Almoço em Jasmine Hill, um palacete europeu em Teresópolis, para o decano dos cônsules no Rio

O cônsul-geral do Canadá, Sanjeev Chowdury, mereceu homenagem de seus pares pelo seu recém conferido título de decano do Corpo Consular do Rio de Janeiro. Foi naquela que pode ser chamada de ‘sede campestre’ do Corpo Consular: a residência dos fins de semana da cônsul-geral honorária da Finlândia, Diana de Macedo Soares, em Teresópolis. É lá que ela e seu marido, Sérgio Chamone, recebem com assiduidade os diplomatas para almoços festivos nos fins de semana, sempre com audiência máxima, pois quem vai uma vez jamais declina do próximo convite.

A residência Jasmine Hill é mesmo inspiradora. Um pequeno palacete europeu encravado na paisagem da serra teresopolitana. Residência toda branca, com grandes janelas envidraçadas, pisos de mármore, varandas com sacadas, escadaria de mármore no salão, com bronzes no corrimão e na sacada do mezanino,

bronzes nas maçanetas e luminárias, bem como cristais nos lustres. Sweet home acolhedor e luxuoso. Projeto dos anfitriões e execução acompanhada pessoalmente por eles. No terreno há resquícios da construção antiga anterior e inclusive uma capelinha centenária. Muito inspirador. E a natureza, ao redor e a se perder de vista, é arrebatadora.

Sérgio Chamone é um chef diletante, mas bem poderia disputar o forno com qualquer consagrado. É ele quem orienta o menu, faz alguns pratos e ensina a cozinheira da casa a receita dos demais. Sem esquecer que o salmão vem diretamente da Finlândia e é o Sergio quem prepara. O ritual de uma segunda ida ao buffet é rotina dos almoços. E também nas sobremesas.

Outra peculiaridade do corpo diplomático estrangeiro acreditado no Rio de Janeiro é fazer seus discursos no início e não no encerramento das refeições. A anfitriã Diana situou à sua esquerda o cônsul geral do Chile, no lugar do outro homenageado da tarde, o da Venezuela, que parte do Rio por motivos de saúde e a quem Sanjeev sucede como decano. O venezuelano não pode comparecer.

À direita estava o cônsul canadense. Diana, a propósito, tirou seu doutorado pela Universidade de Montreal, no Canadá. Ela é ‎professor titular em Gestão Estratégica da PUC e Membro da New York Academy of Sciences.

Diana falou, sem se levantar, saudando o homenageado. Sanjeev, charmoso as always, levantou-se, elogiou os requintes dos anfitriões e estendeu a todos o agradecimento, por o terem conduzido ao posto de decano. E contou uma daquelas suas histórias deliciosas do mundo diplomático, cheias de humor e malícia. Todos riram, brindaram, estava feita a festa!

Alguns vizinhos somavam-se aos diplomatas. Como o marchand Ralph Camargo e Ana Luiza, que me contava que, ali, eles formam tipo um “clube de amigos”, em que todos se frequentam, se apoiam, se gostam. Na vizinhança, estão também a embaixatriz Julia Gibson e Ruth Stern.

Um negro bonitão, alto e perfumado, circulava entre as mesas, indo de convidado em convidado, fazendo sucesso, causando frisson, encantando a todos. Ele costuma estar presente em todos os eventos de Diana e Sergio… É o cão doberman mais sociável de que se tem notícia. Na hora do brinde, achei que ia levantar uma taça e brindar junto. Fiquei pensando em trazer os meus cães doberman pra uma temporada com ele em Terê e aprenderem o que é boa educação, finesse e classe.

SANJEEV

Sanjeev Chowdhury, Cônsul-Geral da Alemanha Harald Klein e Ministro Laudemar Aguiar, Diretor das Relações Internacionais da Prefeitura

SANJEEV 11

Cônsul-Geral da Holanda Arjen Uijterlinde, Cônsul-Geral do Chile Samuel Ossa e Sanjeev Chowdhury

SANJEEV 14

Kiet To, Ministro Laudemar Aguiar, Embaixador Oswaldo Portela, Sanjeev Chowdhury, Embaixatriz Tania Portela, Sra. Adriana Novis, Chefe de Protocolo do Governo do Estado do Rio de Janeiro

SANJEEV 18

Cônsul-Geral da Alemanha Harald Klein, Sanjeev Chowdhury, Cônsul-Geral da Espanha Celsa Nuño e Cônsul Honorária da Finlândia Diana de Macedo Soares

SANJEEV 2

Ralph Camargo, Kate Lyra e acompanhante

SANJEEV 3

Kiet To, Sanjeev Chowdhury, Sergio Chamone, Cônsul-Geral do Chile Samuel Ossa, Francis Bogossian e Ana Camargo

SANJEEV 4

Sergio Chamone

SANJEEV 8   Sergio ChamoneSANJEEV 9

Glorisabel Thompson Flores, ex-Cônsul do Panamá, o Cônsul-Geral do Chile Samuel Ossa e Adriana Novis

Fotos dos amigos

2 ideias sobre “Almoço em Jasmine Hill, um palacete europeu em Teresópolis, para o decano dos cônsules no Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *