O ponto alto da mostra sobre Grace Kelly, em São Paulo, é a sala do vestido de noiva da princesa de Mônaco. Lá esta ele, inteiraço, absoluto, encantando a todos. Os casamentos reais são o assunto do momento, e não posso fugir dele, naturalmente…
Os estilistas da vez nos casamentos reais internacionais são Sarah Burton, da McQueen, designer do vestido de Catherine Middleton, e Giorgio Armani, responsável pela criação do vestido de Charlene Wittstock, futura princesa de Mônaco, que se casa dia 2 de julho com o príncipe Albert II. E no Brasil? Vocês sabem quem é o estilista preferido das noivas-princesas brasileiras? Ora, meus amores, é claro que vocês sabem, é o Guilherme Guimarães, o nosso Guigui, o suprassumo do chic, a apoteose da classe…
Guigui já vestiu seis de nossas princesinhas Orléans e Bragança: Ana Luiza, Maria Pia, Maria Carolina, Maria Antonia, Maria Francisca e Isabel. Foram todos casamentos lindos, clássicos, discretos e familiares, e na maioria deles tive o prazer de comparecer e, depois, em minhas colunas, aplaudir o trabalho do mestre Guigui. Confiram alguns aqui…
Eis aqui a princesinha Isabel, que se casou em 2009 com o conde principesco Alexander de Stolberg-Stolberg, com a presença de coroados do mundo todo, no Outeiro da Glória, igreja dos ofícios da Família Imperial Brasileira…
Isabel é filha de Maria da Graça e dom Fernando de Orléans e Bragança, irmão de dom Luiz, chefe da Casa Imperial do Brasil. A princesa e o conde – parece até conto de fadas – se conheceram em Bruxelas, na Bélgica, num evento da condessa Laetitia d’Ursel, na época em que Isabel morava na Suíça e lecionava em um colégio religioso. Desde então, nunca mais se separaram. E o vestido, lindo, só podia ser de Guilherme Guimarães…
A princesa Maria Carolina de Orléans e Bragança é descendente direta, por parte de mãe, Fátima, do Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada, e descendente direta, por parte de pai, dom Pedro, daquele que proclamou a Independência, dom Pedro I, tá bom pra vocês? risos Maria se casou em 2005, com Nuno Carvalho Moreira, usando um vestido de Guigui e um véu de renda fabuloso, que desde o séc. XIX cobre as cabeças da família Andrada…
A princesa Ana Luiza de Orléans e Bragança casou-se, em 1996, com Paulo Ibrahim Mansour, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Idaiatuba, São Paulo. Na ocasião, usou um vestido de broderie de Saint-Gall, de Guilherme Guimarães. Filha de Ana Maria Barbará e de dom Eudes de Orléans e Bragança, tataraneto do Imperador Dom Pedro II…