? Quem não gosta dela…não vai votar nela…precisa aprender a dissociar a instituição da pessoa. A legitimidade democrática que lhe é conferida através da eleição direta pelos brasileiros não pode achincalhada por uma minoria de VIP’s.
    O Brasil atravessa uma grande crise de confiança nas instituições, agravada pelos excessos, em nome da liberdade de expressão, da mídia nativa que tenta, ou tudo faz, para a deslegitimação daquela que ocupa, por vontade da maioria dos brasileiros, a Presidência da República.

  133. Tratar o infeliz episódio como caso da Elite Branca é tão chulo que alimenta mais ainda a discórdia e divisão neste país. Os políticos não são santos. Todos se utilizam do maior valor da democracia para seus projetos de poder e de partido. Dilma não é Santa. Como nenhum político hoje instalado no poder o é. Mas ficar com dó e utilizar os conceitos utópicos do passado, é a mesma coisa que utilizar o conceito da ditadura de inimigo interno. Todos os anos tomamos no C. pagamos pesados impostos e não temos nada de volta. É triste em ver uma pessoa tão esclarecida como você alimentar mais ainda este conceito. Para quem foi feita a Copa do Mundo no Brasil? Por quê em Itaquera os pobres não tiveram preferência? Será que nos outros jogos os pobres terão direitos de assistir? Precisamos refletir melhor, e parar de jogar com desinformação.

  134. Democracia é uma coisa desrespeito à autoridade maior de um país é outro. O que vimos no estádio no dia da abertura da copa do mundo foi uma total e absoluta falta de responsabilidade e de educação do povo por sua Presidente, escolhida pelo voto popular, que não nos esqueçamos disso. Além do que, se não estivermos satisfeitos, teremos a oportunidade nas urnas de demonstrarmos e fazer a mudança que queremos, mas é lá e somente lá que vamos fazer essa mudança com voto consciente e não sendo grosseiros e mal educados. Muito triste e envergonhada com a falta de respeito e educação do povo. Afinal se fosse somente o PT que fizesse política suja, mas me parece que no Brasil os políticos em sua maioria são corruptos, fato este lamentável e isso é culpa do povo que não sabe escolher seus representantes. Então é chegada a hora de ser a mudança que queremos.

  135. Parabéns Hildegard pela sua lucidez nas palavras.
    Felicito também aqui à todos pelo exercício democrático do debate, mesmo discordando de uns poucos. Isso construímos um Estado de Direito.
    Quanto as vaias, apesar de estar à quilômetros de distância daquele estádio, faço questão de expressar que aqueles não me representam. Realmente quem estava lá, o trabalhador, os beneficiários dos programas sociais, os contemplados pelo programa Ciência sem Fronteiras? Todos sabemos a resposta. O que tenho acompanhado aqui na minha cidade e pelas redes sociais, é sim uma elite branca burguesa (sou loiro de olhos azuis com formação superior, antes que me condenem), incomodada, sim, eles se incomodam com a transferência de renda aos mais desfavorecidos. Eles se incomodam porque aquela riqueza pertence a eles, estão tirando deles. Manipulados pela imprensa golpista, vão como boi na boiada. dos que conheço pessoalmente na minha cidade são médicos ricos, empresários de sucesso, digitando bravatas sentados em confortáveis poltronas de seus escritórios ou no conforto do ar condicionado de seus carros de luxo.
    Àqueles que não se deixam contaminar, só resta reeleger a Dilma pro desespero da elite.

