Na sede da Confederação Nacional do Comércio, onde é consultor da presidência, o sempre ministro Bernardo Cabral foi empossado Doutor Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia, com saudação do acadêmico Ives Gandra Martins. Tudo muito honroso e importante, à altura do local, do anfitrião, dos presentes e das instituições envolvidas. Cabral também festejava seus 80 anos de idade.
Em seu discurso, o presidente da Academia de Filosofia, João Moderno definiu Cabral como “um símbolo contemporâneo do Estado democrático de direito, que soube consolidar todas as ideias em torno do pensamento democrático”. Em seu discurso de saudação, o professor Ives Gandra enumerou títulos de Cabral, narrou sua trajetória política e enalteceu “a devoção em suas ações como advogado, senador e constitucionalista”…
O homenageado relembrou os principais momentos de sua história, da adolescência aos tempos de relator da Assembleia Constituinte em 1987, enfatizando que, ao longo de sua vida, não perdeu nem arquivou a esperança. “Como não cedi, não desertei nem me acomodei, não desanimei nem desisti, é que tenho recebido em vida, repito, mais do que mereço”…
O mesmo título já foi concedido ao vice-presidente Michel Temer e à ex-ministra do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, presente à cerimônia…
E hoje as homenagens a Bernardo Cabral continuaram, na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, onde ele foi eleito, por unanimidade, benemérito, e diplomado, durante o café da manhã, em solenidade presidida por Humberto Mota, presidente do Conselho Superior da entidade, na presença da família…
Bernardo Cabral no seu discurso
Marcos Vilaça e Maria do Carmo com Arnaldo Niskier
Bernardo Cabral, João Ricardo Moderno e Antonio Oliveira Santos
Rawlson de Thuin e Maria Beltrão
Cabral com Aristóteles Drummond
Cabral com Paulo Fernando Marcondes Ferraz e Carlos Alberto Andrade Pinto
Cabral com a mulher, Zuleide, e Nestor Rocha
Ives Gandra da Silva Martins e Thiers Montebello, presidente do TCMRJ
Sérgio Costa e Silva, embaixador Ruy Nogueira e Carlos Alberto Andrade Pinto
Fotos de Sebastião Marinho