AGENDA RIO – Borbulhante – Atualizada em 26/08

Dia 26/08 – quarta-feira

  • 17h – Coquetel de lançamento coleção GlobeTrotter, da ZIBBA. Shopping Leblon. Afranio de Mello Franco, 290, Loja 311
  • 18h – A Galeria CorMovimento, que acerta todas, vai acertar mais uma, com a exposição de Patricia Thomson, Em Vez da Verdade, o Movimento. Fotos. Rosa Cordeiro Guerra recebendo.
  • 18h – 21h – Lançamento do livro sobre o saudoso múltiplo artista, político e pioneiro da consciência contra o racismo no Brasil, Abdias Nascimento. Centro Cultural Justiça Federal, Av. Rio Branco, 241.
  • 19h – Lounge da nova expansão do Barra Shopping – Jazz Session com o LiberTrio, Alfredo Sertã (piano), Tiago Calderano (marimba e percussões) e Tássio Ramos (contrabaixo). MPB e trilhas de cinema. Sempre às quartas-feiras. Entrada free.
  • 20h – O prefeito Eduardo Paes e a primeira-dama Cristine Paes oferecem o Palácio da Cidade para o jantar que celebrará os 25 anos da Casa Cor Rio, evento em prol do Banco da Providência. O traje pedido é “esporte fino”, para a interpretação de cada um. Sejam sensatos, por favor. Haverá manobristas no local, mas o convite sugere seguir o exemplo da Angélica: “vá de táxi”.

Cristine-e-Eduardo-PaesCristine e Eduardo Paes, esta noite, no Palácio da Cidade

  • Noite de verdadeira solidariedade. As mesas já foram todas vendidas, a R$ 10 mil, oito pessoas cada. Christina Lips oferece a produção e a decoração da festa, e tem seu nome em destaque. Também contribuem, sempre generosos com os benefits:
  • O fotógrafo Paulo Jabur, o cerimonialista Roberto Cohen, a paisagista Silvia Coimbra, High End, Laja da Sara Jóias, com uma peça para ser sorteada, A Festa é Nossa, Laurinha Pederneiras, Chandon, Eliala Lipiani com suas velas, Belle Table, o DJ Papagaio, Fina Louça, Sunset Services, Vinícola Viapiana, PJV Eventos, M2 Eventos, Festah Locação de móveis.

Dia 27/08 – quinta-feira

espirito da africa

  • 12h30min – Abertura da exposição “Espírito da África – Os Reis Africanos”, do fotógrafo Alfred Weidinger, trazendo retratos de reis e chefes contemporâneos do continente africano com obras do acervo do Museu Afro Brasil. Uma experiência fascinante, proporcionada pela sensibilidade do curador Emanoel Araújo. São estatuetas dos Camarões cobertas por miçangas, relacionadas às insígnias de poder, que acompanham o rei de Babungo, dos Camarões; o guarda-sol multicolorido dos povos fon do Benin, com símbolos de poder bordados, também visto num retrato do rei de Dassa. Para quem gosta de vestuário, um passeio! Tudo fotografado pelo austríaco Weidinger. Museu Histórico Nacional. Pça Marechal Ancora s/n.
  • 13h – Aposentados e Pensionistas colocam sebo nas canelas para sair em sua 1ª Caminhada, em defesa dos direitos que possuem e contra recentes mudanças que afetam diretamente a categoria. Concentração na Candelária. A AAPRJ – Associação dos Aposentados e Pensionistas do Rio de Janeiro promove.

