Na próxima terça-feira acontece o Leilão do Mobiliário do Hotel Copacabana Palace, organizado por Soraya Cals e com o martelo do leiloeiro Evandro Carneiro. São 1.040 objetos, entre móveis, tapetes, reproduções fotográficas, sofás, poltronas, abajures e até toalhas de banho. Tudo em perfeito estado, com destaque para os tapetes em motivos florais e arabescos quase novinhos. Para conferir tudo isso, pedi ao darling José Ronaldo Müller que fosse dar um “cheirinho” no acervo em exposição. Ele ouviu Soraya Cals, que disse:
“São móveis de madeira de lei feitos para uso exclusivo do hotel. Desde sua inauguração, na década de 20, até os anos 50 o hotel mantinha uma marcenaria que fazia a manutenção e até reciclava o estilo dos móveis da inauguração. Alguns elementos como frigobar e móvel de televisão foram adquiridos depois”…
Os lotes foram divididos em apartamentos e o leilão não tem lance inicial. Os lances são livres. Os comerciantes, os colecionadores que querem guardar uma lembrança do hotel mais chique e de mais história do Rio e os donos de pequenos hotéis e pousadas são os que mais procuraram a exposição neste final de semana. Você pode comprar um quarto inteiro que hospedou uma das celebridades que desfilou pelo hotel nessas últimas oito décadas. “Muitos pequenos hotéis querem fazer a suíte Copa com os móveis adquiridos no leilão”, conta Evandro Carneiro, o leiloeiro oficial…
O Hotel Copacabana Palace está passando por uma grande reforma nos apartamentos do primeiro e segundo andares e no lobby principal, que será ampliado oferecendo um conforto maior para hóspedes e acessibilidade para os cadeirantes. Nesse item, aplausos também para Carmen Mayrink Veiga, que fez um grande lobby (no outro sentido) para que o o hotel estivesse atento a essa questão, favorecendo não apenas a ela, mas também a outras pessoas com dificuldade de se locomover. A reforma é onerosa, mas vai valer muito a pena. É esperar, ver e aprovar…
Fotos de Sebastião Marinho