Nós, deste blog, somos fãs assumidas de Ronaldo Fraga! Não à toa…
Ronaldo é dos poucos criadores de Moda (M maiúsculo) deste país nos dias de hoje que sabe traduzir o Brasil com sensibilidade e sem tropeçar na obviedade. Qualquer tema vira poesia em suas mãos. Um de seus grandes diferenciais é reconhecer o poder e a beleza naquilo que é singelo, naquilo que é simples e naquilo em que ninguém (ou muito poucos) se importaria em falar a respeito. São os “Josés” e “Marias” do Brasil, o Rio São Francisco, as casinhas de barro, o Sertão, os artesãos, nossos artistas anônimos…
Deve ser por isso que o trabalho de Ronaldo toca a gente. Ele é carregado de verdade e sentimento. Ronaldo vai além da Moda. E este deveria ser o papel primordial da Moda, porém, no meio do caminho ela se perdeu, embriagada pelas frivolidades das aparências e das formas apenas pelas formas, que também são importantes, mas são o acessório e não o fundamento. Sacaram?…
E o que vemos hoje em dia? Coleções facilmente descartáveis, sem sentimento, que nada somam ou enriquecem. Sim, é claro que todos precisam ganhar dinheiro. É claro que a Moda também é business. Mas ela é business multiplicado e a longo prazo se for porta-voz, tiver conteúdo, além de ser sensível e bela. Aprendam isso, crianças… e os adultos também…
Só assim a Moda brasileira vai além, faz-se internacional…“A Moda brasileira só pode ser internacional se for legítima”, um doce para quem lembrar o nome da *dama da Moda brasileira, autora desta frase dita em 1971…
E sabem qual foi a inspiração para o inverno 2013 de Ronaldo Fraga, desfilado ontem, na São Paulo Fashion Week?…
Mestre Paulo Marques de Oliveira, um artista de 85 anos, do paupérrimo Vale do Jequitinhonha. Não frequentou a escola, autodidata, aprendeu a ler e escrever sozinho e, ao longo de sua vida, alimentou um caderninho com desenhos e histórias instigantes dos mais diversos assuntos, sobre o que viu, ouviu e aprendeu. Uma espécie de cahyer de voyages da grande viagem que é a própria vida vivida. Temas como astronomia, culinária, matemática e o que mais você quiser saber. Tudo isso foi reunido e publicado em um livro intitulado “Ô fim do cem, fim”…
Paulo afirma: “Quem ler este livro; não ficam arrepindido… porque é um livro que intende de tudo que existe dentro da ôca universal… ao qual os insinos são coisas que esta geração nunca vio falar”…
Inspiradas pela ousadia e a criatividade da obra de Paulo Marques de Oliveira e pela coleção de Ronaldo Fraga, resolvemos apresentar nossos looks preferidos do desfile sobrepostos às páginas do livro, com os desenhos que inspiraram as estampas, as texturas e os bordados da coleção…
Viajem, pois, todos vocês, queridos leitores de nosso cotidiano, na obra de Paulo e na obra de Fraga e, garantimos, não ficarão arrepindidos...
PS: Ah, esse danadinho do Ronaldo Fraga que descolou um “Bispó do Rosário” todinho só pra ele!…
Fotos de Zé Takahashi e Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite
Meu Deus quanta coisa bonita juntas! Hildegard Angel só mesmo uma pessoa maravilhosa como você, dona de uma imensa sensibilidade e bom gosto poderia falar tão bem e de forma tão delicada de um dos meus Desenhistas, criadores de Moda e artista favoritos, Ronaldo Fraga. Vivo em Barcelona, sou estilista de Moda aqui e colaboro escrevendo humileimente sobre Moda para um lindo projeto em Minas Gerais que leva informação de todos os tipos a uma população bem humilde e interessada. Peço licença para falar ainda mais sobre Ronaldo para todos lá e contar sobre mais este lindo momento de Ronaldo, mas dessa vez o quero realizar também citando você que foi o lindo veículo através do qual chegou até mim dessa vez essa notícia. Seu blog é extremamente bonito e interessante. Um grande abraço
Ai minha querida Hilde…. se todos fossem iguais a você….. respeitosa, clara, leve, inteligente, e sempre afetuosa com a moda brasileira! Tudo vale a pena qdo na sequência recebemos a sua opinião! E as artes das fotos sobre o livro ficaram lindas!!!!!! aliás o site é lindo e leve como você!
muitos bjs e carinhos sem ter fim !!!
Ronaldo.
Querido, agradeço demais os elogios ao meu blog, e compartilho os elogios à matéria com a minha queridinha “cria” na reportagem de moda, Marina Giustino, essa danada, que tudo aprendeu, e hoje, quando escreve, sequer sei se foi ela mesmo que escreveu ou se foi eu. 😉