IMS

Os diretores Taviani filmaram na prisão romana César deve morrer

  • 14h – O Cinema do Instituto Moreira Salles, fechando este mês, nos brinda com César deve morrer, adaptação de Júlio César, de William Shakespeare, de Paolo e Vittorio Taviani inteiramente filmada na prisão romana. Os diretores tiveram liberdade para filmar em todos os lugares – nos corredores, nas escadas, nos cubículos, no pátio, nas celas, na biblioteca. “Optamos por imagens fortes e violentas em preto e branco. No final, elas ganham cores mágicas no palco”, contam os Taviani.

joyce

Joyce e Casuarina lembram hoje 50 anos de Opinião

  • 16h e 19:30 horas. Show “Opinião – 50 anos depois”, comemoração do espetáculo que celebrizou Nara Leão, Maria Bethania, João do Vale e Zé Kéti. De volta com Joyce e Casuarina. Uma maravilha! O repertório reúne pérolas da nossa história, um passeio pelo ideário de protesto de 1964, através de músicas fantásticas.  No Clube de Amigos da Musica do Cib – Rua Barata Ribeiro, 489 – sala de música, Copacabana (entre ruas Figueiredo de Magalhães e Santa Clara) – estacionamento dentro do Clube – (duração aproximada 1:30 hs)

francisco-e-cecilia-dornelles

Chico e Cecília Dornelles estarão com os amigos, hoje, na Alerj

  • 18h30m – O vice governador Francisco Neves Dornelles, o Chico, como os amigos o chamamos, vai receber título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, proposto pelo deputado estadual Zito, em solenidade no Palácio Tiradentes, com o Plenário Barbosa Lima Sobrinho (belo nome) superlotado, podem crer.
  • Aí, você aproveita e visita, lá na mesma Alerj, a mostra “Quem não se comunica se trumbina”, lembrando o Velho Guerreiro. São fotos, vídeos, figurinos e até a buzina famosa do mais importante comunicador do Brasil. Este 2015 é o Ano Chacrinha. É o supermusical da Aventura bombando em São Paulo e no Rio, é o lançamento e o relançamento da biografia de Abelardo Barbosa Chacrinha, é a parceria social com o Instituto Ayrton Senna e, agora,  essa mostra na Assembleia Legislativa, até o próximo dia 30, em que a maioria das fotos é do fotógrafo Delgado, que acompanhou Chacrinha por quatro décadas.

Dia 28/8 – Sexta-feira

  • 14h – O Cinema do Instituto Moreira Salles, fechando este mês, nos brinda com César deve morrer, Adaptação de Júlio César, de William Shakespeare, de Paolo e Vittorio Taviani inteiramente filmada na prisão romana. Os diretores tiveram liberdade para filmar em todos os lugares – nos corredores, nas escadas, nos cubículos, no pátio, nas celas, na biblioteca. “Optamos por imagens fortes e violentas em preto e branco. No final, elas ganham cores mágicas no palco”, contam os Taviani.
  • 14h30min– Inauguração do busto de Stuart Edgar Angel Jones pelo escultor Edgar Duvivier, no ponto de retorno da Ciclovia Stuart Angel, confluência da Venceuslau Brás com Avenida Pasteur, diante do muro do Iate Club e do prédio da UFRJ, onde ele cursou Economia. Um reconhecimento e uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro, prefeito Eduardo Paes, e da secretaria de Conservação, secretário Belchior.

stuart camiseta

Vamos estar hoje todos lá com nossas camisetas com o rosto de Stuart Angel estampado

  • O escultor Edgar Duvivier, depois de instalar o busto de Stuart Angel no local,
  • plantou ele próprio, por sua iniciativa, um contorno de azaleias ao redor de sua obra. Stuart está de torso nu e sorridente, com seu corpo de atleta remador, que deu duas medalhas de campeão ao Flamengo, e seu ar de idealista confiante no futuro de sua geração e de seu país.
  • 20h – Escola de Artes Visuais – Parque Lage a artista italiana Anne Franceschini apresenta vários Super8 transferidos para DVD e digital,16mm e Video em Full HD e, depois da sessão, comenta e debate, com mediação do curador João Laia