  136. Cara Angel, nossos políticos hoje fazem parte da ELITE que tanto mensiona, temos ex-Presidentes que entraram pobre no governo e sairam ricos, assim como alguns parentes seus, nossos Deputados e senadores são a mais pura ELITE brasileira, nossa propria presidente em sua declaração de bens colocou que tinha valor inferior a 500 mil e um Fiat Tipo na garagem (kkkk), hoje ela tem um patrimonio em muito superior a seus proventos (mágica), aqueles que sofreram na ditadura (???) hoje depois de receber valores vultuosos, já fazem parte da ELITE BRANCA , aqui citada, o mais engraçado de tudo que batemos palmas para a elite do futebol, jogadores milionários, evento milionario onde se fez desvios milionários e se bate palma para gol roubado, este é o Brasil, aqui se aprende a roubar como primeira lição.

  137. Gente, que intolerância é essa nos comentários? Vamos deixar as pessoas expressarem o que pensam sem chamar a alma delas de podre, por favor! Essas pessoas que respondem aos comentários dessa forma me parecem fanáticas! E o fanatismo é tão ruim quanto a falta de educação dos que xingaram a presidenta.

  138. Nao entendo essa indignacao toda dos brazucas com o xingamento no estadio. Essa mania de povinho de querer passar uma imagem do que nao eh, e quando tem gente de fora olhando querer se portar bem. As novelas, os desfiles de carnaval, as musicas de funk sao mais explicitas do que “dilma vai tomar no cu”. Esse eh um dos xingamentos mais comuns e espontaneos de se ouvir: no transito, na fila, no bar…A propria PRESIDENTA vem cantando esse refrao para a populacao o mandato inteiro! Ao contrario dos meus conterraneos que estao envergonhados pela musica que a torcida cantou para Dilma no estadio, lamento informar que faria parte do coro.

  139. Votei na Dilma, pois acreditava, tinha esperanças de mudanças favoráveis ao povo. Hoje tenho sérias restrições, mas aceitar aquela vergonha que fizeram no campo, jamais!!! E não me interessa quem era aquela gente… Sei que são pessoas que têm o meu repúdio. Está faltando RESPEITO e muito…Aquele tipo de gente é o que nas ruas se vê alguém caído a chão, simplesmente passa por cima… Dignidade está indo embora nas pessoas. Precisamos urgentemente de um LÍDER… Por enquanto, é só rezar..E se eu pudesse, pediria desculpas à Presidente e sua família pela vergonha causada.

  140. Como tem gente ignorante, vcs não enxergam que aquele ato não foi por insatisfação com o governo aquilo foi pura questão política, ainda mais que ali só estavam pessoas de poder aquisitivo alto, imagine se eles estivessem satisfeito com esse governo, o que seria dos pobres desse pais…

  141. Em primeiro lugar, a palavra presidentA não existe, assim como não existe videnta, terapeuto, dentisto. Em segundo, as respostas dadas às pessoas que aqui se manifestaram criticamente quanto ao governo federal são tão virulentas, hostis e deselegantes quanto o xingamento à presidente. O fato de um governante ter sido legitimamente eleito pelo povo não o isenta de críticas. Pelo contrário, o coloca sob o escrutínio público, e é assim que deve ser. Não estou defendendo a forma como se expressaram os torcedores no Itaquerão, nem dizendo que me alinho a eles ideologicamente. Só me espanta que pessoas que supostamente defendem um regime democrático acreditem que uma parcela da população deva ser calada. Basta erguer a voz para fazer qualquer crítica à atual gestão federal e as pessoas que assim se manifestaram são taxadas com todo tipo de rótulo, de coxinhas a fascistas, sem nenhuma profundidade crítica de quem profere os impropérios. É basicamente “se você não concorda comigo, que cale a boca”. Corrijam-me se estiver errada, mas a livre troca de ideias não é um dos pilares da democracia?

    • Em nenhum momento se questionou que os governantes não possam ser alvos de críticas. Mas, convenhamos: VTNC, não é “crítica” nem uma “livre troca de ideias” é uma manifestação rastaqueresca!

