O mês de setembro é o mês da primavera. Ela ainda não chegou, mas nós já entramos no clima! Hoje, pela manhã, fomos à inauguração da exposição Ikebana Sanguetsu, no Monumento aos Pracinhas. Pra quem não sabe, a Ikebana é uma arte milenar de arranjos florais. Surgiu na Índia, mas foi popularizada no Japão…
Sutil e elegante, certamente, são os melhores adjetivos para se descrever a aparência de uma Ikebana. As flores, os galhos e o vaso, como um todo, são esteticamente harmônicos e belos, tanto na forma, como na combinação de cores. E o mais importante: quem a faz, deve colocar ali todo o seu amor, pois a flor carrega consigo energia, possui o poder de mudar a atmosfera do lugar onde é depositada e leva felicidade ao próximo. Vocês sabiam que praticar a arte da Ikebana é considerada, também, uma forma de meditação? Estar em contato com a arte e a natureza elevam o nível do espírito humano e a sensibilidade diante das pequenas e belas coisas da vida…
Ao longo dos anos, várias escolas de Ikebana, isto é, estilos de se fazer Ikebana, surgiram no Japão. O Sanguetsu é um deles. Criado pelo filósofo espiritualista Mokiti Okada (Meishu-Sama), na década de 40, o estilo Sanguetsu consiste em tentar tornar o arranjo floral o mais natural possível, sem modificar o tamanho e as formas das flores, folhas e galhos, deixando-os da maneira como são encontrados na Natureza. Assim como toda a Ikebana, o Sanguetsu tem o intuito de elevar o nível do espírito humano através da beleza da flor, além de harmonizar o ambiente. Por isso, recomenda-se que a Ikebana seja colocada em todos os cômodos da casa e, também, no trabalho. Mokiti Okada dizia que “Onde há flor, há luz”…
Então que tal apreciarmos a beleza das Ikebanas?…
Abaixo, algumas fotos da expo Ikebana Sanguetsu, no Monumento aos Pracinhas…
Acima, equipe da Academia Sanguetsu do Rio de Janeiro
Ficou interessado em aprender a arte da Ikebana? A Academia Sanguetsu, da Fundação Mokiti Okada, oferece cursos no Brasil todo. Para mais informações, acesse: www.fmo.org.br/fmo2/curso_ikebana_sanguetsu.html
Foto de uma Ikebana de Mokiti Okada, o fundador do estilo Sanguetsu
Lembrando que a expo vai até o dia 8 de setembro. O Monumento aos Pracinhas fica no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro…