Foram tantas as emoções que Maria Beltrão até sentiu-se mal e, na hora H, depois de receber a condecoração da Légion d’Honneur, no grau de Chevalier (Cavaleiro), não conseguiu prosseguir. Assistida pelo cirurgião Rawlson de Thuin, que estava presente, Maria recolheu-se em seu quarto, enquanto a cerimônia continuou, com sua filha, também Maria, a representando e lendo o discurso em francês que Maria-mãe havia preparado…
Sugerida pelo amigo francês Rafael Lange e conferida pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, a condecoração – a mais importante da França – foi entregue, durante jantar na elegante cobertura de Maria em Ipanema, pelo cônsul francês no Rio, Jean-Claude Moyret, que, em seu discurso, revelou que Maria leu Émile Zola aos 9 anos!…
Entre os presentes, Elza e Carlos Nejar, o embaixador Geraldo Hollanda Cavalcanti, o sempre elegantérrimo Roberto Halbouti, com gravata turquesa, caiu da cadeira, mas não se machucou nadinha. Halbouti, vocês sabem, é um homem duro na queda. Noves fora o mal estar da dona da casa, o outro grande assunto da noite foi a notícia, que chegou fresquinha ao jantar: a nova Ministra da Cultura é Ana de Hollanda, irmã do Chico e ex-diretora da Funarte. E todos admirando a bela vista da Árvore de Natal da Lagoa e iluminados por uma lua especial, que acabou em eclipse…
Fotos de Sebastião Marinho
Betty Lagardère, chegando de Paris fugida da nevasca, imortal Nélida Piñon e cônsul Jean-Claude Moyret
Embaixador Marcos Azambuja e Maria Beltrão
Harilda Larragoiti entre Rafael Lange e Jacques Boulieu
Gustavo Capanema, vice-presidente da Academia Brasileira de Artes, e o imortal, da ABL e da ABA, Afonso Arinos
Ruth e imortal Arnaldo Niskier
Embaixador René Haguenauer e Claude Amaral Peixoto
Ana Callado
Vera Tostes e imortal Cícero Sandroni
Idinha Seabra e Paulo Barragat que amanhã faz black-tie homenageando Beltrão
Terezinha Leal de Meirelles
Odaléa Brando Barbosa de salmão total!
Emoção pura de Maria Beltrão ao receber a condecoração
A jornalista Maria Beltrão representando a mãe