  142. Xingar não pode porque é feio para as crianças e famílias, mas roubar e deixar roubar pode, perdoar impostos da FIFA e encurralar seu povo com os mais inúmeros impostos ai pode. Não se esqueçam de que todo imposto pago deve ser retornado ao povo brasileiro e não tirado dele – A copa agrega a quem ???
    As crianças e famílias abandonadas do povo brasileiro?? Ai as crianças não podem escutar certos xingamentos – Elas são aniquiladas pela falta de escola, saúde e segurança e seus pais não podem xingar?? Ah xingar é extravasar os seus desejos por um Brasil melhor as suas crianças.

  143. Ela deveria pegar o microphone e explicar o superfaturamento das obras. As pessoas que estava ali são as pessoas esclarecidas desse país. Não vivem de bolsa engana trouxa.

  144. Lamento o ocorrido, indignações devem ser expressas porque isso faz parte do regime democrático, más xingar, atacar com palavras de baixo calão não irá resolver. Li quase todos os comentários e penso que o que faz a pessoa não é a sua posição social, nasci antes do regime militar, vivi-o e foi muito duro passar por tudo, vesti-me de saco e calcei a primeira sandália com quatro anos, a faculdade só veio depois dos quarenta anos e mesmo assim o último ano fiquei devendo de janeiro a dezembro e tive que fazer empréstimo para ter diploma sem dívidas. Nem por isso, deixei de ser eu mesmo, as pessoas precisam correr mais atrás de seus sonhos, mudar seus represantes nas urnas, o Brasil passa por um período de incertezas e com elas certamente haverá transformações, na verdade falta mesmo na minha opinião de economista é planejamento, pois somos um país rico e cujo povo é alegre, mesmo convivendo com todas as situações precárias em diversas áreas, entretanto, ainda continuo acreditando em dias melhores. Sou contra o regime ditatorial mas a anarquia que se é provocada pelo momento só irá provocar a ira e não o Estado de Direito e consequentemente o Estado de Direito Democrático.

  145. Só falta dizer aqui que os escândalos da Petrobrás e as evidências achada pela POLÍCIA FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL foram inventadas pela “ELITE BRANCA” que não houve superfaturamento nas obras da Copa e os escândalos do mensalão também foram inventados pela ELITE BRANCA.

  146. O pior é que esta “classe” elegeu o COLLOR e não oportunizou uma pessoa ilibada que somente queria EDUCAR o Brasil ser o nosso Presidente…LEONEL BRIZOLA

  147. Sou fã incondicional da Presidente Dilma.gostei muito de sua postagem Hilde, pois penso que EDUCAÇÃO se aprende em CASA na mais tenra idade,mas também sei que a atitude dessa tal “elite” não muda nada. e não podemos esquecer que a Dilma é um ser humano por tanto.

  148. Na minha época educação e respeito recebíamos dos nossos pais e honrávamos. Vimos na copa pessoas usando um vocabulário chulo, desrespeitoso, para insultar a presidente e como argumento a falta de respeito do governo com o povo. Mas, então, agiram igual? Cuspiram no lixo a educação que receberam em casa e, provavelmente, em escolas particulares? Se não gostam da falta de respeito com que os governantes tratam o povo não se igualem a eles. Se fazem o mesmo é porque são da mesma laia. Sejam pessoas de valores, diferentes, inteligentes e deixem que as urnas falem por vocês. Sinceramente, que papelão!!!! Para finalizar parabenizo a nossa presidente. O que homens não fizeram em 500 anos ela fez em 4. O Brasil está em obra, do campo até a cidade, na vida, na alma e no coração das pessoas!!!

