Um jantar elegante e descontraído no Marimbás, com muitos amigos, vários diplomatas, praticamente todo o corpo consular estrangeiro acreditado no Rio de Janeiro. Eram os 70 anos do embaixador Stelio Amarante. Embaixadores presentes, Vasco Mariz, Luiz Felipe Lampreia, Sebastião Rego Barros, Marcílio Marques Moreira, João Carlos Fragoso, Paulo Pires do Rio, Valter Pecley, Luiz Castro Neves, José Botafogo Gonçalves, Marco César Naslausky, René Haguenauer, Antonio Fantinato, Marcio de Oliveira Dias, Marcos Azambuja, os irmãos embaixadores Leite Ribeiro. E as respectivas embaixatrizes dos casados, naturalmente…
Lotando o último andar do clube em forma da proa de um navio, o vice-prefeito Carlos Alberto Muniz, com Angela; Valmar Paes, pai do prefeito Eduardo Paes, para quem o embaixador Amarante coordena as Relações Internacionais da Prefeitura; Gabriela e Marcelo Itagiba, Ignêz e Sérgio Costa e Silva, Simone Stockler e Paulo Fernando Marcondes Ferraz, Chico Mello Franco, João Paulo Pimentel Brandão. Membros da Ordem de Malta – como também o é o aniversariante Amarante, além do carioca Sérgio Clark, presente – viajaram até o Rio, especialmente. A saber: o embaixador da Ordem em La Paz, Mauro Bertero, vindo da Bolívia, Antonio Carlos Noronha e Ney de Castro Alves, chegados de São Paulo…
O embaixador Lampreia, ex-chanceler, comentava que Amarante tem o dom de colecionar e mutiplicar estimas. O embaixador João Carlos Fragoso lembrava que Stelio é o único diplomata vivo a ter servido sob a chefia de duas gerações de embaixadores Fragoso. Ao Fragoso pai, em Berna, na Suíça, e ao Fragoso filho, em Bonn, na Alemanha. Amarante também trabalhou com duas gerações de embaixadores Ouro Preto. O Bubu e o Gil…
A embaixatriz Elisa Amarante recebia com aquela sua sobriedade conhecida. Sua filha, Sandra, de vermelho Fina estampa e com aquele seu humor refinado e único. O marido, o artista plástico Dudu Garcia, dando suas orientações de bom gosto ao DJ. Também estavam lá duas jovens e belas baronesinhas, que acabam de lançar, na Inglaterra, seu romance The Humming Bird, que se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Irena e Isabella de Wardin são filhas da brasileira Cristina de Wardin, casada com o barão Phillipe de Wardin, um belga top, que não foi ao jantar porque, em férias no Rio, precisou retornar à Bélgica a trabalho. A família mora entre Montreux, na Suíça, e Bruxelas, mas sempre vem nesta época para uma temporada em seu apartamento na Av. Atlântica…
A horas tais, um dos embaixadores passou mal. Queda de pressão. Mas lá estava o médico Rawlson de Thuin para atendê-lo prontamente. E a festa continuou, leve, amena, agradável, bem servida e com a mais bela vista do mundo, da sacada do Marimbás para o colar iluminado da Princesinha do Mar, até uma da madrugada…
Na hora de apagar a velinha: Stelio e Maria Elisa Amarante
O embaixador Marcos Azambuja e a cônsul do Egito, Amany-El-Etr… Embaixadores Gilda e Paulo Pires do Rio
Mônica e Sergio Clark… Marcelo e Gabriela Itagiba
Embaixador René Haguenauer e Vera Tostes… Simone Stockler e Paulo Fernando Marcondes Ferraz
Vice-prefeito Carlos Alberto e Angela Muniz… Embaixador Márcio Oliveira Dias e Sonia Romano
Embaixador Marcílio Marques Moreira… Ronaldo Chaer e Valmar Paes
Embaixadores Silvia e Raul Leite Ribeiro… Glorisabel e Manoel Thompson Flores
Diana Macedo Soares e Sergio Chamone… Embaixadores Marielda e Virgilio Moretzsohn
O aniversariante, embaixador Stelio Amarante, com Elisa, sua filha, Sandra, e o genro, Dudu Garcia
As lindas irmãs baronesinhas belgas, Isabella (a ruiva) e Irena Wardin… e a baronesa-mãe, a brasileira Cristina Wardin, com o médico Rawlson de Thuin
Cônsul-geral da Bolívia, Shirley Orozco Ramirez… Cônsul-geral dos EUA, Dennis Hearne, e a cônsul-geral da China, Chen Xiaoling… E a cônsul do Equador, Mônica Loaiza
Diana Vianna Assumpção e Massimo Tancredi… Teresa Cristina e William Guedes
Conselheiro João Paulo Pimentel Brandão, embaixatrizes Elisa Amarante e Michele Corrêa da Costa e Antonio Carlos Noronha, da Ordem de Malta
Fotos de Sebastião Marinho