Não se trata de um nome pop, um celebrado da mídia, um glamurizado dos horários nobres da TV, mas é um grande brasileiro que merecia ter sobre ele todos os holofotes. É o Educador do Ano 2013, Geraldo Amintas, que acaba de receber, da Academia Brasileira de Educação, o Prêmio Fernando de Azevedo. A entrega foi ontem na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa.
São 34 anos no magistério. O professor de matemática Geraldo Amintas de Castro Moreira tornou a sua cidade natal, Dores do Turvo, na Zona da Mata mineira, conhecida nacionalmente no meio acadêmico, porque tomou a iniciativa de levar seus alunos às Olimpíadas Brasileiras de Matemática.
Ele convenceu a diretora da única escola da cidade, em que trabalha, incentivou os demais professores e animou os alunos a embarcarem no projeto. Seu entusiasmo contagiou a todos e, com isso, Dores do Turno, em nove anos, viu seus estudantes conquistaram 166 premiações nas Olimpíadas de Matemática. A saber: 10 medalhas de ouro, 10 de prata, 28 de bronze e 118 menções honrosas. Somam-se agora a elas esse prêmio de Educador do Ano conferido ao
A entrega foi em noite solene com todos os membros da Academia brasileira de Educação engalanados com seus fardões, entre eles, o ex-secretário de Educação de São Paulo, Gabriel Chalita, o presidente da Academia Mundial de Artes e Ciências, Heitor Gurgulino e o imortal da Academia de Letras, Arnaldo Niskier.
Compareceram o secretario executivo do Ministério de Educação, Luiz Claudio da Costa, o secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Risolia, entre outras autoridades do ensino nacional. Todos brindados com um show do cantor Dover Manifold e seu repertório de músicas americanas.
Mais uma grande noite à altura da categoria de um dos melhores anfitriões da cidade, o professor Carlos Alberto Serpa, presidente da Academia Brasileira de Educação, em sua Casa de Cultura Julieta de Serpa, onde Felipe Schmidt também brilhou com seu sax.
Geraldo Amintas e Luiz Claudio Costa com membros da Academia Brasileira de Educação
A cerimônia na Casa Julieta de Serpa
Carlos Alberto Serpa, Gabriel Chalita e Arnaldo Niskier
Carlos Alberto Serpa entrega o Prêmio Fernando de Azevedo a Geraldo Amintas
Camila Cuschinir e Aline Souza
Bruno Torquato, Aline Souza e Anton Vasconcellos
Arnaldo Niskier, Carlos Alberto Serpa e Gabriel Chalita
O discurso de Luiz Claudio Costa entre Terezinha Saraiva e Carlos Alberto Serpa
O músico Felipe Schimidt
Gabriela Moreira, Ana Érika Moreira e Maria Clara Barros Moreira
Geraldo Amintas com sua mulher Stael Barroso
Geraldo Amintas com o diploma
Heitor Gurgulino, Luiz Claudio Costa e Antonio Freitas
Helimar Barroso e Angela Campos
Leandra e Marcos Simões com Ana Carolina Letichevsky e Paulo Creseti
Lindalva Macedo, Eva Gomes e Ana Carolina Letichevsky
Lindalva Macedo e Eva Gomes
Rafaela, Isabela, Gabriela, Ana e Maria Clara Moreira
O ator Roberto Padula apresentou a cerimônia
Show de Dover Manifold
Terezinha Saraiva entre Leandro Belini e Alexandre Machafer
Wilson Risolia, Heitor Gurgulino e Francis Bogossian
Fotos de Marcelo Borgongino
Nesse mar de coisas ruins uma notícia boa. Sensação de justiça. Não podemos nos esquecer que o mérito é do Prof. Amintas e de seus alunos. Os demagogos e pedagogos de plantão não podem pegar carona nesse feito.