A avant-prémière de Jean-Paul Gaultier

Foi um auê daqueles a avant prémière de Quebrando as regras, o documentário sobre Jean-Paul Gaultier, dirigido por sua ex-modelo, Farida Khelfa. A chegada do estilista foi em grande estilo. Acompanhado da diretora e de Bethy Lagardère, Gaultier foi ovacionado por fãs e entusiastas da moda, que esperavam ansiosos pelo ídolo. O filme mostra as várias facetas do estilista narradas por ele mesmo, com imagens que vão fazer a delícia de todos que amam a moda: desfiles antigos; o jovem Gaultier trabalhando com Pierre Cardin na sua maison; os comentários hilários que o próprio faz sobre o seu primeiro desfile, quando improvisou roupas com peças de palha, pois não tinha dinheiro para comprar os tecidos que precisava… Sua parceria com Madonna merece especial atenção, e ele revela os bastidores da criação dos figurinos do The Girlie Show, um dos maiores sucessos da carreira da cantora… Fala com carinho dos pais, que sempre deram apoio tanto ao seu trabalho como estilista quanto à sua preferência amorosa por rapazes…

O filme é uma aula de moda e também uma aula de vida…

Tão bom quanto o filme foi o bate-papo com Gaultier, Farida e Lagardère, depois da sessão. Elas falaram das dificuldades que enfrentaram como modelos por serem morenas, numa época em que o padrão da moda exigia mulheres brancas e celebraram Gaultier por ser um estilista que sempre se preocupou em quebrar tabus e romper com padrões e conceitos pré-estabelecidos. Rindo muito e fazendo piadas, Gaultier contou da sua parceria com Almodóvar em três filmes: Kika, A má educação e A pele que habito. E disse que, nos dias de hoje, paradoxalmente, existe menos liberdade para os criadores, não só na moda, como no cinema e na produção cultural como um todo. O poder econômico e o politicamente correto têm tirado a disposição e a coragem das pessoas para trabalharem a ousadia…

Jean-Paul Gaultier, em três tempos, na pré-estréia do filme sobre ele, esta noite, no Festival do Rio: com a diretora e sua ex-modelo, Farida, com Oscarito ao fundo e entre suas amigas e ex-modelos, Bethy Lagardère e Farida Khelfa

jpg1 A avant prémière de Jean Paul Gaultier

Fotos de Waldir Leite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *