Só no Rio de Janeiro para você, num piscar de olhos, trocar a mata fechada por uma praia sensacional. Yolandinha e Paulo Barros Barreto, que até então acordavam ao som dos pardais e podiam ver, de sua janela, miquinhos saltando de árvore centenária em árvore centenária, mudaram-se do apartamento na Gávea para outro, no Arpoador, praticamente um Balcão Nobre no gargarejo da praia. Vizinhos do escritor Gilberto Braga e do decorador-designer Edgar Moura Brasil, naquele prédio em que os apartamentos, com 999m², começam numa rua e terminam na rua de trás!…
.
Yolanda tem um gosto muito particular e sabe exatamente o que quer. Desta vez, decidiu ser, ela mesma, sua própria decoradora, delegando ao Miguel Pinto Guimarães os trabalhos de arquitetura interior, como a colocação das portas divisórias de veneziana, do piso lindo de madeira, e ficou tudo maravilhoso! Provando que na arte de compor um mix de peças, ela é rainha, Yolanda decorou a casa. Daí que podemos ver, no mesmo ambiente, sofisticados móveis Biedermeier e mesas rústicas de madeira maciça em peças inteiras; vidros de Murano em sur tons da cor azul do tampo da mesa de centro de madeira petrificada pela lava de um vulcão da Indonésia. A mesa tem 900 quilos e foi trazida de lá pelo surfista dublê de antiquário Afranio Cunha…
.
Ah, tem também as esculturas, as peças várias, porcelanas, vidros, quadros, tudo precioso e cuidadosamente escolhido, fruto de garimpos de uma vida inteira viajando, visitando ateliers de artistas, lojas de antiguidade, prestigiando também o artesanato e a cultura popular de cada país. Sobre mesa redonda próxima à janela, em vez de um lustre, uma rede tecida com cristais que caíam em gotas. Bossa da Yolanda. Sobre a longa mesa da sala de jantar, uma luminária feita com garrafas artesanais de cristal cortadas. Bossa do Quinderé, que a Beth Floris adorou. Beth, aliás, está chegando de uma viagem pela China com quatro amigas. Visitou desde a sofisticada Shangai às modestas aldeias de pescadores, às plantações de chá. Falava com entusiasmo, enquanto Mara (turmalina Paraíba faiscante no pescoço) e Marcio Fainziliber lembravam a primeira viagem deles à China, lá pelos idos dos anos 70, quando o povo ainda vestia uniforme, só andava de bicicleta e todo mundo era magro. Mas não há bicicleta que explique a ótima forma da Bia Rique, fruto de muita malhação e boa alimentação. Preciso saber o nome da nutricionista dela, pensei… Brincadeirinha…
.
Eis que entra, caminhando como se pisasse em nuvens, uma deusa em slow motion, movendo a cabeça e os cabelos louros, a Aparecida Marinho. Só podia ser ela! O tempo parou para admirar Papá, que continua linda e com o mesmo namorado Simão – essa segunda parte é ela quem me diz. Luiz Xavier fala da casa nova em São Conrado e da tristeza pela morte do Badeco Castilho, pai de sua grande amiga Martinha. Jorge Delmas chega com Edgar Moura Brasil, que anuncia que Gilberto Braga está terminando de escrever a novela e já, já, sobe para a festa (eles moram no primeiro andar). O buffet, muito bem servido, é da Ecila Antunes. Os Avvad estão. Assim como o Daniel Sauer e a Marina, a Kitty e o Jonja Assis, a Bia Vasconcellos com seus óculos lindos, a Monica Marinho, o Alberto Xavier, a também vizinha de prédio Nazareth Metsavaht, a Vera e o Jorge Rezende Filho, a Nana e o Ricardo Cordeiro Guerra, de partida para visitar o filho em São Francisco, na Califórnia...
.
Yolanda recebia ao lado do marido, Paulo Barros Barreto. Eles formam um casal feliz. O filho Rodolfo recebia junto – e que filho bonito! As outras duas filhas, infelizmente, foram ausências. Daniela/strong>, que é casada, mora na Espanha, e Paula está estudando na França…
Yolanda Barros Barreto e o filho Rodolfo