Fora do poder há mais de 50 anos, os monarcas regionais da Nigéria ainda vivem com toda a pompa de uma corte. Moram em palácios, vestem túnicas exóticas, sentam-se em tronos ornamentados, andam em carros conversíveis e contam com uma legião de subalternos prontos para serví-los a todo e qualquer instante. As majestades são o arquétipo perfeito de reis africanos. Pode parecer um grande deboche se pensarmos na enorme disparidade entre as classes sociais nigerianas. Mas estes monarcas contam com grande respeito das comunidades onde vivem, sendo considerados figuras influentes e, mesmo tendo perdido todos os seus poderes constitucionais com a abolição da monarquia, em 1963, estes homens permanecem sendo grandes líderes populares, servindo de ponte entre a comunidade e o governo.
O fotógrafo George Osodi percorreu a Nigéria de canto a canto, fotografando o estilo de vida destes monarcas, que posaram para ele em uma série intitulada “Reis da Nigéria”, a ser exibida em outubro, no The Bermondsey Project, em Londres.
Você pode até não concordar com estilo de vida luxuoso destes monarcas, mas há de convir que estes retratos são interessantíssimos do ponto de vista antropológico e da moda!
Vejam!
Oba Okunade Sijuwade – Ooni of Ife
Emir of Kano Alhaji Dr Ado Abdullahi Bayero e sua old Rolls
Alhaji Ado Abdullahi Bayero – Emir of Kano
Benjamin Ikenchuku Keagborekuzi I – Dein of Agbor
Deinmowuru Donokoromo III – Pere of Isaba
Oba Oyetunji Jimoh Olanipekun Larooyell – Ataoja of Osogbo
HM Wilson Ojakovo Oghoghovwe Oharisi III – Ovie of Ughelli
Obi James Ikechukwu Anyasi II – Obi of the Idumuje Unor Kingdom
Via Daily Mail
Maravilhosos!!!
O carro é oferecido pela Inglaterra que mamou as riquezas locais por muito tempo.
Aqui no Brasil também a realeza perdeu o poder, mas não a majestade e as mordomias. E como lá, aqui as diferenças sociais são imensas.