A quem tinha curiosidade, eis aqui o manifesto que os artistas e intelectuais brasileiros assinaram e estão assinando, neste grave momento que vive nosso país… e eu também já tive a honra de assinar.
Carta ao Brasil
Artistas, intelectuais, pessoas ligadas à cultura, que vivemos direta e indiretamente sob um regime de ditadura militar; que sofremos censura, restrições e variadas formas de opressão; que dedicamos nossos esforços de forma obstinada, junto a outros setores da sociedade, para restabelecer o Estado de Direito, não aceitaremos qualquer retrocesso nas conquistas históricas que obtivemos.
Independente de opiniões políticas, filiação ou preferências, a democracia representativa não admite retrocessos. A institucionalidade e a observância do preceito de que o Presidente da República somente poderá ser destituído do seu cargo mediante o cometimento de crime de responsabilidade é condição para a manutenção desse processo democrático. Consideramos inadmissível que o país perca as conquistas resultantes da luta de muitos que aí estão, ou já se foram. E não admitiremos, nem aceitaremos passivamente qualquer prática que não respeite integralmente deste preceito.
Antônio Pitanga- Ator
Antônio Grassi – Ator
Betty Faria – Atriz
Bety Mendes – Atriz
Camila Pitanga – Atriz
Carolina Benevides – Produtora de Cinema
Chico Buarque – compositor, cantor, escritor
Claudio Amaral Peixoto – Diretor de arte e cenografia
Clélia Bessa – Produtora de Cinema
Eduardo Lurnel – Produtor Cultural
Eric Nepomunceno – Escritor
João Paulo Soares – Jornalista
José de Abreu – ator
Jose Joffily – Diretor de Cinema
Lucy Barreto – Produtora de Cinema
Luiz Carlos Barreto – Produtor de Cinema
Marcelo Santiago – Diretor
Marta Alencar Carvana – Produtora
Miguel Faria – Diretor de Cinema
Padre Ricardo – Diretor da ONG Humanos Direto
Paula Barreto – Produtora de Cinema –
Paula Cesar Caju – Jornalista
Paulo Beti – Ator
Paulo Thiago – Cineasta
Roberto Farias – Cineasta
Roberto Lima – Dramaturgo e Gestor Cultural
Romulo Marinho – Produtor de Cinema
Rosemberg Cariri – Cineasta
Seria apenas coincidência os golpistas terem marcado as manifestações deles para o dia 13 de dezembro, quando foi nessa data, em 1968, que o AI 5 foi instituído no Brasil?
Tem razão ao não se admitir retrocesso, mas só abro a boca pra contar que o Sr. Antônio Pitanga não é persona grata.,.
Chico Buarque admiro, mas não é minha referência.
Faço votos que tudo se resolva na paz.
Mas se estes quiserem ir à luta, que o façam!
Eu não!
Sim, o impeachment é completamente constitucional tanto que já foi pedido pelo PT contra Collor, Itamar e FHC. Agora só resta esperar para que ele seja votado. A cassação também é constitucional e se eleger com dinheiro roubado de estatais é crime.
O Brasil ou os setenta e tanto por cento dos brasileiros esperam que a constituição seja cumprida e ajustiça seja feita.
E sim, Dirceu é um criminoso condenado!
Coitados de algum dos nossos artistas GÊNIOS, que, até há pouco tempo, eram os ÍDOLOS IMBATÍVEIS, do nosso Brasil! Vão já virar “marginais” “ladrões”, “sem talento”, “falidos”, “corruptos”. Seus familiares todos serão execrados. Dirão que compraram seus “bens”, ( há décadas), com dinheiro da “Lei Rouanet” etc e por aí vai, porque a PATRULHA está a postos, esperando, achando que vai dar o Brasil ao GRANDE “TIRIRICA”! Seus Dvds de “piadas” irão substituir, nas casas deles, os discos do Chico….. …Onde é que assinamos??
E nem um pio sobre as indefensaveis roubalheiras e canalhices, falta de carater,moral e vergonha. Mas sabemos que intelectuerdas nao convivem bem com a realidade. Chico,te amamos, voce e um deus da poesia e um fantastico acervo brasileiro. Porem, continue restrito ao campo musical.
Tatiana, onde é que você mora mesmo?
USA…..mas tambem tenho residencia na Europa.Por que?
concordo plenamente
Por gentileza, coloque meu nome no manifesto.
Já vi este filme: 1954 (Getúlio dobrou o valor do salário mínimo); 1964 (João Goulart anunciou as reformas de base); 1973 (Salvador Alende construiu uma amapla aliança popular – a UP); etc. Neste filme, eu morro no final.
Foram derrubados por suas qualidades (políticas distributivas e inclusivas), não por seus defeitos.
Hilde, pode acrescentar meu nome na carta!
Assino em baixo.
“
é um ato muito digno desses artistas muita amados e respeitados no Brasil inteiro ,porém é PRECISO MAIS AÇÕES , diante da ameaça que sofre a nossa democracia ,precisamos ir as ruas e permanecer lá até que calemos as vozes golpistas e voltemos a ver nosso país se desenvolvendo .PRESENTE NA LUTA ,NA RUA NA REDE ,SEM TRÉGUA
Quando já pensávamos ter superado uma etapa reacionária, ditatorial, vem uma avalanche de ataques aos direitos das mulheres e essa obcenidade que é a rentativa de golpe…
Me tremo toda só de pensar, pois sou socióloga e professora de história também e apesar de não ter vivido o período estudei o bastante para ter pavor.
Além do mais agora temos uma bancada evangélica que só contribui muito mais com a homofobia , misoginia e tudo mais que afetam nossas conquistas.
Tenho pavor simplesmente isso.
Se ocorrer sairei de todas as redes sociais, pois penso que.dessa vez poderá ser ainda pior.
Como faço para assinar essa carta e passa-la a outros colegas, professores universitários, para que assinem?
Grata
Lidia
A institucionalidade e a observância do preceito de que o Presidente da República somente poderá ser destituído do seu cargo mediante o cometimento de crime de responsabilidade.
Falou e disse! É disso que se trata, portanto…
Concordo plenamente com o texto..!!
Assino em baixo. Fica Dilma, Fora Cunha #AcordaPIG