Porque hoje é sábado este blog homenageia a diva das divas, Bibi Ferreira, em seus 90 anos, em plena atividade, no auge de sua vibração artística, com todas as cordas de seu talento pulsantes, lotando plateias, depois de uma temporada extraordinária no Net Terezão carioca, já rumando para uma temporada em São Paulo, com um espetáculo todinho criado e escrito por ela mesma! Bibi fenômeno!..
Para acompanhar o Rigatoni Recheado à Bibi Ferreira, nada melhor do que uma Caesar Salad batizada com o nome de um grande amor de sua vida, o saudoso dramaturgo Paulo Pontes, que Bibi homenageia em seu espetáculo, quando lembra o musical Gota D’Água, escrito por ele, e que ela classifica de “obra-prima da dramaturgia brasileira”…
Em Gota D’Água, Bibi Ferreira tinha um desempenho memorável, inesquecível mesmo, e quem viu, viu… Quem não viu, pelo menos que se regale com essa dobradinha culinária “Bibi Ferreira e Paulo Pontes” de hoje, que lhe fará bem ao paladar e à alma. Mais uma criação de nossa chef chic dos sábados, a darling Beth Winston!…
Agora, com a palavra, a chef Beth:
RIGATONI RECHEADO À BIBI FERREIRA E CAESAR SALAD AO PAULO PONTES
(4 pessoas)
01 pacote de Rigatoni (“goela de pato”) importado
1 pedaço de Mussarela grande ou 4 de búfala
1 pedaço de queijo parmesão grande
1 pedaço de queijo Ementhal
Folhas de Manjericão
Orégano
01 vidro de azeite
02 tabletes de manteiga
02 garrafas molho de tomate italiano (ou Passata)
Modo de preparar
Cozinhar o Rigatoni em água fervente por 2 minutos e meio (não colocar azeite na água, somente sal). Obs.: A razão do cozimento ser por pouco tempo, é que ele não pode abrir, senão não tem como rechear).
Retirar do fogo, passar no escorredor e reservar.
Cortar a mussarela de búfala de sua preferência (em tirinhas bem fininhas), no mesmo tamanho da massa ou menor, para que caiba dentro do Rigatoni.
Passar os pedaços de mussarela no leite frio e depois no parmesão previamente ralado. Recheie os Rigatonis um a um.
(Unte a panela com azeite ou manteiga, para que a massa não grude no fundo)
Coloque os Rigatonis de modo que fiquem alinhados para que ao servi-los não se quebrem. Acima desta camada, colocar queijo parmesão generosamente e depois o molho de tomate também generosamente. Repetir as camadas até fechar o refratário.
Na última camada colocar fatias de queijo Ementhal. Finalizar o parmesão e manjericão.
Molho para o Rigatoni
Você pode fazer em casa com tomate, cebola, alho, manjericão ou incrementar com o molho de tomate italiano (tipo Passata, o meu preferido é o Annalisa).
5 (cinco) tomates sem pele, 6 (seis) dentes de alho amassados. Acrescentar o molho da Passata. Assim você terá um molho grosso de tomate para o seu Rigatoni. Se ficar grosso demais, afinar com suco de limão ou água quente (se ficar muito fino, engrossar com parmesão e azeite). Junte folhinhas de manjericão.
Acompanhamento: Caesar Salad
04 alfaces americanas
04 dentes de alho
01 pedaço grande de parmesão
04 gemas de ovos cozidos
02 bisnagas de pasta de anchova
02 colheres cheias de mostarda Dijon importada
½ copo americano de azeite de boa qualidade
04 colheres de suco de limão
Sal, pimenta do reino a gosto (facultativo)
Croutons (01 caixa de pão quadradinho) ou 01 (uma) bisnaga de pão francês ou forma
Manteiga / alho / sal
Molho da salada
Numa saladeira, coloque azeite, a pasta de anchova, alho, mostarda, suco de limão, parmesão, as gemas (já amassadas) e bater bem.
Modo de preparar a Caesar Salad
Rasgar ou cortar com tesoura quatro alfaces americanos (estou sugerindo quatro, porque é um por pessoa, pois geralmente só se encontra alfaces pequenos). Monte os pratos com a salada e o molho e coloque os croutons por cima e sirva.
Croutons
Corte quadradinhos de pão francês ou de forma, de sua preferência), Passe a manteiga com alho, salsinha e parmesão e leve ao forno.
Dica: Se não quiser fazer os croutons em casa, compre os croutons prontos de alho para Caesar Salad.
Sirvam-se! Está na mesa
Espero que gostem.
Meu carinho, Beth.
E até sábado que vem!
Fotos de Marco Rodrigues – Make-up de Ronald Pimentel