Para a Eco 92, Siron Franco criou o Monumento à Paz, que até hoje está instalado, bandeira desfraldada, no Centro do Rio. Agora, Siron está de volta, atraído pelo movimento ecológico mundial que acontece na cidade. Convidado pela ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, o artista plástico abriu ontem, no MAM, a exposição Brasil Cerrado, uma videoinstalação multissensorial concebida especialmente para a Rio+20. A expo poderá ser visitada até o dia 23, com entrada franca, ocupando mais de 600m². Para dar a sensação de um ambiente vivo, os espaços têm sonorização e aplicação de essências específicas da região, convidando para um passeio profundo, onde a natureza é soberana…
Na noite de abertura, eram mais de 350 privilegiados convidados prestigiando. Até Ney Matogrosso, figurinha raríssima, foi visto. É amigo do Siron. Estava também a dupla do Z: Ziraldo e Zuenir. O fotógrafo Rui Faquini, que cedeu as imagens para a expo, foi com a mulher, Liana Fraifeld…
Criado em Goiânia, Siron sempre teve o cerrado em seus trabalhos, que já passam das três mil obras. Neste, de forma lúdica, Siron Franco nos mostra insetos, flores, pássaros, texturas, cores e até odores do cerrado que podem ser vistos em grandes projeções, esculturas, fotos e textos…
Ministra Izabella Teixeira e Siron Franco
Justo Werneck, Carlos Alberto Gouvêa Chateaubriand e o secretário Municipal de Cultura, Emilio Kalil
Siron Franco e Ney Matogrosso
Michele Corrêa da Costa
Siron Franco e a ministra Izabella Teixeira entre André Senador e Josef-Fidelis Senn
Liana e Dora Fraifeld com Julia Faquini
A bonita Eli Siron com a ministra Izabella Teixeira
Com Tunga ao fundo, Izabella entrega a Siron o Guia de Campo da Vegetação do Cerrado, publicado pelo ministério do Meio Ambiente
A arte de Siron. Nesta úlitma, os cupins do Cerrado que, segundo a ministra, vistos ao longe mais parecem uma cidade iluminada
Fotos de Sebastião Marinho