Com a cédula preenchida, prontinha para botar no Correio e enviar para a revista Vanity Fair em Nova York, votando, como faço anualmente, nos Mais Bem-Vestidos do Mundo. É a 73ª Eleição, na lista que acontece desde 1940, criada e lançada pela minha querida e saudosa amiga Eleanor Lambert, a mesma que veio ao Brasil para abençoar o lançamento aqui da minha lista das Mais Bem-Vestidas do Brasil, e os que me acompanham lembram-se disso muito bem…
.
A Eleição dos Mais Bem-Vestidos do Mundo, que, com a morte de Lambert, passou a ser conduzida pela Vanity Fair, anualmente anuncia os best dressed 10 Mulheres e 10 Homens (nos tempos de Eleanor eram 12). Também são eleitos os 10 Mais Bem-Vestidos profissionais de moda, os 5 “originals” (fashionistas + criativos no vestir) e os 5 casais. Aqui está a lista final dos Best-Dressed da Vanity Fair…
.
Junto com a cédula de votação é enviada, para cada categoria, uma lista de “sugestões para considerações”, que eu chamo de “nominados”. São listas grandes e deliciosas que servem de referências sociais e de moda de uma época. Lá estão os nomes que fizeram aquele ano, que pontificaram nas reportagens, nas festas, nas telas, nos grandes acontecimentos internacionais, sejam eles artísticos, políticos, financeiros…
.
As listas de “nominados” são masterpieces para serem arquivadas e guardadas. E eu guardo todas, naturalmente, desde os primórdios dos 80’s, quando Eleanor me honrou incluindo-me entre os 2 mil eleitores internacionais (não sei quantos são hoje) e com a participação em sua casa (1060 Fifth Ave. apt 11A) em algumas reuniões do Conselho, que analisava o resultado dos votos recebidos, depois de apurados, comentava e dava sua palavra final, e só então eram divulgados os resultados, pois o peso do International Committee Of Fashion Authorities é maior do que o dos votos nas cédulas…
.
A intenção dessa eleição é manter um regisro histórico e contínuo da moda em sua melhor forma, conforme ela é usada pelos formadores de opinião no vestir e consumir moda…
.
Este ano, tivemos identificados como “Brazil” apenas Andrea Dellal, nominada na lista das Mulheres, e Cacá de Souza, na lista dos Profissionais de Moda. O brasileiro Francisco Costa, estilista da Calvin Klein, foi identificado como “United States“, mas é brasileiríssimo, mineiro!…
.
E como de vocês, meus amores, eu não escondo nada, aí vão as apostas (os votos) que eu cravei na cédula do The International Best-Dressed poll 2012 da Vanity Fair. O resultado, segundo informa em carta Graydon Carter, no International Committee, será conhecido na Vanity Fair de setembro. Vamos aguardar para conferir!…
Fotos: reprodução