Dia 29/8 – Sábado

  • 10h – “Ato Público sobre os 36 anos da Lei de Anistia: em defesa da democracia e das liberdades democráticas”. Convite da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça em frente ao ex-DOPS (Rua da Relação, 40 (Esquina com a Rua dos Inválidos) – Rio de Janeiro – RJ

paulo Abrão

O presidente Paulo Abrão convida

  • Com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre a importância do debate de temas como Anistia Política, Justiça de Transição, democracia e participação popular, a Comissão de Anistia, presidida por Paulo Abrão (foto)  lançará o Laboratório de Tecnologia em Memória e Direitos Humanos, do Site da Anistia Virtual, e uma pesquisa sobre os legados da Ditadura.
Foto de Marcos Piffer

Foto de Marcos Piffer

  • 12h – Passeio de barco SEA SIDE com Lenny Niemeyer, celebrando os cinco anos de parceria de Lenny com Sandálias Ipanema. Vai ser o babado do sábado, para os solares, que são de mar e não enjoam com apresentação das sandálias verão 2016 com design Lenny Niemeyer, DJs Nepal e Mary Zander, pranchas de SUP (Stand Up Paddling) disponíveis, quando o barco chegar às Ilhas Cagarra, depois de zarpar, repleto de amigos, da Marina da Glória 12h. RSVP obrigatório. Sujeito a lotação. Saída das vans às 11h da Casa Ipanema, Garcia D’Avila 77. O evento traz as hashtags #rio450  #voudeipanema  #lennyseaside
  • 12h às 16h – Patricia Mayer e Patricia Qüentel, arquitetos e decoradores recebem  para brunch na Villa Aymoré para apresentação à imprensa, em avant prémière dos espaços da mostra Casa Cor. Ladeira da Glória 26.
  • 14h – O Cinema do Instituto Moreira Salles, fechando este mês, nos brinda com César deve morrer, Adaptação de Júlio César, de William Shakespeare, de Paolo e Vittorio Taviani inteiramente filmada na prisão romana. Os diretores tiveram liberdade para filmar em todos os lugares – nos corredores, nas escadas, nos cubículos, no pátio, nas celas, na biblioteca. “Optamos por imagens fortes e violentas em preto e branco. No final, elas ganham cores mágicas no palco”, contam os Taviani.
  • 22h – Dirigido pelo coreógrafo e dançarino oficial de Michael Jackson, LaVelle Smith, o artista Rodrigo Teaser apresenta-se aos cariocas com seus vários figurinos luxuosos e sua interpretação consagrada de Michael Jackson, em apresentação única do espetáculo Tributo ao Rei do Pop, no Centro de Convivência Padre Miguel. A semelhança do artista com o “Rei do Pop” chegou a causar espanto no próprio Lavelle Smith. Confira o promo do espetáculo:https://youtu.be/eRoEg_Y3mhQ
  • 22h – Para quem não for ver o Rei do Pop, a pedida é ficar em casa e assistir, na
    TV Senado, à avant prémière do segundo episódio de documentário sobre as investigações da Comissão Nacional da Verdade, “Em busca da Verdade – Episódio 2”. Direção de Deraldo Goulart, com entrevistas de Toquinho, Carlos Fico, Luiz Cláudio Cunha, Pedro Dallari, Rosa Cardoso, José Carlos Dias, Glenda Mezarobba, Adriano Diogo, Murilo Fiuza, Ciça Guedes, Nadine Borges, Álvaro Caldas, Eny Moreira, Hildegard Angel, Elimar Nascimento, Ivan Seixas, Senador João Capiberibe e Senador Randolfe Rodrigues.
  • Este 2º Episódio do documentário retrata casos de tortura envolvendo relações internacionais, como a prisão dos nove chineses, primeiro escândalo internacional na ditadura militar. Também aborda a Operação Condor, com depoimentos sobre o desaparecimento do pianista Tenorinho, da banda de Toquinho e Vinicius de Moraes, após uma apresentação em Buenos Aires. O primeiro episódio tem alcançado ampla repercussão internacional.. A partir de segunda o filme estará disponível no Canal da TV no Youtube.

