Quem esta jornalista e a chef chic Beth Winston poderíamos homenagear com a receita de hoje, que se trata de um Arroz de Repolho com Leitão Desfiado? Tarefa difícil, hein? Nem mesmo a Miriam, que já traz o Leitão no sobrenome, gostaria de uma homenagem do gênero, nem tanto pelo leitão, acredito, porém mais pelo outro ingrediente…
Daí que me lembrei de um amigo divertido, bem humoradíssimo, um autêntico piadista, que de tudo fazia uma galhofa, não confundir com farofa, pois não é o complemento desse prato. Ele era a alma e a alegria de todas as festas, e ele mesmo um ‘arroz de festas’, já que não perdia uma, o delicioso e saudoso Thomázinho Colaço!
E por quê lembrei-me dele? Porque o Thomázinho Colaço era a ‘Miss Piggy’ oficial da Banda de Ipanema. Todo sábado de pré-carnaval, grande dia da saída da banda, lá estava ele nos tutus cor de rosa, de meia arrastão e orelhinhas de porco, arrancando gargalhadas de todo mundo, com suas tiradas engraçadas…
E o ponto alto da ‘Miss Piggy’ do Thomázinho, no sábado da Banda de Ipanema, era quando ele adentrava o Salão Jambert, na Vinicius de Moraes, falando com aquela sua voz bem alta e afetada, que todos a-do-ra-vam, e causando um frisson generalizado no salão, arrancando das bacias quem lavava os cabelos e fazendo a turma do salão masculino no andar superior largar as manicures e os secadores e descer correndo as escadas para não perder o espetáculo.
Thomázinho Colaço caracterizava-se de Miss Piggy (acima) e fazia a festa da Banda de Ipanema, de seus amigos e das dondocas que davam plantão no Salão Jambert, da Vinicius de Moraes, que, definitivamente, era o lugar para se estar no Rio, nos sábados de banda, sobretudo para curtir o show à parte do inesquecível Thomázinho
Thomázinho Colaço era um showman nato, que deveria ter seguido a carreira dos palcos, o que foi um desperdício não ter feito. Perdeu a cena brasileira, mas ganhamos nós, seus diletos amigos, que rolávamos de rir nas mesas dos jantares, onde tínhamos o privilégio de escutar seus comentários sarcásticos, suas piadas mordazes, suas maldadezinhas inteligentes…
Num daqueles sábados de Banda de Ipanema no Jambert (pois o melhor local pra se estar em sábado da Banda era o salão do Jambert) eu fotografei a ‘Miss Piggy’ do Thomázinho e publiquei em minha coluna. Mas não encontrei a foto para mostrar aqui a vocês. Quem também tiver uma, ou tiver um recorte da minha coluna – socorro! – que envie correndo aqui para este blog (colunadahilde@gmail.com ou hildeangel@gmail.com), que correndo eu também incluirei neste post…
E podem preparar o…
LEITÃO DESFIADO À ‘MISS PIGGY’ THOMÁZINHO COLAÇO NO ARROZ DE REPOLHO
Ingredientes
Arroz branco
leitão desfiado
repolho branco
cebolinha parte branca
cebolinha parte verde
alho, alho porró
passas pretas sem semente
pinolis torrados, manteiga
caldo de carne, água
pimenta dedo de moça e pimenta do reino
açúcar
Modo de Preparar
Cortar o repolho bem fininho, desfiar o leitão, refogar as passas pretas, na manteiga, fritar os pinolis. Misturar tudo. Adicione o arroz branco já cozido e por fim o repolho bem fininho que deverá ficar “al dente”. Misture aos ingredientes a gordura do bacon frito e a cebolinha verde. Acrescente o bacon frito em pedacinhos e pimenta do reino e sirva bem quentinho! Pode acompanhar uma salada verde, batata sotê ou gratinada.
01 – Fritar o alho e alho porró na manteiga
02 – O leitão já desfiado
03 – Caldo de carne
04 – As passas pretas já passadas na manteiga
05 – O arroz branco já cozido
06 – Misture tudo e deixe cozinhar rapidamente
07 – Acrescente a pimenta dedo de moça
08 – Adicione o repolho cortado bem fininho
09 – Os pinolis já fritos e torrados
10 – Acrescente a gordura do bacon
11 – Volte a misturar tudo
12 – Bacon e cebolinha picada e pimenta do reino para finalizar
13 – Rápido e pronto para servir
Fotos de Marco Rodrigues
Beth Winston em foto de Antonio Guerreiro
Acompanho há muito tempo as notícias inteligentes e sempre atuais da Hilde.
É um prazer e um deleite sorver os seus comentários preciosos,que competência! Parabéns.
Mônica Arruda
Adoro as receitas de Beth, elas tem um sabor inigualável.
Hilde vc acertou em cheio, nos estamos gostando muito muito de passar por aqui.
Amei MISS PIGGY !
Querida Hilde quando abri sua coluna hoje as lagrimas brotaram, mas logo comecei a gargalhar me lembrando das tiradas do Thomazinho… Quando me separei tive o privilegio de conviver com ele muito de perto; fui sua hospede por maravilhosos 4 meses. Me chamava carinhosamente de Shima e não me deixava ficar triste; logo inventava um personagem para me fazer sorrir. Dentre as gostosas maluquice: pegavavamos um taxi e ficavamos dando volta pela cidade e ele imitando Tim Maia, momento inesqueciveis. Eu tinha um acervo de fotos dele maravilhoso, mas infelizmente um incêndio queimou tudo. Quem deve ter muitas fotos dele e Amelinha Falk. Adorei sua homenagem ele realmente fez por merecer e ter voce para lembra-lo com todo seu carinho… Ele foi tudo que voce citou e muito mais; pena ter nos deixado quando tão jovem.
Quero fazer esse arroz, está com uma cara ótima, mas tenho duas perguntas a fazer : O que é “pinolis” ? E onde encontro?
Obrigada e parabéns pelo receita…adorei!!!!
Semente de pinheiro do Mediterrâneo cujo sabor se assemelha ao da amêndoa, porém é mais oleoso e picante. Nas Casas Pedro ou outras de especiarias, você encontrará Pinolis.
Que delicia….sou fã de arroz e os da Chef Beth então nem se fala, esse eu também vou fazer!!! hummmmmm!