  149. Educaçao nao é ter só curso superior e mestrado,doutorado e bla,bla,bla. Educaçao vem primeiro de casa e depois da escola. Nao podemos mais educar nossas crianças em casa. Escola aqui no Brasil,seja de rico ou pobre,não pode nem ralhar com uma criança,pq ‘ fere a coitadinha “. Espera-se o que de um país assim????? Não temos educação mesmo! Quem tiver mais de 30 anos vai lembrar de uma disciplina chamada OSPB e EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA. O que aprendíamos ali? Ètica,bons costumes,respeito ao idoso,…essas coisas tão antigas… Não achei bonito a atitude.Um bom protesto pra mim seria todos com uma camisa preta debaixo da camisa do Brasil e na hora do hino nacional nós cantássemos com essa camisa em sinal de Luto. Mas eis uma questão: Será que a Segurança da Fifa deixaria entrar com essa camisa? Bom,eu nao sei…Não tenho condições financeiras de ver um jogo desses kkkkkkk. Se eu tivesse lá,eu tentaria.Abraços a todos!!!

  150. Parabéns Hildegard,
    Sou contra a FIFA e os gastos da Copa, não fizemos a melhor escolha ao cair nesta cilada. Entretanto isto não dá o direito a ninguém de usar publicamente (e para o mundo) palavras de baixo calão para agredir uma mulher presidente. Sou solidária a Dilma, porque o país estaria pior conduzido se o comando fosse desse espécime humano que perde a razão , o argumento e opta pela violência (verbal).

  151. ELITE BRANCA BRASILEIRA? ISSO E PURO RACISMO, SAUDADE DO MINISTRO BARBOSA. O POVO DO RESTO MUNDO TA NEM AI!!!! NAO SAO TAO FANATICOS POR FUTIBOL COMO E O POVO BRASILEIRO.

  152. Democracia se demonstra e se impõe através de outras atitudes e não através da falta de respeito.

  153. Eu não sou da elite, sou um simples branco, funcionário público que ganha menos de 3 mil reais por mês, não tenho (e não pagaria) um mil reais para pagar pelo ingresso e, mais caro que o ingresso imposto pelos organizadores, não conseguiria nem pagar uma passagem aérea POA-SP para ver a abertura, uma vez que a ANAC (agência reguladora do governo) fechou os olhos aos aumentos astronômicos dos valores cobrados pelas companhias aéreas. Mas o que quero dizer, é simples: o PT trouxe para o país um evento que é sim para a elite. Pagou um preço muito caro. Deixou de investir em saúde pública, em educação e em saneamento, para construir acessos e repartir recursos com as construtoras. O PT deu à elite branca o prazer de estar lá. E foi vaiada por quem ainda consegue enxergar esses absurdos. De corpo eu não estava lá, mas de alma, mandei-a para o mesmo lugar! Por ser elite? Não… Por ter consciência de quanto vale o pouco dinheiro que recebo ao fim do mês e o que o governo faz com quase 40% de impostos que arranca do meu bolso.

    • Os estádios foram construídos pelos governos estaduais, municipais e empreiteiras . Não são obra do governo federal.

      • Mentira!! A Arena da Baixada (Atlético_PR) e o Itaquerão (do Corinthians) são estádios privados e receberam sim verbas do governo federal !! O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma empresa pública federal!

      • Lei com atenção e veja que não falei que os ESTÁDIOS foram construídos; falei dos acessos. Obras de mobilidade que levam aos estádios, e que custaram milhões de reais, implicado na retirada compulsória de milhares de famílias de suas casas, nas cidades sede. Certamente outras obras, em várias cidades, seriam mais urgentes e necessárias, mas o governo privilegiou aquelas, para mostrar ao mundo um país que não existe.

        • Mobilidade urbana tem Estados e municípios como co-responsáveis, ambos pouco fizeram, daí a ausência de críticas.

        • Procure se informar, porque você não sabe para onde anda.
          Se o BNDES EMPRESTA, e daí ? Você prefere acreditar que foi doação, fazer o quê ?