Loreta-Burlamaqui-e-Cristina-Moreira

  • Bodas de Prata de Loreta Burlamaqui e Cristina Moreira (felizes, como sempre, na foto de Cristina Granato)

Dia 30/8 – Domingo

  • 14h – O Cinema do Instituto Moreira Salles, fechando este mês, nos brinda com César deve morrer, adaptação de Júlio César, de William Shakespeare, de Paolo e Vittorio Taviani inteiramente filmada na prisão romana. Os diretores tiveram liberdade para filmar em todos os lugares – nos corredores, cubículos, no pátio, nas celas, escadas, na biblioteca. “Optamos por imagens fortes e violentas em preto e branco. No final, elas ganham cores mágicas no palco”, contam os Taviani.
  • 17h – 21h – Coquetel de inauguração da Casa Cor Rio, na Ladeira da Glória, 26

20140717_RIO450_o_seu_pais_no_palco_dos_450_anos_PJ

O Secretário Municipal de Cultura e presidente do Comitê Rio 450, Marcelo Calero, é Homem de Ação – Homem de Valor, e será homenageado hoje na Hebraica

  • 17h30m – Homenagem aos “Homens de Ação – Homens de Valor” – pela Sociedade Hebraica do Rio – Salão Ben Gurion. Flavio Stanger, Rony Meisler, Leonel Kaz, Bernardo Griner, Rubem Fernandes, Sergio Marques, Kobl Lichtenstein, Marcelo Calero, Luiz Gleiser e Ziraldo. Timaço!

Dia 31/08 – Segunda- feira

  • 12h – 14h30m – Almoço Desfile – Irmãos Laja e Davi da joalheria SARA convidam para evento na Casa Cor, com visita aos espaços decorados e apresentação de sua Coleção Jardins. Menu Pederneiras, décor Edgar Octavio, DJ Scarlet.
  • 14h às 21h – Entrada Franca – 10º  Bazar Sociedade Providência, que se estende ao  Dia 1º/09 – Copacabana Palace . Tradicional evento de compras natalinas das devotas da Comunidade Emanuel, conduzida por Dom Cipriano Chagas, OSB. A patronesse de honra é dona Mariza Campos da Silva. As demais patronesses são Belita Tamoyo, Beth Serpa, Eliana Pittman, Gisella Amaral, Idinha Veiga, Inês Bloch, Maria Teresa Malta, Regina Andrade Pinto e esta amiga que vos escreve.
  • O “plus” desse bazar não são só os precinhos, sempre bem abaixo do que encontramos nos shoppings, mas os produtos. São as toalhas, roupas de cama e paninhos bordados de Minas Gerais, moda,as joias da Cookie Richers, que ela ainda nem lançou, bijuterias com preços inacreditáveis, cestaria, coisinhas de crianças foférrimas, arranjos de Natal, e eu já encontrei até os mesmos vestidos de linho que comprei em Capri, pois a estilista é uma carioca. E o precinho, ó…
  • 17h30m– Instituto Cervantes – Posse de Cláudio murilo Leal na Cadeira 4 da Academia Brasileira de Arte, patronímica do Conde da Barca, fundada por Manoel Paulo Filho, em sucessão a Manuel Bandeira, Guido Mondim e Bella Josef. Rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo. A saudação será pelo acadêmico Vasco Mariz. Traje passeio completo. Acadêmicos com suas insígnias.
  • 18h30m – Aprender tudo sobre Erico Veríssimo, autor de Olhai os lírios do campo, dos mais importantes escritores da língua portuguesa, com o professor Carlos Cortez Minchillo, do Dartmouth College. Na Casa de Leitura Dirce Cortes Riedel. Rua das Palmeiras, 82, Botafogo, Tel. 2334-8227. Inscrições:  casadirce.com.br
  • 20h – Pedro Trengrouse. Professor da FGV, professor visitante da Harvard Law School. mestre em Humanities, Management and Law of Sports – Fifa Master, assessor jurídico do Flamengo, consultor da ONU para questões legislativas do desporto, fala sobre Esporte na ética do século XXI, Casa do Saber, aula única.

 

 

 

Uma ideia sobre “AGENDA RIO – Borbulhante – Atualizada em 26/08

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *