Observando todos os bancos da São Francisco da Penitência ocupados, sem overbook, sem aquela superlotação incômoda usual em casamentos, que esquenta o ambiente e provoca um desconforto geral, com convidados de pé, espremidos nas laterais e atrás dos bancos, pensei que todos os casamentos realmente elegantes deveriam ser assim.
E me perguntei se aquele número ideal de convidados na igreja teria sido por acaso ou por iniciativa da Márcia Müller, mãe da noiva, sempre tão antenada e detalhista. Eu não me admiraria se ela tivesse limitado os convites na igreja, liberando o número maior para a recepção que se seguiria no Country Club. Afinal, a parte mais importante de um casamento é o sacramento. O momento mais belo, solene e emocionante…
Fiquei então idealizando uma cerimônia religiosa de lugares marcados, sendo a cada família reservado um banco na igreja e, nos assentos, haveria os “placements”. Quem sabe a Márcia não fará assim no casamento da próxima filha? – pensei.
Enquanto sonhava com aquele casamento hipotético, eu passeava o olhar por aquele cenário magnífico, que poucos cariocas conhecem, verdadeiro tesouro erguido no alto do Largo da Carioca, no Convento de Santo Antonio, catalogado pela Unesco como uma das 10 maravilhas do barroco mundial, que eu altamente recomendo visitar, aos católicos ou não.
O cristo alado no altar, com seis asas. Cobrindo as paredes, volutas e rostos de anjos e, de vez em quando, um São Francisco barbudo, entremeado em todo aquele ouro esculpido. Muito bonito!
Era o casamento de Carolina, filha de Márcia Malta Müller e Vilobaldo Machado de Souza Campos Neto, e de Adilson, filho de Adalgisa Maria Steele Macabu e Adilson Vieira Macabu.
Carol conclui o curso de medicina. Vai se especializar em psiquiatria e será a terceira médica da família, que já tem seu tio, o cirurgião plástico Paulo Müller, e seu primo, o também cirurgião plástico Antonio Paulo Pitanguy Müller, que assistiu à cerimônia da primeira fila, ao lado da avó, Marise Malta Müller, e da best friend dos Müller, Lucinha Araújo.
O noivo, Adilson Macabu, é brilhante e vitorioso advogado do Escritório Sérgio Bermudes. O direito é tradição familiar. Adilson Macabu pai é desembargador recentemente aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
O cortejo foi sobretudo de jovens, belos e bem vestidos. Um elenco de dar gosto. Os noivos irradiavam só felicidade. Contagiante mesmo. Padre José Maria sublinhou esse aspecto da relação. Deu seu testemunho do amor pleno que move o casal. De seu comprometimento com o futuro e da entrega absoluta de um ao outro. Carol, iluminada.
O corte do lindo vestido de renda, da Glorinha Pires Rebello, não se preocupava em suavizar a silhueta dos três meses de gravidez da noiva. Ao contrário. A menina, motivo da alegria geral, já tem nome escolhido: Vitória. Vai nascer em fevereiro, e a lua-de-mel acontece em Miami, onde os recém-casados foram escolher o enxoval da criança.
As irmãs de Carolina, lindas quanto ela, eram madrinhas: Manuela e Antonia. Márcia Müller, a mãe, tão bela, tão jovem, tão magra, poderia perfeitamente se passar por uma quarta irmã. De rosa seco, clean look, by Pirelena Lacerda. Foi um dia de felicidade para todas.
O irmão das noivas, Luís Souza Campos, foi o único pajem. Um jovem lord, entrou compenetrado, passou boa parte da cerimônia, no altar, enlaçado pelo braço protetor de seu pai, Vilobaldo. Cena bonita.
A família do noivo, também emocionada e feliz. Ana Patrícia Macabu, a irmã, sofreu queda de pressão durante a cerimônia e precisou se recolher por alguns minutos na sacristia. Estava muito bem, num vestido de corpo de chiffon drapeado de ombro só. Será a próxima a se casar. Também é advogada.
Tudo tão cordial, descontraído, agradável, amigo que os convidados na recepção no Country Club tinham a forte sensação de estar em casa da família da noiva, não num clube ou num salão de festas.
Um clima de festa no casarão de uma grande família, com muitos e muitos amigos acostumados a frequentar aquele ambiente em muitas e antigas ocasiões, tal e qual costumavam ser as festas de casamento.
Não, não era um casamento mega. Era no tamanho que deve ser uma afetuosa festa nupcial. Com cerimonial elegante de Ricardo Stambowsky e seu staff, que conhece pelo nome a maior parte dos personagens sociais do Rio. Com o fotógrafo Aszman, que fotografa os casamentos tradicionais da cidade. Com o mâitre Lucas circulando entre as mesas, preocupando-se para que tudo corresse às mil maravilhas. Com o champagne impecavelmente gelado…
Bem, somando todos esses detalhes sutis, aí, sim, ficava ainda mais forte a impressão de se estar numa comemoração de casamento à antiga, restrita aos bons e preciosos amigos, em casa acolhedora, com vida vivida e muitas histórias de família compartilhadas.
