Eis aqui o Manifesto ‘Carta ao Brasil’ que Chico Buarque assinou

A quem tinha curiosidade, eis aqui o manifesto que os artistas e intelectuais brasileiros assinaram e estão assinando, neste grave momento que vive nosso país… e eu também já tive a honra de assinar.

Carta ao Brasil

Artistas, intelectuais, pessoas ligadas à cultura, que vivemos direta e indiretamente sob um regime de ditadura militar; que sofremos censura, restrições e variadas formas de opressão; que dedicamos nossos esforços de forma obstinada, junto a outros setores da sociedade, para restabelecer o Estado de Direito, não aceitaremos qualquer retrocesso nas conquistas históricas que obtivemos.

Independente de opiniões políticas, filiação ou preferências, a democracia representativa não admite retrocessos. A institucionalidade e a observância do preceito de que o Presidente da República somente poderá ser destituído do seu cargo mediante o cometimento de crime de responsabilidade é condição para a manutenção desse processo democrático. Consideramos inadmissível que o país perca as conquistas resultantes da luta de muitos que aí estão, ou já se foram. E não admitiremos, nem aceitaremos passivamente qualquer prática que não respeite integralmente deste preceito.

Antônio Pitanga- Ator

Antônio Grassi – Ator

Betty Faria – Atriz

Bety Mendes – Atriz

Camila Pitanga – Atriz

Carolina Benevides – Produtora de Cinema

Chico Buarque – compositor, cantor, escritor

Claudio Amaral Peixoto – Diretor de arte e cenografia

Clélia Bessa – Produtora de Cinema

Eduardo Lurnel – Produtor Cultural

Eric Nepomunceno – Escritor

João Paulo Soares – Jornalista

José de Abreu – ator

Jose Joffily – Diretor de Cinema

Lucy Barreto – Produtora de Cinema

Luiz Carlos Barreto – Produtor de Cinema

Marcelo Santiago – Diretor

Marta Alencar Carvana – Produtora

Miguel Faria – Diretor de Cinema

Padre Ricardo – Diretor da ONG Humanos Direto

Paula Barreto – Produtora de Cinema   –

Paula Cesar Caju – Jornalista

Paulo Beti – Ator

Paulo Thiago – Cineasta

Roberto Farias – Cineasta

Roberto Lima – Dramaturgo e Gestor Cultural

Romulo Marinho – Produtor de Cinema

Rosemberg Cariri – Cineasta

19 ideias sobre “Eis aqui o Manifesto ‘Carta ao Brasil’ que Chico Buarque assinou

  1. Seria apenas coincidência os golpistas terem marcado as manifestações deles para o dia 13 de dezembro, quando foi nessa data, em 1968, que o AI 5 foi instituído no Brasil?

  2. Tem razão ao não se admitir retrocesso, mas só abro a boca pra contar que o Sr. Antônio Pitanga não é persona grata.,.
    Chico Buarque admiro, mas não é minha referência.
    Faço votos que tudo se resolva na paz.
    Mas se estes quiserem ir à luta, que o façam!
    Eu não!

  3. Sim, o impeachment é completamente constitucional tanto que já foi pedido pelo PT contra Collor, Itamar e FHC. Agora só resta esperar para que ele seja votado. A cassação também é constitucional e se eleger com dinheiro roubado de estatais é crime.
    O Brasil ou os setenta e tanto por cento dos brasileiros esperam que a constituição seja cumprida e ajustiça seja feita.
    E sim, Dirceu é um criminoso condenado!

  4. Coitados de algum dos nossos artistas GÊNIOS, que, até há pouco tempo, eram os ÍDOLOS IMBATÍVEIS, do nosso Brasil! Vão já virar “marginais” “ladrões”, “sem talento”, “falidos”, “corruptos”. Seus familiares todos serão execrados. Dirão que compraram seus “bens”, ( há décadas), com dinheiro da “Lei Rouanet” etc e por aí vai, porque a PATRULHA está a postos, esperando, achando que vai dar o Brasil ao GRANDE “TIRIRICA”! Seus Dvds de “piadas” irão substituir, nas casas deles, os discos do Chico….. …Onde é que assinamos??

  5. E nem um pio sobre as indefensaveis roubalheiras e canalhices, falta de carater,moral e vergonha. Mas sabemos que intelectuerdas nao convivem bem com a realidade. Chico,te amamos, voce e um deus da poesia e um fantastico acervo brasileiro. Porem, continue restrito ao campo musical.

  6. Já vi este filme: 1954 (Getúlio dobrou o valor do salário mínimo); 1964 (João Goulart anunciou as reformas de base); 1973 (Salvador Alende construiu uma amapla aliança popular – a UP); etc. Neste filme, eu morro no final.

    • Foram derrubados por suas qualidades (políticas distributivas e inclusivas), não por seus defeitos.

  7. é um ato muito digno desses artistas muita amados e respeitados no Brasil inteiro ,porém é PRECISO MAIS AÇÕES , diante da ameaça que sofre a nossa democracia ,precisamos ir as ruas e permanecer lá até que calemos as vozes golpistas e voltemos a ver nosso país se desenvolvendo .PRESENTE NA LUTA ,NA RUA NA REDE ,SEM TRÉGUA

  8. Quando já pensávamos ter superado uma etapa reacionária, ditatorial, vem uma avalanche de ataques aos direitos das mulheres e essa obcenidade que é a rentativa de golpe…
    Me tremo toda só de pensar, pois sou socióloga e professora de história também e apesar de não ter vivido o período estudei o bastante para ter pavor.
    Além do mais agora temos uma bancada evangélica que só contribui muito mais com a homofobia , misoginia e tudo mais que afetam nossas conquistas.
    Tenho pavor simplesmente isso.
    Se ocorrer sairei de todas as redes sociais, pois penso que.dessa vez poderá ser ainda pior.

  9. Como faço para assinar essa carta e passa-la a outros colegas, professores universitários, para que assinem?

    Grata

    Lidia

  10. A institucionalidade e a observância do preceito de que o Presidente da República somente poderá ser destituído do seu cargo mediante o cometimento de crime de responsabilidade.

    Falou e disse! É disso que se trata, portanto…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *