O designer brasileiro Rafael Simões Miranda, de 31 anos, mudou-se aos 20 para a cidade do design, Milão, decidido a aprender tudo sobre desenho industrial, no melhor local no mundo para isso. Cheio de inspirações, logo que concluiu seus estudos conseguiu um trabalho em um dos mais conceituados escritórios, o do designer Giorgio Galli, onde descobriu sua paixão pelos relógios. No estúdio Galli são desenvolvidos relógios para as grandes marcas do mundo fashion, como Versace, Náutica, Salvatore Ferragamo, Valentino, bem como joias e outros acessórios…
Não demorou para Rafael desenvolver sua própria linha de relógios, a Dwiss, totalmente fabricada na Suíça, com desenho brasileiro. A primeira coleção da Dwiss foi batizada de Emme e vem com cinco modelos, esportivos e elegantes, todos automáticos, com vidro de safira e à prova d’água até 100 metros. Há modelos revestidos de ouro rosé, de aço e de aço PVD todo preto. A venda online, no site www.dwiss.com, começa no dia do lançamento, que vai ser em 9 de novembro, no espaço do arquiteto Caco Borges, na Casa Cor, tendo as 3Plus Patrícia Mayer e Patrícia Quentel como anfitriãs do coquetel…
Relógios bonitos por fora e eficientes por dentro, com engenharia sofisticada, que Rafael foi buscar em uma das maiores montadoras de mecanismos de relógios do mundo, a fábrica Eta, na cidade de Grenchen, próxima a Lugano, na Suíça. É lá que quase todas as marcas famosas compram seus mecanismos, que são os “motores” dos relógios. Um exemplo? Os mecanismos dos relógios da Cartier, preciso dizer mais?…
Foi um ano de dedicação exclusiva, correndo atrás de um sonho, da concepção à montagem dessa linha de relógios que, segundo Rafael, “são como carros”. Ele explica: “Se você fizer um bom relógio, com qualidade, engenharia sofisticada e bonito design, ele vira um objeto de desejo para quem gosta de usar”…
Confiante em seu produto que, acredita, “tem tudo pra dar certo”, ele se lança com tudo nessa aventura tão sonhada e embarca esta semana para Hong Kong, atrás do mercado asiático, já pensando nos novos modelos que lançará em breve, embora saiba que, no momento, as mulheres prefiram um relógio esportivo e grande. Mas nós brasileiros levamos vantagem sobre os consumidores da Ásia, pois, como Rafael tem representantes no Brasil, seu relógio não tem taxa de importação para a América do Sul…
Rafael tem motivos fortes para estar tão confiante. Seu currículo recheado de trabalhos importantes impressiona. Foi justamente para se dedicar a essa paixão pelos relógios que ele deu um tempo em seus compromissos de designer em outras áreas em que já é consagrado, como na do mobiliário. Já há alguns anos sua linha de móveis está nas melhores lojas do Brasil, como Way Design, Novo Ambiente, Imi Collection. Seguramente, Rafael Simões Miranda é um nome do design de que cada vez mais vamos ouvir falar, aqui e lá fora…
Fotos de Sebastião Marinho