Morreu, aos 81 anos, Elaine Stewart, estrela do filme A lenda dos beijos perdidos e pivô de uma briga entre dois colunistas sociais brasileiros, que causou grande turbulência em nosso café society nos fifties. Estrela de Hollywood nos anos 50, Elaine Stewart veio ao Rio e, imediatamente, o então bonitão colunista social Ibrahim Sued engrenou namoro com ela. Para fazer uma brincadeira com Ibrahim, que escrevia no jornal O Globo, Samuel Wainer, dono e editor do concorrente Última Hora, chamou o colunista de seu jornal, que também era bonitão, e pediu: “João (Rezende), quero uma foto sua abraçado a Elaine Stewart“…
A foto foi feita e imediatamente Samuel a publicou, com destaque, na primeira página de seu jornal, com o título: “O verdadeiro amor de Elaine Stewart!”. Pra quê! Na primeira oportunidade em que encontrou Rezende, Ibrahim partiu para uma luta corporal, que rendeu registro na delegacia, sendo chamada para depor boa parte do society que testemunhou a batalha campal à beira da piscina do Copa. Entre outros nomes coroados, Jorginho Guinle, Silveirinha, da Bangu, e Evinha Monteiro de Carvalho…
É claro que, com tantos nomes chiques envolvidos, a turma dos panos quentes logo abafou o episódio, que ficou por isso mesmo. Mas a discórdia plantou-se, para sempre, entre os dois colunistas, inicialmente amigos, e a dúvida sobre quem era de fato o amor de Elaine Stewart foi instalada, para deleite do publisher Samuel, que sabia ser um tremendo gozador… (quem me contou foi o próprio João de Rezende, já falecido, com quem fui casada três décadas depois)…
Elaine, que estava no auge de sua fama, veio ao Rio como convidada para o nosso Carnaval, nos anos dourados, quando as verdadeiras celebridades de Hollywood vinham para o Momo carioca, o mais famoso do mundo! Ela foi ao Baile do Theatro Municipal, fantasiada de baiana “estilizada” (termo da época), junto com Dolores Guinle e Ginger Rogers. As fantasias, aliás, foram criadas pelo costureiro José Ronaldo e cedidas às estrelas por Candinha e Joaquim da Silveira...
Elaine estrelou 26 filmes, entre eles A lenda dos beijos perdidos (Brigadoon) e As aventuras de Hajji Baba, cuja música-tema ficou famosa na voz de Nat King Cole. Ela também foi vista em seriados para TV, como Bat Masterson, e, em alguns deles, representando ela mesma…
Elaine Stewart, vejam como era linda
(Foto via Getty Images)
A imprensa americana se referia a ela como “breathtaking”, isto é, de cortar a respiração
Era estrelona: vejam na capa da revista Life
Aqui com John Derek no filme As aventuras de Hajji Baba, em1954, na época em que veio ao Rio e causou turbulência no high society
Como é importante conhecer algum resquício, lampejo de história, que envolva João Rezende. Sou sobrinho dele, mas, infelizmente, sei muito pouco deste interessante cidadão.