As rendas entusiasmam no Paraty Eco Fashion!

E aqui vamos com nossa cobertura completíssima do Paraty Eco Fashion, onde ontem equipes de estudantes e profissionais da moda apresentaram trabalhos desenvolvidos em parceria com comunidades de artesãs, tendo como base a moda sustentável…

Uma das mais notáveis apresentações foi a dos estudantes da faculdade de moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que, com o auxílio das artesãs de renda de bilro daquele estado, fazem um resgate desta técnica tradicional, para que ela não se perca com o tempo…

As peças produzidas, desfiladas e expostas eram todas ecológicas. Além da renda de bilro, mixavam algodão reciclado e algodão orgânico. O projeto fez tanto sucesso que, recentemente, foi apresentado em Florença, na Itália. Confiram algumas dessas criações e o vestido de noiva de renda de bilro, um tremendo sucesso no desfile…

Não sem motivo, a saudosa estilista Zuzu Angel é a grande homenageada do 1º Paraty Eco Fashion. Há mais de 50 anos, ela fez exatamente o mesmo, num ambiente totalmente inóspito, em nosso país, a qualquer coisa que sugerisse brasilidade na moda. Ela chegou a lançar uma linha de roupas de renda de bilro nos Estados Unidos, colocando nas vitrines da Bergdorf Goodman, em Nova York, as almofadas das rendas de bilro de nossas bordadeiras, e o grande hit eram os vestidos de noiva em que a renda de bilro entremeava e ligava quadrados de organza, tendo no centro buquês de florezinhas coloridas bordadas em ponto de cruz…

Tudo isso, para aplausos dos compradores estrangeiros e horror e escândalo dos estilistas brasileiros da época, que tinham até arrepios quando se falava em rendas nacionais. Só queriam saber das rendas francesas e suíças, Guipure, Marescot, Chantilly e Saint Gall

DSC04259 As rendas entusiasmam no Paraty Eco Fashion!

Algo muito pertinente citado pela coordenadora do projeto é o fato dos estudantes desenvolverem peças usáveis e não apenas conceituais, de passarela, pois se estão pregando uma moda sustentável, essa moda deve ter utilidade, ser usada no dia a dia…

DSC04262 As rendas entusiasmam no Paraty Eco Fashion!

O bacana da peça acima é que ela possui um “defeito” (estão vendo os fios soltinhos na trama?) que foi reaproveitado. Enquanto muitas indústrias descartariam uma peça dessas, a equipe transformou o “erro” em qualidade e acabou desenvolvendo algo original e único…

DSC04274 As rendas entusiasmam no Paraty Eco Fashion!

Detalhes de renda de bilro nos sapatos forrados com algodão ecológico

DSC04271 As rendas entusiasmam no Paraty Eco Fashion!

Em destaque, bolsa de renda de bilro algodão ecológico. Ao fundo, bolsa de algodão ecológico com alça de bambu

DSC04224 As rendas entusiasmam no Paraty Eco Fashion!

O vestido de noiva de renda de bilro fez um tremendo sucesso no desfile da equipe da Udesc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *