Foram 23 anos de expectativa, mas o sonho finalmente transformou-se em realidade e ontem foi inaugurado o novo prédio anexo da Academia Nacional de Medicina, no Centro. Em seguida, com presença do atual ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do ex-ministro,o acadêmico José Gomes Temporão, houve mais uma comemoração acadêmica: os 182 anos da ANM!…
.
Doado à Academia pela União no então governo Sarney, apenas há dois anos o terreno viu começarem as obras de construção, pela Balassiano Engenharia. Reza um contrato de comodato firmado com a empresa incorporadora, que arcou com os custos da obra, Dovel, dos sócios José Portinari Leão e Roberto Coimbra. Ela irá usufruir de parte do imóvel por 20 anos até que o prédio seja entregue em sua totalidade à Academia Nacional de Medicina…
.
O novo edifício tem salas que serão alugadas, mas 540 m² já são usados pela academia, que inaugurou ali ontem o seu Centro da Memória Médica, reunindo sua biblioteca, o arquivo e o museu, transferidos do prédio antigo…
.
Durante a cerimônia concorrida, o ministro Padilha recebeu o diploma de vice-presidente honorário da instituição, das mãos de seu presidente, Pietro Novellino, um empreendedor obstinado, que merece todos os elogios que lhe foram feitos. Também prestigiaram a noite, o senador Lindbergh Farias e o secretário Municipal de Saúde do Rio, Hans Dohmann…
.
Fotos de Sebastião Marinho…
.
Ministro Alexandre Padilha e presidente Pietro Novellino
Jair de Carvalho Castro e José Gomes Temporão
Pedro e Norma Aleixo com José Leite Saraiva, presidente da Academia de Medicina de Brasília
Os médicos acadêmicos Antonio Luiz de Medina, Pietro Novellino, Marcos Moraes e Sergio Aguinaga