Acabou de chegar por aqui o catálogo do verão 2011 da Osklen, que, por sinal, está lindo! Ao folheá-lo, é possível ter uma amostra do que serviu de inspiração para a equipe de Estilo criar a coleção Oceans, embalada pela imensidão de azul dos oceanos mundo afora…
O algodão, tecido de fibra natural, leve e facilmente tingido, foi escolhido como base para quase toda a coleção. A partir dele, criaram-se modelagens diferenciadas, com texturas e recortes. Nele, também, foram empregados os mais diversos tons de azul, por meio de tingimentos artesanais com o índigo natural, além de outros beneficiamentos que não agridem ao meio ambiente, como o silicone orgânico, que rendeu a algumas peças o visual “molhado”. A preocupação com a natureza é algo bastante associado à imagem da Osklen, que sempre procura ser a mais correta possível no que diz respeito à produção de seus artigos…
O universo oceânico e elementos que lhe dizem respeito também serviram de inspiração na hora da criar a coleção, como, por exemplo, roupas de mergulho e criaturas marítimas…
Então, mergulhemos juntos nesse oceano de inspirações da Osklen…
O macacão e os tênis sujos de tinta, acima, foram usados por Oskar Metsavaht, proprietário e diretor criativo da Osklen, em suas experiências com tingimentos na hora de compor a coleção…
Foto à esquerda: Francisco Lofreddi
O catálogo traz um painel com imagens do processo criativo e das experências de Oskar com os tingimentos…
Foto à esquerda: Maristela Colucci
A regata, à esquerda, recebeu uma camada de silicone orgânico para ficar com um aspecto de molhada…
Foto: Paulo Correia e Gustavo Pacheco
Foto acima: Felipe Whitaker
A mochila, tingida naturalmente, é feita com couro de Pirarucu, peixe muito comum na Amazônia. Esse tipo de couro é adquirido a partir do descarte da indústria alimentícia…
Foto à esquerda: Beto Pandiani