Márcio Roiter, o nome Art-déco no Brasil

Está chegando ao fim o 11º Congresso Mundial de Art Déco, o primeiro da América Latina, e realizado aqui no Rio de Janeiro. O encerramento é neste sábado, no Copacabana Palace, com show de Marcos Sacramento, durante a festa Anos 20

A coluna não poderia deixar de registrar o notável trabalho e a dedicação do grande responsável pelo evento, Márcio Roiter, presidente do Instituto Art-déco Brasil. Pesquisador, antiquário, articulista, curador de importantes exposições em várias partes do mundo, professor de cursos de Art Déco na Casa do Saber, Márcio tem sido incansável na conscientização da importância de nosso patrimônio arquitetônico nos estilos Art-déco e Art-nouveau, para que não se percam…

Muito presente no Brasil do século 20, entre 1920 e 1950, o Art-déco pode ser apreciado nos quatro cantos do Rio. Márcio Roiter costuma organizar visitas guiadas aos nossos prédios e monumentos que contam essa história recente, em que a geometrização de imagens abstratas e figurativas são as principais características. Passeando pelas ruas da cidade, é impossível não se encantar com essas relíquias. Só para citar alguns exemplos, a decoração do Edifício Tabor Loreto (Flamengo), o Cinema Roxy (Copacabana), o Edifício Odeon (Cinelândia), o Edifício Biarritz (Praia do Flamengo), o Theatro Municipal

Para preservar, é preciso conhecer. E o caminho da preservação é também o da divulgação. Durante oito dias de intensa programação cultural, palestras e passeios, os congressista participantes puderam se abastecer do Art-déco brasileiro. Certamente, deixarão a cidade mais ricos de saber, e vão poder plantar essas informações em seus países…

Enfim, temos que deixar aqui registrado o nosso orgulho carioca de ver que há pessoas, como Roiter, lutando o bom combate da preservação de nosso patrimônio e de nossa História. É o Brasil visto por uma ótica do belo e da cultura. Um Brasil que precisa ser mostrado, ser conhecido, ser respeitado…

Marcio Alves Roiter 2 2 1 Márcio Roiter, o nome Art déco no Brasil

Márcio Roiter

Roiter Vera Bocayuva e Márcio Roiter Márcio Roiter, o nome Art déco no Brasil

Márcio Roiter com a sempre amiga Verinha Bocayuva em evento no Copa (Foto de Sebastião Marinho)

Roiter Edifício Biarritz 1940 Márcio Roiter, o nome Art déco no Brasil

Uma ideia sobre “Márcio Roiter, o nome Art-déco no Brasil

  1. Parabens Marcio Roiter,

    Sou ligada ao Modernismo, escrevi sobre JHON GRAZ que trouxe o modernismo ao Brasil. Fiz uma retrospectiva dele no MASP em SP, em 1995. Fui presidente da ABIDID Associação Brasileira de Arquitetos e Designers de Interiores em São Paulo. Uma amiga comum me falou de voce. Porque agora formei um Instituto de Fazendas Paulistas, mas que pode atuar em todo Brasil. Ainda estamos buscando parceiros financiadores ,mas já estamos com muitos projetos. Meu site ainda não está pronto, mas pode ver http://www.ifppaulista.org.br .
    depois falamos. Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.