Semana passada, na Paris Fashion Week, foram celebrados com um desfile os 40 anos da marca Kenzo, atualmente sob direção criativa deAntonio Marras, que apresentou a coleção verão 2011 na primeira parte do desfile e, na segunda parte, exibiu 40 peças inspiradas no DNA da marca durante essas quatro décadas. A grande ausência no evento foiKenzo Takada, fundador e estilista da marca durante anos até ela ser vendida. O que se dizia é que Kenzo estava no Brasil envolvido em projetos e não pôde participar. Estava mesmo. Quem lê Caras, por exemplo, viu a foto do Kenzo num evento dum shopping paulistano. Mas verdade é que essas vendas das grifes por seus costureiros costumam deixar um rastro de desentendimentos e contrariedades para ambas as partes – a que vende e a que compra…
Kenzo é realmente um talento. Um artista extraordinário e completo, e este blog se soma às comemorações prestando, ele também, uma homenagem ao gênio japonês da moda…
Kenzo Takada foi o primeiro estilista japonês a se destacar em Paris, ainda na década de 70. Seu estilo é de uma roupa de características folclóricas, um melting pot de etnias e culturas, com mistura de padrões, estampas, cores, releitura de quimonos, túnicas e outros trajes folk. Na época em que foi lançado, suas criações fizeram grande sucesso, até porque nos anos 70 o estilo hippie estava em alta e suas roupas traduziam aquela inspiração multicultural, rústica e alegre tão em voga. Kenzo logo conquistou um público jovem e descolado, com espírito de aventura, que gostava de viajar mundo afora, livre, leve e solto…
Campanhas da Kenzo no ano 1983, fotografadas por Hans Feurer
O sucesso da marca se consolidou nos anos 80. Em 1987, Kenzo criou sua linha Kenzo Parfums, que até hoje é um must, e por isso muitas pessoas associam mais seu nome à perfumaria do que a roupas. Ambas conjugam o mesmo espírito nômade e natural. Um clássico de seus perfumes é oFlower, com aroma da papoula, cujo vidrinho estampado cria a impressão de que há uma flor de papoula em seu interior. Há seis anos, é o estilista Antonio Marras quem está à frente da marca, vendida por Kenzo em 1993 ao grupo LVMH (o mesmo que é dono das marcas Louis Vuitton, Fendi e Givenchy) e da qual ele se afastou em 1999 para se dedicar a novos projetos…
Perfume Flower By Kenzo
Se a moda de Kenzo Takada tivesse trilha sonora, o hit seria certamenteImagine, de John Lennon, que propõe um mundo sem fronteiras, com todos os povos em harmonia. Pois Kenzo é o estilista mais multicultural do século XX, promovendo a diversidade cultural através de sua moda, unindo as mais diversas culturas como se todas fossem uma só. O mesmo velho sonho dos Beatles…
Inverno de 1986, fotogrado por Hans Feurer
Inverno masculino de 1986, por Peter Lindbergh
Campanha de verão 2009, por Mario Sorrenti
Campanha de inverno 2010, por Mario Sorrenti
Foulard criado em homenagem aos 40 anos da marca.
Com grande competência e talento, Marras soube traduzir esse estilo Kenzo mixando, na coleção apresentada na comemoração, peças clássicas da marca a outras, de sua própria autoria, produzidas durante esses seis anos. Foi um verdadeiro espetáculo multicultural de looks, com a ajuda inspirada da stylist Vanessa Reid. Montanhas e montanhas de tecido vestiam verdadeiras bonequinhas vivas que deslumbraram o Cirque D’Hiver, em Paris. Todos os modelos com forte influência dos figurinostradicionais japoneses, mixados a referências de Perú, Rússia, África, Alemanha… em uma profusão de cores, estampas, tricôs e volumes, resultando numa apoteose de formas, num delírio de cores, num show impressionante de alegorias. Pois a moda, meus amores, só é grande quando é maior do que simplesmente a arte de bem vestir, quando expressa vida, mundo e sentimentos. Esta sim é a moda com o M maior…
Fotos do desfile de 40 anos da marca. Por iMAXTREE, via Elle UK.
O vídeo do desfile também é deslumbrante! Na primeira parte é desfilada a coleção verão 2011, inspirada na Sardenha. Na segunda parte, a grande homenagem aos 40 anos da Kenzo. Cliquem abaixo na tela e vejam…