O inverno acabou de chegar por aqui, mas nós já adiantamos uma tendência que promete vir forte no próximo verão. Lembra quando avisamos sobre as espadrilles ano passado, enquanto elas nem haviam virado moda? Pois, anote aí, agora é a vez dos foulards, os grandes lenços quadrados de seda! Mas não pense você que eles serão vistos como meros acessórios enfeitando pescoços e cabeças. No próximo verão, o foulard vira peça de roupa! Os últimos desfiles das temporadas Resort 2012, Menswear Verão 2012 (hemisfério norte) e Verão 2012 (brasileiro) não deixam mentir!…
O interessante é que o próprio foulard não só vira vestido, saia, top, short, calça (…), seus desenhos clássicos, bem no estilo Hermès, também podem vir estampados nas mais diversas peças. Talvez, a “culpada” por esta febre seja mesmo a Hermès. A maison francesa é a grande “papisa” dos foulards ou carrés, que em famílias tradicionais, costumam atravessar gerações, passando de mãe para filha, como verdadeiros tesouros vintage. O mais bacana é que, de um tempo pra cá, os lenços Hermès viraram ícones pop, conquistando a garotada antenada, especialmente, desde que a marca lançou no ano passado a campanha “J’aime mon carré” (eu amo meu lenço), em que meninas comuns e apaixonadas por moda, ao redor do mundo, mostravam diferentes maneiras de se usar um lenço Hermès, com pegada mais urbana e contemporânea…
Acima, fotos da campanha “J’aime mon carré”, lançada pela Hermès no ano passado. Certamente essa iniciativa contribuiu para o rejuvenescimento dos clássicos foulards Hermès, transformando-os em ícones pop e resgatando toda a versatilidade que possuem: eles podem ser usados das mais diversas formas…
Para entrar na onda dos foulards, confiram as propostas que algumas marcas apresentaram nas últimas semanas de moda…
Sem dúvidas, a D&G soube explorar muito bem o universo do foulard, apresentando a coleção mais criativa em torno da tendência. Provou que o homem moderno pode usar este ítem de maneira cool e chic, em camisas, calças, blazers, sapatos…
– Fotos: GoRunaway, via Style.com
Na DKNY, saias, vestidos e batas elegantes – Fotos via Style.com
Idem na Vionnet e na Alberta Ferretti, logo abaixo… – Fotos via Style.com
Fotos via Style.com
Por aqui, a Salinas apostou nos biquínis com detalhes de amarração em foulard. Bacana, né? – Fotos: Sebastião Marinho e Agência Fotosite/Zé Takahashi, via FFW
A Têca, que criou coleção inspirada na África, trouxe saias de foulard em diferentes comprimentos, todas com estampas étnicas e divertidas… Fotos: Agência Fotosite/Zé Takahashi, via FFW
Outra marca a apostar na tendência dos foulards foi a mineira Patachou, que em sua coleção trouxe a elegância das formas da Art Déco – Fotos: Agência Fotosite/Zé Takahashi, via FFW
Como citamos no texto, o foulard é uma peça muito versátil, que poder ser usada das mais diversas formas. Até você mesma pode inventar o seu jeito de amarrá-lo ou, quem sabe, costurá-lo e transformá-lo em uma nova peça de roupa. Na internet não faltam tutoriais ensinando o passo a passo para isso. Encontramos dois vídeos bacanas, que demonstram como é fácil criar vestidos e saias a partir de um foulard, e nem precisa ser um mestre da costura, viu? Dá só uma olhada…
Mas, se você não possui máquina de costura ou está com preguicinha de costurar, pode optar pela praticidade dos nós e amarrações. Olha como são fáceis os tutoriais da própria Hermès. Quando você adquire um foulard da maison francesa, ganha uma caixinha cheia de cartilhas que ensinam diversas formas de amarrar o seu lenço. E, cá entre nós, você sabe que não precisa ter um Hermès para brincar disso, né? Mãos a obra!…
Já sabe, né? Vai salvando esse post nos seus favoritos, pois, certamente, você vai precisar dele daqui a alguns meses, quando a primavera e o verão se aproximarem…