Ao longo das duas últimas semanas, vocês acompanharam por aqui, no Fashion Business e Fashion Rio, os desfiles e as apostas de grandes marcas brasileiras para o próximo verão. Enquanto a São Paulo Fashion Week não vem para fechar o ciclo, já dá pra ir deduzindo algumas das principais tendências, baseadas no que foi apresentado no Rio. Esperamos que gostem do nosso resumão, por que deu trabalho, viu?!…
O artesanal é uma forte tendência para o próximo verão. Crochê, macramê, bordados manuais e rendas se enquadram no tema. Muitas marcas exploraram, pelo menos, algum desses itens. As rendas podem aparecer de diversas formas, a renda guipure e a richelieu foram as mais vistas, tanto em desfiles quanto nos stands das marcas no Fashion Business…
As estampas artsy ou artísticas, geralmente, aparecem nas formas respingada, pincelada ou rabiscada. Sempre coloridas, livres e “espontâneas”, no melhor estilo DIY, “faça você mesmo”.
O étnico, dependendo do contexto, pode englobar, também, os processos artesanais vistos acima. Ele remete à tudo o que diz respeito a povos mais rústicos, como, por exemplo, tribos indígenas e africanas. No próximo verão, a estampa étnica continua em alta, em desenhos tribais, como as estampas de Victor Dzenk ou de forma mais lúdica e pop, como as estampas da Têca, que misturam símbolos africanos com símbolos de redes sociais.
É, parece que a febre das listras lançada pela Prada contagiou o mundo todo! Muitos estilistas se jogaram na tendência. Rique Gonçalves, da R.Groove, foi um deles, trabalhou seu verão quase todo em cima delas. As listras podem aparecer tanto na vertical quanto na horizontal. É bom lembrar que, dessa vez, elas vêm quase sempre SUPER coloridas!
Não tenha medo de misturar estampas em um mesmo look ou comprar uma peça que já venha toda mixada, como o maiô da Triya, é mais cool do que nunca!
Nesse inverno, o couro já pegou. E parece que no verão, ele continua firme e forte. Esqueçam o conceito de que couro só serve para acessório. Ele também é aposta em muitas roupas, como camisas, shorts, saias e vestidos. O chamois é o mais levinho e, portanto, ideal para o verão. E como se não bastasse, o couro se sofisticou ainda mais! Patricia Viera que o diga! Pasmem! O vestido acima não é renda, é couro! Incrível, né? A Sacada também apostou no couro cheio de recortes vazados. Uma graça!
Os foulards da Hermès, que estão mais pop do que nunca, também pegaram geral! Esqueçam essa coisa de que foulard, ou lenço, só pode ser usado no pescoço, cabelo ou bolsa. Agora, ele também aparece nas roupas, nas mais variadas propostas. A Salinas, por exemplo, apostou no biquíni-foulard! Bacana, né?
Os plissados chegaram de mansinho, como quem não quer nada. Neste inverno, eles até já aparecem, tímidos, nas araras de algumas lojas. Mas se depender de gente como Maxime Perelmuter, da British Colony, os plissados irão reinar no verão: nas saias, vestidos e camisas…
Que tal se jogar nas franjas? Elas serão um dos xodós do próximo verão. E aparecem por conta da tendência 70’s que contagiou a temporada. As franjas poderão ser vistas tanto nos detalhes, como no maiô de Lenny e na manga da Acquastudio, quanto em peças inteiras, como o vestido da Coven.
Verão sem transparência não é verão! Então, podem apostar. Mas cuidado para não revelar demais. Dá pra usar transparência de maneira discreta e sexy, sem ser vulgar. Sigam o exemplo da Sacada e da Ausländer…
A geometria promete estar presente, principalmente, em recortes que unem diferentes tecidos e materiais em uma mesma peça, como fez Giulia Borges, que misturou linho e couro.
A seda é O tecido da estação! Vista em 10 de cada 10 desfiles…
Invista em looks total branco, sem medo! O branco é a cor ideal pra os dias quentes de verão…
Os tons quentes vêm com tudo: vermelho, vinho, laranja, amarelo, coral, magenta…
Sim, meus amores, o azul foi a cor mais vista em toda a temporada, principalmente nos tons royal e turquesa. Podem apostar que vai dar azul!
Se vocês acompanham este blog, sabem que no outro verão falei sobre a febre das espadrilles. Pois bem, desta vez, elas evoluem e dão corda, literalmente, para todo o tipo de sapato. Desde sandálias Melissa, passando por plataformas e tênis.
E aí, gostaram do nosso resumo? É claro que outras tendências podem aparecer no meio do caminho, afinal, esse mundo caminha numa velocidade… Mas não se preocupem, nós avisaremos! Enquanto isso, vocês já vão ficando antenados com o que, certamente, vai bombar no próximo verão!…
Fotos: Agência Foto Site; Zé Takahashi, da Agência Foto Site, via FFW.com.br; Sebastião Marinho