Nordestino é agredido por desejar melhoras de Dilma… a que ponto chegamos!

Prossigo aqui com a série de depoimento de leitores fiéis deste blog, incomodados com as hostilidades que enfrentam nas mídias sociais.

Antes, vou lhes apresentar Jamill. É um rapaz nordestino, sensível, inteligente, fascinado pelo mundo da moda, da beleza e da sofisticação. Especialmente, é um admirador do mito social Carmen Mayrink Veiga, de quem ele é sócio fundador do Fã-Clube. Sabe tudo sobre os fatos que envolvem a história da vida e da elegância daquela que é referência na alta moda e na chamada alta sociedade.

Conheci Jamill através de um e-mail, quando me escreveu pedindo-me que intermediasse seu contato com a “diva” Carmen. Atendi o pedido e logo ele e Carmen estabeleceram uma boa relação, falando-se por telefone frequentemente. Hoje, chego a pensar que Jamill sabe mais sobre Carmen do que eu. Ou até do que ela própria!

Agora vejam o comentário que ele acaba de enviar a este blog:

“Hilde,

Infelizmente, fui chamado de “analfabeto”, de “pobre coitado”, e outras ofensas meio pesadas, por eu ser nordestino e por ter “curtido” a página da Dilma Rousseff e desejado, numa postagem, melhoras para ela depois que se sentiu mal após o debate. Meu voto é na Dilma, mas, eu não ataco em nada os que votam no Aécio.

A verdade é que, por mais que ataquem a presidente e seus eleitores, muita coisa melhorou no Nordeste depois que o Lula e a Dilma entraram no poder. Não é um mar de rosas, como é a ideia que jornalistas sociais vendem em benefício próprio, enquanto comercializam agendas, eventos e livros com endereçamento, sobre a fantasia dos nordestinos que gostariam de ser alguém com sobrenome tradicional e tal.

A realidade é muito dura e nada tem a ver com ilusões. Porém, descontando os exageros, o povo passou a ter dignidade. Muitas vezes, os comerciantes, industriais, se juntavam para comprar insulinas para diabéticos, remédios, que eram doados ao povo de suas cidades, aos funcionários, na época do FHC. O salário mínimo aumentava R$ 6,00 no ano. Está bem que o FHC fez algo bom com o Real, mas, na prática, é preciso enxergar as boas mudanças ocorridas desde que o Lula e a Dilma entraram na presidência: qualquer pessoas da Paraíba pode viajar de avião agora, com o Bolsa Família, as famílias moram juntas (antes o marido tinha de ir para o sudeste, de ônibus, 3 dias de viagem, para trabalhar e enviar dinheiro por carta – que muitas vezes se perdia -, pelo Correio, para casa) e podem aumentar o comércio local, comprando comida nos mercadinhos, e roupas.

Hoje, todos têm uma televisão, uma moto, um carro, seja para o trabalho rural ou para estudarem e, o principal, podem usar água de poços artesianos. O acesso às universidades ficou muito mais fácil. Pessoas que antes pediam comida nas portas e feiras livres, hoje têm filhos universitários e conseguem ter dignidade, isso era algo inimaginável na época do FHC.

Eu tenho muita pena do povo pobre, me refiro aos que antes moravam em casas de taipa (madeira e barro), esperando o dinheiro chegar pelo Correio. Mesmo os que são muito ricos deveriam pensar o mesmo, pois, não se sabe do dia de amanhã.

Eu voto na Dilma para ajudar a todos que vi melhorarem de vida, para que todos sejamos cada vez mais iguais e apesar das ofensas de ser chamado de “analfabeto” e “pobre coitado” por eu ter “curtido” e desejado melhoras à presidente na página dela, eu não tenho dúvidas de que a desigualdade social diminuiu e que as pessoas, hoje, são mais felizes e têm boas oportunidades para o hoje e para o amanhã, votando Dilma 13.

Graças a Deus tenho a sorte de ter bons pais que me deram educação e outros “luxos”, mas, não sou egoísta de pensar somente em mim. Sugiro que a maioria das pessoas, ao invés de irem a NYC para estreia na Broadway, que possam visitar interior nordestino e conhecer, conversando com as pessoas, essas mudanças que eu citei e como o Bolsa Família e outros recursos são bem aplicados para aumentar o comércio local e a produção de cada família.

Obrigado pela atenção.

Abraço do seu leitor e fã da linda Carmen,

Jamill.”

39 ideias sobre “Nordestino é agredido por desejar melhoras de Dilma… a que ponto chegamos!