    • Evento para a elite? Pelo visto você mora em algum bairro nobre e não andou por nenhuma das milhares de ruas, de bairros simples desse país, decoradas por uma população orgulhosa e feliz por estar vivendo este momento…

  154. Vcs já foram alguma vez em estádio de futebol? Foi a primeira que isso aconteceu. Estádio de futebol não é sala de .diplomacia.
    Pessoas pobres do Leblon, vcs tão de brincadeira

  155. Não concordo com o palavrão dito no estádio, não por causa dos turistas e sim das famílias e crianças ali presente. Mas uma vaia começando e só terminando no final do jogo, isso eu concordo!

  156. Tá certinho que Dilma foi vaiada por uma galera branca, elitista, escr… etc, mas a responsabilidade pelo estádio só ter essa gente não é também dela? Porque até onde eu sei é lei da vida, cê vira as costas pra tua base e abana o rabo para teus inimigos, toma vaia nas fuças

    • e quisesse seguir a lei com um rigor, digamos, ortodoxo para seus hábitos, o brasileiro teria de oficialmente referir-se a Dilma Rousseff como “presidenta”. Sim, a lei federal 2.749, de 1956, do senador Mozart Lago (1889-1974), determina o uso oficial da forma feminina para designar cargos públicos ocupados por mulheres. Era letra morta. Até o país escolher sua primeira mulher à Presidência da República.

      Criada num pós-guerra em que os países incorporaram direitos em resposta a movimentos sociais, a lei condiciona o uso flexionado ao que for admitido pela gramática. O que daria vez à forma “presidente”. O problema é que não há consenso linguístico que justifique opção contrária à lei. Em novembro, muitos professores, gramáticos e dicionaristas se apressaram em dizer que tanto “a presidente” como “presidenta” são legítimas. Mas número equivalente tomou “presidenta” como neologismo avesso ao sistema da língua.

      Em comunicado, a equipe do Lexikon, que atualiza o dicionário Aulete, avalia que os substantivos e adjetivos de dois gêneros terminados em -ente não apresentam flexão de gênero terminado em -a . Por isso, não dizemos “gerenta”, “pacienta”, “clienta” etc. Caso fosse “presidenta”, por coerência, diríamos “a presidenta está contenta” e “o presidente está contento”, exemplifica o grupo.

      Professor e presidente da Vestcon, Ernani Pimentel diz que “presidenta” pertence às palavras “andróginas, hermafroditas ou bissexuadas”, como “pianista”, “jovem”, “colega”, comuns de dois gêneros. Terminadas em -nte (amante, constante, docente, poluente, ouvinte…), não usam o / a para indicar gênero. O fator linguístico a limitar essa “androginia”, tornando a palavra só masculina ou feminina, é o artigo ( o amante, a amante); o substantivo ( líquido ou água poluente); o pronome a ela ligado ( nosso ou nossa contribuinte). Ao oficializar “presidenta”, diz Pimentel, arrisca-se a “despender energia”, criando “amanta”, “constanta”, “docenta”, “poluenta”, “ouvinta”…

      Consagrada
      Linguistas de instituições como USP ponderam. Marcelo Módolo informa que, embora pareça recente, “presidenta” é termo antigo. Ao menos desde o dicionário de Cândido de Figueiredo (1899):

      “Presidenta, f. (neol.) mulher que preside; mulher de um presidente. (Fem. de presidente.)”

      – “Presidenta” já está consignado no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), no Houaiss; por isso, para mim, é indiferente o uso – diz Módolo.
      Sua colega, Elis Cardoso de Almeida, concorda.

  157. Aplaudi de pé as ofensas a chefe do estado brasileiro! Como já diz um velho ditado, o pior analfabeto, é o analfabeto político!

    • A educação é para todos. Mas, não todos os que a usam. E poucos são os que a admiram.

      Estou com Dilma, em 2014, e com Gleisi Hoffman, na sequência!

