Não poderia haver um cenário melhor para o desfile de Mara Mac. Nos pilotis de concreto natural do MAM, a estilista apresentou sua coleção “Backstage – Obra em andamento”...
Tudo merece ser citado neste desfile emocionante. Sob direção artística de Bia Lessa, figurantes saíram dos jardins do museu carregando manequins com palavras escritas, como “preço”, “contorno”, “função”, “tempo” e “destino”. Depois de colocar os manequins em suas posições, como em um palco, as meninas formaram uma fileira para coroar a passagem das modelos, que desfilaram por uma passarela repleta de serragem, com lâmpadas acesas ao redor. Iluminação do mestre Peter Gasper e cenário da artísta plástica Ana Durães…
Conforme as modelos surgiam, o backstage de Mara Mac se desvendava, e virava um espetáculo (!), através de roupas sofisticadas, de aspecto inacabado e modelagens assimétricas em vestidos, jaquetas, calças e saias. Na passarela, decotes nas costas, interferências em vinil, bolsos desiguais, estampas artsy (tipo pinceladas), peças estruturadas X desabadas, molhado, seco, liso, amassado, pantalonas-saias, saia metade godê metade reta, vestidos de um ombro só…
Seda e cambraia de linho foram escolhidos como os carros chefes da coleção. Na cartela de cores, tons discretos, como branco, areia e gelo, com pitadas de lima, rosa , pink, dourado e prateado. Nos acessórios, sapatos misturavam couro, plástico e madeira, já as bolsas tinham a modelagem tipo canoa, algumas com alças representando estruturas de metal…
A beleza ficou por conta de Ricardo dos Anjos, que colocou as meninas de perucas Fiszpan, bem curtinhas, tipo corte menininho…
Ao final do desfile, as modelos se posicionaram de costas para a plateia, como se nós as assistíssemos do backstage. Ao som da campanhia de um espetáculo, caminharam lentamente pelos jardins afora…
Fotos de Sebastião Marinho
Clique nas fotos abaixo para ampliá-las