  1. Prezada Hildegard Angel, eu esperei até hoje para agradecer aqui, no blog, a sua postagem com meu comentário e com a gentil e carinhosa apresentação feita. Eu não encarei como “ato político” – como alguns pensaram -, eu vi mais como apoio e solidariedade, pois, eu sou apenas uma das muitas pessoas que foram xingadas por desconhecidos tucanos na página da presidente, e por mensagens de perfil no FaceBook, pelo apoio dado a Dilma Rousseff. Li todos os comentários e agradeço a cada um. Com relação a minha amizade com a Carmen Mayrink Veiga, quero dizer que minha admiração por ela existe desde pequeno e isso nunca me fez estacionar ou cegar, como a política fez a tantos. Sobre a presidente, é outra coisa, eu gosto do que ela e o Lula fizeram pelos pobres num todo. Cada um tem seus motivos para admirar alguém, em qualquer escala. O fato é que quando admiramos alguém, esse sentimento deve somar ao que somos, para que possamos prosseguir, evoluindo, para que a amizade seja base de muitos bons frutos e eternizada na memória, no coração. Obrigado, Hildegard Angel. Parabéns a todos os que votaram na Dilma, parabéns também aos que não votaram na Dilma, mas, que jamais agiram com discriminação ou violência. E os que se deixam levar pelo lado negativo, que o tempo e a experiência, independente da idade, lhes mostre que criar barreiras não faz sentido quando, na verdade, todos somos iguais.
    Abraço do seu leitor e fã da linda Carmen,
    Jamill

  2. Excelente a resposta de dilma, no horário politico da tv, repudiando, energicamente, a matéria covarde e mentirosa da revistinha “Veja”, eternamente fantasiada de dona da verdade e da opinião pública. A pornográfica revistinha é mestra em editar calhordices e farsas. Tudo com pintadas de leviandades e canalhices. A redação da podre “Veja” é cheia de ratos de esgotos. Tanto que, no desespero, destaca um corrupto, dedo-duro e bandido, para dizer mentiras contra Lula e dilma. Não cola. As sandices dos pulhas da “Veja” serão respondidas nas urnas. “Veja” quer transformar um canalha em herói nacional. francamente. Dentro do seu padrão indecente de fazer jornalismo, “Veja” deu capa com Marina. A lady que veio dos seringais. Depois que marina foi prô bgrejo, deu capa com Aécio, pintando o senador como santo e novo salvador da pátria. Agora, na reta final da campanha, com Dilma disparando nas pesquisas, surgem as ratazanas da “veja” querendo tumultuar as eleições. Além do desespero, os cofres da editora Abril também devem andar vazios.

  3. Muito sensato, muito inteligente o email do Jamil. Aredito que não há necessidade dessa hostilidade nas redes sociais.
    Assim como Jamil, sou fã da Carmen, meu sonho é um dia conhecê-la.

  4. Belo relato do Jamill. Que toda truculência seja extirpada da sociedade brasileira. A nossa democracia é jovem e frágil, mas há de se sustentar a esses ataques mesquinhos. Dilma é simbolo da resistência. Vamos juntos!

  5. Me enche de contentamento saber que ainda existe pessoas sensíveis no nosso País.Pessoas que não se perdem no mar de egoísmo alimentado por alguns/as que se acham ricos e imunes as catástrofes do cotidiano.Continuas assim Jamill,valorizando a vida e enxergando as belezas do Nordeste,tantas belezas que só olhos sensíveis são capazes de enxergar!

  6. As pancadas e a forma agressiva desse discurso anti-petista extrapolam todo o senso de civilidade. Lendo esse texto, meus olhos se marejaram. Sou filho de nordestina e de italiano, nascido e vivendo toda a vida em SP, e fico muito feliz de saber que existe muito mais discernimento do lado que escolhi.

  7. Jamil,
    Vc não foi o primeiro e nem o único a sofre essa agressão verbal por parte destes insanos, eu tb já fui ofendida, já fui chamada de desonesta, vagabunda, pobre que vive da esmola do governo….enfim, várias ofensas pesadas !! Mas não to nem ai, sou Dilma, sou 13 !!

  8. A que ponto chegamos…isso é um total absurdo. Vamos respeitar nossos semelhantes, amigos…democracia tbém é isso!

  9. Sinto muitíssimo que tantos anos de luta para conquista da liberdade de expressão sejam distorcidos e desrespeitados desta forma. Não sou nordestina, mas minha alma o é. Independente disto, todos têm assegurado pela constituição brasileira de 1988 o direito de se manifestar livremente. Nos últimos anos, realizando trabalhos de pesquisa científica no CE e PE, vimos como o nordeste está sendo mudado continuamente, como seu povo reconquista a auto-estima e se permite se revelar de forma criativa e alegre. Nada pode manchar isto. Nossa conversa hoje no almoço foi sobre este assunto. Não podemos deixar que tragam de volta o medo para nossa terra brasilis no sul, sudeste, norte, nordeste e centro-oeste. Minha solidariedade e “um cheiro na alma”.

  10. Nossa Hilde E Jamil,
    dois exemplos de “pessoas, humanos, cidadões……
    Meu respeito, admiração e carinho por vocês.
    Obrigada pela oportunidade de ler e ter esse “texto”. Sinto muito pelo Jamil mas também me alegra e me orgulha como brasileira a “atitude” e a não desistência desse ser humano, e cidadão Nordestino que “defende” seus conterrâneos por uma vida melhor, mais justa. Fiquem com Deus.
    Abraços,
    Elsaine

  11. Caro Jamil, sou carioca e moro na Paraíba a 25 anos, quando cheguei aqui tudo era diferente, as pessoas apesar do sofrimento, nunca me hostilizaram, sempre fui muito bem tratada. Meus tios que moram na zona rural de Lagoa Seca, cidade próxima à Campina Grande, não tinham carro, suas casas eram humildes e usavam agrotóxicos em suas plantações…então LULA chegou e tudo mudou, e só sabe quem vive! Com ele, o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)onde o agricultor da Agricultura Familiar, que hj é incentivado ao cultivo de alimentos ORGÂNICOS, fornece para escolas da região, aumentaram o numero de escolas e com isso todos os agricultores hj são fornecedores do Governo Federal. Eles tem acompanhamento do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), poços e cisternas financiados pelo BNDES. A vida mudou, todos tem carro, caminhão, casas bem equipadas, internet, e vivem em um local lindo, onde não falta água, nem alimento saudável. Hj tenho filhos Nordestinos e tenho muito orgulho disso, meus filhos fazem parte de uma nação de homens e mulheres guerreir@s, de uma fé inabalável e que tem o sentimento mais nobre a GRATIDÃO, mas neste caso, a gratidão não tem a ver com cabresto, e sim com reconhecimento da CIDADANIA PLENA, da Garantia dos Direitos e da conquista da Independência dos Coronéis!!! Por essas e outras, siga sempre de cabeça erguida e nunca deixe que o preconceito e ódio atinjam sua dignidade… E vamos à vitória, continuar a mudança, pois o Brasil não precisou ser dividido para o Nordeste ficar Independente!!! Dia 26/10 é DILMA 13!!!

  12. Tenho muita consideração pelo Jamil. Deve ser muito difícil ter tido uma dura vida como a dele. Eu conheço várias pessoas sensíveis como ele que idolatram Carmem Miranda, Emilinha, Marlene, Cauby Peixoto , Angela Maria e por aí vai. Pessoas que não evoluiram e que ficam reverenciando mitos. Isso não é nada grave, mas me parece patético.
    Não me causa espanto, portanto, a sua fixação por Dilma, que com certeza será sua próxima “ídala”. Muito compreensível, se pensarmos que até hoje há pessoas que querem a canonização da santa Evita. Tudo isso é muito divertido e ao mesmo tempo me lembra algum filmeco lacrimejoso do tempo de Libertad Lamarque, claro isso não é de seu tempo. Mas passado é passado, prefiro que Aécio assuma a presidência hoje e não em 2018 como você deseja, querida Hilde. Rgds.

  13. Esse texto explica:

    Este foi o texto mais bonito que li sobre estas eleições. Tudo está contido nele.

    Não adianta dizer, eles já sabem.

    Entendam isso: não é porque eles não saibam, eles sabem. Não se trata mais de ignorância.

    Trata-se de ódio.

    Não adianta postar que o cara construiu aeroportos com dinheiro público para a família e os amigos, nem dizer do uso questionável dos mesmos, eles já sabem.

    Porque o cara fez isso e eles sabem, mas o cara é a Land Rover.

    Não adianta postar que o cara maquiou sua gestão em Minas Gerais, que sucateou educação e saúde, eles já sabem. É um erro tratá-los como ignorantes, não são.

    Porque o cara maquiou os números e é claro que eles sabem, mas o cara é a desforra.

    Não a desforra contra a corrupção, não, porque se ligassem pra isso, não votariam nesse cara, mas a desforra contra os direitos das domésticas, contra a crescente falta de gente disposta a se humilhar por um prato de comida, contra o rolezinho da periferia no shopping.

