Nos deixou, neste sábado, aquela que ficou conhecida por ser a rainha de todas as musas de Yves Saint-Laurent, a bela e excêntrica Loulou de la Falaise…
Loulou de la Falaise, a eterna musa de Yves Saint-Laurent
A moda sempre esteve em seu DNA. Loulou era filha do conde francês Alain de la Falaise e de Maxime Birley, modelo musa-incentivadora das criações de Elsa Schiaparelli e considerada pelo fotógrafo Cecil Beaton a única mulher inglesa verdadeiramente chic!…
Loulou seguiu os passos da mãe. Mas, apesar de ter trabalhado como modelo por um tempo, caindo nas graças de gente como a super editora de moda Diana Vreeland, foi atuando como designer de joias que ela se encontrou no mundinho fashion. As joias e as bijoux eram o grande plus de seu estilo bohème e despretensiosamente chic. Um mix perfeito entre a elegância parisiense e o look eclético londrino…
Loulou de la Falaise clicada pelo grande fotógrafo de moda Richard Avedon na década de 70
Paris-Londres-NY, três cidades que Loulou amou e em que viveu durante boa parte de sua vida, frequentando os mais diversos ambientes, convivendo com aristocratas e artistas. Quando conheceu Yves Saint-Laurent, no final da década de 60, não demorou muito para que os dois se tornassem amigos próximos. Segundo Loulou, o que os unia era a “fragilidade”. Para Yves, Loulou era uma mulher rara, símbolo de elegância, casualidade e audácia. Sua maneira única de combinar cores e acessórios conquistaram o estilista…
Um profile na revista Vogue Italia descreveu seu estilo com as seguintes palavras: “Loulou usa calças em boa parte do tempo – feitas de veludo, shantung ou seda – e as combina com tops de cetim em cores vibrantes, blusas de chiffon, suéteres pretos e jaquetas estampadas ou brocadas. Ela adora misturar diferentes estampas, vestindo, por exemplo, calça listrada e blazer de Madras com alguma camisa branca clássica”…
Ms. de la Falaise começou a trabalhar com Yves por volta de 1972, desenvolvendo a linha de acessórios de sua maison. Certamente, ficaram marcados os braceletes e as gargantilhas em estilo étnico e bohème, que contribuíram, e muito, para estabelecer o look Rive Gauche de Saint-Laurent. A parceria com o estilista e amigo deu tão certo que durou cerca de 30 anos! Em 2002, quando Yves se aposentou, Loulou decidiu abrir sua própria marca de acessórios. Também contribuiu com outros designers, como Oscar de la Renta…
Foto icônica, tirada em 1969, com Betty Catroux, Saint-Laurent e Loulou de La Falaise na abertura da primeira boutique de Saint-Laurent em Londres. Loulou era muito próxima de Betty, outra grande musa e também colaboradora do estilista francês. Yves se referia a elas como “irmãs gêmeas”.
Algumas bijoux by Loulou de la Falaise, desenvolvidas para a HSN
A atriz Tilda Swinton com colar de pedras e coral by Loulou de la Falaise
Loulou casou-se pela primeira vez aos 18 anos com o aristocrata inglês, Desmond Fitzgerald. A união durou apenas um ano. Em 1977, casou-se novamente, desta vez, com o escritor Thadée Klossowski de Rola, com quem teve uma filha, Anna, afilhada de Yves Saint-Laurent. A cerimônia de casamento, organizada por Yves, aconteceu na ilha do Bois de Boulogne, em Paris. A temática era toda oriental, desde barcos floridos que levavam os convidados até o local, passando, é claro, pela noiva, que usava um turbante na cabeça, como uma verdadeira rainha do Oriente…
Na foto, Pierre Bergé, a noiva Loulou de la Falaise, Yves Saint-Laurent e o noivo Thadée Klossowski
Loulou de la Falaise, a noiva oriental
Tal moradora, tal apartamento. Impossível não se encantar pela charmosa, bela e sofisticada decoração do apartamento de Loulou, em Paris. O estilo da decô diz muito a respeito do estilo de sua dona, não é mesmo? Certa vez Loulou declarou ao jornal Daily Mail: “’Eu gosto de misturar estilos e coisas que não têm nada a ver entre si. Gosto de surpresas, coisas que se choquem, que sejam inesperadas, que quebrem a monotonia – por exemplo, pinturas modernas com móveis de Louis XV “…
Fotos tiradas pela revista Elle mostram a bela e sofisticada decoração do apartamento de Loulou, em Paris.
Fotos tiradas pelo jornal Daily Mail revelam o apê de Loulou. Mistura de estilos: bohemian, étnico, clássico e o que mais quiser incluir aí. Mas, acima de tudo, uma seleção de objetos de muito bom gosto…