Vik Muniz aterrissou em Brasília na segunda-feira onde inaugurou exposição inédita, ocupando dois andares do Espaço Cultural Contemporâneo (ECCO), com dois momentos do artista: Relicário e Verso. Também é exibido na mostra o filme Lixo extraordinário, indicado ao Oscar e premiado em festivais como os de Berlim e Sundance…
.
Vik tem muitos amigos na Capital. Durante a montagem da expo, ele foi homenageado em casa de Melissa Gontijo Gurgulino. Os Gontijo são apaixonados pelas obras do artista, tanto que é a construtora dos pais de Melissa, José Celso e Ana Maria Gontijo, que patrocina a mostra…
.
Depois do vernissage superbombado – cerca de 500 pessoas recebidas pelo artista, os patrocinadores, o promoter Guilherme Siqueira e as curadoras Karla Osório e Lígia Canongia – Vik foi novamente festejado. Desta vez com um jantar em casa de Karla Osório, verdadeiro templo da arte contemporânea…
.
Não é só isso: Vik, que já é Embaixador da Boa Vontade pela Unesco, deixou Brasília com mais outro título: Embaixador, junto com o navegador Amyr Klink, do evento Rio + 20, que acontece no Rio ano que vem, devidamente “nomeado” pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira…
.
Fotos de Andre Lima…
.
Mallu Barreto, mulher de Vik Muniz, e a ministra Izabella Teixeira
Vik Muniz com a embaixatriz dos EUA, Maria Guisela Shannon
Ana Maria e José Celso Gontijo com Karla Osório
Diva Osorio, diretora da Ecco, Ilza Queiroz, primeira-dama do Distrito Federal, e Natanhy Osório, uma das mulheres mais elegantes da Capital federal