    Não adianta postar que o cara é o antiexemplo da meritocracia, provar que teve a vida entregue de bandeja desde adolescente pela família e por gente ligada ao que de mais podre havia na política. Eles já sabem.

    Porque o cara é um produto de marketing e eles sabem, mas o cara é Higienópolis, ainda que sem água.

    Não adianta postar que votar no cara é eleger a irmã dele, é federalizar o poder dela sobre a imprensa e a máquina pública de todo o Brasil.

    Eles já sabem, mas o cara é o Diamond Mall, e é disso que se trata. O resto são desculpas, mais ou menos bem elaboradas, que só enganam quem as elabora ou repete.

    O cara é a cara deles ou a de quem não é, mas acha que pode ser como eles.

    Não adianta dizer que o cara repassava dinheiro para suas próprias rádios e que sua irmã pedia a cabeça do jornalista que ousasse investigar isso, eles já sabem.

    Não é por não saber que o querem eleito. É por birra.

    Não adianta dizer que se o problema é corrupção e meritocracia, o cara é o último cara que poderia fazer algo a respeito. Eles já sabem.

    Sabem, mas o cara é a família do comercial de margarina, e a diversidade é um saco, é difícil de lidar. O cara é a raiva de pobre em avião, eles só não podem admitir isso abertamente.

    Não adianta postar que o cara é o Collor de novo, até nos hábitos, na intimidade e nos gestos públicos. Eles já sabem.

    Não adianta dizer. Porque o cara é a hipnose, a nova moda, o novo engano, e que chato soa quem tenta tirar isso deles, falar áspera e seriamente sobre política, tão complexa. Eles só vão ficar com ainda mais raiva de você, senhor sabe-tudo, e vão te cuspir Veja, Globo, Folha, marimbondos – mesmo eles próprios não acreditando muito naquilo.

    Não adianta, a “onda da razão” é tudo menos racional.

    Não adianta.

    Porque no fundo do coração do antipetismo reside o medo do menino pardo frequentar a faculdade da filha branca e transar com ela.

    • Nando, não tive a oportunidade à época, de comentar o quanto seu texto era ex pressivo e coerente. Como recebo informações do Blog, farei agora. Lamentavelmente os resultados das eleições comprovaram da pior e mais repulsiva forma, todos os tópicos que você apontou. A reação criminosa, equivocada e inaceitável dos eleitores anti-Petistas à vitória da presidenta Dilma nos dois turnos, deixa claro que mesmo com dificuldades e a passos lentos, o Brasil se desenvolve, mas grande parte da população não.Não sou militante, nunca recebi benefícios do governo assim como ninguém da minha família. Nasci e morei no Rio até 92, quando resolvi pedir transferência para trabalhar no aeroporto de Fortaleza. A princípio sozinha e um ano depois, com o falecimento do meu pai, minha mãe veio também e até hoje vivemos no Ceará, estado que adotei de coração e jamais me arrependi. Como funcionária da Varig, passei por momentos difíceis, mas superei. Como muitos estados nordestinos que possuem uma extensa faixa litorânea e uma favorável condição climática, o Turismo deveria ser uma das principais fontes de desenvolvimento. Infelizmente ainda não aprendemos a explorar essa ‘dádiva’. Ainda assim, existem cidades muito distantes da capital que conquistaram sua independência em todos os níveis, inclusive na educação e saúde. Bem, mas essa longa introdução, na verdade é apenas para destacar o quanto foi frustrante constatar que as pessoas que se revoltam com as ofensas e críticas feitas ao Brasil por um estrangeiro, seja um país ou apenas um indivíduo, são as mesmas que pediram a castração

  14. Esses seus textos estao cada vez mais pateticos e apelativos.Pare de inventar personagens, beira ao ridiculo e a mentira escrachada…Jamil e Carmem amigos??? sei ….senta la’ Claudia….Todos sabemos que vc esta ganhando do governo Dilma. No geral, tenho só 4 respostas pra quem vota no PT:
    – Ignorância, falta de acesso a informações.
    – Malícia: a pessoa odeia a civilização ocidental, acha que somos o mal do mundo (a Escola de Frankfurt fez mesmo muitos adeptos por aqui, como sabemos…).
    – E/ou a pessoa vive no que chamo de “bolha religiosa esquerdista”. Religiosa, mesmo: dogmática, inquestionável. E como bem sabemos, o deus deles é o Estado.
    – $$$$$$$$$$

  15. Parabéns pelas reportagens, Hilde. O aumento da intolerância no Brasil é sintomático. Elegemos o Congresso mais conservador dos últimos 50 anos. Em junho de 2013, em meio às Manifestações, após o sequestro das pautas pela direita, víamos membros de grupos como “Supremacia Branca”, “Skinheads”, entre outros, defendendo suas causas em plena Avenida Paulista. Onde iremos parar? Agora, os Nordestinos foram escrachados nas redes sociais, xingados por todos os tipos de nomes possíveis. Inaceitável!!! É a Direita mostrando a cara.

  16. Jamil, tua sensibilidade pelas boas mudanças que ocorrem no Brasil, deixa-te fora do alcance de quaisquer críticas repletas de maldade, próprias de gente com baixo nível moral e intelectual. Desejaste melhoras a nossa presidente, D.Dilma porque queres o melhor para o Brasil, assim como eu e todos que pensam no melhor para nossa Pátria!

  17. Lindo texto, fico emocionada pois compartilho do mesmo sentimento, as questões levantadas não precisam ser comprovadas a gente sente e pronto. O Brasil é outro depois da era FHC, e viva o LULA que começou esta tranformação, agora eu quero que nosso país progrida muito mais, retrocesso nunca mais, temos muita coisa para arrumar e melhorar é claro, não sou iludida pois temos muitos problemas ainda. Por uma Educação sem privilégios voto #Dilma 13.

  18. Lamento que, com essa onda de disseminação de ódio, cada vez pessoas são agredidas por quem se acha acima de bem e de mal. Aqueles que ainda não conhecem o Nordeste estão convidados a ver de perto nossas belezas naturais, nossa cultura e nossa extrema hospitalidade. Serão bem acolhidos. Somos um imenso Brasil, cheio de diversidade. Precisamos conhecer melhor nossa própria terra não não sair por aí dizendo inverdades e fazendo mal julgamento.

  19. Hilde assim que li o relato de Jamil, não resisti. Até quando esse ‘fenômeno’ que eu ouso a chamar de Doutrina. Foi assim na Alemanha, com Hilmmler. ATENÇÃO: Não estou comparando atrocidades cometidas por ele. Estou destacando o método, uma aterrorizante lavagem cerebral. Deixei de assistir a Rede Globo, GloboNews e se não fosse o monopólio dos canais Sportv em alguns esportes, teria cancelado todos da Globosat. Veja, Época, Folha, JB, todos exibem e publicam diariamente um ‘Mantra’. Dilma ‘acabou com a Marina’, ‘Lula acabou com o Brasil (?)’, ‘Dilma vai entregar o Brasil à Cuba’, ‘Seremos presos e torturados por guerrilheiros’ , que já estão por aqui, escondidos por Dilma em Brasília. Enfim, mas vamos ao ponto. Sou carioca e trabalhei por 17 anos na VARIG. Em 1990 ministrei um curso para o staff do aeroporto de Fortaleza. Paixão a primeira vista. Duas semanas em Fortaleza, foram suficientes para desistir do Rio. Ao chegar fui falar com meu Superior e ele riu! Perguntou se eu estava louca em deixar o Rio e vir para o “fim do mundo”. E completou:” A última que pediu transferência para Salvador voltou em um mês chorando. Para resumir, levei dois anos até conseguir vir, trabalhando na VARIG. O começo foi terrível. Ser turista é maravilhoso, mas depois de se tornar residente, tudo muda. Sofri preconceito, principalmente dos cariocas! Em três anos aqui meu sotaque de carioca de Niteroi sumiu! A VARIG acabou (não por culpa do Governo Lula, mas sim por um grupo de Notáveis liderado por David Zylbersztajn, ex-genro de FHC). O mesmo que quebrou o Monopólio da Petrobrás quando presidiu a ANP e se beneficiou com sua própria empresa, ao comprar com outros, parte da mesma. A VARIG já vinha muito mal, mas em menos de um mês, o Sr David junto com Eleazar de Carvalho Filho(demitiu vários músicos da OSB) e mais uns três, “jogaram a pá de cal”. Não consegui convencer ninguém sobre essa versão. Se ao menos o falecido José de Alencar, que estava à frente da ‘salvação’ da empresa, estivesse vivo, talvez se pronunciasse. Lula ficou com a fama. E voltando ao nordeste. Em 2005 ao sair da Varig antes dela quebrar, quitei meu apartamento. Minha mãe reside comigo e nunca teve sua pensão, um salário mínimo, tão valorizada. Mente quem diz que o sertanejo ainda morre de fome e sede. Visite uma cidade bem no meio do nada e você vai encontrar TV e motocicletas em todas as casas. Precisa melhorar, sim, mas eu vivenciei a era FHC e não acredito que alguém acredite que não haverá melhora. Falam de corrupção, mas as que ocorreram nos oito anos e ninguém, aliás, pouquíssimos brasileiros tomaram conhecimento. Justo seria julgar o ‘Tremsalao’, o Mensalão Mineiro, A Pasta Rosa. E por quê não deixaram o Marcos Valério utilizar a delação? E nunca, em quase 50 anos eu imaginei que ‘brasileiros’ da classe mais ‘farta’ fossem envergonhar a Nação humilhando a Presidenta diante de centenas de países. As vaias e o xingamento me fizeram chorar. Ler o Enio Mainard desejando que o câncer matasse a Dilma, além de chama-la de Bruxa e ameaçar invadir o Planalto com uma metralhadora foi demais. E receber uma foto montagem com ela decapitada! E Jamil, tive que encerrar minha conta no FB e sai duas vezes do Tweeter, pois só não me chamaram de cangaceira. Corja, imunda, Burra, sanguessuga, terrorista, Cubana, Sapatao e olha que até a Luana Piovani me insultou. Só que não sou ninguém. Sou brasileira, não recebo benefício do governo, mas vivo rodeada de pessoas que sim e essas que foram acusadas e sofreram discriminação, estão amedrnotadas. Aqui teremos o segundo turno. Briga de coronéis, mas um é do PT e o outro deve apoiar a Dilma, se o Tasso Jereissati deixar. Eu voto na Dilma porque ela melhorou a vida de muitos. Ouvir a Eliane Catanhede reclamar de aviões lotados de “não lembro o nome”, mas ela deve se incomodar de ver uma pessoa humilde sentar ao lado dela em um vôo lotado. Beijos Hilde e espero que Lobão cumpra a promessa e suma do Brasil, levando Roger, Gentili, Marcelo Tas, Marisa Cruz ,Miriam Leitão, Merval Pereira, Leo Jaime, William Waak, etc. Ronaldo, Blinder e Mainard já moram fora. E não podemos esquecer de Rodrigo Constantino que insultou a atriz Leticia Spiller quando ela foi assaltada em casa e sabe porque? Um tempo atrás ela apareceu em alguma revista ou TV com uma camisa do Chê! Ele desejou que os marginais tivessem feito algo a filha dela e finalizou com um adote um bandido. E o Reinaldo Azevedo com Setti poderiam sumir também! A Globo e GloboNews não falaram apenas sobre o resultado, enfatizaram no primeiro turno sem qualquer disfarce, que a Dilma ganhou onde o Bolsa Família “sustenta sua candidatura”. O que veremos até o dia 26? Deus e Padim Padre Cícero protejam os Índios, Negros, Gays, Analfabetos, Nordestinos e abrande o coração dessa falsa burguesia!

