Valeu a pena esperar dois anos para o jornalista José Augusto Ribeiro lançar, naquele cenário lindo que é o Instituto Cravo Albin, na Urca, seu livro Jânio Quadros & José Aparecido – O romance da renúncia. O autor aguardou esse tempo, com a obra já concluída, para que a noite de autógrafos fosse ontem, exatamente no 50º aniversário da renúncia do ex-presidente…
Responsáveis pelo evento, o empresário-anti-ditadura Alfredo Marques Viana (posição política que custou caro aos seus negócios) e o editor do livro, Omar Peres, o Catito, um homem que tem seu nome ligado com sucesso ao mundo empresarial, à área das comunicações e da cultura. Entre as presenças, a filha de João Goulart, Denise; a neta de Getúlio Vargas, Celina Vargas do Amaral Peixoto; o acadêmico Candido Mendes; o cientista político Newton Carlos; o embaixador Jerônimo Moscardo; o editor Léo Christiano e seu inseparável chapéu, senadores e deputados. Uma noite completamente bombada, sucesso total!…
Depois do evento consagrador, José Augusto, Alfredo Marques Viana e mais Monica Tolipan (viúva de Fausto Wolff) já se articulam para realizarem outro evento no Instituto. Desta vez, lembrando João Goulart, que assumiu após a renúncia de Jânio, apresentando depoimentos dos três ministros da era Jango: Waldir Pires, Wilson Fadul e Almino Afonso, nos dias 15 e 16 de setembro. Imperdível!…
Como política era o assunto em pauta, não se falava em outra coisa senão que Jânio havia sido eleito com a proposta de fazer uma faxina, mas acabou renunciando em apenas sete meses. Depois de 50 anos, uma outra faxina ocorre no governo, agora com a presidenta Dilma Rousseff. Mas esperamos que a semelhança fique somente nisso: na limpeza do governo, claro!…
José Augusto Ribeiro
Saturnino Braga
Paulo Fernando Marcondes Ferraz e embaixador Jerônimo Moscardo
O anfitrião Ricardo Cravo Albin e José Augusto Ribeiro
Fotos de Sebastião Marinho…