O secretário municipal de Cultura Emilio Kalil apresentou ontem para um grupo restrito de eleitos o Museu Mar e a Escola do Olhar, garantindo sua abertura para marco de 2013. O encontro foi no próprio prédio do museu, na Praça Mauá…
O projeto concebido pela dupla consagrada de arquitetos Thiago Bernardes e Paulo Jacobsen ocupará dois prédios, onde antes funcionavam um hospital municipal, a Alfândega Federal e a rodoviária do Rio…
Uma onda suspensa atravessa o ar e une, através dos terraços, ambos os prédios do Mar, que é uma tríplice parceria: Prefeitura do Rio, Governo Federal, Fundação Roberto Marinho. Dado o seu conteúdo de responsabilidade educacional, o museu também atuará com a colaboração de UFRJ, UFF, UERJ e PUC, na elaboração conjunta de pesquisas e seminários…
“Nossa intenção é encher o museu com 250 mil crianças/ano das redes municipais de ensino”, disse o curador do Mar, Paulo Herkenhoff, de quem foi a iniciativa de criar fundos de obras de arte, doadas por colecionadores e galeristas, com curadoria e interesse do Mar. “O Brasil vive uma carência de acervo”, ele falou. Para suprir tal carência, cada “fundista” aquiesceu em doar pelo menos 20 obras de sua coleção…
Até ontem já havia sido criados os fundos coleções “Ronie Mesquita”, “Mara e Márcio Fainziliber”, “Genny e Selmo Nissenbaum”, “Gustavo Rebello”, “Luiz Chrisóstomo”, “Luciana Caravello”, “Ascanio MM” e “Raul Mourão”, muitos deles ali presentes naquele encontro, convidados por Herkenhoff…
Em março de 2013, o Mar abre suas portas, apresentando duas coleções de tirar o fôlego: a Coleção Jean Boghici e a Coleção Fadel, ambas com DNA totalmente carioca. “O Rio de janeiro, motor da arte no Brasil, tem vocação para o colecionismo”, declarou o curador Herkenhoff, a quem não caberá gerir o Mar. Seu gestor no dia a dia será Luís Fernando de Almeida, antigo presidente do Iphan…
Já para a execução do plano de verbas de incentivos federais, municipais e de patrocínios foi criada uma OS, organização social, tendo à frente o produtor cultural mineiro Carlos Gradim. Uma OS é um facilitador na gestão dos museus. A empresa gere os recursos provenientes, obedecendo a um contrato entre as partes, com prazos para as realizações…
Uma onda sobrevoa os dois prédios do Mar, ligando-os, no projeto de Bernardes-Jacobsen, que preserva as linhas originais dos edifícios conferindo-lhes modernidade
Hilde sabe que o povo ainda lembra dos seus comentário no JB sobre o casamento tipo Maria Antonieta que se realizou há anos na Casa Julieta de Serpa ??? você tem tanta penetraçào !!! Nós fornecemos o espumante Francês naquela ocasião Louis Perdrier Brut e o Rosé e foi um sucesso !!
Nós hoje em dia somos os distribuidores deste produto no Rio de Janeiro.
Um carinhoso abraço para vc e parabéns pela linda publicação com o espetacular Antonio!! tudo que ele faz é fantástico !! e vc sabe como mostrar!
Sucesso para vc e parabéns !!
Meu email hlengenharia
Museu Mar