    Comentar ↓

  20. Hilde, assim que recebi esse email com o relato de Jamil, não resisti. Até quando esse ‘fenômeno’ que eu ouso a chamar de Doutrina. Foi assim na Alemanha, com Hilmmler. ATENÇÃO: Não estou comparando atrocidades cometidas por ele. Estou destaxando o método. Deixei de assistir a Rede Globo, GloboNews e se não fosse o monopólio dos canais Sportv em alguns esportes, teria cancelado todos da Globosat. Veja, Época, Folha, JB, todos exibem e publicam diariamente um ‘Mantra’. Dilma ‘acabou com a Marina’, ‘Lula acabou com o Brasil (?)’, ‘Dilma vai entregar o Brasil à Cuba’, ‘Seremos presos e torturados por guerrilheiros’ , que já estão por aqui, escondidos por Dilma em Brasília. Enfim, mas vamos ao ponto. Sou carioca e trabalhei por 17 anos na VARIG. Em 1990 ministrei um curso para o staff do aeroporto de Fortaleza. Paixão a primeira vista. Duas semanas em Fortaleza, foram suficientes para desistir do Rio. Ao chegar fui falar com meu Superior e ele riu! Perguntou se eu estava louca em deixar o Rio e vir para o “fim do mundo”. E completou:” A última que pediu transferência para Salvador voltou em um mês chorando. Para resumir, levei dois anos até conseguir vir, trabalhando na VARIG. O começo foi terrível. Ser turista é maravilhoso, mas depois de se tornar residente, tudo muda. Sofri preconceito, principalmente dos cariocas! Em três anos aqui meu sotaque de carioca de Niteroi sumiu! A VARIG acabou (não por culpa do Governo Lula, mas sim por um grupo de Notáveis liderado por David Zylbersztajn, ex-genro de FHC). O mesmo que quebrou o Monopólio da Petrobrás quando presidiu a ANP e se beneficiou com sua própria empresa, ao comprar com outros, parte da mesma. A VARIG já vinha muito mal, mas em menos de um mês, o Sr David junto com Eleazar de Carvalho Filho(demitiu vários músicos da OSB) e mais uns três, “jogaram a pá de cal”. Não consegui convencer ninguém sobre essa versão. Se ao menos o falecido José de Alencar, que estava à frente da ‘salvação’ da empresa, estivesse vivo, talvez se pronunciasse. Lula ficou com a fama. E voltando ao nordeste. Em 2005 ao sair da Varig antes dela quebrar, quitei meu apartamento. Minha mãe reside comigo e nunca teve sua pensão, um salário mínimo, tão valorizada. Mente quem diz que o sertanejo ainda morre de fome e sede. Visite uma cidade bem no meio do nada e você vai encontrar TV e motocicletas em todas as casas. Precisa melhorar, sim, mas eu vivenciei a era FHC e não acredito que alguém acredite que não haverá melhora. Falam de corrupção, mas as que ocorreram nos oito anos e ninguém, aliás, pouquíssimos brasileiros tomaram conhecimento. Justo seria julgar o ‘Tremsalao’, o Mensalão Mineiro, A Pasta Rosa. E por quê não deixaram o Marcos Valério utilizar a delação? E nunca, em quase 50 anos eu imaginei que ‘brasileiros’ da classe mais ‘farta’ fossem envergonhar a Nação humilhando a Presidenta diante de centenas de países. As vaias e o xingamento me fizeram chorar. Ler o Enio Mainard desejando que o câncer matasse a Dilma, além de chama-la de Bruxa e ameaçar invadir o Planalto com uma metralhadora foi demais. E receber uma foto montagem com ela decapitada! E Jamil, tive que encerrar minha conta no FB e sai duas vezes do Tweeter, pois só não me chamaram de cangaceira. Corja, imunda, Burra, sanguessuga, terrorista, Cubana, Sapatao e olha que até a Luana Piovani me insultou. Só que não sou ninguém. Sou brasileira, não recebo benefício do governo, mas vivo rodeada de pessoas que sim e essas que foram acusadas e sofreram discriminação, estão amedrnotadas. Aqui teremos o segundo turno. Briga de coronéis, mas um é do PT e o outro deve apoiar a Dilma, se o Tasso Jereissati deixar. Eu voto na Dilma porque ela melhorou a vida de muitos. Ouvir a Eliane Catanhede reclamar de aviões lotados de “não lembro o nome”, mas ela deve se incomodar de ver uma pessoa humilde sentar ao lado dela em um vôo lotado. Beijos Hilde e espero que Lobão cumpra a promessa e suma do Brasil, levando Roger, Gentili, Marcelo Tas, Marisa Cruz ,Miriam Leitão, Merval Pereira, Leo Jaime, William Waak, etc. Ronaldo, Blinder e Mainard já moram fora. E não podemos esquecer de Rodrigo Constantino que insultou a atriz Leticia Spiller quando ela foi assaltada em casa e sabe porque? Um tempo atrás ela apareceu em alguma revista ou TV com uma camisa do Chê! Ele desejou que os marginais tivessem feito algo a filha dela e finalizou com um adote um bandido. E o Reinaldo Azevedo com Setti poderiam sumir também! A Globo e GloboNews não falaram apenas sobre o resultado, enfatizaram no primeiro turno sem qualquer disfarce, que a Dilma ganhou onde o Bolsa Família “sustenta sua candidatura”. O que veremos até o dia 26? Deus e Padim Padre Cícero protejam os Índios, Negros, Gays, Analfabetos, Nordestinos e abrande o coração dessa falsa burguesia!

      • Me desculpe, Eli Matos, esse comentário que postei antes era para o comentário acima do seu, o do Sr. Ariovaldo Carvalho.
        Muito impressionante o seu relato, principalmente no que se refere à Varig. Tenho medo de que com uma eventual vitória de Aé aconteça algo semelhante à Petrobras, q ela seja leiloada em beneficio dos aliados do governo com a desculpa de que o giverno Dilma quebrou a mesma. Tambémvivi a era FHC e acho invrível que as pessoas não se lembrem desse episódio envolvendo o então genro do presidente.

