E aqui vamos com nossa cobertura completíssima do Paraty Eco Fashion, onde ontem equipes de estudantes e profissionais da moda apresentaram trabalhos desenvolvidos em parceria com comunidades de artesãs, tendo como base a moda sustentável…
Uma das mais notáveis apresentações foi a dos estudantes da faculdade de moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que, com o auxílio das artesãs de renda de bilro daquele estado, fazem um resgate desta técnica tradicional, para que ela não se perca com o tempo…
As peças produzidas, desfiladas e expostas eram todas ecológicas. Além da renda de bilro, mixavam algodão reciclado e algodão orgânico. O projeto fez tanto sucesso que, recentemente, foi apresentado em Florença, na Itália. Confiram algumas dessas criações e o vestido de noiva de renda de bilro, um tremendo sucesso no desfile…
Não sem motivo, a saudosa estilista Zuzu Angel é a grande homenageada do 1º Paraty Eco Fashion. Há mais de 50 anos, ela fez exatamente o mesmo, num ambiente totalmente inóspito, em nosso país, a qualquer coisa que sugerisse brasilidade na moda. Ela chegou a lançar uma linha de roupas de renda de bilro nos Estados Unidos, colocando nas vitrines da Bergdorf Goodman, em Nova York, as almofadas das rendas de bilro de nossas bordadeiras, e o grande hit eram os vestidos de noiva em que a renda de bilro entremeava e ligava quadrados de organza, tendo no centro buquês de florezinhas coloridas bordadas em ponto de cruz…
Tudo isso, para aplausos dos compradores estrangeiros e horror e escândalo dos estilistas brasileiros da época, que tinham até arrepios quando se falava em rendas nacionais. Só queriam saber das rendas francesas e suíças, Guipure, Marescot, Chantilly e Saint Gall…
Algo muito pertinente citado pela coordenadora do projeto é o fato dos estudantes desenvolverem peças usáveis e não apenas conceituais, de passarela, pois se estão pregando uma moda sustentável, essa moda deve ter utilidade, ser usada no dia a dia…
O bacana da peça acima é que ela possui um “defeito” (estão vendo os fios soltinhos na trama?) que foi reaproveitado. Enquanto muitas indústrias descartariam uma peça dessas, a equipe transformou o “erro” em qualidade e acabou desenvolvendo algo original e único…
Detalhes de renda de bilro nos sapatos forrados com algodão ecológico
Em destaque, bolsa de renda de bilro algodão ecológico. Ao fundo, bolsa de algodão ecológico com alça de bambu
O vestido de noiva de renda de bilro fez um tremendo sucesso no desfile da equipe da Udesc