Carolina, vestida por Glorinha Pires Rebelo, e seu pai, Vilobaldo Souza Campos
Com um longo de renda todo rebordado delicadamente à mão, Adalgisa Macabu fez uma grande entrada na São Francisco da Penitência com Adilson Macabu Filho
Os noivos Adilson Macabu e Carolina Müller Souza Campos diante do padre Zé Maria
Os noivos Adilson e Carolina
Os casais de padrinhos da noiva, as irmãs de Carolina, Mariana Souza Campos, com um vermelhinho de Gloria Pires Rebelo, e Antonia, de longo amarelo, de Pirelena Lacerda, mesma estilista da mãe da noiva, Márcia Müller
Os casais de padrinhos do noivo, a começar por Anna Sharp, atrás dela, seu par no cortejo, o advogado Sergio Bermudes
Carolina Müller Souza Campos
O cristo alado no altar da Igreja São Francisco da Penitência
Trocando alianças
Carolina Müller Souza Campos e Adilson Macabu Filho
Os noivos com os pais: Márcia Müller, Vilobaldo de Souza Campos Neto, Adalgisa e Adilson Macabu, e o pajem, Luís de Souza Campos, irmão da noiva
Carolina e Adilson depois do Sim!
Márcia Müller, vestido bois de rose de Pirelena Lacerda, e Adilson Macabu entrando numa das dez igrejas barrocas catalogadas pela Unesco como mais representativas do estilo no mundo
Gloria e Luiz Severiano Ribeiro e Maria Pia Trussardi
Fernanda Basto, Paula Cleophas, Andrea Sharp, Grazia Sá Cavalcante, Anna Sharp e Amelinha Azeredo Divino
Rafael Fragoso Pires e Márcia Müller
Márcia Müller e Patricia Mayer
Hora do bolo decorado com estampa toile de Jouy, igual ao convite, aos menus e às toalhas
Noivos na pista
Doces em ton sur ton
A decoração de Ovidio Cavalleiro abrangeu todos os salões do andar superior e a varanda do Country Club
Ricardo Stambowsky e sua equipe impecável
Carol e Lu Lacerda
Amelinha Azeredo Divino faz um selfie com os noivos
À saída, os convidados deixavam sua mensagem no livro de presenças – uma boa idéia
O coraçãozinho perto de Vitória, a menininha que Carol espera para o mês de fevereiro
A decoração do Ovidio com toalhas em toile de Jouy
A pista de dança espelhada refletia o décor vermelho
Toile de Jouy também nos menus
Os deliciosos docinhos
Os bem casados com fitas de cetim de seda pura, très chic!
Bolo com a marca RR, da cake designer Regina Rodrigues
Carolina faz roda com as irmãs Antonia e Manuela, todas lindas
O noivo Adilson Macabu com a sogra Márcia Müller
Hora de jogar o buquê para as amigas
E quem pegou foi a irmã, Manuela, que namora firme o Felipe Cordeiro Guerra, uau!
A farra dos amigos com o noivo nos braços
Cochicho no ouvidinho dela
Márcia Müller entre Isabella Lage e Nizeth Alves
Manuela Müller Souza Campos e Felipe Cordeiro Guerra, filho da Mônica e do João
De novo
Ruth e Jairo de Sender
Márcia Müller e Maitê Queiros Mattoso
Márcia Müller entre Lucia Guanabara e Naná Paranaguá
O buffet do Country Club “causou”
Naná Paranaguá, Tereza Grabowsky, Paula Nabuco, Márcia Müller, Patricia Mayer, Mucki Skowronski e Antonia Souza Campos
Nando Grabowsky e Márcia Müller
A beleza excepcional da igreja barroca do Largo da Carioca
Padre Zé Maria, Manu faz a leitura para a irmã e o cunhado, Adilson e Carol
Padre Zé Maria e os noivos Adilson Macabu Filho e Carolina Müller Souza Campos
Os noivos e padre Zé Maria. Ao fundo, Márcia Müller e Vilobaldo Souza Campos
O pajem Luís de Souza Campos
A estilista Catarina Fontes e o advogado Marcelo Fontes
Amelinha Azeredo Divino e Rafael Fragoso Pires
Anna Sharp e Sergio Bermudes
Antonia Müller Souza Campos
Manuela Müller Souza Campos e Zeca Bulhões
Primeira fila: A avó da noiva, Marize Müller, o primo, Antonio Paulo Pitanguy Müller e Lucinha Araújo
As irmãs Luiza Prettyman e Tisse Pereira
Naná Paranaguá, Patricia Mayer e Paula Nabuco
Sivuca Malta, a filha Fabiana Malta e Carlos Burle Junior
Marize Müller, Antonio Paulo Pitanguy Müller e Lucinha Araújo
O padrinho Sergio Bermudes entre Adilson Macabu pai e filho, o noivo
Ana Patricia Macabu e seu pai, desembargador Adilson Macabu
Fotos Aszmann
Fabiana Malta e Hilde (foto Carlos Burle Junior)
Hilde, sou de Juiz de Fora, aposentada e gostaria de lhe falar só que não sei como, meu email está aí e se puder me dar um voto de confiança ficarei muito grata.
Abraços
Maria Tereza
Hilde, quem lhe escreve é uma fã de Juiz de Fora, gostaria muito de entrar em contato com voce mas não sei como, é para lhe mandar um cordão q