    • “O pior analfabeto é o analfabeto político”…palavras de Bertold Brecht – que se reviraria no túmulo ao ouvir o contexto em que ela foi citada agora. Um defensor das classes trabalhadoras, consciente da História e que, certamente, mesmo com os problemas históricos do Brasil e do PT, reconheceria o mérito da presidente Dilma como uma pessoa cuja trajetória testemunha o seu apreço pelas classes que Brecht defendeu durante a sua vida. Parafraseando: o pior analfabeto é o analfabeto histórico (e literário também).

  158. Apesar de não ter votado na Dilma, me envergonhei pelos xingamentos feitos a ela e me envergonhei mais ainda pela covardia dela perante ao mundo em não ter feito desse “limão” uma “caipirinha”. E de nada me emocionou o povo cantar o Hino Nacional até o fim, até pq todos saem dali e jogam o lixo no chão, estacionam em local proibido, avançam o sinal vermelho, são intolerantes e agressivos no trânsito e na vida de um modo geral. Estou muito triste por ser brasileira e pensar diferente da maioria.

  159. Hildergard, comenta-se já na net que tudo começou nas tai áreas “vips” (segundo um comentarista do PHA, vip é Very Important Pessimist), notadamente de uma ala que tinha cortesias de patrocinadores* entusiastas de Marina Silva e que uma “culunista” do estadão deixou-se flagrar engrossando o coro contra Dilma, foi tudo planejadinho minha cara, simples assim. Se Dilma reaje ali no momento, pior seria, o PIG cairá de pau pra cima dela, penso eu.

    No mais, acredito também que esse foi mais um tiro no pé que esses canalhas e essas canalhas deram em si mesmos, pelo menos pra mim a admiração e crença em Dilma Vana Roussef Linhares só aumentou mais ainda após esse 12/06/2014, eu já a admirava por ter lutado contra a ditadura ao lado de Stuart Angel, teu querido, saudoso e destemido irmão… os inimigos e detratores dela são meus inimigos e detratores também!!!

    *Nomes dos supostos envolvidos omitidos pela editora justamente por serem supostos

  160. Cada um colhe o que planta ! Sou contra a violência e a imoralidade, mais infelizmente é isso que esse governo vem semeando através do controle de todas as instituições antes independentes, de leis segregatórias e bizarras, da corrupção plena em tudo que faz. O mau foi instalado em tudo, hoje perdemos valores e referências, vivemos uma DITADURA SILENCIOSA, que manipula tudo e todos.!
    Um país sem lideres e sem rumo, esse é o Brasil ! E essa senhora que hoje ocupa o cargo maior da nossa nação deveria entender ” esse recado”, dado de forma inequívoca concordo, e partir para outra juntamente com toda essa bandalheira que hoje se alojou no planalto.

  161. Tento todos os dias sintetizar aos amigos e conhecidos o porque não concordo com estas manifestações em hora errada, contra a copa do mundo no Brasil. Toda esta gente simplesmente buscam ibope, juntamente por conhecer o alcance deste evento. Não significa dizer que tudo está correto. Mas francamente sería racional imaginar o cancelamento da copa neste momento?

    Quanto as vais a presidente e não especificamente à Dilma, é mais desrespeitosa atitude de uma parcela da sociedade do mais alto escalão. Tem moradia, alimentação, carro próprio, 1, 2 ou até mais cursos universitários, grandes industriais, fazendeiros, magnatas das finanças e poderosos da política. Se esta parcela “from the top” demonstrar este tipo de educação, o que esperar dos 199.940,000, dos quais um grande parcela sequer estão na escola?

    Ajudem a punir a desonestidade, contribuindo para mudanças na lei penal ou será que se esquivam porque poderão ser atingidos?

  162. Hilde: parabéns. Lúcida e corajosa, como sempre. Zuzu e Stuart sorriem para você, dizendo: “minha filha, minha irmã, que mulher”!

  163. A nossa presidenta é uma guerreira. Eleita pelo povo. Cabe ao povo brasileiro respeita-la. Parabéns Dilma pela coragem. Pra ser presidenta do Brasil tem que ter acima de tudo muita coragem.