Porque hoje é sábado, vamos a mais uma delícia, delícia, de nossa chef-chic Beth Winston, que nos ensina a receita de um Frango ao Curry à Thereza Collor, e a homenagem tem tudo a ver com a morena, picante como o tempero curry, dona da mais espetacular coleção de colares e acessórios indianos de que se tem notícia…
Thereza, vocês sabem, ficou famosa como a musa do impeachment do cunhado, o ex-presidente Fernando Collor de Mello. Porém, como o mundo redondo é, é ele, o hoje senador Fernando Collor, quem tem se mostrado um dos mais corajosos membros da CPMI do Cachoeira, e esta semana foi o único a ter a coragem de botar o dedo no conluio da mídia com o bicheiro (gravações de centenas de conversas dele, inclusive orientando pautas de importante veículo). Nessa hora da cobrança de Collor, por uma espantosa “coincidência”, estava aberto o microfone do presidente da CPMI (!!), enquanto este falava simultaneamente, distraindo a atenção dos espectadores que escutavam o senador. Parecia até que era de propósito…
Não houve eco dos demais participantes ao que Collor falou. Muito menos da imprensa, que cobriu, naquele dia, os trabalhos da Comissão, nem no dia seguinte, nem no outro e assim por diante. Um mutismo tão grande, hummmm, que só mesmo enchendo o estômago com uma comidinha bem gostosa, como esse Frango ao Curry à Thereza Collor, para engolir tanto corporativismo…
Frango ao Curry à Thereza Collor de Mello
(6 pessoas)
2 frangos assados inteiros
10 (dez) dentes de alho picados
3 (três) latas de creme de leite
Cebola picada
Alho porró cortado miudinho
1 (uma) colher de chá de mostarda
Curry indiano ou brasileiro
3 (três) colheres de sopa de manteiga
4 (quatro) colheres de sopa de azeite
8 (oito) dentes de alho
1 (uma) pimenta dedo de moça c/ semente
1 (uma) xícara de chá de leite
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 (uma) colher de café de açúcar
Caldo de frango o necessário
1 xícara de café de Sakura (tampa amarela)
Arroz branco
1 (uma) xícara de passas brancas
½ xícara de pistaches salgados picados
Como preparar o Frango ao Curry
Fazer um frango assado à sua moda e o mais simples possível, pois irá desfiá-lo. Caso não tenha tempo, compre aquele da padaria mais próxima. Desfie e reserve. Fazer um refogado com 1 (uma) cebola inteira para cada frango e 4 dentes de alho picados. Adicionar as passas, sempre deixando um pouco de cada ingrediente para que, quase no final, você misture o resto de cada um (para que fique al dente). No refogado, juntar o curry, que poderá ser brasileiro ou indiano (este é mais forte). Colocar uma colher de mostarda. Acrescentar o caldo de frango aos poucos e retemperar, se necessário. Por último, acrescentar o creme de leite (agitar a lata antes de usar) e os pistaches previamente tostados e salgados. Deixar por 15 minutos para pegar gosto. Caso não tenha caldo suficiente, usar vinho branco.
Acompanhamento
Diz a Beth: “Sirvo este frango com chutney de abacaxi e arroz de coco, aquele mesmo da receita do “Frango à Gisela Amaral”. Desta vez, usarei o arroz simples (agulhinha), que também ficará muito bom. Pode-se jogar um pouco de pistache no arroz para dar o visual”.
Dica da chef
“Devo lembrar que se usa acompanhar com o frango ou a carne, sempre um bom chutney (que poderá ser ao seu gosto). Prefiro, porém, para este prato, o de abacaxi ou de ameixa”.
01 – Frango assado à sua moda
02 – Desfiar o frango assado
03 – Fazer um refogado com manteiga, azeite, alho e cebola picada
04 – Adicionar passas sem as sementes e o curry
05 – Acrescentar alho porró e cebolinha picada
06 – Acrescentar um copo de vinho branco
07 – Colocar uma colher de açúcar
08 – Acrescentar uma colher de mostarda
09 – Colocar um pouco de Sakura
10 – Adicionar caldo do frango
11 – Juntar o frango desfiado
12 – Adicionar mais um pouco de caldo de frango
13 – Acrescentar o curry (aqui nesta foto o curry brasileiro e o curry indiano)
14 – Colocar uma xícara de chá de leite
15 – Misturar tudo
16 – Acrescentar cebolinha picada
17 – Misturar novamente
18 – Adicionar 3 latas de creme de leite para encorpar
19 – Misturar bem
20 – Acrescentar os pistaches torrados e picados
21 – No arroz simples, salpicar pistache antes de levar à mesa
22 – A chef-chic Beth Winston, no Caminho das Índias, e diante de todo o encantamento e magia das especiarias que só ela sabe usar tão bem!
Fotos de Marco Rodrigues e make-up de Ronald Pimentel