        • O exemplo da VARIG que citei, foi tanto pelo lado do preconceito sofrido enquanto trabalhei no aeroporto de Fortaleza, como pela ignorância política tão evidenciada nessa última eleição. Alguna comentários comprovam isso. Estou há 22 anos no Ceará e posso assegurar que em época de férias, quando quase todas as cidades litorâneas são invadidas, na maioria por paulistanos do interior, nossos serviços são elogiados e com base em números oficiais dos órgãos turísticos, os visitantes não só aprovam tudo que envolve uma estadia, como retornam em outras oportunidades. Atualmente em Fortaleza, temos uma quantidade considerável de paulistas, gaúchos e mineiros . Os cariocas são os mais críticos e os que menos nos visitam. As piores situações que vivi, foram protagonizadas por meus conterrâneos. Não acredito que esteja viva para celebrar o fim de todo o tipo de preconceito e discriminacao. O que não faço é perder a esperança em um futuro melhor. Ao contrário dos que torcem e até prevêem com tanta convicção que, os mais de 50 milhões de brasileiros que apostaram na Dilma serão culpados por todas as tragédias que dizimarão nosso país, eu (sem depender dos benefícios e sem receber nada do PT), estou confiante e farei o que for preciso e estiver ao meu alcance, para que dê muito certo. E se os que acreditaram que o país mudaria com o Aécio, tivessem feito uma rápida pesquisa no passado, talvez tivessem outra opinião. Só descobri a verdade sobre o final dramático da Varig, lendo e procurando a biografia dos envolvidos. Se foi em vão, talvez para os que se recusam a aceitar a verdade. Não sou militante, fui na época do Professor Darcy Ribeiro e de Leonel Brizola. Hoje defendo a Dilma, sem medo de críticas. Estou na terceira conta do Tweeter, na segunda do Instagram e na quarta do FB. Tudo por ter sido ofendida e até ameaçada por militantes do PSDB que residem aqui no Ceará. Um grande abraço e sigo atenta aos textos sempre coerentes. Jamil, eu entendi perfeitamente seu relato. É lamentável que alguns deturpem, mas não dê importância. Se desqualificaram a Dilma de todas as formas, sem conseguir derrubá-lá!

        • Sheila, também li o comentário dele, mas durante a campanha eleitoral foi um desgaste de que até hoje não me recuperei, por isso prefiro me segurar e não entrar em debate com essa “ideologia”. O fato é que a maioria da população externou o que qualquer um que tenha bom senso já sabia: ainda temos muito a melhorar. Ontem mesmo li em um desses textos que pregam a ‘Ditadura’, o ‘Comunismo’ o ‘Fascismo’ e sei lá mais o quê. Na minha visão, “alguém” que publica :”…São Paulo, a cidade mais rica, evoluída e alfabetizada, vai parar se Dilma não renunciar”. Bem, não vou comentar essa tentativa de Golpe e esse desrespeito aos eleitores da Dilma e, logicamente, a ela que já vem esgotada de tantos ataques e a mídia pública o contrário. Mas esse preconceito não vai parar por aí . Defendo punição a todos os que foram identificados e até aos VIP’s. Sei que artistas são mortais como nós, mas usar de “baixaria” para defender um candidato, que está longe de ser honesto (sem incluir o partido), é no mínimo deselegante. Vi a lista e fiquei chocada. Todos ignoram (voluntariamente ou por desconhecimento). Mas vamos superar as mudanças nos três poderes, inclusive o Judiciário. Depois das denúncias envolvendo a Globo e Joaquim Barbosa ainda virá muita coisa grossa por aí. Terceiro turno e ninguém deixa a Presidenta trabalhar, mas cobram resultados.

  21. Sinceramente, esse tal de Jamil tem tudo para mudar de voto e optar por Aécio.
    É mais sério, honesto e leal. Jamil talvez ignore que a cúpula petista continua presa cumprindo sentenças por uma série interminável de delitos.
    Jamil precisa saber os males que o petismo produziu nos últimos 12 anos.
    Impôs a ditadura dos cartões dos bolsas família, escola e sabe-se lá o que.
    Há comunistas espalhados na máquina administrativa por todos os cantos. Alguns camuflados. Outros, escancarados.
    Jamil, vote no Aécio para mudar o Brasil. Para varrer as ratazanas do PT.

  22. Minha manicure hoje me contou que nem fala mais que vai votar na Dilma. Me disse que uma cliente ficou tão nervosa e irritada quando ela disse que ia votar no PT, que a cliente ficou revoltada de suar as mãos e quase passar mal. Todos estão com medo de dizer que votam no PT. Dá medo mesmo!

  23. Que singeleza de texto, Hilde! Que lição Jamil , sem querer, dá a esses truculentos e egoístas que não conseguem se colocar no lugar do outro. E vc, como sempre, nos presenteando com sua sensibilidade. obrigada… bjs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *