O neo fascismo mostra seu focinho horroroso ao mundo

O neo fascismo mostra seu focinho horroroso ao mundo. É o momento de as pessoas ‘do bem’, aquelas que enxergam um pouco mais, percebem melhor, têm projetos humanistas, se manifestarem.

Os radicais de extrema direita se impõem fomentando ódios, estimulando preconceitos, cultivando o atraso, atiçando medos, o que os tornam mais medonhos, apavorantes. São esses mesmos medos que justificaram os banhos de sangue na História.

Os temores religiosos foram usados para explicar a perseguição aos cristãos, acuados como ratos nas catacumbas e depois jogados aos leões em arenas com torcidas . Justificaram as fogueiras da Inquisição, em que ardiam muçulmanos e judeus. Foram usados como pretexto para guerras horrorosas. Motivaram o genocídio de mais de dois milhões de cristãos armênios, pelos turcos, obrigados a professar “Só Alá é Deus, Maomé é o seu profeta”, e quem não falasse era degolado, queimado vivo, fincado em ‘florestas’ de crucificados, ao longo de vias crucis.

Foi a ‘demonização’ do povo judaico, por Hitler, que serviu de argumento ao genocídio sem precedentes na História.

A instrumentalização do medo justificou a invasão do Iraque pelos americanos e europeus, sob a alegação falsa de “armas químicas”, e disso o mundo sente hoje as consequências, vivenciando outro medo: o do Exército Islâmico.

O radicalismo fascista se alimenta do pânico, do fanatismo e do fundamentalismo, sob diferentes alegações, visando o poder de grupos, expansões de territórios, lucros monumentais de corporações. Jamais priorizando o ser humano, nunca pensando em preservar o meio ambiente, o ar que todos respiramos, a água que bebemos, o solo em que plantamos, os minérios de que necessitamos.

Um fascismo predador, ganancioso, irresponsável, inconsequente, desumano.

Visando seus propósitos, o projeto neo fascista que se alastra pela Terra instrumentaliza a fé para a obtenção de seus propósitos, usa o Grande Irmão orwelliano, os meios de comunicação, com seus braços de polvo de infinito alcance, para a lavagem cerebral em massa.

O sinal amarelo foi acionado no Planeta Terra, onde vitórias da direita extrema vêm sendo colhidas a cada dia. Claros exemplos são a vitória de Marine Le Pen, nas regionais na França, a caminho das eleições presidenciais e o crescimento do candidato Donald Trump, na campanha à Presidência, nos EUA, com seu discurso excludente, que já o faz ser comparado a Hitler.


trump hitler

O representante do neo fascismo, em princípio, não acredita no que diz. Usa as fragilidades e os temores de seu eleitorado, e os potencializa,  com ajuda de eficiente marketing, encenando a farsa de imprescindível Salvador da Pátria.

Esta é a lógica do não ideológico, do radical manipulador da direita extremada, que só pensa em si, seus interesses pessoais, sua vaidade, seu grupo. Não há comiseração, sequer um vislumbre de amor ao próximo ou à sua Nação. É a lógica do mercado, do matar ou morrer. O homem público impublicável.

18 ideias sobre “O neo fascismo mostra seu focinho horroroso ao mundo

    • Obrigada, também fui alertada no Facebook e retirei essa suposta declaração que está sendo amplamente divulgada. Agradeço por me ajudar a informar melhor.
      Abraços, Boas festas

  1. Creio que ser fascista é antes de mais nada ser um burro, pois a historia mostra que este tipo de regime não deu certo em lugar nenhum, começa com empolgação popular, alguns poucos anos de euforia e depois a realidade decepcionante, que leva seus lideres a se suicidarem e terem o corpo queimado, ou serem linchados e pendurados em um poste de cabeça para baixo.

  2. Quem é Trump? Neste universo, apenas um ser humano com muito dinheiro e nada mais! – com muitas pobres ideias, e nada mais……
    Feliz Natal a todos.
    Sérgio Rubem Coutinho Corrêa

  3. É mesmo Hilde, e se vc. sabia que o Benito Mussolini foi comunista e expulso do PCI antes de organizar os Camisas Pretas e dominar a Itália com o seu partido, adorava o Stalin, odiava os americanos, veja que o Stalin começa a 2a.G.M. com Hitler e Mussolini, depois que foi traído por Hitler é que foi a Yalta. Todos três, eu acho que já sofriam de microcefalia, mas o Stalin tinha aprendido marxismo e era mais humanista e por isso os ingleses e americanos aceitaram salvá-los. O problema deles é que são social e cientificamente retrógrados, não fizeram transposição histórica das idéias e os preconceitos ainda pintam como bandeiras de luta. Beijo ALS.

    • Dr.Alvaro,humanista Stalin? Assassinou mais de 60 milhoes de pessoas. Os poloneses,ele matou pot fome,pobreza e doencas! Bom Natal.

  4. Maravilhoso texto.Fantastica sensibilidade, apesar de termos cores diferentes.:) Como moro a metade do ano aqui nos EUA, posso lhe garantir que este cafona, carnival bankster nao ganha. Os seus apoiadores sao todos de estados republicanos onde, a illiteracy impera. Substituiram a ciencia pela a biblia – claro, como todos “vangelicos” (sic) re-escrevem a biblia e, a interpretam como se o SENHOR JESUS portasse armas e odio e, mais, olhos azuis….hahahahahha
    O pior e que a historia se repete e, logo logo, uma outra Revolucao Francesa – e, nao so – renascera.
    Conheci nao este palhaco mas, a Ivana em Hong Kong….Nao posso dizer aqui como ele atinge o orga***. So relato que deve ter um espelho onde ele possa se olhar…O que dizer de um patife que diz que adoraria casar “com a filha”? Obrigada pelo texto.FELIZ NATAL. E vai dar HILLARY NA CABECA!!!!

  5. Querida Hilde, obrigado pelo texto perfeito e ao mesmo preocupante, pois reflete a face do ódio, do egoísmo e da alienação de muitos.

    Se me permite gostaria de compartilhar seu texto junto com os créditos.

  6. Mais um compartilhamento dos muitos que faço de suas crônicas, na minha página do Facebook! Lamentavelmente, muitos que falam demais, tem preguiça de ler tudo que não esteja escrito num POST FALSO, mentiroso, e geralmente ofensivo, mas que preenchem seus “ódios” particulares !Estou chocada e decepcionada com o Trump, pois o conheci nos tempos gloriosos do Plaza Hotel, apresentado pela Celita Jackson,super simpático e acessível, recém divorciado, apareceu em umas festas minhas, e o levei, pessoalmente, na sua Limousine, à inauguração do “Metro CC”, na Rua 16 West, cujo dono era meu amigo.Entrar com ele naquele Club, foi mais uma das minhas “glórias” como PR. da noite de NY. Ele adorava estas festas cheias de celebridades, modelos, gente bonita e bem vestida, segundo suas próprias palavras, e era um Gentleman.SHAME!!!

    • Pois é, o que as pessoas não fazem e dizem pelo poder! Sobretudo para ser o Mais Poderoso do Mundo!
      Também conheci o Trump. Almocei em sua casa em Mar A Lago, Palm Beach, e ele foi muito simpático, levou-nos por um tour pela casa toda, mostrando cômodo por cômodo. Eu evitei fazer comentários por delicadeza, mas achei tudo de profundo mau gosto. Ele é realmente simpático e carismático, mas que declarações vergonhosas faz agora!
      Beijos, gostei de falar com você. Como sempre
      Hilde

  7. A jovem senhora Hildegard Angel tem razão, não basta ter sido bom quando deixarmos o mundo, é preciso deixa-lo melhor – a alerta que ainda há ninhos de nazifascistas, pensamentos de Hitler, de Médici, de Burnier e Mussolini.
    A História do Mundo é escrita pelos generais, pelas guerras, mas é corrigida pelos poetas, como Bertolt Brecht dizia: Pergunte sempre a cada ideia: A quem serves? Sérgio Rubem Coutinho Corrêa 051841 OAB 69 anos

  8. Muito bom texto, Hilde!
    Qualquer tipo de radicalismo não é saudável. A reflexão é que leva a posicionamentos saudáveis e inclusivos.

  9. “Hil” (me permita a intimidade do apelido), estou estupefato com as tuas palavras, não pela crueldade do tema, mas pela lucidez da sua abordagem. Claro, conheço a natureza do teu sangue familiar, mas mesmo assim fique estupefato e feliz. Com a tua permissão, vou clicar no facebook, acho que dá para compartilhar. Amo pessoas como você, viu?, que gostam da vida, amam o que fazem mas não esquecem onde estão vivendo… rsss… Gratidão! J~

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *